X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Motocross Carioca

2ª etapa Estadual MX LEMERJ - Miguel Pereira - RJ
Publicado em: 20/07/2007
Clique e saiba mais

Raul Guilherme vence nas principais categorias
Texto e fotos: Maurício Arruda


Largada 250cc 4 Tempos


O público de Miguel Pereira
Em tempos de Jogos Panamericanos voltamos ao Estado do Rio de Janeiro sede da maior competição esportiva das Américas que acontece neste mês de julho. Não, não fomos acompanhar uma competição de nossos atletas em algum esporte olímpico, mas viajamos em busca do que tem ocorrido de melhor no motociclismo local.
Estivemos especificamente no munícipio de Miguel Pereira, que recebeu a 2ª etapa do Estadual de Motocross LEMERJ onde confirmamos mais uma vez a força deste campeonato. Cada vez mais os pilotos fluminenses estão prestigiando os eventos organizados pela Liga Esportiva de Motociclismo do Estado, comandada pelo também piloto Paulo Monteiro, e na corrida realizada nos dias 14 e 15 de julho não foi diferente.

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 457 Fotos!


Tiago Okuyama
Boa presença de pilotos, de público, boa organização e um circuito muito bem montado foram pontos positivos do evento que teve a disputa de 9 baterias. A pista local é construída em terreno plano - foi a mesma do evento realizado no ano passado - e o destaque são os obstáculos. Entradas e recepções de saltos bem feitas são sempre um convite para acelerar mais e neste ponto o circuito de Miguel Pereira esteve perfeito. Uma longa seção de costelas era o ponto de maior dificuldade para os menos experientes, local onde os mais graduados podiam levar vantagem e ganhar tempo.

Depois dos treinos realizados na manhã de domingo o público já estava ansioso para assistir as corridas. E o gate caiu pela primeira vez na disputa da categoria Local. Esta é uma bateria onde apenas os pilotos da região podem participar e não há diferenciação por motocicleta,
todos competidores andam juntos independente da moto utilizada.

Quem partiu na frente foi Mauro Barros, mas ainda na primeira volta Tiago Okuyama e João Paim conseguiram a ultrapassagem. Tiago teve como principal adversário na prova Luiz Castro, mas quando recebeu a bandeirada a diferença entre os dois já era considerável. Assim Tiago Okuyama foi o primeiro vencedor da tarde subindo ao pódio com Castro em segundo e Mauro Barros na terceira colocação.


Márcio Japonês Iwashima


Paulo Monteiro
A Sênior 30 largou com gate praticamente lotado e tinha a liderança de Rau Martins quando os pilotos completaram a primeira volta. Bernardo Bens reagiu ainda no começo da prova e partiu para a primeira colocação, mas sua alegria durou pouco: ainda na mesma volta cometeu um erro que lhe mandou para o meio do pelotão, por volta da 15ª colocação da prova.

A briga pela liderança tinha novamente Rau Martins, agora sofrendo a pressão de Adeilton Gonçalves. Aproximando-se desta disputa Alessandro Pazzi e Márcio Iwashima aumentavam o ritmo da bateria. Iwashima, mais conhecido como Japonês, ganhou posições rapidamente e, aproveitando que Adeiton não conseguia a ultrapassagem sobre o líder, chegou forte na luta pela vitória. 

Com um estilo mais agressivo Japonês fez a alegria do público, superou os três oponentes e garantiu a vitória na bateria. Adeilton superou Rau finalizando em segundo e Bernardo Bens recuperou-se do erro no início roubando a quarta posição de Alessandro Pazzi no finalzinho da prova. 


Anderson Rosa


Júlio Avelino
Na Sênior 40 acompanhamos uma vitória mais tranquila, de ponta a ponta para Paulo Monteiro. Não que tenha sido fácil para o promotor do evento a conquista da primeira posição. Antes ele precisou livrar-se de Sérgio Souza que conseguiu andar próximo e perseguir o vencedor nas voltas iniciais da corrida.

