Marca divulga fotos e detalhes de seus modelos 2017 de motocross
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: H. Mitterbauer
A marca irmã da KTM já divulgou as imagens e novidades de sua linha de cross. As motocicletas da linha 2017 de motocross da Husqvarna ficaram mais leves, ganharam uma nova suspensão dianteira, pneus, plásticos, gráficos e suporte de guidão. A 250cc 2 tempos é completamente nova, enquanto a linha 4 tempos agora conta com um seletor do mapa de ignição e controle de tração.
Husqvarna FC450
Husqvarna FC450
Husqvarna FC450
*Clique nas fotos para ampliar
Novo garfo WP AER 48
Uma mudança comum a todos os modelos (exceto a 85 que já teve detalhes divulgados, porém sem fotos) é o novo garfo dianteiro com suspensão WP AER 48 e função distintas em cada lado. Um faz o trabalho hidráulico e o outro cumpre a função de mola. Mola que, por sinal, foi substituída pelo cada vez mais popular sistema a ar.
Segundo a fábrica o ajuste é simples através de uma única válvula. Uma bomba de ar é fornecida junto com a motocicleta. Do outro lado as regulagens hidráulicas são feitas com ajustes de compressão e retorno com 30 cliques (posições) cada. O curso na roda subiu de 300mm para 310mm.
*Novo* - Vídeo publicado em 19/05
O conjunto de suspensão foi o principal responsável pela redução do peso das motos 2017, contribuindo com uma perda de 1,66 kg. As motocicletas 4 tempos perderam mais 114g nos suportes superiores do motor, que passam a ser de alumínio.
Husqvarna FC 350
Controle de Tração
Os modelos 4 tempos passam a contar com o controle de tração, um recurso completamente novo na linha 2017. O controle funciona analisando a posição do acelerador e a taxa de elevação das rotações do motor. Se a rotação subir muito rapidamente a central eletrônica registra a perda de tração e reduz a potência à roda traseira.
O controle de tração pode ser desligado pelo comando TC no guidão ao lado do seletor do mapa de ignição.
Husqvarna FC250
Husqvarna FC250
Husqvarna FC250
Mais novidades
Entre as demais novidades, além do visual novo, estão a mesa superior fabricada no processo CNC, suporte de guidão, pedal de freio mais longo (10mm) e material diferente nas pastilhas de freio traseiras.
Os pneus escolhidos foram do modelo Dunlop MX3S Motocross. A FC 250 ganhou um pneu traseiro mais largo, passou de 100 para 110/90-19.
Husqvarna TC250
TC 250
A novíssima TC 250 2 Tempos foi completamente redesenhada. Ganhou um novo motor com alterações no cilindro, pistão e carcaça. O virabrequim foi posicionado 19mm acima com o intuito de centralizar a massa rotativa. O motor também recebeu um novo eixo contrarotativo que reduz as vibrações, novo Carburador Mikuni TMX 38mm e nova caixa de câmbio de 5 marchas, com mecanismo de mudanças redesenhado. A alavanca de trocas também é nova. O escape recebe soldas robóticas para maior precisão de construção.
A embreagem tem um novo sistema chamado DDS (Damped Diaphragm Steel) onde um diafragma de aço faz o papel das tradicionais molas helicoidais. Segunda a fábrica, o sistema torna o acionamento mais leve e aumenta a durabilidade. Combinado com o sistema hidráulico Magura, promete facilidade de uso e baixa manutenção.
Husqvarna TC125
Husqvarna TC125
Husqvarna TC125
TC 125
Com 40 hp e apenas 17,2 kg o motor dá o tom da diversão na TC 125. Para alimentar o pequeno feroz a Husqvarna substituiu o carburador Keihin, pelo Mikuni TMX 30mm, mesma medida da irmã maior de 250cc!
Caixa do filtro de ar 4T
Guidão com os comandos de mapas e controle de tração
O filtro de ar é acessado sem a necessidade de ferramentas.
Novo garfo WP AER 48
Carburador Mikuni 2T
Amortecedor WP DCC
Motor 450
Motor 350
Motor 125
Motor 250 2T
Fichas técnicas
ENGINE |
|
|
|
Motor |
Monocilíndrico, 4 tempos |
Monocilíndrico, 4 tempos |
Monocilíndrico, 4 tempos |
Cilindrada |
249.9 cc |
349.7 cc |
449.9 ccm |
Diâmetro/Curso |
78/52.3 mm |
88/57.5 mm |
95/63.4 mm |
Taxa de Compressão |
14.4:1 |
14.0:1 |
12.75:1 |
Partida/Bateria |
Elétrica / Lithium Ion 12V 2.2Ah |
Elétrica / Lithium Ion 12V 2.2Ah |
Elétrica / Lithium Ion 12V 2.2Ah |
Câmbio |
5 Marchas |
5 Marchas |
5 Marchas |
Alimentação |
Keihin EFI, corpo 44 mm |
Keihin EFI, corpo 44 mm |
Keihin EFI, corpo 44 mm |
Comando |
4 V / DOHC |
4 V / DOHC |
4 V / SOHC with rocker levers |
Lubrificação |
Forçada com bomba dupla |
Forçada com bomba dupla |
Forçada com bomba dupla |
Relação de Marchas |
13:32 16:32 17:28 19:26 21:25 - |
14:28 16:26 18:24 21:24 22:21 - |
16:32 18:30 20:28 22:26 24:24 - |
Relação Primária |
24:73 |
24:73 |
31:76 |
Relação Final |
14:51 |
14:50 |
13:48 |
Refrigeração |
Líquida |
Líquida |
Líquida |
Embreagem |
Multidisco banhada em óleo, Magura |
Multidisco banhada em óleo, Magura |
Multidisco banhada em óleo, Magura |
Ignição |
Keihin EMS |
Keihin EMS |
Keihin EMS |
|
|
|
|
CHASSIS |
|
|
|
Quadro |
Berço Duplo Aço 25CrMo4 |
Berço Duplo Aço 25CrMo4 |
Berço Duplo Aço 25CrMo4 |
Subquadro |
Fibra de Carmono reforçado com poliamida |
Fibra de Carmono reforçado com poliamida |
Fibra de Carmono reforçado com poliamida |
Guidão |
ProTaper, Alumínio Ø 28/22 mm |
ProTaper, Alumínio Ø 28/22 mm |
ProTaper, Alumínio Ø 28/22 mm |
Suspensão Dianteira |
WP USD, AER 48 |
WP USD, AER 48 |
WP USD, AER 48 |
Suspensão Traseira |
WP Monoamortecido com links |
WP Monoamortecido com links |
WP Monoamortecido com links |
Curso D/T |
310/300 mm |
310/300 mm |
310/300 mm |
Freios D/T |
Disco Ø 260/220 mm |
Disco Ø 260/220 mm |
Disco Ø 260/220 mm |
Aros D/T |
1.60 x 21"; 2.15 x 19" DID |
1.60 x 21"; 2.15 x 19" DID |
1.60 x 21"; 2.15 x 19" DID |
Pneus D/T |
80/100-21"; 110/90-19" |
80/100-21"; 110/90-19" |
80/100-21"; 120/90-19" |
Corrente |
5/8 x 1/4" |
5/8 x 1/4" |
5/8 x 1/4" |
Ponteira Escape |
Alumínio |
Alumínio |
Alumínio |
Caster |
63.9° |
63.9° |
63.9° |
Trail |
22 mm |
22 mm |
22 mm |
Entreeixos |
1,485 ± 10 mm |
1,485 ± 10 mm |
1,485 ± 10 mm |
Distância livre do solo |
370 mm |
370 mm |
370 mm |
Altura Assento |
960 mm |
960 mm |
960 mm |
Reservatório Combustível |
7 l |
7 l |
7 l |
Peso (sem combust.) |
98.8 kg |
100.4 kg |
101.2 kg |
|
|
|
ENGINE |
|
|
Motor |
Monocilíndrico, 2 tempos |
Monocilíndrico, 2 tempos |
Cilindrada |
124.8 cc |
249 cc |
Diâmetro/Curso |
54/54.5 mm |
66.4/72 mm |
Taxa de Compressão |
- |
- |
Partida/Bateria |
Pedal |
Pedal |
Câmbio |
6 Marchas |
5 Marchas |
Alimentação |
Mikuni TMX 38 |
Mikuni TMX 38 |
Comando |
Válvula de Escape |
Válvula de Escape TVC |
Lubrificação |
Premix1:40 |
Premix 1:60 |
Relação de Marchas |
14:32 15:30 17:28 20:28 19:23 22:24 |
14:28 16:26 18:24 21:24 22:21 - |
Relação Primária |
23:73 |
26:73 |
Relação Final |
13:50 |
14:50 |
Refrigeração |
Líquida |
Líquida |
Embreagem |
Multidisco banhada em óleo, Magura |
Multidisco banhada em óleo, Magura |
Ignição |
Kokusan |
Kokusan |
|
|
|
CHASSIS |
|
|
Quadro |
Berço Duplo Aço 25CrMo4 |
Berço Duplo Aço 25CrMo4 |
Subquadro |
Fibra de Carmono reforçado com poliamida |
Fibra de Carmono reforçado com poliamida |
Guidão |
ProTaper, Alumínio Ø 28/22 mm |
ProTaper, Alumínio Ø 28/22 mm |
Suspensão Dianteira |
WP USD, AER 48 |
WP USD, AER 48 |
Suspensão Traseira |
WP Monoamortecido com links |
WP Monoamortecido com links |
Curso D/T |
310/300 mm |
310/300 mm |
Freios D/T |
Disco Ø 260/220 mm |
Disco Ø 260/220 mm |
Aros D/T |
1.60 x 21"; 2.15 x 19" DID |
1.60 x 21"; 2.15 x 19" DID |
Pneus D/T |
80/100-21"; 100/90-19" |
80/100-21"; 110/90-19" |
Corrente |
5/8 x 1/4" |
5/8 x 1/4" |
Ponteira Escape |
Alumínio |
Alumínio |
Caster |
63.9° |
63,9° |
Trail |
22 mm |
22 mm |
Entreeixos |
1,485 ± 10 mm |
1,485 ± 10 mm |
Distância livre do solo |
375 mm |
375 mm |
Altura Assento |
960 mm |
960 mm |
Reservatório Combustível |
7 l |
7 l |
Peso (sem combust.) |
87.4 kg |
95.8 kg |