Cooper Webb conquista sua primeira vitória na categoria principal
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Simon Cudby / Octopi
Bom, chegamos à terceira etapa e, como nosso colunista e futurólogo Edu Erbs
havia previsto após a prova de Glendale, este campeonato promete. Tanto na classe 450, como na 250 Oeste, tivemos três vencedores em três etapas. Na 450 nenhum dos três constava na lista de principais favoritos e dois deles venceram pela primeira vez na categoria dentro dos estádios norte-americanos.
Largada 450
Agora, se olharmos para a tabela de pontuação, não podemos dizer que é uma surpresa ver Ken Roczen liderando o campeonato seguido por Eli Tomac. É um campeonato longo e a consistência é o principal atributo para entrar na reta final ainda dentro da disputa. Um resultado ruim ou um abandono podem arruinar de maneira irreversível a corrida pelo título. Assim, aparentemente, vimos Roczen e Tomac mais maduros nesta largada de campeonato, ambos já sabem que a vitória a qualquer custo não é uma boa estratégia e, justamente, temos dois pilotos sem vitórias na ponta da classificação.
Cooper Webb chega lá
Cooper Webb
Após uma carreira brilhante na categoria 250, Cooper Webb viu sua estrela afundar na classe 450 com a Yamaha. Não me lembro de nenhuma corrida digna de nota, que pese minha memória não andar das melhores ultimamente. Mas o staff da KTM Factory Racing enxergou o potencial do garoto e lhe deu uma benvinda segunda chance na classe principal.
A temporada na Baker Factory surtiu efeito já na abertura do campeonato. O quinto lugar de Webb como um número frio não faz justiça ao que ele andou na final, com uma recuperação incrível após a queda na largada. Já no Arizona voltamos a assistir aquele Webb de 2018, sem muito brilho, empacado numa disputa pela 10ª posição.
De volta à Anaheim, na primeira etapa com o formato Tríplice Coroa, Webb voltou a mostrar que pode, sim, se tornar um dos grandes nomes também na classe 450. Sua vitória na primeira final foi memorável. Acompanhou o líder Roczen durante toda a bateria e conseguiu o bote no finalzinho, completando a ultrapassagem da vitória na última curva. Melhor ainda foi a comemoração com um "tiro de misericórdia" no alemão. Não é segredo pra ninguém que os dois já são desafetos de longa data e a relação não melhorou muito depois da "trombada" do ano passado que resultou na fratura na outra mão de Roczen.
A chegada da primeira final 450 foi o ponto alto da noite
Na segunda bateria Webb largou na frente e liderou até a bandeirada, seguido de seu companheiro de equipe Marvin Musquin. Barcia foi o terceiro, com Tomac em quarto e Roczen em quinto. A vitória em duas baterias deu a Webb a possibilidade de apenas administrar a terceira final. E assim fez o piloto da KTM, que completou a primeira volta em segundo e depois não se importou em ser ultrapassado por Musquin.
"Semana passada cheguei em décimo e, definitivamente, não era o que eu queria, então eu tive uma redenção nesta semana. Mas vencer foi uma loucura - ganhar duas corridas e estar no pódio na última foi incrível! Eu tenho que dar todos os créditos à equipe KTM, eles transformaram tudo para mim. Os últimos dois anos foram sofridos, então estes caras me colocaram novamente no lugar onde devo estar."
Demais destaques
Marvin Musquin
Marvin Musquin luta contra uma lesão no joelho, portanto não está totalmente à vontade na moto. Entretanto ao completar três etapas está a apenas sete pontos do líder. O francês não costuma ser o mais explosivo no início dos campeonato e deve ir melhorando o ritmo conforme se passam as etapas.
Eli Tomac
Eli Tomac
Muita gente pergunta se Eli Tomac perdeu o fogo na busca por vitórias. Nada disso, após duas temporadas com muitos troféus e sem o título, o piloto da Kawasaki sabe muito bem o que é mais importante. Além disso suas largadas não estão lhe ajudando, de certa forma uma dificuldade crônica. Eli não é o melhor piloto para andar no meio do pelotão, bem diferente de um Justin Barcia ou Jason Anderson (dos anos anteriores, não o de 2019) que não se acanham em disputar curvas batendo guidão. Na terceira final, Tomac, com o holeshot, encontrou seu habitat, onde navegou solitário com o mar azul e calmo à sua frente. Nestas condições ele é quase imbatível.