Aos poucos as coisas mudaram de figura com Monteiro ampliando a vantagem, principalmente pela maior precisão nos saltos no miolo do circuito. A nítida dificuldade de Sérgio no encaixe destes obstáculos rendeu a perda de segundos preciosos ao piloto que acabou contentando-se com a segunda colocação da prova. O terceiro colocado da bateria foi Ruy Alvares que não fez boa largada, mas rapidamente conseguiu as ultrapassagens necessárias para conquistar a posição.

Uma categoria bastante interessante disputada no campeonato da liga é a 180cc Nacional / CRF 230cc. Nesta bateria a participação é restrita as veteraníssimas DTs 180 (quem nunca andou em uma?) e as recém-chegadas CRF 230 que sempre promovem um interessante duelo com a participação de muitos pilotos.


Daniel Federal
E não é que uma valente DTzinha partiu na frente. É, mas os fãs da antiga Yamaha pouco viram a moto na liderança já que logo um pelotão das novas Honda dominava a bateria com destaque para Tiago Savelli, Anderson Rosa e Ivanilson Venâncio. Estes 3 pilotos acabaram dominando a bateria que terminou com a vitória de Anderson. Tiago não suportou a pressão do piloto da moto número 401 e concluíu a prova na segunda colocação. Ivanilson confirmou a terceira posição seguido por Frederico José que andou forte para ser o mais rápido de 180cc terminando no quarto lugar. Bruno Camacho fechou os cinco primeiros da prova.

Antes da entrada dos profissionais na pista foi a vez da disputa da bateria das Mini Motos com motocicletas 65 e 85cc. Nesta prova aconteceu a única confusão que acompanhei no evento. Após a largada - e 3 ou 4 voltas da bateria realizadas - alguns pais invadiram a pista impedindo a continuidade da prova alegando que a ordem de realização das baterias havia sido modificada e alguns dos pilotos não foram informados (fato contestado pela organização e pelos pilotos que alinharam na hora determinada para a corrida).


Maicon Tardim
O fato é que assim a organização acabou obrigada a interromper a prova e recomeçar a bateria. Após o reinício quem dominava a prova, mas com dificuldades devido a um problema mecânico era o piloto da moto 54, João. O problema acabou provocando sua queda e assim a situação ficou mais tranquila para Júlio Avelino, até então na segunda posição e que não perdeu a oportunidade de vencer a bateria. Petrus Veloso chegou na segunda posição e mantém a liderança da categoria no campeonato. Completaram o pódio Matheus Venâncio, Juan Pablo e Rafael Gonzaga.  
 
A coisa ficou mais rápida e 'nervosa' com a entrada na pista da categoria 250cc 4 Tempos. O atual campeão da categoria, Raul Guilherme partiu na frente em busca da primeira vitória na temporada seguido por Daniel Federal.

Federal mostrou grande disposição na disputa pela vitória da bateria, pressionando bastante Guilherme, inclusive conseguindo a ultrapassagem sobre o líder que soube manter a calma para retomar a primeira posição. Outro candidato a vitória era João Batista Lopes que no entanto teve uma bateria atribulada após uma péssima largada.


João Batista Lopes


Márcio Veiga
Para Federal a prova se complica quando ele deixa o motor da moto apagar perdendo várias posições. A esta altura Raul Guilherme já pode administrar a liderança pois fica com boa vantagem. João Lopes que já tinha ultrapassado Maicon Tardim aproveita o erro de Federal e asume a segunda colocação.

Raul Guilherme comemora a vitória seguido por João Lopes, Daniel Federal (que ainda conseguiu recuperar muitas posições), Maicon Tardim e Mariel Valente.

Depois das 4 tempos foi a vez das 125cc 2 Tempos alinharem para mais uma bateria. Tiago Paula é quem faz o holeshot da prova, mas ainda na primeira volta o Japonês Márcio Iwashima é quem brilha e passa a liderança.

