Com segunda vitória, Ken Roczen amplia vantagem no campeonato
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Simon Cudby e Garth Milan
Largada 450
O AMA Supercross 2015 passou pela terceira de 17 etapas e, aos poucos, o ritmo que dará o tom da temporada vai se ajustando. A segunda corrida em Anaheim foi marcada por uma nova vitória tranquila de Ken Roczen, pela ultrapassagem na última volta de Cooper Webb pela liderança na 250 Oeste, muitas quedas e pela rara e polêmica bandeira preta. Confira os destaques da prova.
Ken Roczen comemora mais uma vitória
Ryan Dungey
Ken Roczen: o alemão toma a dianteira e assume o favoritismo com competência no campeonato, fechando em 1º, 2º e 1º em três etapas das 450 até aqui. Um excelente começo de temporada! O estilo de Roczen, muito à vontade na RCH Suzuki, também contribui para reforçar seu favoritismo. Além disso o garoto é bastante leal nas disputas com os adversários e se sai muito bem em frente às câmeras. É atualmente o piloto que qualquer chefe gostaria de ter em sua equipe. Enquanto Tomac não resolver suas dificuldades com as largadas, o oceano continuará azul a frente de Ken Roczen.
Ryan Dungey: o "Sr. Consistência" continua com seu programa "devagar e sempre". Claro que "devagar" é uma palavra completamente inapropriada para a velocidade real de Dungey, mas é a impressão que fica, que ele sempre poderia arriscar um pouquinho mais. É assim que as coisas funcionam para ele, onde o importante é chegar à reta final do campeonato bem posicionado na briga pelos pontos. Então, quem sabe, chega a hora de arriscar um pouquinho mais, quando o risco valer a pena.
Eli Tomac: largou em sétimo e perdeu um tempo precioso para avançar ao primeiro pelotão no início da corrida, mesmo com as quedas de Andrew Short e Jason Anderson. O piloto da Geico Honda marcou a volta mais rápida da corrida, mas não teve chances de avistar Roczen, nem incomodar Dungey.
Justin Barcia: fez sua melhor corrida do ano, mesmo sem uma boa largada (o que aconteceu também nas outras duas finais), chegando na quarta posição a 20 segundos do líder e 12 do terceiro colocado Tomac. Acho que tem potencial para beliscar vários pódios durante o ano, mas sem a consistência necessária para brigar todo final de semana com os ponteiros.
Broc Tickle: quinto colocado, o companheiro de equipe de Roczen teve também sua melhor corrida até aqui na temporada. Alcançou a quinta posição na sexta volta ao ultrapassar David Millsaps, que liderou no início e despencou até a nona posição. Tickle garantiu o posto quando Blake Baggett caiu nas costelas e a disputa entre os dois se encerrou.
Cole Seely
Cole Seely: depois de duas etapas fora dos dez primeiros alcançou um resultado melhor com a sexta posição. Chegou a ocupar o posto antes ser tocado por Justin Barcia e cair para décimo, mas manteve o ritmo forte e também foi beneficiado pelo incidente entre Canard e Reed (saiba mais abaixo) para chegar em sexto.
Jason Anderson: começou a corrida muito bem com boas chances de chegar ao segundo pódio na temporada, mas não conseguiu desviar de Andrew Short que caiu bem a sua frente e depois de despencar para a 14ª posição, ainda salvou um sétimo lugar que o mantém em terceiro nos pontos.
Quedas, quedas e mais quedas
Como é tradição, as pistas vão ficando mais difíceis com o passar das etapas. Mas uma pista difícil não precisa ser sinônimo de perigosa. Os encaixes bicudos e recepções quadradas mandaram vários pilotos para o chão, incluindo Andrew Short na 450 e Jessy Nelson que liderava a corrida da 250 com certa vantagem. Até mesmo o nosso
Jean Ramos ficou no prejuízo com uma fratura no braço ao saltar curto num triplo, mesmo sem ter caído da moto.
Outro causador de quedas são os blocos de espuma, "proteção" que não simpatizo muito. As vezes cumprem sua função ao evitar que uma moto saia voando para fora da pista, ou ao menos diminuem o alcance do acidente. Mas muitas vezes os próprios blocos causam acidentes, como nos casos de Nelson e do próprio Canard ao ser empurrado por Reed. Piores são os casos quando um piloto toca o bloco com a pedaleira em alta velocidade ou quando aterrissam de um grande salto em cima de um desse blocos.
