KTM apresentou a renovada linha Enduro 2017 em Les Comes, Espanha
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação / KTM
Modelos 2017 têm 90% de componentes novos
A KTM apresentou nesta segunda-feira a sua completamente renovada linha Enduro 2017. Os novos modelos nasceram na prancheta com foco em melhorias na dirigibilidade, redução de peso e concentração de massa. A linha inclui as novas dois tempos 125 XC-W e 150 XC-W (que substituem as antigas 125 e 200 EXC) destinadas para uso exclusivo em circuitos fechados, ou seja, não homologadas segundo as leis de emissões europeias.
Completando os modelos 2 tempos temos a 250 EXC e 300 EXC, estes sim homologadas sem restrições para as trilhas. Entre as 4 tempos são quatro modelos: 250 EXC-F, 350 EXC-F, 450 EXC-F e 500 EXC-F. Os dois de maior cilindrada ganharam um "-F" ao final da denominação, para maior definição no mercado em relação ao tipo do motor.
KTM 125 XC-W
As motocicletas dois tempos representam 50% da produção off-road e a KTM deu especial atenção. O motor foi completamente redesenhado com novas carcaças, virabrequim posicionado mais alto e novo mecanismo de acionamento da embreagem. O carburador passou de Keihin para Mikuni TMX. O novo conjunto reduziu o peso em significativos 2kg.
Ao substituir o modelo 200 pelo 150cc a KTM enxuga também seus processos industriais, já que ambos os motores usam exatamente a mesma base. Da mesma forma os pilotos que quiserem converter a 125 em 150 (ou o contrário) podem fazê-lo simplesmente substituindo cilindro, cabeçote e o conjunto pistão/anel.
Opcionalmente os pequenos motores podem ser dotados de partida elétrica.
KTM 300 EXC
Os motores 250 e 300cc também foram completamente redesenhados. Carcaças, cilindro e válvula de escape foram aprimorados. O virabrequim ganhou um contrapeso que reduziu em 50% as vibrações no guidão. Assim como os motores menores, o eixo do virabrequim foi posicionado mais acima (27mm) para concentração de massa. Carburadores passam de Keihin para Mikuni TMX 38mm. Ambos os modelos contam com partida elétrica.
KTM 350 EXC-F
Entre os modelos quatro tempos as mudanças no motor foram extensas, mas podemos resumir em três principais pontos: compactação, centralização de massa e redução de peso. Novos virabrequins e biela mais curta ajudaram a reduzir o volume externo dos motores.
O motor 250cc ficou 1,5 kg mais leve, o 350cc 1,9 kg e os de 450 e 500cc reduziram o peso em 500 g.
Tubos da nova suspensão dianteira WP Xplor 48
Novidades Gerais
Garfos WP XPLOR 48
Os modelos de enduro recebem um novo conjunto de suspensões. A suspensão dianteira é servida pelos garfos WP XPLOR de generosos 48mm de diâmetro com funções separadas. Ambos os tubos tem molas e sistema hidráulico, mas um lado é responsável pela compressão e o outro pelo retorno. As regulagens ficam no topo com 30 cliques de ajuste para cada função.
Outra interessante característica destes tubos é a possibilidade (opcional) de ajuste das molas em três posições pré-definidas. Os novos tubos são 200gr mais leves que os usados nos modelos 2016.
O amortecedor traseiro PDS também foi redesenhado conforme a nova geometria do quadro e braço oscilante que continuam sem links. O reservatório de gás cresceu, enquanto o pistão ficou ligeiramente menor.
Embreagem DDS
Assim com as Husqvarna, as KTM (exceto a 125 e 150) serão equipadas com a nova embreagem DDS, que substituem as tradicionais molas helicoidais por um diafragma metálico. A campana foi redesenhada para maior tração e durabilidade. O acionamento hidráulico usa componentes Brembo.
Six Days
Além dos modelos "normais" a KTM continua disponibilizando a versão "de luxo" Six Days, tanto nas linhas de dois, como quatro tempos, equipada com acessórios e gráficos distintos.
KTM 300 EXC
KTM 350 EXC-F
KTM 450 EXC-F