O público adora o estilo do Japonês que retribui e faz suas gracinhas nos principais saltos do circuito. A briga na bateria logo restringisse à segunda posição envolvendo Tiago Paula e Márcio Veiga. Na quarta colocação Willian Amâncio parece tranquilo, mas repentinamente perde muito rendimento e posições.

Márcio Japônes comemora junto ao público mais uma vitória seguido por Márcio Veiga que depois de muito trabalho conseguiu superar Tiago Paula. Michellio Guimarães e Alcimar dos Santos chegaram respectivamente na quarta e quinta posições. 


Vinícius Rachid
Os principais pilotos de motos nacionais reuniram-se na categoria Nacional Força Livre. Tiago Okuyama, o vencedor  da categoria Local, disparou na frente, mas não conseguiu superar os pilotos mais experientes da categoria principal.

Quem logo destacou-se foi Vinícius Rachid que abre vantagem na primeira posição. Já a disputa pelo segundo lugar no metade da prova é intensa com Tiago Savelli assumindo o posto, mas ainda ameaçado com Okuyama e Maicon Rosa logo atrás. Anderson Rosa e Adeilton Golçalves também fazem uma boa briga a esta altura pela quinta posição.

Rachid confirma a vitória de forma tranquila, as mudanças ocorrem logo atrás com Maicon Rosa ganhando mais duas posições para terminar em segundo. Tiago Savelli,
Anderson Rosa e Tiago Okuyama vieram em seguida na terceira, quarta e quinta posições.

A categoria Força Livre prometia - e confirmou - fortes emoções já que reuniu os principais pilotos em sua bateria. A prova começou com Serginho Monteiro em primeiro seguido por Daniel Federal, Mariel Valente, Raul Guilherme, Vinícius Rachid e Maicon Tardim. 


Raul Guilherme


Sérgio Monteiro
A prova começa quente com Monteiro, Federal e Guilherme disputando cada espaço da pista nas primeiras voltas. Tanto que em uma das curvas Federal chega a tocar a moto do líder. Neste mesmo momento, repetindo o corrido na bateria das 250cc 4 Tempos, ele deixa o motor de sua moto apagar perdendo muitas posições e acabando com suas chances de vitória.

Monteiro segue ditando o ritmo da bateria com Raul Guilherme enquanto Rachid cresce em terceiro liderando o pelotão. Mas logo a situação nas posições intermediárias muda com João Batista Lopes recuperando-se de mais um péssimo início para assumir o terceiro lugar a frente de Maicon Tardim e Daniel Federal.

Retomando um bom desempenho Federal consegue superar Tardim e Lopes para assumir a terceira posição. Mas é tudo momentâneo, uma queda atrapalha novamente sua prova e os três voltam a formação anterior, desta vez de forma definitiva: Lopes em 3º, Tardim 4º e Federal 5º. 

Depois disto mudanças apenas na frente. No terço final da prova Serginho começa a perder a vantagem que havia conquistado sobre Raul. O ritmo é forte e os dois fazem a principal disputa do dia. No final da bateria Raul encosta definitivamente pressiona e consegue a ultrapassagem quando restavam apenas algumas curvas.


A disputa pela vitória na Força Livre
"Larguei em quarto, tive que passar outros pilotos e demorei para chegar nele (Sérgio Monteiro). Como a bateria tem só 15 minutos é preciso atacar rápido senão você não consegue ultrapassar. Faltando só duas voltas encostei definitivamente e na última volta, nas últimas curvas, consegui a ultrapassagem. Foi emocionante. Agora estou na liderança das duas principais categorias da Liga e vou tentar novamente o título", disse Raul Guilherme, atual campeão das categorias Força Livre e 250cc 4T.

Serginho lamentou a falta de treino nos últimos meses: "Estou com um problema nos braços já faz uns dois anos, o Arm Pump, e agora faz quatro meses que estou sem andar de moto, treinei apenas esta semana para vir para esta prova e o problema foi mais intenso ainda. É frustrante perder na última volta", declarou o segundo colocado.