Bandeira preta
Trey Canard
O principal fator polêmico da etapa não poderia ser outro: o enrosco entre Trey Canard e Chad Reed e o posterior troco dado pelo australiano que resultou em sua sumária desclassificação do evento.
Bom, Canard cometeu um tremendo erro de julgamento ao acreditar cegamente que Reed manteria a mesma linha da volta anterior. Ei, os pilotos mudam seus traçados ao longo da corrida, regra básica que os novatos aprendem no início de suas carreiras. Seja para defender posição, fugir de buracos que se formam ou mesmo procurar linhas mais rápidas. Entretanto, não houve maldade premeditada de Canard, foi um incidente de corrida. Causado por erro de julgamento, mas um incidente de corrida.
Já o troco de Reed foi de uma ingenuidade improvável para um piloto tão experiente. Exatamente quando os 49 mil pares de olhos do estádio estavam focados nos dois pilotos e ainda completamente fora de uma disputa por posição. Na minha opinião Reed não tinha a intenção de derrubar Canard, apenas obrigar o piloto a dar uma freada e deixar seu "recado". O problema é que Canard estava completamente desprevenido, com a mão do freio ajustando os óculos e acabou atropelando um "derrubador" bloco de espuma.
A bandeira preta foi o recado da AMA que não aceita esse tipo de retaliação na pista. Mas apenas onde não há disputa por posições, caso contrário é praticamente um vale tudo como já vimos em algumas ocasiões nessa temporada. Antes desta, a mais recente bandeira preta no campeonato ocorreu em 2009 quando Kyle Chrisholm, tomando volta, bloqueou o próprio Chad Reed para ajudar seu então companheiro de equipe James Stewart.
250 Oeste
Largada 250 - Jessy Nelson (28) manteve a ponta até cometer um erro
Na prova da região Oeste Jessy Nelson tinha tudo para conquistar a segunda vitória quando errou o encaixe de um salto e foi ao chão. Ainda salvou uma sexta posição, mas perdeu a liderança do campeonato para o vencedor Cooper Webb.
Cooper Webb é o novo líder do campeonato
Por sinal foi uma vitória espetacular. Acho que podemos classificar assim qualquer vitória depois de se largar fora dos dez primeiros. Webb cruzou a primeira volta apenas em 12º e conquistou o primeiro posto na última das 15 voltas com uma agressiva ultrapassagem sobre Tyler Bowers. Uma vitória assim deixa um recado bem direto para a concorrência.
Justin Hill
No próximo sábado o campeonato prossegue em Oakland, Califórnia.
Vídeos
Resultados
1 |
94 |
Ken Roczen |
Suz RM-Z450 |
20 Laps |
1:02.359 |
RCH Soaring Eagle/JimmyJohns/Suz Factory Racing |
2 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM 450 SX-F |
+05.221 |
1:02.310 |
KTM/REDBULL/MOTOREX/WP/AKRAPOVIC/DUNLOP |
3 |
3 |
Eli Tomac |
Hon CRF 450 |
+08.281 |
1:01.987 |
GEICO Hon |
4 |
51 |
Justin Barcia |
Yam YZ450F |
+20.599 |
1:02.934 |
Autotrader/Toyota/Yam |
5 |
20 |
Broc Tickle |
Suz RM-Z450 |
+26.998 |
1:03.350 |
RCH Soaring Eagle Jimmy JohnsSuz Factory Racing |
6 |
14 |
Cole Seely |
Hon CRF 450 |
+31.486 |
1:03.106 |
Team Hon HRC |
7 |
21 |
Jason Anderson |
Hus FC450 |
+43.552 |
1:03.144 |
Rockstar Energy Hus FactoryRacing |
8 |
15 |
Dean Wilson |
KTM 450 SX-F |
+45.480 |
1:04.580 |
KTM/REDBULL/MOTOREX/WP/AKRAPOVIC/DUNLOP |
9 |
18 |
David Millsaps |
Kaw KX 450F |
+49.007 |
1:04.360 |
Monster Energy Kaw |
10 |
4 |
Blake Baggett |
Suz RM-Z450 |
+51.316 |
1:03.000 |
Yoshimura Suz FactoryRacing/Motorex/Dunlop/Renthal/Sho |
11 |
41 |
Trey Canard |
Hon CRF 450 |
+51.776 |
1:02.656 |
Team Hon HRC |
12 |
24 |
Brett Metcalfe |
Suz RM-Z450 |
+1:02.967 |
1:04.232 |
|
13 |
11 |
Kyle Chisholm |
KTM 450 SX-F |
19 Laps |
1:05.548 |
|
14 |
27 |
Nicholas Wey |
Kaw KX 450F |
+11.150 |
1:06.283 |
Mafia MotoCrew/PasionMX |
15 |
42 |
Ben Lamay |
Yam YZ450F |
+16.883 |
1:06.534 |
CycleTrader.com | Rock River YAMAHA| Larry Beardsley, CPA |
16 |
53 |
Jimmy Albertson |
Yam YZ450F |
+23.890 |
1:06.103 |
arma energy motorsport.com yamaha |
17 |
12 |
Jacob Weimer |
Kaw KX 450F |
+33.223 |
1:04.687 |
Team Tedder |
18 |
92 |
Cade Clason |
Hon CRF 450 |
18 Laps |
1:07.778 |
Gurrnaid Energy/ AG motorsports,Rocket Exhaust, JT Racing, |
19 |
800 |
Mike Alessi |
Suz RM-Z450 |
15 Laps |
1:04.068 |
Smartop MotoConcepts Racing |
20 |
33 |
Joshua Grant |
Kaw KX 450F |
10 Laps |
1:04.302 |
Discount Tire Racing/TwoTwoMotorsports |
21 |
29 |
Andrew Short |
KTM 450 SX-F Factory Edit |
DNF |
|
BTO Sports - KTM - WPS |
22 |
22 |
Chad Reed |
Kaw KX 450F |
9 Laps |
|
Discount Tire |
1 |
17 |
Cooper Webb |
Yam YZ250F |
15 Laps |
1:03.099 |
Yamalube/Star Racing/Yam |
2 |
911 |
Tyler Bowers |
Kaw KX 250F |
+06.065 |
1:03.797 |
Monster Energy/Pro Circuit/Kaw |
3 |
32 |
Justin Hill |
KTM 250 SX-F |
+07.122 |
1:04.450 |
KTM/REDBULL/MOTOREX/WP/AKRAPOVIC/DUNWOP/FOX |
4 |
16 |
Zach Osborne |
Hus FC250 |
+09.928 |
1:04.613 |
Rockstar Energy Hus FactoryRacing |
5 |
34 |
Malcolm Stewart |
Hon CRF 250 |
+17.594 |
1:04.958 |
GEICO Hon |
6 |
28 |
Jessy Nelson |
KTM 250 SX-F |
+18.092 |
1:03.460 |
Troy Lee Designs/ Lucas Oil/ RedBull/ KTM |
7 |
100 |
Joshua Hansen |
Kaw KX 250F |
+18.943 |
1:05.096 |
Kaw/Motosports.com/Fox/Supertech/DonnieHWnsenMX A |
8 |
31 |
Alex Martin |
Yam YZ250F |
+29.079 |
1:05.387 |
CycleTrader.com | Rock River YAMAHA| RoostMXW |
9 |
130 |
Thomas Hahn |
Hon CRF 250 |
+35.145 |
1:05.598 |
Motosport.com/DPI/Hon |
10 |
40 |
Shane Mcelrath |
KTM 250 SX-F |
+38.216 |
1:05.346 |
Troy Lee Designs/ Lucas Oil/ RedBull/ KTM |
11 |
57 |