Ken Roczen
Ken Roczen
Depois de liderar a primeira bateria quase até a última curva, o quinto e o quarto lugares subsequentes minaram as chances de pódio do alemão. Podem ter certeza que ele voltou para casa com um gostinho amargo na boca, mas ainda assim mantém a liderança no campeonato. A diferença caiu para apenas dois pontos sobre Tomac. Segue o jogo.
Justin Barcia
Blake Baggett e Justin Barcia
O vencedor da abertura do campeonato sofreu uma capotada fenomenal na terceira final e lesionou o cóccix. Sua situação está sendo avaliada dia a dia, mas a Yamaha já afirmou que o plano é coloca-lo na pista no próximo sábado. Com a quarta posição no campeonato, qualquer ponto conta na corrida ao título.
Chad Reed
Não posso deixar de comentar a excelente terceira bateria de Chad Reed. O australiano não largou na segunda final quando sua Suzuki apresentou um problema na tampa da embreagem que o impediu de largar. Talvez o descanso tenha lhe dado um fôlego extra na terceira final e o veterano fez bonito com um quinto lugar, inclusive dando um trabalho danado para o líder do campeonato Roczen, que precisou ultrapassá-lo duas vezes numa batalha de várias voltas.
Pilotos de fora
Dois nomes de peso estão fora das próximas etapas. Depois de lutar pela liderança na prova de abertura,
Malcolm Stewart caiu forte na final em Glendale e fraturou um fêmur. O acidente chegou a interromper a corrida com bandeira vermelha. Foi uma grande pena porquê Malcolm realmente estava muito rápido e aparentando uma forma física bem melhor que em temporadas recentes. Seu chefe de equipe, Mike Genova, soltou um comunicado emocionado confirmando a dedicação do piloto na pré-temporada.
Jason Anderson
Jason Anderson não começou o ano da melhor forma. Muita gente desconfiou que ele e a equipe Husqvarna esconderam alguma lesão da pré-temporada. Anderson até liderou boa parte da final em Glendale, mas sua falta de preparo ficou evidente nas voltas finais onde foi incapaz de qualquer ação para evitar a ultrapassagem de Blake Baggett. Em Anaheim 2 Anderson não frequentou a ponta e apesar de dois razoáveis sexto lugares, na terceira final se envolveu em um acidente e terminou apenas na 17ª posição. Bom, se havia alguma lesão a esconder, não é mais preciso. A Husqvarna anunciou durante a semana que ele fraturou um braço treinando e deve ficar fora de ação por pelo menos oito semanas.
250 Oeste - Mcelrath é o terceiro vencedor do ano
Shane Mcelrath
Além da dobradinha na classe 450, a noite da KTM foi completa com a vitória de Shane Mcelrath na 250. O piloto da Troy Lee Designs KTM conquistou a vitória com 3-2-1, superando Dylan Ferrandis no desempate (melhor resultado na última bateria).
Com o resultado, Mcelrath se aproxima de Colt Nichols - terceiro na etapa - na classificação geral. A diferença entre os dois caiu para apenas dois pontos, como na 450.
O brasileiro Enzo Lopes fez 15-11-14 nas baterias o que lhe valeu o 14º lugar na etapa.
Pódio 250 Oeste com Dylan Ferrandis, Shane Mcelrath e Colt Nichols
Vídeos
Resultados
1 |
2 |
