Musquin conquista terceira vitória na temporada superando Tomac com manobra polêmica na última volta
Redação MotoX.com.br - Fotos: Simon Cudby e Feld Entertainment
Em terceiro, Anderson se mantém longe das confusões e cada vez mais próximo do título inédito
Marvin Musquin
O AMA Supercross entrou na fase final em Foxborough (MA) com a 15ª e antepenúltima etapa da temporada 2018. E a competição contou com uma boa dose de drama no Gillette Stadium, onde Marvin Musquin e Eli Tomac protagonizaram o lance que mais repercutiu em todo o campeonato. Enquanto isso, se mantendo longe das confusões, Jason Anderson caminha a passos largos rumo ao seu primeiro título na categoria 450.
A corrida, disputada mais cedo que o habitual, ainda sob luz natural, começou com Christian Craig fazendo o holeshot, mas bastou meia volta para o piloto da Honda perder o ponto num salto em saída de curva, aterrisando em um bloco de espuma. Musquin desviou e assumiu a liderança, já com Tomac em segundo e Anderson - que foi superado pelos dois nas primeiras curvas - em terceiro.
Eli Tomac
A prova seguiu morna por várias voltas, com Tomac mantendo Musquin ao alcance da vista sem atacar, sempre a um ou dois segundos do francês, e Anderson cada vez mais isolado na terceira posição. No pelotão intermediário, Weston Peick espremeu Justin Barcia jogando o piloto da Yamaha para fora da pista em um lance mais apimentado, que naquele momento valia a 10ª posição.
Mas o melhor (ou pior, dependendo do ponto de vista) ficou para o final. Depois de escapar de mais um choque, desta vez com um retardatário que capotou num triplo bem na sua frente, Musquin viu Tomac se aproximar quando se encaminhava para a última volta e buscou uma linha defensiva em uma sequência de obstáculos. O piloto da Kawasaki aproveitou e, usando um traçado mais aberto, entrou mais embalado e completou uma seção de costelas muito mais rápido que o rival que não teve como reagir.
Jason Anderson
A briga pela liderança seguiu na última volta, quando Musquin buscou o troco com uma manobra agressiva e acabou se chocando com o rival. Tomac levou a pior e levantou fazendo um irônico sinal de ok para o francês que seguiu sozinho até a bandeirada em sua terceira vitória na temporada. Depois de triunfos em Minneapolis e Seattle, Tomac teve a sequência interrompida, mas ainda completou a corrida em segundo. Com o incidente, claro, na coletiva de imprensa após a corrida o clima entre os dois foi tenso e nada amistoso.
+ A ultrapassagem - Marvin Musquin x Eli Tomac: Mergulhamos fundo nas imagens da polêmica manobra que decidiu a vitória no Supercross de Foxborough e aqui está nossa conclusão
Sem vencer desde a nona etapa, em terceiro no pódio, Anderson agora conta com 34 pontos de vantagem sobre Musquin para administrar a liderança nas duas últimas provas. Um quinto e um quarto lugar já são suficientes para o piloto da Rockstar Husqvarna confirmar o título, independente do resultado do francês. Com 63 pontos a menos, Tomac já não tem mais chances matemáticas.
O climão entre Tomac e Musquin, enquanto Anderson parece o único verdadeiramente feliz no pódio
Completando em quarto e quinto, Blake Baggett e Dean Wilson foram consistentes mantendo as posições praticamente por toda a prova.
250 Leste
Largada 250 Leste
A 250 Leste teve sua penúltima etapa, já que depois de Foxborough a categoria volta à ação somente em Las Vegas na corrida conjunta com os pilotos da região Oeste. O líder Zach Osborne partiu na frente para conquistar sua primeira vitória de ponta a ponta na temporada, ficando mais perto do bicampeonato.
"Que ótimo dia em Foxborough", disse Osborne. "Trabalhei duro para encontrar alguma consistência nas minhas largadas. Estou feliz e vou levar uma vantagem de 15 pontos para a final".
Zach Osborne
Jordon Smith também manteve a posição desde a largada e completou em segundo, pouco atrás do piloto da Rockstar Husqvarna. Kyle Peters fechou o pódio já ameaçado por Jeremy Martin que, depois de um passeio por cima dos blocos de espuma virando pra frente com sua Geico Honda na primeira volta, retornou na última posição e andou muito rápido terminando no quarto lugar. Sean Cantrell foi o quinto colocado.
Jordon Smith
Smith e Martin seguem para a decisão como os únicos dois rivais ainda com chances de tirar a coroa de Osborne na categoria. Para o atual campeão, basta um oitavo lugar na final para renovar o título.
Neste sábado o AMA Supercross vai para 16ª e penúltima etapa, em Salt Lake City, Utah.
Vídeos com os melhores momentos:
Resultados
1 |
25 |
M. Musquin |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
23 |
54.318 |
15 |
1:00.826 |
--.--- |
--.--- |
Active |
2 |
3 |
E. Tomac |
Kawasaki KX 450F |
23 |
54.171 |
22 |
1:27.076 |
25.557 |
25.557 |
Active |
3 |
21 |
J. Anderson |
Husqvarna FC450 |
23 |
54.511 |
5 |
1:00.721 |
32.480 |
6.922 |
Active |
4 |
4 |
B. Baggett |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
23 |
55.454 |
8 |
59.739 |
37.507 |
5.027 |
Active |
5 |
15 |
D. Wilson |
Husqvarna FC450 |
23 |
56.044 |
4 |
58.187 |
42.959 |
5.451 |
Active |
6 |
34 |
W. Peick |
Suzuki RM-Z450 |
23 |
55.773 |
5 |
58.858 |
52.255 |
9.296 |
Active |
7 |
27 |
M. Stewart |
Suzuki RM-Z450 |
23 |
56.184 |
4 |
59.806 |
55.338 |
3.082 |
Active |
8 |
10 |
J. Brayton |
Honda CRF 450 |
22 |
56.269 |
4 |
58.756 |
1 lap |
1 lap |
Active |
9 |
51 |
J. Barcia |
Yamaha YZ450F |
22 |
56.123 |
7 |
57.976 |
1.573 |
1.573 |
Active |
10 |
22 |
C. Reed |
Husqvarna FC450 |
22 |
57.046 |
21 |
58.502 |
3.693 |
2.119 |
Active |
11 |
32 |
C. Craig |
Honda CRF 450 |
22 |
56.597 |
5 |
59.557 |
12.476 |
8.783 |
Active |
12 |
55 |
V. Friese |
Honda CRF 450 |
22 |
55.886 |
3 |
1:01.562 |
19.062 |
6.586 |
Active |
13 |
69 |
T. Bowers |
Kawasaki KX 450F |
22 |
56.429 |
2 |
1:00.550 |
45.530 |
26.467 |
Active |
14 |
60 |
B. Bloss |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
22 |
57.985 |
5 |
1:01.023 |
49.338 |
3.807 |
Active |
15 |
201 |
C. Soubeyras |
Suzuki RM-Z450 |
22 |
58.269 |
9 |
1:02.346 |
53.139 |
3.801 |
Active |
16 |
48 |
H. Miller |
Suzuki RM-Z450 |
21 |
58.571 |
8 |
1:05.350 |
2 laps |
1 lap |
Active |
17 |
73 |
B. Scharer |
Yamaha YZ450F |
21 |
59.171 |
7 |
1:03.051 |
22.520 |
22.520 |
Active |
18 |
91 |
A. Ray |
Yamaha YZ450F |
20 |
59.461 |
7 |
1:05.485 |
3 laps |
1 lap |
Active |
19 |
447 |
D. Raper |
Kawasaki KX 450F |
20 |
1:00.583 |
2 |
1:09.815 |
44.894 |
44.894 |
Active |
20 |
80 |
A. Catanzaro |
Kawasaki KX 450F |
19 |
1:01.113 |
2 |
1:11.156 |
4 laps |
1 lap |
Active |
21 |
181 |
D. Pipes |
Suzuki RM-Z450 |
18 |
1:03.417 |
2 |
1:26.864 |
5 laps |
1 lap |
Active |
22 |
39 |
K. Cunningham |
Suzuki RM-Z450 |
15 |
57.077 |
9 |
59.294 |
8 laps |
3 laps |
Active |
1 |
1 |
Z. Osborne |
Husqvarna FC250 |
