Competição estreia novo formato com etapa única de quatro baterias
Redação MotoX.com.br - Fotos: Randés Nunes
Rafael Fonseca conquista o oitavo título nacional na SM1 e Chiquinho Velasco fatura troféu na SM2

Rafael Fonseca mantém o número 1 no campeonato nacional da SM1 |
A etapa única do Campeonato Brasileiro de Supermoto 2014 foi disputada debaixo de chuva neste fim neste fim de semana no Kartódromo de Anápolis (GO). Cada categoria disputou quatro baterias, uma verdadeira prova de resistência, até a definição dos campeões nacionais em quatro categorias. Apenas os três melhores resultados foram levados em conta na totalização dos pontos, o pior foi descartado.
"Fizemos três anos consecutivos o Campeonato com até seis etapas, mas percebemos que poucos pilotos participavam de toda a temporada. Então decidimos fazer nesse formato, como são realizados alguns campeonatos, como por exemplo o Kart, e deu certo. Para a temporada 2015 ainda vamos analisar qual será o formato", justificou o vice-presidente da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Roberto Boettcher.

Disputa entre Chiquinho Velasco (71) e Carlos Maia (57) foi a grande atração da SM2 |
Na categoria SM1, Rafael Fonseca manteve a escrita das últimas temporadas conquistando mais um título nacional, mesmo com a forte concorrência do tcheco Petr Vorlicek, campeão europeu da modalidade. Foi uma batalha extremamente equilibrada já que ambos obtiveram o mesmo número de pontos, com duas vitórias para cada durante o fim de semana. O brasileiro contou com o melhor desempenho na última bateria para levantar o troféu. "Agora sou oito vezes campeão Brasileiro de Supermoto. Só tenho a agradecer minha equipe, aos meus amigos e minha família. Estou muito feliz", resumiu Fonseca. Laszlo Piquet subiu ao pódio na terceira posição, posto que também ocupou nas baterias.
Na SM2 a emoção foi garantida pelos duelos entre Chiquinho Velasco e Carlos Maia. O ponto alto foi a segunda bateria, vencida por Velasco após uma disputa metro a metro com o goiano até a bandeirada. Conhecido pela carreira cheia de conquistas importantes no motocross, Maia deu trabalho, mas não conseguiu superar a maior quilometragem do paulista no asfalto e acabou com o vice-campeonato. Thyrson Rodriguez venceu a disputa pelo terceiro lugar.

Velasco comemorando o título nacional da SM2 |
O campeão inicialmente iria correr na categoria principal, mas devido a um imprevisto acabou mudando para a SM2 na última hora. "Tive problemas com minha CRF 450cc e para não perder a viagem larguei com uma 250cc emprestada. Consegui imprimir um bom ritmo, e usei minha experiência na modalidade para levar esse título para São Paulo", explicou Velasco. "A prova foi bem organizada, o público compareceu apesar da chuva nos dois dias de corrida", completou o campeão.
Quinze pilotos disputaram a SM3, categoria para motos nacionais, no grid mais concorrido do campeonato. Wagner Alex Pavaneli superou Kleber Arantes em todas as baterias, faturando o título de forma invicta. Leonardo Dias fechou a disputa na terceira colocação. Para completar, Simão Lawant Neto, literalmente sem adversários, foi o campeão da SM4.

Pódio da categoria SM2 com Thyrson Rodriguez, Chiquinho Velasco e Carlos Maia |
Classificação final do Brasileiro de Supermoto 2014:
1 |
1 |
Rafael Fonseca Dos Santos |
72 |
2 |
202 |
Petr Vorlicek |
72 |
3 |
273 |
Laszlo Piquet |
60 |
4 |
017 |
Matheus Machado Cabral |
54 |
5 |
232 |
Wagner Alex Pavaneli |
18 |
1 |
75 |
Francisco Luiz Velasco R. Filho |
75 |
2 |
57 |
Carlos Pereira Maia Filho |
69 |
3 |
13 |
Thyrson Caetano Carballo Rodriguez |
60 |
4 |
17 |
Matheus Machado Cabral |
56 |
5 |
82 |
Diogo Rodrigues Rates |
20 |
1 |
232 |
Wagner Alex Pavaneli |
75 |
2 |
3 |
Kleber Luis Rodrigues Arantes Silva |
66 |
3 |
17 |
Leonardo Cunha Vilela Dias |
62 |
4 |
42 |
Kadu Chiarini |
56 |
5 |
199 |
Indiana Munoz |
47 |
6 |
29 |
Octavio Santos Pinto |
44 |
7 |
14 |
Wendell Vaz De Lima |
43 |
8 |
927 |
Rafael Pereira Dos Santos |
43 |
9 |
26 |
Roberto Gazquez Ramalho |
43 |
10 |
33 |
Evandro Loiola De Amorim |
33 |
11 |
99 |
Vilmondes Souza De Souza Silva |
30 |
12 |
200 |
Ricardo Moreira |
28 |
13 |
69 |
Joao Feliciano Carneiro |
26 |
14 |
22 |
Rafael De Santos Moura |
23 |
15 |
757 |
Joao Pedro Araujo Carneiro |
18 |
1 |
03 |
Simao Lawant Neto |
75 |