Modelo Yamaha MX1 avança com inovações tecnológicas e mecânica aprimorada
Redação MotoX.com.br: Texto e fotos Lucidio Arruda
Com motor e chassi novos, a Yamaha YZ450F 2018 deu uma grande salto em relação ao modelo 2017
Yamaha YZ450F 2018
Motor de arranque fica bem escondido entre a curva de escape
Os itens de conveniência como partida elétrica e o novo aplicativo Power Tuner conectado via Wi-Fi são os grandes atrativos da nova Yamaha YZ450F 2018. Mas não se deixe enganar, a motocicleta evoluiu bastante também na ciclística e, principalmente, motor, entregando uma evolução completa em relação a versão anterior.
As mudanças mecânicas vão mais além do que a leve repaginada na "roupa" faz imaginar. O chassi é novo, os pontos de montagem do motor foram reposicionados para centralizar a massa e a posição de pilotagem foi melhorada com um reservatório de combustível ligeiramente menor e assento mais estreito e baixo na extremidade traseira. As mudanças no motor foram extensas, assim como o câmbio teve engrenagens reforçadas. Para conferir a lista completa de mudanças,
acesse nosso artigo de apresentação da moto.
Yamaha YZ450F 2018
Yamaha Power Tuner App
O grande diferencial da Yamaha em relação à todas as outras motocicletas de cross é a conexão por Wi-Fi que permite ajustar os mapas de injeção e ignição com um smartphone. A novidade permite uma comodidade muito grande para acessar e modificar essas configurações, já que não é preciso uma computador portátil ou mesmo dispositivos dedicados vendidos separadamente. Basta configurar a senha e "brincar" à vontade com os parâmetros do motor. Confira no vídeo abaixo uma apresentação detalhada produzida pela Yamaha.
Vídeo:
Pelo aplicativo também é possível acessar informações da motocicleta como as horas de funcionamento do motor, dispensando, horímetros auxiliares. Outro fato interessante do aplicativo é que, enquanto o piloto anda, é possível acompanhar o uso do acelerador e rotações do motor em tempo real, isso nas partes próximas da pista, dentro do alcance do sinal Wi-Fi. A Yamaha fornece três mapas originais de fábrica, mas o piloto pode personalizar os ajustes criando infinitas combinações.
Pilotando
Teste Yamaha YZ450F 2018
Motor Surpreendente
Durante nosso teste utilizamos apenas o mapa "
Standard" original, que fica entre os mapas "suave", ideal para piso escorregadio e o
"Hard Rock", com respostas mais agressivas em piso de boa aderência. Sem mais delongas posso logo afirmar: o motor nos surpreendeu positivamente. Forte, muito forte, mas não um motor arisco. A pegada em baixa empurra com vontade, mas de forma progressiva. Mesmo com as boas respostas, essa força é transferida para o chão, a roda traseira pouco patina.
Se essa resposta em baixa nos alegrou, a coisa ficou ainda mais empolgante conforme os giros foram subindo. O empurrão continua forte nos médios giros e o motor não é nada tímido em altas rotações. Muito fácil de levantar a roda dianteira no momento que quiser.
O quanto é bom esse motor? Nós ficamos sabendo que Carlos Campano, tanto aqui no Brasil como na Espanha, dispensou escape e ponteira especiais para correr com o motor exatamente original, como sai de fábrica. O piloto espanhol correu recentemente as duas últimas etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross com o novo modelo, conquistando o título na categoria MX1.
Freios
Com um motor tão eficiente, é necessário que a moto corresponda também no momento de parar. E a YZ450F 2018 não decepciona, com freios precisos como das versões anteriores que já contavam com conjuntos similares ao atual. Na frente o disco de 270mm funciona de forma precisa e gradual, assim como os 245mm da traseira se mostram suficientes.
Câmbio
Se na pista em movimento não tivemos nada a reclamar das relações de marcha, principalmente pela ampla faixa de uso do motor, as simulações de largada ("na unha" sem utilizar o controle eletrônico de largada) foram um pouquinho difíceis de acertar. Principalmente as largadas em segunda marcha se beneficiariam com uma relação final ligeiramente mais curta. Um dente a mais na coroa deve deixar essas largadas no ponto ideal. Fora isso, os engates de marchas e a ação da embreagem foram perfeitos.
Suspensões
Na frente temos um garfo Kayaba com dupla câmara e molas "reais" em cada tubo. Nada de mola a ar. Atrás o amortecedor também KYB com todas as regulagens padrão do segmento, de compressão em alta e baixa velocidade e retorno. Em 2018 o amortecedor teve as capacidades de óleo e gás aumentadas. É um conjunto elogiado internacionalmente pelas publicações especializadas. As molas convencionais na frente são uma grande vantagem em termos de facilidade de acerto em relação às suspensões com mola a ar usadas pelas demais japonesas, que geralmente exigem um pouco de magia para cair no gosto dos pilotos mais exigentes.
