Eli Tomac conquista sua primeira vitória no ano. Ken Roczen é o novo líder na classe principal.
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Octopi / Simon Cudby /
Dylan Ferrandis vence corrida movimentada na 250 Oeste
Largada 450
A segunda visita da temporada ao Angel Stadium, em Anaheim, finalmente, viu
Eli Tomac fazendo o que é capaz de fazer. Bom, nem sei bem a razão de colocar o "finalmente" na frase, já que por tradição o piloto da Kawasaki tem um início de campeonato meio morno, até que a necessidade de correr para recuperar o prejuízo dispara o gatilho que ativa seu "modo turbo", como nos videogames.
E o que acontece com Tomac em sua melhor forma? Simplesmente vence. Sem dar chances aos adversários. Na terceira etapa tivemos uma perfeita mostra disso. Mesmo com uma largada ruim, que apenas lhe permitiu completar a primeira volta em 10º, avançou para a liderança em apenas oito voltas.
Eli Tomac
Comparando com a primeira etapa onde mesmo Tomac fechou a primeira volta em 11º e completou a corrida apenas em 7º, aparentemente sem nenhum esforço para ir além, fica a dúvida se temos um caso de dupla personalidade. Em seu caminho para a vitória na terceira etapa marcou a melhor volta 1,2 segundo mais rápida que a de Ken Roczen. Com seu estilo bastante agressivo onde parece usar muita força, mas ainda assim com aparente margem segurança, sem ultrapassar seus limite.
Ao assumir a liderança abriu cinco segundos em cinco voltas e depois administrou até a bandeirada.
"Esta noite fui capaz de encontrar alguns bons pontos de ultrapassagem e manter a agressividade nas primeiras voltas. As duas seções de costelas e o dragon back eram pontos que exigiam mentalmente e fisicamente. Acredito que foi onde consegui me diferenciar do resto do grupo."
Eli Tomac
Ken Roczen
Ken Roczen assumiu a liderança do campeonato
O alemão fez boa largada e foi atacado por Blake Baggett no início. Mas Baggett caiu na quarta volta e a única preocupação restante de Roczen durante a final de 24 voltas foi Tomac. Não chegou a ser tanta preocupação, pois parece que percebeu que não era noite para brigar com Tomac, então a atitude foi deixar a Kawasaki passar e garantir o segundo posto, que lhe deu a importante liderança na classificação geral.
Cooper Webb
Cooper Webb
O atual campeão finalmente pareceu livre da gripe que o afetou durante as duas primeiras etapas. Durante a primeira metade da bateria entrou em um ferrenha disputa direta com seu quase companheiro de equipe Jason Anderson e isso provavelmente prejudicou suas chances de buscar Roczen, algo que aconteceu apenas no final, quando a diferença caiu para pouco mais de um segundo.
Zach Osborne
Zach Osborne
Outra boa apresentação de Zach Osborne chegando pela segunda vez na temporada entre os cinco primeiros colocados. Diferente de St. Louis, conde andou as primeiras voltas na frente e foi perdendo colocações ao longo da prova, mostrouse mais combativo em Anaheim 2. Chegou a ocupar o terceiro posto no início, caiu para sexto durante a briga generalizada do pelotão intermediários nas primeiras voltas e no fim voltou a superar Jason Anderson, que aparentemente cansou de brigar com Webb e perdeu um pouco o ritmo.
Justin Barcia
Justin Barcia
Entre os favoritos a decepção da noite foi Justin Barcia que teve de se contentar com a nona posição. Seu problemas ( e de muitos outros durante a noite) foram com as costelas, que realmente estavam desafiadoras.
"Temos algum trabalho a fazer com os ajustes da moto em costelas como estas. Estou feliz por simplesmente sair de Anaheim saudável. É o principal. Nos últimos anos au não consegui passar inteiros pelas três primeiras etapas. Estamos a apenas três pontos da liderança, o que é uma situação boa."