Para finalizar o evento houve ainda uma bateria promocional de mini motos 50cc. Mais informações sobre o campeonato no site oficial da LEMERJ.

Resultados

Força Livre

1º- 969 - Raul Guilherme
2º- 115 - Sergio Monteiro
3º - 411 - João Lopes
4º - 89 - Maicon Tardim
5º- 103 - Daniel Federal
6º - 37 - Vinicius Rachid
7º - 183 - Mariel Valente
8º- 137 - Bernardo Bens
9º - 955 - Daniel Kreischer
10º- 102 - Roberto Afonso

125cc 2 Tempos
1º - 82 - Marcio Iwashima
2º - 10 - Marcio Veiga
3º - 59 - Tiago Paula
4º - 387 - Michellio Guimarães
5º- 259 - Alcimar dos Santos
6º- 178 - Bruno Bicudo
7º- 229 - Janderson Miranda
8º - 111 - Igor Pacheco
9º - 826 - Mauricio Oliveira
10º- 219 - Willian Amancio

250cc 4 Tempos
1º - 969 - Raul Guilherme
2º- 411 - João Batista Lopes
3º - 103 - Daniel Federal
4º - 89 - Maicon Tardim
5º - 183 - Mariel Valente
6º - 325 - Alessandro Pazzi
7º - 955 - Daniel Kreischer
8º - 38 - Cadu Colocci
9º - Guilherme Kreischer
10º - Rodrigo Pedrosa

180cc Nacional / CRF 230cc

1º - 401 - Anderson Rosa
2º- 345 - Tiago Savelli
3º- 110 - Ivanilson Venâncio
4º- 2 - Frederico José
5º- 311 - Bruno Camacho
6º- 46 - Pablo Rangel
7º- 37 - Giancarlo Mendonça
8º- 3 - Ubirajara da Silva
9º- 12 - Tadeu de Souza
10º- 32 - Thiago de Mello

Nacional Força Livre
1º- 37 - Vinícius Rachid
2º- 11 - Maicon Rosa
3º - 345 - Tiago Savelli
4º- 401 - Anderson Rosa
5º - 51 - Tiago Okuyama
6º- 7 - Adeilton Golçalves
7º- 110 - Ivanilson Venâncio
8º- 311 - Bruno Camacho
9º- 58 - Mauro Barros
10º- 16 - Hermes Rezende

Sênior Over 30
1º- 82 - Marcio Iwashima "Japonês"
2º- 7 - Adeilton Gonçalves
3º- 717 - Rau Martins
4º- 137 - Bernardo Bens
5º- 325 Alessandro Pazzi
6º- 102 - Roberto Afonso
7º- 744 - Renato Dobbim
8º- 114 - Cleber Macedo
9º- 38 - Cadu Colocci

Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 457 Fotos!

10º - 10 - Marcio Veiga

Sênior Over 40
1º- 115 - Paulo Monteiro
2º- 36 - Sergio de Souza
3º- 7 - Ruy Alvares
4º- 45 - Fábio Martins
5º- 83 - Evandro Féo
6º- 259 - Alcimar dos Santos 

Mini Motos 
1º- 112 - Julio Avelino
2º- 89 - Petrus Veloso
3º- 199 - Matheus Venâncio
4º- 15 - Juan Pablo
5º- 35 - Rafael Gonzaga
6º- 76 - Tiago Azevedo
7º- 82 - Rick Iwashima
8º- 50 - Lucas Rezende
9º- 10 - Filipe Gonzaga
10º- 96 Eduardo Alexandre 
                    
Local
1º - 51 - Tiago Okuyama
2º - 57 - Luiz Castro
3º - 58 - Mauro Barros
4º - 19 - João Paim
5º - 112 - Júlio Avelino
6º - 99 - Bernardo
7º - 17 - Leonardo Serrão
8º - 101 - Bruna Carvalho            






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet