Tinha um Stewart no caminho. Dungey ultrapassa Musquin na última volta
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Garth Milan / Simon Cudby
Martin Dávalos sai na frente no início da 250 Leste
Circuito de Atlanta
Mudança de ares no AMA Supercross com a primeira prova da série na Região Leste. Novos estádios, sabores diferentes de terra e novos nomes e faces entre os competidores da 250. Atlanta também apresentou uma pista bem interessante, apesar dos tempos de volta um tanto baixos, pouco acima dos 45 segundos para os mais rápidos. Com longas sequências de obstáculos o circuito possibilitava uma boa variedade de linhas e opções de encaixe.
Corridas - Quase Marvin Musquin!
Ryan Dungey
A perseguição pela liderança durou quase a corrida toda e se intensificou nas voltas finais
Foi por pouco que o francês Marvin Musquin não conquistou sua primeira vitória na classe principal. Conquistou a liderança na segunda reta e liderou por 19 das 20 voltas. O francês ditou o ritmo desde o início e o líder da pontuação Ryan Dungey não teve vida fácil para acompanhá-lo.
Após a metade da prova foi interessante assistir aos dois pilotos da KTM bem próximos e com estilo e traçados tão diferentes. Como companheiros de equipe, óbvio que Dungey, cujo o objetivo principal é o campeonato, não tentaria uma ultrapassagem das mais arriscadas, mas ele estava ali, pressionando Musquin para aproveitar qualquer vacilada do francês.
Aqui vale um parêntesis sobre a hora certa para subir à categoria principal e uma pequena comparação. Musquin conquistou dois títulos mundiais na MX2
antes de Ken Roczen e mudou-se para os Estados Unidos também um ano antes. Algumas contusões atrasaram seu avanço e as conquistas de seus objetivos na classe 250cc antes de mudar para a 450cc. O fato é que Roczen está em sua terceira temporada com as motos grandes enquanto Musquin é um estreante na categoria. A experiência tem seu peso. Há duas semanas Roczen venceu Dungey no mano a mano sem se intimidar. Musquin confessou que nas últimas voltas de Atlanta só conseguia imaginar a hora que Dungey "ia colocar por dentro".
A ultrapassagem
Marvin Musquin
Somado ao nervosismo de Musquin tivemos um penetra na disputa da liderança. James Stewart, que não está muito acostumado ao papel de retardatário, não se preocupou em abrir caminho aos líderes. Teve a oportunidade em duas curvas, mas continuou em seu traçado. Musquin se desesperou, não encaixou um triplo e se perdeu na sequência. No processo escapou duas vezes de ser atingido por Dungey. O francês se safou da queda, mas a chance de vitória tinha evaporado.
Teria Marvin Musquin se segurado na liderança por mais meia volta sem a influência do retardatário? Impossível saber. Talvez sim, talvez não. O que ficou claro naquele momento de stress, no qual o piloto tem que tomar decisões em milésimos, é que Musquin foi para o tudo ou nada e Dungey soube aproveitar a porta aberta a sua frente. A sorte dos campeões esteve ao lado de ambos ao evitar um acidente que poderia ter sido muito sério.
Os outros
Chad Reed
O veteraníssimo Chad Reed voltou a mostrar que tem muito gás para queimar. Foi o terceiro colocado praticamente desde o início e marcou tempos de volta similares aos líderes, perdendo apenas 7 segundos durante as 20 voltas. David Millsaps venceu a batalha pelo quarto posto com Justin Brayton.
Uma largada péssima acabou com as chances de Ken Roczen na final. O alemão chegou em sexto e viu Dungey abrir mais 10 pontos na tabela. É difícil virar um campeonato contra um adversário que há mais de um ano só termina as corridas no pódio!
Ken Roczen
Para trás de Roczen tivemos quase o equivalente sobre duas rodas a uma briga de rua. Todo mundo se estapeando (e caindo) por posições intermediárias. Jason Anderson foi sétimo e Justin Bogle o oitavo. Christophe Pourcel, que não bate, mas também não apanha, finalizou em nono. Em 10º e 11º tivemos Cole Seely e Eli Tomac, também protagonistas de incidentes na final.
Pódio 450
250 Leste
Martin Dávalos
Shane McElrath fez uma primeira curva perfeita para conquistar o
holeshot na final. O problema foi que não se alinhou muito bem na sequência seguinte e teve um belo encontro com um bloco de espuma que o mandou ao chão. Eu não sou muito fã desses blocos que de vez em quando salvam os pilotos e muitas vezes são a causa de suas quedas, mas isso é assunto para outra hora.
Largada 250 Leste
Quem herdou a liderança foi Martin Dávalos. O equatoriano - que já jogou muitas corridas boas fora - foi perfeito neste sábado e conquistou sua terceira vitória no AMA Supercross. Quem manteve Dávalos sob pressão foi Malcolm Stewart, que durante metade da bateria esteve entre dois e três segundos do líder até se encontrar com McElrath, caído novamente pela pista.
Malcolm não chegou a perder posições já que o restante do pelotão estava bem para trás, mas a diferença que saltou para 10 segundos permitiu a Dávalos administrar a ponta com tranquilidade, apesar de um "quase encontro" com um retardatário na última volta.
Aaron Plessinger fez um bom trabalho na final para completar a corrida na terceira posição, após a primeira volta em nono. Destaque para as recuperações do favorito Jeremy Martin que largou fora dos 10 primeiros e terminou em quarto e Justin Hill que foi de penúltimo para a quinta posição.
Pódio 250 Leste
A próxima etapa é na sempre interessante pista de Daytona, único evento da série não organizado pela Feld Entertainment.
Vídeos
Resultados
1 |
1 |
Ryan Dungey |
Ktm 450 Sx-f FE |
20 Laps |
45,943 |
Ktm/Red Bull/Motorex/Akrapovic/Wp/Dunlop |
2 |
25 |
Marvin Musquin |
Ktm 450 Sx-f FE |
+04,110 |
45,783 |
Ktm/Red Bull/Motorex/Akrapovic/Wp/Dunlop |
3 |
22 |
Chad Reed |
Yam Yz450f |
+07,630 |
46,042 |
Monster Energy, 360 Fly, Chaparral, Yam Factory R |
4 |
18 |
David Millsaps |
Ktm 450 Sx-f FE |
+15,264 |
46,193 |
Bto Sports/Ktm/Wps |
5 |
10 |
Justin Brayton |
Ktm 450 Sx-f FE |
+19,374 |
46,731 |
Bto Sports/Ktm/Wps |
6 |
94 |
Ken Roczen |
Suz Rm-z450 |
+22,853 |
46,843 |
Soaring Eagle, Jimmy John's, Suz Factory Racing |
7 |
21 |
Jason Anderson |
Hus Fc450 |
+25,801 |
46,843 |
Rockstar Energy/Husqvarna Factory Racin |
8 |
19 |
Justin Bogle |
Hon Crf 450 |
+28,090 |
46,629 |
Geico Hon |
9 |
377 |
Christophe Pourcel |
Hus Fc450 |
+29,756 |
46,939 |
Rockstar Energy/Husqvarna Factory Racin |
10 |
14 |
Cole Seely |
Hon Crf 450 |
+37,216 |
46,500 |
Hon Hrc |
11 |
3 |
Eli Tomac |
Kaw Kx 450f |
+41,182 |
46,544 |