250 Oeste tem noite selvagem
Largada 250 Oeste
E não estou falando só da
altercação entre Dylan Ferrandis e Christian Craig. Falo das quedas que tiraram bons pilotos como Austin Forkner e Jett Lawrence de ação. Se as costelas foram uma grande problema para os cachorros velhos da 450, imagina entre a garotada.
Forkner tinha a terceira posição na 11ª volta quando perdeu o controle nas costelas e foi atirado de sua Kawasaki. Com dores nas costas, demorou para voltar a pista e completou na 17ª posição, uma volta atrás. Foram perdidos pontos importantes e Forkner vai para a quarta etapa 22 pontos atrás de Justin Cooper. Numa série mais curta, já é uma diferença que fica difícil de recuperar.
Jett Lawrence e Dylan Ferrandis durante a última volta da final
De cortar o coração foi o desfecho da noite do jovem Jett Lawrence, "importado" da Austrália pela Geico Honda junto com seu irmão Hunter. Hunter se machucou na pré temporada e só deve voltar no Motocross. O caçula Jett está mostrando rapidamente que tem a pegada do Supercross.
Depois de fazer 1-2 em sua classificatória a dupla da Geico Honda largou na frente também na final. Jett tomou a ponta de Craig na segunda volta e se distanciou na frente. Após o episódio Ferrandis x Craig, Jett chegou a quase 12 segundos de vantagem. Com a faca e o queijo na mão para alcançar sua primeira vitória profissional nos EUA, cometeu um erro sozinho em uma salto e caiu. Levantou-se rapidamente, mas voltou à pista em modo pânico desesperado com a mão colada. A cada volta eram duas ou três passagens literalmente no fio da navalha. Perdeu a liderança para Ferrandis na última volta e outro erro nas costelas a pouco mais de uma curva da chegada o jogou no chão e tirou da prova. O saldo foi uma fratura na clavícula que o tira de circulação por algumas semanas.
Brandon Hertranft faz segundo pódio consecutivo
Por fim, basta dizer que após duas etapas difíceis, Ferrandis mostrou velocidade (bem) superior a todos os demais e com boas largadas pode vencer com boa margem de segurança, sem a necessidade de tentar ultrapassagens desesperadas.
Beneficiados pelas saídas de Craig e Lawrence, Justin Cooper e Brandon Hartranft subiram ao pódio em segundo e terceiro. Cooper cruzou a chegada a 21 segundos do vencedor, mas, com a sorte dos campeões ao seu lado, ampliou a vantagem de 5 para 12 pontos. O problema agora é a qua briga é com seu rápido e destemido companheiro de equipe.
A disputa interna na Yamaha se intensifica com Justin Cooper e Dylan Ferrandis nas duas primeiras posições na tabela
Vídeos
Resultados
1 |
3 |
Eli Tomac |
Kaw KX450 |
24 Laps |
52,078 |
MONSTER ENERGY KAWASAKI |
2 |
94 |
Ken Roczen |
Hon CRF450R Works E |
+01,979 |
53,252 |
Team Hon HRC, Red Bull, Fox Racing, Go |