Utilizamos uma medida de SAG (regulagem da mola traseira) em 100mm e todos os cliques nas posições standard, exatamente no meio da regulagem. Estes ajustes se mostraram um pouco macios demais para o gosto de nosso piloto de 82kg e 1,84m de altura. A roda dianteira perdia contato com o chão involuntariamente com muita facilidade nas saídas de curvas, assim como em alguns saltos mais rápidos a frente tinha tendência de sair mais alta que o desejável, sinal que a traseira estava "fechando" demais. Endurecemos quatro cliques nas duas regulagens de compressão e também no retorno e a situação melhorou bastante. Terminamos o teste achando que mais uns cliques fechados melhorariam ainda mais.
Independente da regulagem, a absorção de buracos, tanto grandes como pequenos, é excelente. A atuação é bastante progressiva e mesmo passando da recepção de alguns saltos em ambos os circuitos da pista Kalango Cego, em Itupeva (SP), nada de encontrar final de curso.
A anunciada mudança de chassi teve como objetivo melhorar a maneabilidade em curvas. Em retas a YZ450F 2018 manteve o padrão de estabilidade já reconhecido da Yamaha. Em trechos de baixa velocidade, a entrada em curvas melhorou em relação ao modelo anterior, mas ela ainda exige um pouco mais de decisão do piloto, do que, por exemplo, a Honda.
Conclusão
A Yamaha fez um grande trabalho na YZ450F 2018. Mesmo com a adição de todo os elementos da partida elétrica e novidade eletrônicas, a motocicleta ganhou apenas ao redor de 1kg. O peso em ordem de marcha (com tanque cheio) é exatamente o mesmo da 2017, 112kg, mas a capacidade de combustível diminuiu 1,3 litro. É uma diferença desprezível face à comodidade do botãozinho de partida, principalmente nos momento de sufoco no meio de uma corrida.
Dentro da pista foi possível sentir a evolução da ciclística com o novo quadro, mas o ponto alto da motocicleta, indiscutivelmente, é o motor. A Yamaha acertou a mão ao fazer um motor muito forte, mas aproveitável. Nos últimos anos vimos as receitas de algumas fabricantes - Honda notadamente - amansar bastante o motor, para facilitar seu uso. A Yamaha conseguiu conciliar muito bem a potência bruta com a usabilidade alcançável aos pilotos comuns.
+ Veja mais detalhes técnicos do modelo em nosso artigo de apresentação da Yamaha YZ450F 2018
Agradecimentos:
MX Box45 Racing Team e
Pista Kalango Cego.
Vídeo Andando com a Yamaha YZ450F 2018:
YZ250F 2018 à esquerda e YZ450F 2018 à direira. Reparem na diferença dos plásticos e no assento mais estreito da 450.
Mais eletrônica, menos simplicidade. 450 tem dois conectores a mais que a 250
Ficha Técnica Yamaha YZ450F 2018
Tipo |
Monocilíndrico refrigerado à água, ,DOHC (comando duplo), 4 tempos, 4 válvulas |
Cilindrada |
449cc |
Diâmetro x Curso |
97.0 mm x 60.8mm |
Taxa de compressão |
12.8 : 1 |
Partida |
Elétrica |
Lubrificação |
Bomba de óleo |
Embreagem |
Embreagem muitidisco |
Alimentação |
Injeção Eletrônica |
Ignição |
TCI |
Câmbio |
5 Marchas |
Ttransmissão final |
Corrente |
Quadro |
Alumínio com Traves Duplas superios |
Suspensão Dianteira |
Garfo telescópico invertido |
Curso roda dianteira |
310 mm |
Suspensão traseira |
Braço oscilante com links |
Curso roda traseira |
317 mm |
Cáster |
27?15' |
Trail |
121 mm |
Freio dianteiro |
Disco hidráulico, Ø 270 mm |
Freio traseiro |
Disco hidráulico, Ø 245 mm |
Pneu dianteiro |
80/100-21 51M |
Pneu traseiro |
110/90-19 62M |
Medidas |
|
Comprimento |
2,185 mm |
Largura |
825 mm |
Altura |
1,285 mm |
Altura do assento |
965 mm |
Entreeixos |
1,485 mm |
Distãncia livre do solo |
335 mm |
Peso em ordem de marcha (com lubrificantes e tanque cheio) |
112 kg |
Capacidade de combustível |
6.2 L |
Capacidade de óleo |
0.95 L |
Power Tuner App |
Permite ao piloto modofocar parâmetros de injeção e ignição usando um smartphone.
O aplicativo se comunica sem fio com a central eletrônica |