Monster Energy Kawasaki |
12 |
28 |
Weston Peick |
Yam Yz450f |
+45,009 |
47,703 |
Autotrader/Monster/Yam Team |
13 |
800 |
Mike Alessi |
Hon Crf 450 |
+50,689 |
47,589 |
Smartop Motoconcepts Racing |
14 |
7 |
James Stewart |
Suz Rm-z450 |
19 Laps |
48,357 |
Yoshimura Suz/Red Bull/Seven/Oakley/Go Pro/Bell H |
15 |
55 |
Vince Friese |
Hon Crf 450 |
+01,020 |
48,535 |
Motoconcepts |
16 |
41 |
Trey Canard |
Hon Crf 450 |
+03,429 |
47,154 |
Hon Hrc/Fly Racing/Dc Shoes/Scott/Alpinestars/Lea |
17 |
12 |
Jacob Weimer |
Suz Rm-z450 |
+03,906 |
47,869 |
Soaring Eagle/ Jimmy Johns/ Suz Factory Racing |
18 |
45 |
Kyle Cunningham |
Suz Rm-z450 |
+19,822 |
48,444 |
Motorcycle Superstore Suz |
19 |
47 |
Thomas Hahn |
Yam Yz450f |
+32,715 |
49,007 |
Cycletrader Rock River Yam Gpi |
20 |
79 |
Nicholas Schmidt |
Suz Rm-z450 |
+50,167 |
49,447 |
Tpj Fly Racing Suz/Team3br Dsc Construction |
21 |
86 |
Aj Catanzaro |
Kaw Kx 450f |
18 Laps |
49,812 |
Pilgrim Powersports |
22 |
99 |
Heath Harrison |
Kaw Kx 450f |
7 Laps |
51,786 |
Got Gear Motorsports, Murphy Clearing And Grading, Fa |
1 |
49 |
Martin Davalos |
Hus Fc250 |
15 Laps |
47,027 |
Rockstar Energy/Husqvarna Factory |
2 |
50 |
Malcolm Stewart |
Hon Crf 250 |
+01,375 |
47,526 |
Geico Hon |
3 |
23 |
Aaron Plessinger |
Yam Yz250f |
+07,877 |
47,821 |
Yam/Yamalube/Gytr/Rockstar/Fmf/Mickey |
4 |
6 |
Jeremy Martin |
Yam Yz250f |
+14,609 |
48,270 |
Yamalube/Gytr/Yam/Rockstar/Fmf/Mickey |
5 |
36 |
Justin Hill |
Ktm 250sx-f FEi |
+14,863 |
47,874 |
Troy Lee Designs Red Bull Ktm |
6 |
31 |
Rj Hampshire |
Hon Crf 250 |
+25,129 |
49,029 |
Geico Hon |
7 |
159 |
Darryn Durham |
Yam Yz250f |
+31,522 |
49,679 |
The Viewing / Fasthouse / Pacific Coast Customs |
8 |
53 |
Tyler Bowers |
Kaw Kx 250f |
+32,749 |
48,884 |
Monster Energy Pro Circuit Kawasaki |
9 |
128 |
Alexander Frye |
Ktm 250sx-f FEi |
+40,305 |
50,447 |
Troy Lee Designs Red Bull Ktm |
10 |
84 |
Jimmy Albertson |
Suz Rm-z250 |
+48,919 |
50,757 |
Motorcycle Superstore Suz |
11 |
32 |
Matthew Bisceglia |
Suz Rm-z250 |
+53,566 |
50,890 |
|
12 |
64 |
Dakota Alix |
Ktm 250 Sx-f |
14 Laps |
51,152 |
Mtf |
13 |
167 |
Benny Bloss |
Yam Yz250f |
+02,454 |
51,214 |
Truck Central,llc, Yam, Roost Mx, Fly, 100% |
14 |
61 |
Gannon Audette |
Kaw Kx 250f |
+03,294 |
51,150 |
Kissimmee Motorsports Legends And Heroes Bel- |
15 |
89 |
Marshal Weltin |
Yam Yz250f |
+08,606 |
50,753 |
Justinbarcia.com/Caro Motosports/Jgr/Alpinestar |
16 |
62 |
Justin Starling |
Kaw Kx 250f |