3 |
1 |
Cooper Webb |
KTM 450SX-F Factory Edi |
+03,186 |
53,652 |
KTM/RED BULL/MOTOREX/AKRAPOVIC/W |
4 |
16 |
Zach Osborne |
Hus FC450 Factory |
+10,628 |
53,511 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
5 |
21 |
Jason Anderson |
Hus FC450 Factory |
+14,443 |
53,454 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
6 |
9 |
Adam Cianciarulo |
Kaw KX450 |
+20,138 |
53,785 |
MONSTER ENERGY KAWASAKI |
7 |
10 |
Justin Brayton |
Hon CRF450R |
+21,967 |
53,704 |
Hon HRC |
8 |
27 |
Malcolm Stewart |
Hon CRF450R |
+26,799 |
53,734 |
Smartop/Bullfrog Spas/Motoconcept Hon, |
9 |
51 |
Justin Barcia |
Yam YZ450F |
+30,249 |
54,131 |
Monster Energy Yam Factory Racing |
10 |
15 |
Dean Wilson |
Hus FC450 Factory |
+38,400 |
54,529 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
11 |
64 |
Vince Friese |
Hon CRF450R |
+40,869 |
54,529 |
Smartop BullFrog Hon |
12 |
46 |
Justin Hill |
Hon CRF450R |
+43,377 |
54,232 |
Smartop/MotoConcepts/Bullfrog Spas Hon |
13 |
37 |
Martin Davalos |
KTM 450SX-F Factory Edi |
+47,514 |
54,303 |
Team Tedder / Monster Energy Racing |
14 |
4 |
Blake Baggett |
KTM 450SX-F Factory Edi |
+50,210 |
53,005 |
Team rocky mountain/WPS/KTM |
15 |
7 |
Aaron Plessinger |
Yam YZ450F |
23 Laps |
55,060 |
Monster Energy Yam Factory Racing |
16 |
19 |
Justin Bogle |
KTM 450SX-F Factory Edi |
+02,814 |
55,127 |
Rocky Mountain ATV/MC KTM |
17 |
34 |
Tyler Bowers |
Kaw KX450 |
+08,268 |
55,511 |
Triggr/RAK Racing/AHM Factory Services/Ka |
18 |
22 |
Chad Reed |
Hon CRF450R |
+13,498 |
55,715 |
Mountain Motorsports, cbdMD, Fox, Arma, B |
19 |
49 |
Chris Blose |
Hon CRF450R |
+15,482 |
55,827 |
Chaparral, FXR Racing, Hon |
20 |
71 |
Ryan Breece |
Suz RMZ450 |
+21,505 |
55,975 |
HEP Suz |
21 |
61 |
Alex Ray |
Kaw KX450 |
+39,221 |
56,252 |
SGB_Racing, Maxxis, Babbitts Kaw |
22 |
50 |
Benny Bloss |
Yam YZ450F |
9 Laps |
54,805 |
Rock River Yam |
1 |
1W |
Dylan Ferrandis |
Yam YZ250F |
18 Laps |
53,367 |
Monster Energy/Star Racing/Yam |
2 |
32 |
Justin Cooper |
Yam YZ250F |
+21,013 |
54,601 |
Monster Energy Star Racing Yam |
3 |
30 |
Brandon Hartranft |
KTM 250SX-F Factory Edi |
+25,987 |
55,071 |
Troy Lee Designs- Red Bull- KTM |
4 |
28 |
Michael Mosiman |
Hus FC250 |
+33,616 |
55,167 |
Rockstar Energy Hus Factory Ra |
5 |
26 |
Alex Martin |
Suz RMZ250 |
+38,080 |
55,141 |
JGR/Yoshimura/Suz Factory Racing |
6 |
101 |
Luke Clout |
Hon CRF250R |
+45,718 |
56,444 |
Penrite Hon Racing |
7 |
40 |
Mitchell Oldenburg |
Hon CRF250R |
+46,212 |
55,472 |
Penrite Hon |
8 |
45 |
Jacob Hayes |
Hus FC250 |
+1:05.727 |
55,731 |
Gas Monkey Energy/AJE Motorsports/L |
9 |
83 |
Jett Lawrence |
Hon CRF250R |
17 Laps |
53,272 |
Geico Hon |
10 |
90 |
Killian Auberson |
KTM 250SX-F |
+57,056 |
56,478 |
Gas Monkey Energy/AJE Motorsports/L |
11 |
106 |
Jay Wilson |
Yam YZ250F |
+1:02.313 |
57,156 |
Altherm, JCR, Yam, MXStore, Berry |
12 |
95 |
Carson Brown |
Hus FC250 |
+1:03.029 |
56,584 |
JMC Motorsports Racing, FLY Racing, |
13 |
108 |
Aaron Tanti |
Yam YZ250F |
+1:15.403 |
57,037 |
Complete Parts, Serco Yam |
14 |
72 |
Robbie Wageman |
Yam YZ250F |
+1:18.240 |
57,366 |
Nuclear blast, Rockwell, Yam |
15 |
88 |
Logan Karnow |
Kaw KX250 |
+1:19.619 |
57,518 |
Team PR-MX Just1 Wossner Pelletier K |
16 |
55 |
Martin Castelo |
Hus FC250 |
+1:20.533 |
56,776 |
JMC Motorsports Racing / FLY/ Husqva |
17 |
52 |
Austin Forkner |
Kaw KX250 |
+1:28.874 |
54,053 |
Monster Energy, Pro Circuit, Kaw, |
18 |
57 |
Derek Drake |
KTM 250SX-F Factory Edi |
+1:35.646 |
56,263 |
Troy Lee Designs- Red Bull- KTM |
19 |
952 |
Ludovic Macler |
Kaw KX250 |
+1:41.191 |
57,610 |
Lmx-Racing |
20 |
118 |
Cheyenne Harmon |
Hon CRF250R |
+2:04.771 |
58,664 |
Cheyenneharmon.com/ Maxim Hon, |
21 |
284 |
Lorenzo Camporese |
Kaw KX250 |
16 Laps |
59,316 |
GAERNE, SCOTT, SHOEI, LC384, OV |
22 |
62 |
Christian Craig |
Hon CRF250R |
8 Laps |
53,639 |
GEICO Hon |
1 |
94 |
Ken Roczen |
66 |
2 |
51 |
Justin Barcia |
63 |
3 |
3 |
Eli Tomac |
61 |
4 |
21 |
Jason Anderson |
57 |
5 |
9 |
Adam Cianciarulo |
56 |
6 |
1 |
Cooper Webb |
53 |
7 |
16 |
Zach Osborne |
46 |
8 |
27 |
Malcolm Stewart |
46 |
9 |
10 |
Justin Brayton |
46 |
10 |
4 |
Blake Baggett |
42 |
11 |
46 |
Justin Hill |
35 |
12 |
64 |
Vince Friese |
34 |
13 |
15 |
Dean Wilson |
33 |
14 |
7 |
Aaron Plessinger |
32 |
15 |
19 |
Justin Bogle |
22 |
16 |
37 |
Martin Davalos |
19 |
17 |
34 |
Tyler Bowers |
12 |
18 |
22 |
Chad Reed |
12 |
19 |
49 |
Chris Blose |
12 |
20 |
44 |
Kyle Cunningham |
7 |
21 |
50 |
Benny Bloss |
7 |
22 |
61 |
Alex Ray |
6 |
23 |
11 |
Kyle Chisholm |
4 |
24 |
53 |
James Decotis |
4 |
25 |
71 |
Ryan Breece |
3 |
26 |
31 |
Fredrik Noren |
2 |
|
1 |
32 |
Justin Cooper |
72 |
2 |
1W |
Dylan Ferrandis |
60 |
3 |
30 |
Brandon Hartranft |
58 |
4 |
52 |
Austin Forkner |
50 |
5 |
26 |
Alex Martin |
50 |
6 |
83 |
Jett Lawrence |
46 |
7 |
45 |
Jacob Hayes |
44 |
8 |
28 |
Michael Mosiman |
41 |
9 |
40 |
Mitchell Oldenburg |
38 |
10 |
101 |
Luke Clout |
35 |
11 |
57 |
Derek Drake |
33 |
12 |
95 |
Carson Brown |
33 |
13 |
90 |
Killian Auberson |
30 |
14 |
72 |
Robbie Wageman |
24 |
15 |
62 |
Christian Craig |
23 |
16 |
108 |
Aaron Tanti |
20 |
17 |
55 |
Martin Castelo |
19 |
18 |
106 |
Jay Wilson |
18 |
19 |
29 |
Cameron Mcadoo |
17 |
20 |
170 |
Michael Leib |
17 |
21 |
227 |
Derek Kelley |
13 |
22 |
88 |
Logan Karnow |
13 |
23 |
60 |
Mitchell Falk |
8 |
24 |
118 |
Cheyenne Harmon |
7 |
25 |
952 |
Ludovic Macler |
6 |
26 |
97 |
Chris Howell |
3 |
27 |
284 |
Lorenzo Camporese |
2 |
|