Cooper Webb |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
1 |
1 |
3 |
26 |
RED BULL, KTM, MOTOREX, AKRAPOVIC, DUNLOP |
2 |
25 |
Marvin Musquin |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
3 |
2 |
2 |
23 |
RED BULL, KTM, MOTOREX, AKRAPOVIC, DUNLOP |
3 |
3 |
Eli Tomac |
Kaw KX 450 |
4 |
4 |
1 |
21 |
MONSTER ENERGY KAWASAKI |
4 |
94 |
Ken Roczen |
Hon CRF 450 |
2 |
5 |
4 |
19 |
TEAM HONDA HRC, FOX RACING, RED BULL, STA |
5 |
15 |
Dean Wilson |
Hus FC450 |
9 |
8 |
7 |
18 |
Rockstar Energy Hus/Oneal/Artificial Grass Liq |
6 |
14 |
Cole Seely |
Hon CRF 450 |
5 |
7 |
13 |
17 |
Team Hon HRC |
7 |
7 |
Aaron Plessinger |
Yam YZ450F |
12 |
9 |
6 |
16 |
MONSTER ENERGY-YAMAHA FACTORY RACING |
8 |
17 |
Joey Savatgy |
Kaw KX 450 |
8 |
13 |
8 |
15 |
MONSTER ENERGY KAWASAKI |
9 |
1 |
Jason Anderson |
Hus FC450 |
6 |
6 |
17 |
14 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
10 |
51 |
Justin Barcia |
Yam YZ450F |
7 |
3 |
22 |
13 |
MONSTER ENERGY-YAMAHA FACTORY RACING |
11 |
46 |
Justin Hill |
Suz RM-Z450 |
13 |
11 |
9 |
12 |
Jgrmx/Yoshimura/Suz Factory Racing |
12 |
42 |
Vince Friese |
Hon CRF 450 |
11 |
12 |
10 |
11 |
Smartop Bullfrog Spas Hon |
13 |
22 |
Chad Reed |
Suz RM-Z450 |
10 |
22 |
5 |
10 |
Jgrmx/Yoshimura/Factory Suz Racing |
14 |
10 |
Justin Brayton |
Hon CRF 450 |
14 |
14 |
11 |
9 |
Smartop Bullfrog Spas Hon |
15 |
4 |
Blake Baggett |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
21 |
10 |
12 |
8 |
Rocky Mountain ATV/MC - KTM -WPS |
16 |
43 |
Tyler Bowers |
Kaw KX 450F |
15 |
15 |
16 |
7 |
|
17 |
19 |
Justin Bogle |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
16 |
18 |
14 |
6 |
Rocky Mountain ATV/MC - KTM -WPS |
18 |
41 |
Ben Lamay |
Hon CRF 450 |
18 |
16 |
15 |
5 |
TPJ/Fly Racing/DSC Construction/LBeardsleycpa/Xbr |
19 |
941 |
Angelo Pellegrini |
Hon CRF 450 |
17 |
21 |
18 |
4 |
Inukshuk, Motoconcepts, Hevik, Kappa Moto, Seven M |
20 |
62 |
Alex Ray |
Suz RM-Z450 |
19 |
17 |
21 |
3 |
H.E.P. Motorsports/Suz/Thor/Mayhem Wheels/Redl |
21 |
99 |
Austin Politelli |
Hon CRF 450 |
22 |
19 |
19 |
2 |
TPJ Fly Racing/HRT/Carl Cycles/California Coast Plum |
22 |
606 |
Ronnie Stewart |
Hus FC450 |
20 |
20 |
20 |
1 |
Liberty Elevator Corp./ISC Racers Tape/50 Yardline S |
1 |
12 |
Shane Mcelrath |
KTM 250 SX-F |
3 |
2 |
1 |
26 |
Troy Lee Designs/ Red Bull/ KTM |
2 |
34 |
Dylan Ferrandis |
Yam YZ250F |
2 |
1 |
3 |
23 |
Monster Energy/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yama |
3 |
39 |
Colt Nichols |
Yam YZ250F |
1 |
3 |
4 |
21 |
Monster Energy/Yamalube/Thor/Parts Unlimited/Yama |
4 |
31 |
Rj Hampshire |
Hon CRF 250 |
5 |
4 |
5 |
19 |
GEICO Hon/AMSOIL/Factory Connection |
5 |
92 |
Adam Cianciarulo |
Kaw KX 250 |
4 |
14 |
2 |
18 |
MONSTER ENERGY PRO CIRCUIT KAWASAKI |
6 |
44 |
Cameron Mcadoo |
Hon CRF 250 |
9 |
5 |
6 |
17 |
GEICO Hon/AMSOIL/Factory Connection |
7 |
156 |
Jacob Hayes |
Yam YZ250F |
6 |
7 |
9 |
16 |
CycleTrader Rock River Yam |
8 |
36 |
Michael Mosiman |
Hus FC250 |
10 |
6 |
7 |
15 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
9 |
