fechar
X Fechar
X Fechar

X Fechar
foto
Salvar nos Favoritos

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

América Sports

Capacete Companhia

RM - Motocross Racing

Edgers Racing

RX Graphics

JPS Racing

Ohlins

DLua Racing

Toro Sports

Clique e saiba mais

> Reportagens > Trilhas

Trilhão do Del - iBox 28 - Santana de Parnaíba - SP
Publicado em: 06/08/2016

Evento reuniu cerca de 200 trilheiros na Região Metropolitana de São Paulo
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Luis Bueno


Trilhão do Del partiu da pista de motocross iBox28 em Santana de Parnaíba (SP)

Localizada na Região Metropolitana de São Paulo, Santana de Parnaíba é um município com a economia voltada aos vários parques industriais e ao forte turismo. Mas, para os fãs do motociclismo off road, o dado mais interessante é que, devido a sua posição geográfica cercada por montanhas, a cidade tornou-se o "paraíso das trilhas" da região, reunindo centenas de motos, bikes e quadriciclos todos os finais de semana.

Veja também a galeria de imagens do evento

Além dos muitos quilômetros de trilhas, a cidade conta com a Pista de Motocross iBox28, um local para a prática do esporte e também para encontrar os amigos para um bom bate-papo. Paulo Boca, proprietário do local e amante do off-road, organizou e liderou no último domingo de julho, dia 31, o Trilhão do Del, um evento beneficente aos familiares do amigo Del (in memoriam), um praticante do motociclismo que infelizmente teve a vida interrompida em um trágico acidente de trânsito.


Domingo ensolarado, sem calor excessivo, assim foi o dia do evento, com condições ideais para curtir a natureza e muita emoção sobre duas rodas. Com o convite do Boca, topei encarar alguns trechos da trilha e deslocamentos a bordo de uma moto e pude estar junto aos pilotos curtindo todos os detalhes, além de registrar algumas passagens, conversar com os participantes e ainda dar boas risadas com os episódios relatados. Claro, também pude me divertir e rir um bocado das "enroscadas" e tombos que levei, pois em toda trilha tem que ter um "róia" e desta vez fui eu!


Em todo trilhão organizado pela iBox28 dois trajetos são determinados, o "Mole" e o "Duro". Como o nome já diz, o trajeto Mole, que em alguns trechos não é tanto assim, é mais leve, com trilhas mais sossegadas e trechos de deslocamento. Já o Duro é para quem gosta de mais desafios e emoções, com trechos íngremes, cavas e valas em subidas, muitas quase que intransponíveis, mas sempre superadas, mesmo que seja com a ajuda dos companheiros. E essa sem sombra de dúvidas é a melhor parte, pois a solidariedade e o companheirismo fazem parte da aventura.


A saída do evento aconteceu no CT da iBox28 com a presença de aproximadamente 200 pilotos que antes de seguir para o destino puderam se deliciar com um ótimo café da manhã servido pela equipe de organização. Antes de acelerar o papo rolou solto com os amigos, novas amizades foram feitas, além dos últimos ajustes nas máquinas e toda a expectativa na hora da preparação e de colocar os equipamentos. Uma pequena pausa para fotos e selfies, em clima de festa e diversão, foi o último compromisso antes de todos seguiram para as trilhas.


O início era o mesmo para todos, mas conforme se adentrava na trilha os participantes encontravam as divisões entre o percursos Mole e Duro. Neste momento era só fazer a escolha e acelerar. Após algum tempo, as trilhas voltavam a se unir fazendo com que sempre os participantes se encontrassem em pontos estratégicos, alguns apenas para uma pausa e outros onde era possível fazer pequenos reparos nas máquinas, se necessário. Dois pontos de apoio foram determinados para uma pausa mais longa, onde havia alimentação, hidratação e muita descontração. No primeiro ponto, além dos comes e bebes, a organização colocou um furgão com ferramentas para reparos mais complexos, como pneus furados e outros percalços que não tinham como ser resolvidos dentro da trilha. A conhecida "Parada do Pastel" foi o outro ponto, um local muito agradável e familiar onde foi possível descansar degustando delicias salgadas e doces, feitas de forma artesanal.


Após as paradas, todos foram para a trilha novamente. Alguns não estavam nem na metade do trajeto, mas quem se importava com isso? Boca seguiu como meu guia por todo o percurso. Quando eu já nem sabia mais por onde estava, encontrava outros participantes seguindo por alguma outra trilha. O próprio Boca ainda se surpreende com tantos caminhos. "Faço trilha aqui nesta região desde os anos 2000 e a cada vez que passo por aqui sempre encontro algum lugar diferente para se acrescentar no trajeto. É um lugar fantástico e para quem gosta de fazer trilha esse é perfeito", revelou.


Ao retornarem ao ponto de início o cansaço e o desgaste era notado entre os trilheiros, mas a alegria superava qualquer coisa. A equipe iBox28 preparou um delicioso almoço para os participantes, muito elogiado por todos. Claro, o clima de descontração e muita conversa sobre como foi a trilha, os locais por onde passaram, facilidades e dificuldades encontradas e planos para os próximos trilhões era o assunto em todas as rodas de amigos.


No final do dia foram sorteados alguns brindes da Red Dragon, entregues pessoalmente pelo próprio Eduardo Tsai, diretor da empresa e um dos grandes incentivadores do segmento na região que fez questão de estar presente em mais essa reunião de amigos organizada pela equipe iBox28.


"Esse trilhão não seria possível se não fosse o apoio e a ajuda das equipes que compartilharam, divulgaram e participaram, entre elas a Papagaios Off-Road, Turma do Caboré, Nóis da Placa, As Capangas, Tatu na Trilha entre tantas outras e pilotos que se fizeram presentes neste domingo para participar e colaborar porque sem eles nada disso seria possível", disse Paulo Boca após o retorno ao CT iBox28.


O Trilhão do Del foi organizado pela equipe da Pista de Motocross iBox28 e contou com o total apoio da Prefeitura de Santana de Paranaíba bem como a todas as secretarias envolvidas no evento e que não medem esforços para manter a cidade entre os principais locais para a prática de esportes off-road na região metropolitana de São Paulo. Os organizadores fizeram um agradecimento especial a todos os integrantes da Guarda Municipal que deram apoio e segurança aos pilotos para que tudo ocorresse com tranquilidade e dentro do programado.


Para quem participou e gostou do Trilhão do Del, ou mesmo quem não pôde comparecer, a equipe iBox28 já programa uma surpresa: o 2º Trilhão do Del, no mês de setembro. Fique atento ao calendário do MotoX para não perder a divulgação da data e mais detalhes do evento. Não fique de fora desta trilha que promete ser ainda melhor que a anterior!

Veja também a galeria de imagens do evento

Vídeo:



Mais fotos:















Vídeos MotoX Connect



Acompanhe o MotoX no Facebook

Curso MotoX
Brasil Racing
JPS Racing

© 2000 - 2017 MotoX MX1 Internet