X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Notícias > Últimas Notícias

Percurso do Dakar 2016 se concentra em solo argentino
Publicado em: 21/09/2015
Clique e saiba mais

Desistência do Peru fez com que organização tivesse que planejar um novo roteiro
Redação MotoX.com.br - Foto: Marcelo Maragni/Red Bull


Rally Dakar 2016 terá grande parte do percurso na Argentina
Marcelo Maragni/Red Bull

Um Dakar quase 100% argentino está programado para o próximo ano. Com a saída do Peru da prova, o roteiro teve que ser alterado e, salvo por uma breve passagem pela Bolívia, a disputa será feita na maior parte em solo 'celeste e branco'. A largada será na capital Buenos Aires e, depois de 13 dias, os competidores cruzarão a linha de chegada em Rosário.

O Peru confirmou na última quinta-feira a saída da programação de 2016 por conta do fenômeno climático El Niño. Depois de uma largada promocional no dia 2 de janeiro, os pilotos partem efetivamente no dia 3 e finalizam a competição no dia 16.

Veja a classificação final, fotos e vídeos do Rally Dakar 2015

A saída do terceiro país parece ter criado problemas à organização, que teve que recorrer às outras duas nações que já haviam confirmado receber a prova. "Graças à disponibilidade imediata e o enorme compromisso da Argentina e das autoridades bolivianas, assim como sua colaboração, conseguimos encontrar soluções técnicas adequadas para enfrentar o novo desafio que recebemos no final de agosto. Obrigado pela lealdade dos dois países. Nós ofereceremos aos concorrentes uma edição de qualidade em 2016", destaca Etienne Lavigne, diretor da competição.

Ao menos a programação e a distância que será percorrida nas especiais não sofreram alterações. Porém, a preparação dos competidores precisará mudar um pouco, já que o terreno não terá tantas dunas e existirão trechos bastante técnicos.

Um dos grandes nomes do Dakar e agora diretor desportivo da competição, Marc Coma explica que uma das principais mudanças será feita a partir do quarto dia, quando os pilotos montarão acampamento em Uyuni. "Antes de chegarem, os pilotos enfrentarão uma 'maratona' inédita. Em Jujuy instalaremos um parque totalmente fechado. Enquanto os veículos de apoio seguirão na longa estrada para Uyuni, para atravessar a Bolívia, os competidores enfrentarão três dias de corrida em altitude elevada", contou o espanhol.

O dia de descanso está programado para 10 de janeiro, quando os competidores estiverem em Salta, província no norte da Argentina. A parte final da disputa reserva grandes emoções para os pilotos, segundo Coma, pois passa pelo trecho da Cordilheira dos Andes, com especiais na areia. "As etapas vão exigir muita resistência e responsabilidade, porque as motos e quadriciclos terão de enfrentar uma segunda 'etapa maratona' durante a segunda semana. É muito provável que veremos mudanças contínuas no topo do ranking durante estas especiais", acrescentou.

Programação do Dakar 2016

31/12 e 01/01: Verificações administrativas e técnicas
02/01: Largada promocional em Buenos Aires
03/01: Buenos Aires (ARG) - Villa Carlos Paz (ARG)
04/01: Villa Carlos Paz (ARG) - Termas de Río Hondo (ARG)
05/01: Termas do Rio Hondo (ARG) - Jujuy (ARG)
06/01: Jujuy (ARG) - Jujuy (ARG)
07/01: Jujuy (ARG) - Uyuni (BOL)
08/01: Uyuni (BOL) - Uyuni (BOL)
09/01: Uyuni (BOL) - Salta (ARG)
10/01: Dia de descanso em Salta (ARG)
11/01: Salta (ARG) - Belén (ARG)
12/01: Belén (ARG) - Belén (ARG)
13/01: Belén (ARG) - La Rioja (ARG)
14/01: La Rioja (ARG) - San Juan (ARG)
15/01: San Juan (ARG - Villa Carlos Paz (ARG)
16/01: Villa Carlos Paz (ARG) - Rosario (ARG)








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet