Conheça os detalhes da nova Honda CRF100L Africa Twin
Redação MotoX.com.br: Carolina Arruda / Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação Honda
Com previsão de início das vendas até o final de 2015, a novidade revive sucesso do legendário modelo original da década de 80
Honda CRF1000L Africa Twin
No final de julho, a Honda revelou mais detalhes da CRF1000L Africa Twin. A nova motocicleta revive os lendários modelos da década de 80, XRV650 e XRV750 Africa Twin - período em que a marca conquistou quatro títulos consecutivos no Rally Dakar. A versão moderna trocou a disposição dos cilindros em V para a configuração mais comum em linha e ganhou em cilindrada e nos avanços tecnológicos de quase três décadas que separam uma versão da outra.
A lendária XRV750 Africa Twin
Mantendo a promessa de que a novidade estará a venda na Europa ainda no final deste ano, a marca reforça a natureza off-road da CRF1000L com o quadro e demais componentes de baixo peso - totalizando 222kg no modelo completo, ao mesmo tempo que confirma o espírito estradeiro: segundo a fábrica, a moto tem manuseio fácil para o dia-a-dia e posição de pilotagem confortável para horas e mais horas de estrada. A marca destaca que mesmo com o peso reduzido, o chassis da moto é resistente e flexível.

Tecnicamente falando, a Honda usou as CRF 250R e 450R como referência para deixar o modelo mais competitivo. A nova Africa Twin tem o mesmo sistema de quatro válvulas Unicam, com design compacto, a árvore de comando - feita com os mesmos materiais nobres usado na CBR1000RR Fireblade - aciona as válvulas de admissão e braços oscilantes para as válvulas de escape. Cada câmara de combustão conta com velas de ignição duplas. Outra inspiração vinda dos modelos de motocross foi o mecanismo que comanda as trocas do câmbio de seis marchas de dupla embreagem DCT.
De acordo com a fábrica japonesa, outro ponto de destaque da CRF1000L é a estabilidade. Com algumas soluções - como a bateria alocada próxima ao do cabeçote, por exemplo - o desenho final da moto tem um centro de gravidade baixo, tornando o equilíbrio mais firme. Para completar, o tanque de 18,8L oferece autonomia de até 400km.
A fábrica pouco detalhou as informações sobre as suspensões. Sabemos que se tratam de conjuntos Showa com garfo invertido na frente e mola hidráulica ajustável atrás, que permite inclusive baixar a altura do assento. Mas nem mesmo a ficha técnica informa o curso disponível em cada eixo.
O pacote eletrônico opcional da moto inclui o HSTC ("Sistema Honda de Torque Selecionável", em tradução livre), com três opções de controle de torque e ainda oferece a possibilidade de desativar o ABS da roda traseira.
A CRF1000L Africa Twin estará disponível em quatro opções de cores: CRF Rally, Tricolour, prata e preto. A estimativa é que a versão básica chegue ao mercado europeu com o valor a partir de 12.100 Euros mais impostos locais, aproximadamente 46 mil reais (sem impostos).
A Honda ainda finaliza que, mesmo sendo tecnicamente diferente da Africa Twin original, a nova CRF1000L herda o espírito off-road que tornou a XRV750 tão célebre: alta performance, conforto e agilidade.
O câmbio automatizado de dupla embreagem
Honda DCT
A África Twin 2016 poderá ser comprada com o câmbio tradicional de seis marchas ou o opcional automatizado de dupla embreagem, denominado DCT pela Honda. A carcaça do câmbio é comum para as duas configurações, mantendo inalterada a largura da motocicleta.
Entre os modos de operação temos a posição manual, com trocas disparadas por botões no punho esquerdo do guidão e duas opções automáticas. O modo
D busca o melhor equilíbrio entre economia de combustível e conforto de rodagem. O modo S conta com três variações:
S1,
S2 e
S3 que proporcionam três níveis de esportividade na condução.
Para melhor desempenho no fora de estrada a engenharia da marca criou o comutador "
G" ao lado direito do painel de instrumentos para ativar uma espécie de controle de tração em qualquer que seja o modo de operação do câmbio. Com o
G acionado o deslizamento da embreagem é reduzido durante as trocas de marchas.
Outro recurso do câmbio vem através do sensor de inclinação, que otimiza o uso das marchas de acordo com a direção do terreno.
Honda CRF1000L Africa Twin
Motor |
Quatro tempos refrigerado à água, 8 válvulas, bi-cilíndrico em linha |
Cilindrada |
998cm3 |
Potência Máxima |
95cv /7,500rpm |
Torque Máximo |
7,13kgmf/6,000rpm |
Diâmetro x Curso |
92.0 & 75.1mm |
Embreagem |
Multidisco em banho de óleo |
Transmissão Final |
Corrente com O-ring |
Câmbio |
6 Marchas / Automático DCT com modos o e off-road |
Controle de Torque Honda (HSTC) |
Em três nívels com opção para desativar (*Apenas modelos com ABS + DCT) |
Quadro |
Berço semi-duplo em aço |
Raio de curvaTurning Radius |
2.5m |
Peso secot |
208kg (STD), 212 kg (ABS), 222kg (DCT) |
Peso em ordem de marcha (meio tanque) |
228kg (STD), 232 kg (ABS), 242kg (DCT) |
Reservatório de combustível |
18.8 litros |
Dimensões CxLxA |
2,335 x 875 x 1,475mm (STD), 2,335 x 930 x 1,475mm (ABS/DCT) |
Entreeixos |
1,575mm |
Altura do Assento (Posição STD / Baixa) |
870/850mm |
Distância livre do solo |
250mm |
Sistema ABS |
ABS* 2-Canais com ABS traseiro desligável (* ABS & DCTmodels apenas) |
Freio dianteiro |
Duplo Disco Flutuante 310mm c/ pinça de 4 pistões |
Freio traseiro |
Disco 256mm com pinça de duplo pistão. Freio de estacionamento no modelo com DCT |
Rodas |
Raiadas com aro em alumínio |
Aro dianteiro |
21M/C x MT2.15 |
Aro traseiro |
18M/C x MT4.00 |
Pneu dianteiro |
90/90-R21 com câmara |
Pneu traseiro |
150/70-R18 com câmara |
O protótipo do Rally Paris Dakar que inspirou a criação da primeira Africa Twin de produção