17 |
55.604 |
14 |
56.984 |
--.--- |
--.--- |
Active |
2 |
45 |
J. Smith |
KTM 250 SX-F |
17 |
55.652 |
16 |
56.206 |
1.915 |
1.915 |
Active |
3 |
76 |
K. Peters |
Suzuki RM-Z250 |
17 |
57.152 |
9 |
58.160 |
31.494 |
29.579 |
Active |
4 |
6 |
J. Martin |
Honda CRF 250 |
17 |
55.183 |
16 |
55.611 |
32.713 |
1.218 |
Active |
5 |
43 |
S. Cantrell |
KTM 250 SX-F |
17 |
57.412 |
9 |
1:01.367 |
40.241 |
7.528 |
Active |
6 |
174 |
J. Osby |
KTM 250 SX-F |
17 |
57.665 |
5 |
1:00.249 |
42.792 |
2.550 |
Active |
7 |
114 |
B. Hartranft |
Yamaha YZ250F |
17 |
58.103 |
4 |
1:02.238 |
45.913 |
3.121 |
Active |
8 |
56 |
A. Rodriguez |
KTM 250SX-F Fact |
17 |
58.127 |
9 |
1:02.299 |
48.685 |
2.771 |
Active |
9 |
38 |
L. Renzland |
Yamaha YZ250F |
17 |
58.238 |
4 |
1:01.390 |
51.446 |
2.761 |
Active |
10 |
206 |
T. Ramette |
Yamaha YZ250F |
16 |
58.483 |
5 |
1:02.927 |
1 lap |
1 lap |
Active |
11 |
373 |
J. Williamson |
Honda CRF 250 |
16 |
58.217 |
8 |
1:02.586 |
23.540 |
23.540 |
Active |
12 |
44 |
L. Locurcio |
Honda CRF 250 |
16 |
58.692 |
7 |
1:03.043 |
26.288 |
2.748 |
Active |
13 |
57 |
J. Short |
Yamaha YZ250F |
16 |
59.487 |
4 |
1:01.619 |
31.038 |
4.749 |
Active |
14 |
49 |
N. Gaines |
Yamaha YZ250F |
16 |
1:00.228 |
7 |
1:00.927 |
40.987 |
9.949 |
Active |
15 |
85 |
J. Cartwright |
Yamaha YZ250F |
16 |
1:01.268 |
8 |
1:05.659 |
56.553 |
15.565 |
Active |
16 |
261 |
W. Fleming |
Yamaha YZ250F |
15 |
1:01.775 |
4 |
1:06.332 |
2 laps |
1 lap |
Active |
17 |
214 |
V. Martin |
Honda CRF 250 |
15 |
1:01.265 |
9 |
1:04.659 |
5.693 |
5.693 |
Active |
18 |
570 |
C. Vanbuskirk |
KTM 250 SX-F |
15 |
1:01.643 |
3 |
1:05.574 |
16.737 |
11.044 |
Active |
19 |
641 |
K. Tucker |
Yamaha YZ250F |
13 |
59.906 |
2 |
3:25.714 |
4 laps |
2 laps |
Active |
20 |
172 |
T. Basso |
Yamaha YZ250F |
5 |
1:00.628 |
3 |
1:02.019 |
12 laps |
8 laps |
Active |
21 |
64 |
M. Mosiman |
Husqvarna FC250 |
5 |
59.323 |
2 |
59.335 |
2.007 |
2.007 |
Active |
22 |
222 |
R. Alves |
Yamaha YZ250F |
4 |
1:00.382 |
2 |
1:00.695 |
13 laps |
1 lap |
Out |
Classificação Geral
1 |
21 |
Jason Anderson |
332 |
2 |
25 |
Marvin Musquin |
298 |
3 |
3 |
Eli Tomac |
269 |
4 |
10 |
Justin Brayton |
247 |
5 |
4 |
Blake Baggett |
243 |
6 |
34 |
Weston Peick |
219 |
7 |
20 |
Broc Tickle |
184 |
8 |
15 |
Dean Wilson |
183 |
9 |
2 |
Cooper Webb |
181 |
10 |
27 |
Malcolm Stewart |
150 |
11 |
51 |
Justin Barcia |
145 |
12 |
55 |
Vince Friese |
141 |
13 |
22 |
Chad Reed |
135 |
14 |
69 |
Tyler Bowers |
133 |
15 |
14 |
Cole Seely |
124 |
16 |
60 |
Benny Bloss |
108 |
17 |
94 |
Ken Roczen |
102 |
18 |
32 |
Christian Craig |
96 |
19 |
39 |
Kyle Cunningham |
87 |
20 |
33 |
Joshua Grant |
83 |
21 |
907 |
Ben Lamay |
71 |
22 |
11 |
Kyle Chisholm |
48 |
23 |
201 |
Cedric Soubeyras |
48 |
24 |
6 |
Jeremy Martin |
36 |
25 |
91 |
Alex Ray |
27 |
26 |
48 |
Henry Miller |
22 |
27 |
59 |
Cole Martinez |
20 |
28 |
722 |
Adam Enticknap |
19 |
29 |
46 |
Justin Hill |
18 |
30 |
90 |
Dakota Tedder |
18 |
31 |
58 |
Matthew Bisceglia |
15 |
32 |
80 |
Aj Catanzaro |
13 |
33 |
19 |
Justin Bogle |
12 |
34 |
981 |
Austin Politelli |
11 |
35 |
73 |
Brandon Scharer |
9 |
36 |
86 |
Dylan Merriam |
9 |
37 |
447 |
Deven Raper |
6 |
38 |
53 |
Bradley Taft |
5 |
39 |
12 |
Jacob Weimer |
5 |
40 |
68 |
Justin Starling |
5 |
41 |
805 |
Carlen Gardner |
5 |
42 |
570 |
Cody Vanbuskirk |
4 |
43 |
476 |
Collin Jurin |
4 |
44 |
282 |
Theodore Pauli |
3 |
45 |
84 |
Scott Champion |
2 |
46 |
181 |
Dustin Pipes |
2 |
47 |
751 |
Joshua Hill |
2 |
48 |
79 |
Nick Schmidt |
1 |
|
1 |
1 |
Zach Osborne |
180 |
2 |
45 |
Jordon Smith |
165 |
3 |
6 |
Jeremy Martin |
157 |
4 |
35 |
Austin Forkner |
137 |
5 |
38 |
Luke Renzland |
109 |
6 |
76 |
Kyle Peters |
107 |
7 |
43 |
Sean Cantrell |
96 |
8 |
114 |
Brandon Hartranft |
89 |
9 |
56 |
Anthony Rodriguez |
72 |
10 |
57 |
John Short |
58 |
11 |
36 |
Rj Hampshire |
57 |
12 |
31 |
Colt Nichols |
54 |
13 |
29 |
Martin Davalos |
53 |
14 |
49 |
Nick Gaines |
51 |
15 |
47 |
James Decotis |
49 |
16 |
174 |
Joshua Osby |
49 |
17 |
373 |
Jacob Williamson |
49 |
18 |
206 |
Thomas Ramette |
44 |
19 |
570 |
Cody Vanbuskirk |
43 |
20 |
64 |
Michael Mosiman |
40 |
21 |
24 |
Dylan Ferrandis |
34 |
22 |
85 |
Joshua Cartwright |
34 |
23 |
66 |
Cameron Mcadoo |
33 |
24 |
44 |
Lorenzo Locurcio |
32 |
25 |
222 |
Ramyller Alves |
30 |
26 |
92 |
Adam Cianciarulo |
23 |
27 |
96 |
Zack Williams |
19 |
28 |
23 |
Aaron Plessinger |
18 |
29 |
261 |
Wilson Fleming |
18 |
30 |
54 |
Phillip Nicoletti |
14 |
31 |
17 |
Joey Savatgy |
13 |
32 |
169 |
Challen Tennant |
13 |
33 |
30 |
Mitchell Harrison |
12 |
34 |
61 |
Heath Harrison |
12 |
35 |
641 |
Keith Tucker |
12 |
36 |
111 |
Chris Blose |
12 |
37 |
11 |
Kyle Chisholm |
11 |
38 |
28 |
Shane Mcelrath |
10 |
39 |
214 |
Vann Martin |
10 |
40 |
741 |
Blake Wharton |
9 |
41 |
471 |
Logan Karnow |
8 |
42 |
401 |
Samuel Redman |
6 |
43 |
68 |
Justin Starling |
6 |
44 |
231 |
Jayce Pennington |
6 |
45 |
172 |
Tanner Basso |
5 |
46 |
986 |
Lane Shaw |
4 |
47 |
155 |
Drayke Sizemore |
3 |
48 |
725 |
Richard Jackson |
3 |
49 |
40 |
Chase Sexton |
2 |
50 |
89 |
Jerry Robin |
1 |
|