111 |
Chris Blose |
Hus FC250 |
8 |
8 |
8 |
14 |
Gas Monkey Energy /AJE Motorsports |
10 |
35 |
Mitchell Harrison |
Yam YZ250F |
12 |
9 |
11 |
13 |
Rockwell Watches | Yam | Nuclear Blast Records | |
11 |
160 |
Jess Pettis |
KTM 250 SX-F |
11 |
13 |
10 |
12 |
Redbull, Thor, ktm, WP, 100%, alpinestar |
12 |
40 |
Sean Cantrell |
KTM 250 SX-F |
13 |
10 |
13 |
11 |
Troy Lee Designs/ Red Bull/ KTM |
13 |
64 |
James Decotis |
Suz RM-Z250 |
7 |
20 |
12 |
10 |
Jgrmx/Yoshimura/Suz Factory Racing |
14 |
67 |
Enzo Lopes |
Suz RM-Z250 |
15 |
11 |
14 |
9 |
Jgrmx Yoshimura Factory Suz Racing |
15 |
72 |
Martin Castelo |
Suz RM-Z250 |
14 |
12 |
16 |
8 |
Bar X Twisted Development Factory Suz |
16 |
60 |
Justin Starling |
Hus FC250 |
16 |
16 |
15 |
7 |
Gas Monkey Energy /AJE Motorsports |
17 |
141 |
Robbie Wageman |
Hon CRF 250 |
20 |
15 |
18 |
6 |
Fasthouse, BWR Engines, Gaerne, R-Jerky |
18 |
910 |
Carson Brown |
Hus FC250 |
21 |
18 |
17 |
5 |
JMC Motorsports Racing/FLY Racing/Hus Moto |
19 |
194 |
Jerry Robin |
KTM 250 SX-F |
18 |
17 |
21 |
4 |
|
20 |
773 |
Thomas Do |
Suz RM-Z250 |
19 |
22 |
19 |
3 |
JPM |
21 |
61 |
Garrett Marchbanks |
Kaw KX 250 |
17 |
21 |
22 |
2 |
MONSTER ENERGY PRO CIRCUIT KAWASAKI |
22 |
122 |
Chris Howell |
Hus FC250 |
22 |
19 |
20 |
1 |
JMC MOTORSPORTS/ALLIANCE STEEL RACING |
Classificação Geral
1 |
94 |
Ken Roczen |
63 |
2 |
3 |
Eli Tomac |
61 |
3 |
2 |
Cooper Webb |
57 |
4 |
51 |
Justin Barcia |
56 |
5 |
25 |
Marvin Musquin |
56 |
6 |
15 |
Dean Wilson |
52 |
7 |
1 |
Jason Anderson |
46 |
8 |
4 |
Blake Baggett |
45 |
9 |
7 |
Aaron Plessinger |
45 |
10 |
14 |
Cole Seely |
44 |
11 |
10 |
Justin Brayton |
37 |
12 |
22 |
Chad Reed |
33 |
13 |
42 |
Vince Friese |
32 |
14 |
46 |
Justin Hill |
30 |
15 |
17 |
Joey Savatgy |
22 |
16 |
19 |
Justin Bogle |
18 |
17 |
27 |
Malcolm Stewart |
17 |
18 |
41 |
Ben Lamay |
14 |
19 |
805 |
Carlen Gardner |
11 |
20 |
43 |
Tyler Bowers |
9 |
21 |
62 |
Alex Ray |
9 |
22 |
11 |
Kyle Chisholm |
8 |
23 |
941 |
Angelo Pellegrini |
4 |
24 |
606 |
Ronnie Stewart |
4 |
25 |
86 |
Ryan Breece |
3 |
26 |
99 |
Austin Politelli |
2 |
27 |
118 |
Cheyenne Harmon |
2 |
|
1 |
39 |
Colt Nichols |
70 |
2 |
12 |
Shane Mcelrath |
68 |
3 |
34 |
Dylan Ferrandis |
63 |
4 |
92 |
Adam Cianciarulo |
62 |
5 |
31 |
Rj Hampshire |
57 |
6 |
64 |
James Decotis |
44 |
7 |
111 |
Chris Blose |
44 |
8 |
44 |
Cameron Mcadoo |
41 |
9 |
36 |
Michael Mosiman |
39 |
10 |
156 |
Jacob Hayes |
37 |
11 |
160 |
Jess Pettis |
36 |
12 |
61 |
Garrett Marchbanks |
33 |
13 |
40 |
Sean Cantrell |
33 |
14 |
72 |
Martin Castelo |
25 |
15 |
67 |
Enzo Lopes |
19 |
16 |
141 |
Robbie Wageman |
16 |
17 |
60 |
Justin Starling |
16 |
18 |
194 |
Jerry Robin |
16 |
19 |
35 |
Mitchell Harrison |
14 |
20 |
54 |
Dylan Merriam |
8 |
21 |
910 |
Carson Brown |
8 |
22 |
221 |
Mathias Jorgensen |
6 |
23 |
216 |
Devin Harriman |
5 |
24 |
321 |
Bradley Lionnet |
5 |
25 |
773 |
Thomas Do |
5 |
26 |
68 |
Brandan Leith |
4 |
27 |
427 |
Deegan Vonlossberg |
4 |
28 |
122 |
Chris Howell |
1 |
29 |
471 |
Logan Karnow |
1 |
|