Jackson Richardson |
Hon CRF 250 |
+40.724 |
1:05.601 |
XPR Motorsports/Renegade/Galfer/6Dhelmets/RacW tech titani |
12 |
86 |
Zackery Freeberg |
Yam YZ250F |
+45.634 |
1:06.447 |
-- none listed -- |
13 |
157 |
Aaron Plessinger |
Yam YZ250F |
+53.244 |
1:05.950 |
Yamalube/Star Racing/Yam |
14 |
981 |
Austin Politelli |
Yam YZ250F |
+56.718 |
1:06.921 |
51FIFTY ENERGY DRINK |
15 |
85 |
Landen Powell |
KTM 250 SX-F |
+1:00.937 |
1:06.826 |
LSI, Miller Motorsports Park, TuffCountry,Proven,SWortsmen for |
16 |
61 |
Michael Leib |
Hon CRF 250 |
+1:07.621 |
1:07.011 |
Rocket Performance/OnTrack/Excelsure/RXR |
17 |
71 |
Cole Martinez |
Yam YZ250 |
14 Laps |
1:06.741 |
SLAYTON RACING |
18 |
65 |
Scott Champion |
Yam YZ250 |
+02.542 |
1:06.499 |
SLAYTON RACING |
19 |
44 |
Zachary Bell |
Hus FC250 |
+17.623 |
1:06.970 |
Rockstar Energy Hus FactoryRacing |
20 |
275 |
Johnny Jelderda |
Hon CRF 250 |
+38.246 |
1:09.575 |
|
21 |
217 |
Ryan Breece |
Yam YZ250F |
+1:13.464 |
1:08.749 |
|
22 |
66 |
Chris Alldredge |
Kaw KX 250F |
7 Laps |
1:04.171 |
Monster Energy/Pro Circuit/Kaw |
1 |
94 |
Ken Roczen |
72 |
2 |
5 |
Ryan Dungey |
60 |
3 |
21 |
Jason Anderson |
51 |
4 |
3 |
Eli Tomac |
46 |
5 |
41 |
Trey Canard |
43 |
6 |
51 |
Justin Barcia |
43 |
7 |
20 |
Broc Tickle |
38 |
8 |
23 |
Weston Peick |
32 |
9 |
29 |
Andrew Short |
31 |
10 |
18 |
David Millsaps |
30 |
11 |
14 |
Cole Seely |
29 |
12 |
4 |
Blake Baggett |
28 |
13 |
12 |
Jacob Weimer |
26 |
14 |
15 |
Dean Wilson |
23 |
15 |
22 |
Chad Reed |
22 |
16 |
24 |
Brett Metcalfe |
18 |
17 |
800 |
Mike Alessi |
17 |
18 |
10 |
Justin Brayton |
14 |
19 |
11 |
Kyle Chisholm |
8 |
20 |
27 |
Nicholas Wey |
7 |
21 |
42 |
Ben Lamay |
6 |
22 |
53 |
Jimmy Albertson |
6 |
23 |
33 |
Joshua Grant |
6 |
24 |
75 |
Joshua Hill |
5 |
25 |
92 |
Cade Clason |
3 |
26 |
199 |
Kyle Partridge |
2 |
27 |
211 |
Tevin Tapia |
1 |
28 |
64 |
Aj Catanzaro |
1 |
|
1 |
17 |
Cooper Webb |
64 |
2 |
28 |
Jessy Nelson |
60 |
3 |
911 |
Tyler Bowers |
60 |
4 |
16 |
Zach Osborne |
54 |
5 |
32 |
Justin Hill |
53 |
6 |
157 |
Aaron Plessinger |
40 |
7 |
34 |
Malcolm Stewart |
39 |
8 |
40 |
Shane Mcelrath |
39 |
9 |
100 |
Joshua Hansen |
34 |
10 |
130 |
Thomas Hahn |
30 |
11 |
31 |
Alex Martin |
27 |
12 |
61 |
Michael Leib |
25 |
13 |
44 |
Zachary Bell |
24 |
14 |
38 |
Matthew Bisceglia |
18 |
15 |
65 |
Scott Champion |
17 |
16 |
86 |
Zackery Freeberg |
15 |
17 |
57 |
Jackson Richardson |
13 |
18 |
71 |
Cole Martinez |
12 |
19 |
981 |
Austin Politelli |
12 |
20 |
85 |
Landen Powell |
8 |
21 |
66 |
Chris Alldredge |
7 |
22 |
148 |
Trevor Reis |
6 |
23 |
341 |
Nico Izzi |
6 |
24 |
217 |
Ryan Breece |
4 |
25 |
275 |
Johnny Jelderda |
1 |
26 |
97 |
Darryn Durham |
1 |
|