+10,943 |
51,187 |
Traders Racing Kawasaki /Tic Tabs / Ea |
17 |
48 |
Anthony Rodriguez |
Kaw Kx 250f |
+15,277 |
52,049 |
Traders Racing Kawasaki /Tic Tabs / Ea |
18 |
175 |
Paul Coates |
Kaw Kx 250f |
+20,472 |
52,294 |
Forestry Transport, Monster Energy Pfeil Kawa |
19 |
66 |
Arnaud Tonus |
Kaw Kx 250f |
+21,217 |
49,781 |
Monster Energy Pro Circuit Kawasaki |
20 |
63 |
Jesse Wentland |
Hon Crf 250 |
+36,064 |
49,856 |
Rsr Starr Cycle Hon |
21 |
46 |
Luke Renzland |
Yam Yz250f |
11 Laps |
49,867 |
-- None Listed -- |
22 |
30 |
Shane Mcelrath |
Ktm 250sx-f FEi |
7 Laps |
50,154 |
Troy Lee Designs Red Bull Ktm |
Classificação Geral
1 |
1 |
Ryan Dungey |
191 |
2 |
94 |
Ken Roczen |
158 |
3 |
21 |
Jason Anderson |
145 |
4 |
14 |
Cole Seely |
134 |
5 |
22 |
Chad Reed |
132 |
6 |
3 |
Eli Tomac |
129 |
7 |
25 |
Marvin Musquin |
114 |
8 |
18 |
David Millsaps |
103 |
9 |
10 |
Justin Brayton |
98 |
10 |
12 |
Jacob Weimer |
77 |
11 |
377 |
Christophe Pourcel |
64 |
12 |
41 |
Trey Canard |
62 |
13 |
54 |
William Hahn |
56 |
14 |
28 |
Weston Peick |
49 |
15 |
800 |
Mike Alessi |
48 |
16 |
55 |
Vince Friese |
32 |
17 |
19 |
Justin Bogle |
31 |
18 |
15 |
Dean Wilson |
18 |
19 |
47 |
Thomas Hahn |
18 |
20 |
20 |
Broc Tickle |
17 |
21 |
34 |
Phillip Nicoletti |
17 |
22 |
51 |
Justin Barcia |
16 |
23 |
29 |
Andrew Short |
15 |
24 |
79 |
Nicholas Schmidt |
14 |
25 |
778 |
Lawson Bopping |
13 |
26 |
7 |
James Stewart |
9 |
27 |
4 |
Blake Baggett |
6 |
28 |
45 |
Kyle Cunningham |
3 |
29 |
151 |
Dakota Tedder |
2 |
30 |
11 |
Kyle Chisholm |
2 |
31 |
761 |
Cade Clason |
2 |
32 |
801 |
Jeff Alessi |
2 |
33 |
314 |
Alex Ray |
2 |
34 |
447 |
Deven Raper |
1 |
35 |
722 |
Adam Enticknap |
1 |
36 |
86 |
Aj Catanzaro |
1 |
37 |
99 |
Heath Harrison |
1 |
38 |
240 |
Bryce Stewart |
1 |
|
1 |
49 |
Martin Davalos |
25 |
2 |
50 |
Malcolm Stewart |
22 |
3 |
23 |
Aaron Plessinger |
20 |
4 |
6 |
Jeremy Martin |
18 |
5 |
36 |
Justin Hill |
16 |
6 |
31 |
Rj Hampshire |
15 |
7 |
159 |
Darryn Durham |
14 |
8 |
53 |
Tyler Bowers |
13 |
9 |
128 |
Alexander Frye |
12 |
10 |
84 |
Jimmy Albertson |
11 |
11 |
32 |
Matthew Bisceglia |
10 |
12 |
64 |
Dakota Alix |
9 |
13 |
167 |
Benny Bloss |
8 |
14 |
61 |
Gannon Audette |
7 |
15 |
89 |
Marshal Weltin |
6 |
16 |
62 |
Justin Starling |
5 |
17 |
48 |
Anthony Rodriguez |
4 |
18 |
175 |
Paul Coates |
3 |
19 |
66 |
Arnaud Tonus |
2 |
20 |
63 |
Jesse Wentland |
1 |
21 |
46 |
Luke Renzland |
1 |
22 |
30 |
Shane Mcelrath |
1 |
|