Yamaha atualiza sua família Enduro profissional. WR250F recebeu maior atenção
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Divulgação Yamaha
Yamaha WR250F 2018
A Yamaha apresentou nesta quinta-feira (21) as novidades dos modelos de enduro WR 2018. A maior parte das atualizações ocorreu na 250, mas a 450 não foi esquecida e conta com alguns refinamentos em relação a moto 2017.
Yamaha WR250F 2018
Yamaha WR250F 2018
A versão 250 recebeu modificações no motor, um novo quadro e novos ajustes de suspensões.
Seu famoso cilindro recuado com cabeçote "ao contrário", duplo comando e quatro válvulas de titânio foi redesenhado com nova câmara de combustão, dutos de admissão e escape e também duto de alimentação - encurtando a distância entre o corpo do acelerador e cabeçote. Novas árvores de comando e molas de válvulas foram projetadas para melhorar a performance em altas rotações.
+ Apresentação Yamaha WR450F e WR250F série especial EnduroGP
+ Apresentação Yamaha YZ450F 2018
Dentro do cilindro há um novo pistão "cabeça chata" e pino de pistão mais curto com acabamento DLC (Diamond Like Carbons) redutor de atrito. O virabrequim adotou um novo fator de balanceamento e é acoplado a uma nova biela de aço cromo-níquel-molibdênio. O acerto promete reduzir vibrações e uma entrega de potência mais controlável.
Pedal suprimido. Partida apenas elétrica.
Motor Yamaha WR250F 2018.
Ventoinha do radiador Yamaha WR250F 2018.
Painel Yamaha WR250F 2018.
Completando as mudanças no motor, a central eletrônica teve seus mapas revisados para prover maior força e melhores respostas, assim como novo ajuste no corte de injeção que atua como limitador de rotações. O acionamento de embreagem foi redesenhado e, para reduzir peso, foi suprimido o pedal de partida.
Na ciclística a WR recebeu o mesmo quadro da irmã de cross YZ para melhorar a dirigibilidade. A seção central do quadro é 12mm mais larga em seu ponto máximo. Suportes do motor em aço são novos e as pedaleiras foram reposicionadas.
Yamaha WR250F 2018. Comparação estética com o modelo 2017 ao fundo.
Suspensões KYB - dianteira com molas "reais" - tiveram suas especificações reajustadas para casar com as características do novo quadro. Visualmente, os plásticos continuam os mesmos, mas novos adesivos e combinações de cores deixaram a aparência mais moderna. Os aros pretos da versão 2017 deram lugar aos azuis, assim como na YZ.
Yamaha WR450F 2018
Yamaha WR450F 2018
Na 450 as novidades técnicas se restringem à nova central eletrônica e revisão dos mapas de injeção e ignição. A linha WR continua configurável através do dispositivo opcional Yamaha Power Tuner, ainda não recebeu o
sistema acessível via Wi-Fi lançado na YZ450F.
Dispositivo Yamaha Power Tuner para ajuste dos parâmetros eletrônicos do motor
Visualmente foram replicados os gráficos e aros azuis, assim como o novo acabamento da tampa de embreagem.
Ficha Técnica Yamaha YZ450F 2018
Tipo |
Refrigerado a líquido, monocilíndrico, DOHC, 4 tempos, 4 válvulas |
Deslocamento |
449cc |
Diâmetro x Curso |
97,0 mm x 60,8 mm |
Taxa de compressão |
12.5: 1 |
Potência Máxima |
- |
Torque Máximo |
- |
Partida |
Elétrica |
Lubrificação |
Cárter úmido |
Tipo de embreagem |
Multidisco em banho de óleo |
Alimentação |
Injeção Eletrônica |
Ignição |
TCI |
Câmbio |
5 marchas |
Transmissão final |
Corrente |
Quadro |
Berço duplo em alumínio |
Suspensão dianteira |
Garfo telescópico invertido |
Curso roda dianteira |
310mm |
Suspensão traseira |
Braço oscilante com links |
Curso roda traseira |
318mm |
Ângulo de cáster |
26º 20 ' |
Trail |
114mm |
Freio dianteiro |
Disco Único Hidráulico, Ø270 mm |
Freio traseiro |
Disco Único Hidráulico, Ø245 mm |
Pneu dianteiro |
90 / 90-21 54M |
Pneu traseiro |
130 / 90-18 69S + M |
Comprimento total |
2.165 mm |
Largura total |
825mm |
Altura Geral |
1,280mm |
Altura do assento |
965mm |
Distância entre eixos |
1.465mm |
Distância mínima ao solo |
325mm |
Peso em ordem de marcha (incluindo óleo e tanque de combustível completo) |
123kg |
Capacidade do tanque de combustível |
7.5L |
Capacidade de óleo |
0,95L |
Ficha Técnica Yamaha YZ250F 2018
Tipo |
Refrigerado por líquido, monocilíndrico, DOHC, 4 tempos, 4 válvulas |
Deslocamento |
250cc |
Buraco x acidente vascularcerebral |
77,0 mm x 53,6 mm |
Taxa de compressão |
13.5: 1 |
Máximo poder de cavalo |
- |
Torque máximo |
- |
Tipo de sistema inicial |
Acionador elétrico |
Sistema de lubrificação |
Cárter úmido |
Tipo de embreagem |
Disco molhado, múltiplo |
Sistema de ignição |
CDI |
Sistema de transmissão |
6 marchas |
Sistema de transmissão final |
Correinte |
Quadro |
Berço duploem alumínio |
Suspensão dianteira |
Garfo telescópico invertido |
Curso da roda dianteira |
310mm |
Suspensão traseira |
Braço oscilante com links |
Curso da roda traseira |
318mm |
Ângulo de Cáster |
26º 10 ' |
Trail |
114mm |
Freio dianteiro |
Disco único, Ø 250 mm |
Freio traseiro |
Disco único, Ø 245 mm |
Pneu dianteiro |
90 / 90-21 54M |
Pneu traseiro |
130 / 90-18 69M |
Comprimento total |
2.165 mm |
Largura total |
825mm |
Altura Geral |
1,280mm |
Altura do assento |
965mm |
Distância entre eixos |
1.466mm |
Distância mínima ao solo |
325mm |
Peso em ordem de marcha (incluindo óleo e tanque de combustível completo) |
118 kg |
Capacidade do tanque decombustível |
7.5L |
Capacidade de óleo |
1.1L |