X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Velocross

Taça São Sebastião de Arena Velocross 2019 - 1ª etapa
Publicado em: 22/03/2019
Clique e saiba mais

Chuva alterou programação, mas não impediu realização da abertura do campeonato
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luis Bueno


Largada Nacional A e Nacional B

A equipe Velopraia Racing, liderada por Degmar Fernandes, deu início aos seus eventos da temporada 2019 neste domingo (17). Por mais um ano a Taça São Sebastião de Arena Velocross leva uma bela estrutura para o público, que acolheu muito bem o projeto, pilotos e equipes que aproveitam as etapas no litoral norte paulista para repor as energias e também curtir com seus familiares momentos de descontração na praia, à beira-mar.

+ Veja mais fotos na Galeria de Imagens da prova

No sábado contou com os treinos livres para reconhecimento da pista e alguns ajustes na estrutura do evento, para que tudo ficasse dentro do programado. A previsão apontava chuva no final do dia, mas ninguém esperava que o volume e a intensidade seriam tão grande a ponto de deixar uma boa parte da pista e alguns locais no espaço destinado ao público impraticáveis. A princípio a organização cogitou cancelar a etapa, porém em uma reunião com pilotos e equipes foi tomada a decisão de realizar algumas baterias para prestigiar os muitos pilotos que se deslocaram de outras cidades para participar do evento, sempre observando, antes de mais nada, a segurança de todos os envolvidos.


Felipe Oliveira

A decisão tomada pelos organizadores agradou aos presentes. Muitos estavam ali "para correr", independentemente do estado da pista, e liberar a adrenalina. Degmar e sua equipe de trabalho abonaram a inscrição dos pilotos que desejavam participar e foram confirmadas as categorias Importada, Nacional 230, Nacional B, Penélope, Nacional Open e Importada Open. Com esta distribuição todos puderam participar e se divertir sem falar no espetáculo proporcionado ao público que compareceu, torceu e interagiu com os pilotos.

Após a definição de como seria o dia de provas a equipe Velopraia Racing entrou em ação para melhorar alguns pontos da pista que ficaram bastante prejudicados. Uma máquina trabalhou intensamente na pista para retirar um pouco do excesso de lama da reta de largada enquanto a equipe de apoio ajustou o traçado que, na minha opinião, ficou muito mais interessante e desafiador.


Ronan Rodrigues

Com tudo pronto, as motos importadas alinharam no gate. A pista "pesada", uma dificuldade para todos, logo deixou claro que nem sempre uma maior potência seria critério para uma boa prova, mas sim a experiência. Sávio Santos largou na ponta na VX Importada, mas nas primeiras curvas foi superado por Felipe Oliveira que assumiu a ponta e administrou bem a primeira posição até a bandeirada. Gustavo Rodrigues começou atrás e fez uma ótima prova de recuperação conseguindo a segunda colocação na última volta após uma bela disputa com Sávio. Edinho "Ilhabela" terminou na quarta posição seguido de Paulo "Paulera" em quinto.

Desde os treinos da manhã, com a pista muito encharca, havia preocupação com as motos nacionais devido aos recursos mais limitados: um pouco menos de potência e suspensão sem o mesmo tipo de preparação das importadas, mas o que se viu não foi nada isso e sim o contrário, pilotos com sede de acelerar e encarar a lama do traçado com pouco mais de 800 metros de comprimento. Os pilotos da VX 230cc mandaram bem, alguns com pouco mais de dificuldades, mas a briga pela liderança foi de levantar o público. Luiz Gustavo largou bem e Ronan Rodrigues na bota do líder não demorou muito para ultrapassar e seguir forte até a bandeirada. Alessandro Reis subiu da quarta para a terceira colocação. Igor Santos, que foi ultrapassado por Alessandro, concluiu na quarta posição e Anderson Oliveira completou o pódio em quinto.


Edna Prado

Com a pista já com algumas canaletas e traçados formados, foi a vez de três verdadeiras guerreiras entrarem em ação para encarar o que alguns "marmanjos" evitaram. Neste mês em que se comemora o Dia das Mulheres Edna Prado, Carol Galdino e Márcia Tibúrcio merecem uma homenagem a mais por não temerem a lama, as canaletas e todas as outras dificuldades travando uma disputa cheia de surpresas. Márcia e Edna ficaram presas no gate dando vantagem para Carol disparar na frente na largada, porém logo na primeira curva a líder ficou enroscada em uma canaleta muito funda permitindo que, após se livrar do enrosco na partida, Edna assumisse a liderança e ditasse o ritmo da corrida. A vencedora foi muito aplaudida na chegada, sem cometer erros e sempre procurando um traçado rápido abrindo vantagem sobre as demais. Márcia se recuperou bem nas primeiras voltas e chegou a assumir a segunda posição, mas sofreu uma queda e, com o manete da embreagem quebrado, teve que abandonar. Independente da colocação, vale ressaltar sem dúvida a coragem e a garra com que essa meninas enfrentaram as dificuldades, tirando de letra os desafios e mostrando a força da mulher. Parabéns Edna, Carol e Márcia, vocês foram demais!

