Cooper Webb conquista terceira vitória na temporada. Ken Roczen recupera a liderança na pontuação
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Octopi / Simon Cudby
Campeonato tem quatro pilotos virtualmente empatados na ponta da classificação geral
Largada 450
Minneapolis recebeu a sexta etapa do Monster Energy AMA Supercross 2019 e o campeonato segue mais quente do que nunca, com quatro pilotos virtualmente empatados na disputa pelo título num intervalo de apenas 2 pontos: Ken Roczen, Cooper Webb, Eli Tomac e Marvin Musquin. Entre esses, dois ainda não venceram na temporada, o líder Roczen e o quarto colocado Musquin. Isto prova mais uma vez a necessidade de ser bem consistente na série e a final da classe principal em Minneapolis foi um grande exemplo disso, com uma corrida bastante cautelosa entre os líderes, apesar da intensa disputa por posições.
Cooper Webb torna-se um dos favoritos na corrida ao título
Observações de Minneapolis
Ken Roczen, líder da classificação
A pista se mostrou bastante difícil de ultrapassar. Além disso, não havia nenhuma seção de obstáculos técnica o bastante para fazer diferença nos tempos de volta. Nos treinos classificatórios nada menos que 10 pilotos viraram tempos no mesmo segundo. Na final esse número chegou a 14.
Cooper Webb mostrou mais uma vez que é, sim, um dos grandes favoritos ao título. Desacreditado após dois anos de resultados pífios na classe 450, o piloto da Carolina do Norte deu a volta por cima com a mudança da Yamaha para a KTM. Quanto desta mudança podemos creditar a moto e quanto à internação no campus do preparador Aldon Baker? Difícil decifrar isso em números, mas obviamente estes dois pontos tiveram bastante peso neste novo Cooper Webb.
Apesar da Yamaha compartilhar o mesmo chassi entre a 250 e 450, o comportamento de ambas é bastante distinto e, após subir de categoria, em dois anos Webb não se sentiu confortável o suficiente para encontrar todo o seu potencial. Já a mão forte da KTM - que interfere mais que diretamente na preparação física e mental de seus pilotos com a Baker Factory - também provou o seu valor, transformando um piloto desacreditado em sério candidato ao título.
Marvin Musquin
Apesar da chama vencedora dentro de si, Webb fez uma final excepcional. Seguiu Joey Savatgy por mais de 14 das 26 voltas e, apesar de diversas oportunidades e da pressão de Ken Roczen, evitou uma manobra mais agressiva e o contato com o oponente. De fato, Webb conseguiu a liderança ao abortar um triplo onde Savatgy saltou fechando a porta. Evitou o choque e se aproveitou do erro do piloto da Kawasaki que aterrissou desequilibrado.
Maturidade faz a diferença
Após assistir uma
Last Chance selvagem na classe 250 Leste, foi de certa forma reconfortante assistir a final da 450 onde a grande maioria sabia bem o que estava fazendo. É uma campeonato longo, muito difícil de se manter no topo e muito fácil de se jogar todo o trabalho fora por um erro bobo ou uma afobação no calor do momento.
Joey Savatgy liderou 14 voltas sob intensa pressão
Entre o grupo da frente, foi justamente Joey Savatgy o mais afoito na defesa de posições. Além de Webb, Ken Roczen - que passou a semana sem treinar com a moto por causa das queimaduras em San Diego - Blake Baggett e Marvin Musquin buscaram com cautela a melhor maneira de avançar na corrida. Savatgy, o mais rápido na tomada de tempo, perdeu posições para estes três praticamente ao mesmo tempo na tentativa de salvar um pódio.
Infelizmente, Blake Baggett caiu forte a duas voltas do fim e também jogou fora suas chances de pódio e a quinta posição geral no campeonato.
Largadas, Largadas...
Eli Tomac
A largada é a parte mais importante de uma corrida de Supercross e os apresentadores não cansam de repetir isso numa etapa e na outra também. Para Eli Tomac essa parte da corrida é ainda mais importante. O piloto da Kawasaki é quase imbatível quando larga na frente (e não cai). No meio do pelotão a história é outra. A largada terrível o colocou numa situação onde não se sente nem um pouco à vontade - completou a primeira volta em 16º. A pista pouco amigável com as ultrapassagens fez seu number plate vermelho perder a coloração ao longo das voltas. Tomac perdeu muito tempo atrás de Chad Reed e também de Justin Barcia, mas salvou um razoável sexto lugar. Perdeu a liderança na pontuação, mas se manteve em boas condições no horizonte de 14 provas restantes na corrida ao título.
O veterano
Muita gente questiona o que Chad Reed ainda está fazendo nas pistas, já que seus tempos de glória e títulos ficaram no passado. Ora bolas, Chad sabe disso muito bem, mas não há outra coisa que ele goste mais de fazer para ganhar a vida. Depois da quinta posição na lama de San Diego, o australiano fez também uma excelente prova de recuperação na final, combatendo o próprio Eli Tomac, como comentado acima, e superando Dean Wilson pela sétima posição a poucas voltas do fim. Mostrou não apenas velocidade como uma condição física invejável aos 36 anos de idade. Justin Barcia foi outro piloto de fábrica vítima do "velhinho" em Minneapolis.
250 Leste dá a largada com domínio de Austin Forkner
Largada 250 Leste
A prova final da classe 250 Leste viu um passeio de Austin Forkner, que largou na frente e foi solitário em direção a bandeirada da chegada. Tão solitário que o diretor de imagens da transmissão até esqueceu dele, e só lembrou a duas voltas do final.
Com Martin Dávalos largando em segundo, a Pro Circuit Kawasaki até teve uma breve expectativa de uma dobradinha, mas o equatoriano não conseguiu seguir o ritmo do líder, pelo contrario, segurou um pelotão de furiosos até que foi ultrapassado por Jordon Smith e tomou uma estampada de Alex Martin logo em seguida. Dávalos completou a abertura do campeonato apenas em 16º.
Austin Forkner
Já Smith passou momentos de alta tensão pouco antes da largada. Voltou da volta de apresentação com o pneu traseiro furado e foi salvo por seu mecânico que fez uma troca de rodas em tempo recorde. Após assumir o segundo posto na corrida, Smith caiu e desceu à quarta posição, mas conseguiu recuperar o segundo lugar algumas voltas depois.
A terceira posição foi definida numa dividida entre Justin Cooper e Alex Martin na curva da chegada, a duas voltas da bandeirada. Empurrado para fora da pista, o piloto da Suzuki contornou o percurso por fora do salto de chegada e consequentemente não passou pelos leitores de transponder. Temporariamente despencou na classificação, mas após a chegada seu resultado foi corrigido manualmente.
Jordon Smith foi salvo pelo mecânico momentos antes da queda do gate
Semana que vem a disputa é no Texas, em Arlington, próxima a Dalas, palco da sétima etapa da temporada.
Vídeos
Corridas Completas
Resultados
1 |
2 |
Cooper Webb |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
26 Laps |
48,249 |
Red Bull, Ktm, Motorex, Akrapovic, Dunlop |
2 |
94 |
Ken Roczen |
Hon Crf 450 |
+03,190 |
48,222 |
Team Honda Hrc, Fox Racing, Red Bull, Stanc |
3 |
25 |
Marvin Musquin |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
+10,695 |
48,109 |
Red Bull, Ktm, Motorex, Akrapovic, Dunlop |
4 |
17 |
Joey Savatgy |
Kaw Kx 450 |
+15,423 |
48,118 |
Monster Energy Kawasaki |
5 |
10 |
Justin Brayton |
Hon Crf 450 |
+18,325 |
48,126 |
Smartop Bullfrog Spas Hon |
6 |
3 |
Eli Tomac |
Kaw Kx 450 |
+21,942 |
48,565 |
Monster Energy Kawasaki |
7 |
22 |
Chad Reed |
Suz Rm-z450 |
+26,057 |
49,012 |
Jgrmx/Yoshimura/Factory Suz Racing |
8 |
15 |
Dean Wilson |
Hus Fc450 |
+28,282 |
48,793 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
9 |
51 |
Justin Barcia |
Yam Yz450f |
+28,981 |
48,320 |
Monster Energy-yamaha Factory Racing |
10 |
7 |
Aaron Plessinger |
Yam Yz450f |
+44,952 |
49,121 |
Monster Energy-yamaha Factory Racing |
11 |
14 |
Cole Seely |
Hon Crf 450 |
+49,565 |
48,551 |
Team Hon Hrc |
12 |
42 |
Vince Friese |
Hon Crf 450 |
25 Laps |
48,898 |
Smartop Bullfrog Hon |
13 |
19 |
Justin Bogle |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
+05,732 |
49,094 |
Rocky Mountain Atv/Mc - Ktm - Wps |
14 |
43 |
Tyler Bowers |
Kaw Kx 450 |
+29,541 |
49,992 |
Triggr Racing/Blud Lubricants/Ahm Factory Services/Ka |
15 |
11 |
Kyle Chisholm |
Suz Rm-z450 |
+47,275 |
50,295 |
H.e.p. Motorsports Suz |
16 |
62 |
Alex Ray |
Suz Rm-z450 |
+58,580 |
50,195 |
H.e.p. Motorsports Suz |
17 |
41 |
Ben Lamay |
Hon Crf 450 |
24 Laps |
50,497 |
Tpj/Fly Racing/Lbeardsleycpa/Xbrand/Rts Inc/Race |
18 |
393 |
Daniel Herrlein |
Kaw Kx 450 |
23 Laps |
51,651 |
Prmx/Strikt/Club57/Tcd/Evs/Hgs/Ryno Power/Hoosie |
19 |
118 |
Cheyenne Harmon |
Yam Yz450f |
+21,590 |
51,556 |
Badassattorney.com/Shawneemotors.com/Merge Racin |
20 |
383 |
Casey Brennan |
Ktm 450 Sx-f |
22 Laps |
52,399 |
Fun Center Cycles/Hustle Hard Industries/Energy Pro’s |
21 |
4 |
Blake Baggett |
Ktm 450 Sx-f Factory Edit |
21 Laps |
48,217 |
Rocky Mountain Atv/Mc - Ktm - Wps |
22 |
330 |
Aj Catanzaro |
Kaw Kx 450 |
10 Laps |
52,714 |
Dunphy Farms/Mototape |
1 |
24 |
Austin Forkner |
Kaw Kx 250f |
20 Laps |
48,031 |
Monster Energy Pro Circuit Kawasaki |
2 |
28 |
Jordon Smith |
Ktm 250 Sx-f |
+06,087 |
48,170 |
Troy Lee Designs/ Red Bull/ Ktm |
3 |
32 |
Justin Cooper |
Yam Yz250f |
+09,900 |
48,503 |
Monster Energy/Thor/Parts Unlimited/Star Racing |
4 |
26 |
Alex Martin |
Suz Rm-z250 |
+12,953 |
42,740 |
Jgrmx/Yoshimura/Suz Factory Racing |
5 |
23 |
Chase Sexton |
Hon Crf 250 |
+17,934 |
48,895 |
Geico Hon/Amsoil/Factory Connection |
6 |
66 |
Mitchell Oldenburg |
Yam Yz250f |
+25,626 |
49,183 |
Monster Energy/Thor/Yam/Parts Unlimited |
7 |
37 |
Kyle Cunningham |
Hon Crf 250 |
+34,680 |
49,129 |
Hrt, Cherokee, Freedom Powersports, Merge Ra |
8 |
45 |
Brandon Hartranft |
Yam Yz250f |
+39,397 |
49,981 |
Cycletrader Rock River Yamaha |
9 |
52 |
Jordan Bailey |
Hus Fc250 |
+41,605 |
49,711 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
10 |
55 |
Kyle Peters |
Suz Rm-z250 |
+44,315 |
50,203 |
Jgrmx/Yoshimura/Suz Factory Racing |
11 |
112 |
Thomas Covington |
Hus Fc250 |
+44,992 |
49,707 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
12 |
56 |
Lorenzo Locurcio |
Kaw Kx 250 |
19 Laps |
50,731 |
Kissimmee Motorsports, Legends And Heroes Tour |
13 |
70 |
Joshua Osby |
Yam Yz250f |
+04,773 |
49,816 |
Ctr Motorsports / Ohlins / Atv's & More / Yamah |
14 |
49 |
Henry Miller |
Ktm 250 Sx-f |
+12,315 |
51,028 |
Stussy Construction/R&b Car Company/Fxr/Owne |
15 |
93 |
Blake Wharton |
Hon Crf 250 |
+23,935 |
50,553 |
Tilube Stormlake Hon By Buddy Brooks/Jrc/ |
16 |
73 |
Martin Davalos |
Kaw Kx 250f |
+33,135 |
48,570 |
Monster Energy Pro Circuit Kawasaki |
17 |
123 |
Mitchell Falk |
Ktm 250 Sx-f |
+39,518 |
49,726 |
Troy Lee Designs/ Red Bull/ Ktm |
18 |
96 |
Chase Marquier |
Hus Fc250 |
18 Laps |
53,112 |
Jmc Motorsports Racing, Fly Racing, Hus M |
19 |
81 |
Joshua Cartwright |
Yam Yz250f |
+06,691 |
51,435 |
Ebr Peformance/Altus Motorsports/Tucker Powe |
20 |
38 |
Christian Craig |
Hon Crf 250 |
15 Laps |
49,895 |
Geico Hon/Amsoil/Factory Connection |
21 |
367 |
Hunter Sayles |
Ktm 250 Sx-f |
14 Laps |
52,032 |
Woodstock Ktm, Jenneration Mx, I Am A Come |
22 |
98 |
Wilson Fleming |
Hus Fc250 |
Dnf |
|
Jmc Motorsports, Mx Locker |
Classificação Geral
1 |
94 |
Ken Roczen |
125 |
2 |
2 |
Cooper Webb |
124 |
3 |
3 |
Eli Tomac |
123 |
4 |
25 |
Marvin Musquin |
123 |
5 |
15 |
Dean Wilson |
95 |
6 |
51 |
Justin Barcia |
88 |
7 |
4 |
Blake Baggett |
82 |
8 |
22 |
Chad Reed |
81 |
9 |
7 |
Aaron Plessinger |
79 |
10 |
14 |
Cole Seely |
77 |
11 |
10 |
Justin Brayton |
70 |
12 |
42 |
Vince Friese |
65 |
13 |
19 |
Justin Bogle |
60 |
14 |
17 |
Joey Savatgy |
59 |
15 |
1 |
Jason Anderson |
46 |
16 |
43 |
Tyler Bowers |
42 |
17 |
46 |
Justin Hill |
39 |
18 |
11 |
Kyle Chisholm |
29 |
19 |
41 |
Ben Lamay |
28 |
20 |
62 |
Alex Ray |
25 |
21 |
71 |
Cole Martinez |
18 |
22 |
805 |
Carlen Gardner |
18 |
23 |
27 |
Malcolm Stewart |
17 |
24 |
86 |
Ryan Breece |
8 |
25 |
606 |
Ronnie Stewart |
7 |
26 |
118 |
Cheyenne Harmon |
6 |
27 |
282 |
Theodore Pauli |
5 |
28 |
393 |
Daniel Herrlein |
5 |
29 |
74 |
Cade Autenrieth |
4 |
30 |
941 |
Angelo Pellegrini |
4 |
31 |
383 |
Casey Brennan |
3 |
32 |
99 |
Austin Politelli |
3 |
33 |
80 |
Heath Harrison |
1 |
34 |
330 |
Aj Catanzaro |
1 |
|
1 |
24 |
Austin Forkner |
26 |
2 |
28 |
Jordon Smith |
23 |
3 |
32 |
Justin Cooper |
21 |
4 |
26 |
Alex Martin |
19 |
5 |
23 |
Chase Sexton |
18 |
6 |
66 |
Mitchell Oldenburg |
17 |
7 |
37 |
Kyle Cunningham |
16 |
8 |
45 |
Brandon Hartranft |
15 |
9 |
52 |
Jordan Bailey |
14 |
10 |
55 |
Kyle Peters |
13 |
11 |
112 |
Thomas Covington |
12 |
12 |
56 |
Lorenzo Locurcio |
11 |
13 |
70 |
Joshua Osby |
10 |
14 |
49 |
Henry Miller |
9 |
15 |
93 |
Blake Wharton |
8 |
16 |
73 |
Martin Davalos |
7 |
17 |
123 |
Mitchell Falk |
6 |
18 |
96 |
Chase Marquier |
5 |
19 |
81 |
Joshua Cartwright |
4 |
20 |
38 |
Christian Craig |
3 |
21 |
367 |
Hunter Sayles |
2 |
22 |
98 |
Wilson Fleming |
1 |
|