Na categoria VX Nacional A/B a situação não foi diferente e alguns pilotos se enroscaram na primeira curva tendo que buscar a recuperação no decorrer da prova. Felipe Oliveira mais uma vez foi constante, assumindo a liderança. Mesmo com a pista ainda mais desgastada ele não cometeu erros faturando a primeira posição da categoria Nacional A. Fernando José tentou acompanhar o ritmo do ponteiro, mas não obteve exito terminando na segunda posição. Avelar recebeu a bandeirada em terceiro e Paulo Emanuel na quarta posição. Polaco foi o único piloto na categoria Nacional B.


Polaco

A briga acirrada na Força Livre Importada levantou  o público na arquibancada. Sávio Santos largou bem e conseguiu segurar a primeira posição até a metade da prova quando Felipe Oliveira, após inúmeras tentativas, conseguiu ultrapassar o líder. Gustavo Rodrigues se manteve perto da briga pela ponta, mas precisou se contentar com a terceitra colocação. Eliezer e Alexandre Balbino trocaram de posição chegando na quarta e quinta colocações, respectivamente.

Em mais uma boa prova e sem cometer erros na Força Livre Nacional, Ronan Rodrigues conquistou mais uma vitória deixando sua esposa, que acompanhava tudo atenta, ainda mais feliz. Outro destaque foi Felipe Oliveira que com o segundo lugar no pódio concluiu o dia com ótimos resultados. Alessandro Reis realizou algumas ultrapassagens terminando na terceira posição. Anderson foi o quarto colocado seguido de Juliano Oliveira em quinto.


Público acompanhou seis baterias no evento

"Após um dia de muito trabalho, correria, conversas, uma melhorada aqui e outra lá, o evento foi proveitoso. Conseguimos realizar uma 'brincadeira' para poder proporcionar diversão aos pilotos que estiveram presentes aqui. Cancelar a etapa seria um desrespeito a quem compareceu e por isso procuramos agradar a todos", destacou o organizador Degmar Fernandes, proprietário da equipe Velopraia Racing. "A chuva que caiu no sábado à noite foi implacável e sem dúvida atrapalhou muito, tanto no circuito que antes estava em ótima condição, como os pilotos que estavam programando participar da etapa. Graças a Deus mesmo com todo esse imprevisto conseguimos realizar uma prova boa que agradou . Esperamos que para as próximas etapas as coisas sejam mais fáceis e contamos com a presença de pilotos, equipes e do público que estão sempre em bom número acompanhando as corridas", completou.

A Taça São Sebastião de Arena Velocross 2019 conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião, Secretaria de Cultura, Secretaria de Esportes, Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Públicos , Universo Honda, Red Dragon e Shopping das Moto Peças.


Resultados

VX Importada

1. Nº 357 Felipe Oliveira
2. Nº 55 Gustavo Rodrigues
3. Nº 458 Savio Santos
4. Nº 97 Edinho Ilhabela
5. Nº 15 Paulo Paulera
6. Nº # Cesar Henrique
7. Nº 7 Eliezer Rodrigues
8. Nº 10 Lucas Roberto
9. Nº 75 Alexandre Balbino
10. Nº 83 Anderson Oliveira
11. Nº 632 Mario Rizuck

VX 230
1. Nº 55 Ronan Rodrigues
2. Nº 215 Luiz Gustavo
3. Nº 216 Alessandro Reis
4. Nº 137 Igor Santos
5. Nº 83 Anderson Oliveira
6. Nº 29 Fred
7. Nº 77 Daniel
8. Nº 200 Naldo SN

Penélope
1. Nº 83 Edna Prado
2. Nº 27 Carol Claudino
3. Nº 85 Marcio Tiburcio

VX Nacional A
1. Nº 707 Felipe Oliveira
2. Nº 374 Fernando José
3. Nº Avelar
4. Nº Paulo Emanuel

VX Nacional B
1. Nº 220 Polaco

Força Livre Nacional
1. Nº 55 Ronan Rodrigues
2. Nº 707 Felipe Oliveira
3. Nº 216 Alessandro Reis
4. Nº 83 Anderson Oliveira
5. Nº 85 Juliano Oliveira
6. Nº 215 Luiz Gustavo
7. Nº 77 Daniel

Força livre Importada
1. Nº 357 Felipe Oliveira
2. Nº 468 Savio Santos
3. Nº 55 Gustavo Oliveira
4. Nº 7 Eliezer
5. Nº 75 Alexandre Balbino
6. Nº 333 Carlos Sandahl
7. Nº 10 Lucas







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet