Carmichael vence, mas fica ainda mais longe do campeonatoTexto: Lucídio Arruda / fotos: Suzuki /
www.amamotocross.com
Mais de 70 mil pessoas acompanharam as provas |
Todos sabemos que o mundo dá voltas e mais voltas. Mas parece que o mundo do supercross dá mais voltas ainda, ou pelo menos gira mais rápido.
Ricky Carmichael |
Há duas semanas quem poderia imaginar que Ricky Carmichael estaria longe da briga ao título? Mesmo vencendo mais uma etapa!
Após um final de semana terrível em St. Louis, onde Carmichael abandonou na primeira volta o Team Suzuki recebeu na sexta-feira (24 de Fevereiro) o comunicado da AMA notificando a penalização de 25 pontos por competir com combustível irregular em San Diego.
Das oito amostras coletadas após a prova, os cinco primeiros mais 3 escolhas aleatórias, a gasolina de Carmichael apresentou nível de chumbo superior ao permitido. Mesmo a quantidade do metal sendo insignificante em matéria de performance e muito longe da "verdadeira" gasolina com chumbo, foi aplicada a severa penalização.
O episódio fez todos lembrarem de fatos identicos ocorridos com a Yamaha em 2004 (penalizando Chad Reed, David Vuillemin e um piloto privado) e em 2005 com a Kawasaki (descontando 25 pontos de Bubba Stewart e Michael Byrne).
Em 2004 a AMA precipitadamente se apressou em penalizar severamente os infratores alegando que a quantidade de chumbo era três vezes maior que a permitida. Mais tarde descobriu-se que o teor de chumbo ainda assim era desprezível e incapaz de fornecer qualquer ganho em performance, além disso estaria 17 vezes menor que a real gasolina com chumbo.
Para não admitir o erro e voltar atrás a AMA continuou penalizando em 25 pontos todos os infratores, mas desta vez colocou em risco a integridade do campeonato.
Pódio Lites Leste |
Suzuki tenta apelar
A primeira reação da Suzuki foi convocar uma coletiva de imprensa e reafirmar os princípios da empresa. Roger DeCoster disse que a Suzuki testou o combústível conforme os requisitos da própria AMA. Além de comprar galões novos de alumínio para armazenar a gasolina. (Em 2004 a Yamaha supôs que a contaminação veio de galões antigos que já haviam armazenado gasolina com chumbo). Afirmou também que não é Carmichael quem abastece a moto e que o piloto não tem controle sobre a situação.
Mesmo com seu pedido de apelação negado em primeira instância a Suzuki deve tentar reverter a situação nos tribunais.
Carmichael
O piloto não deixou de demonstrar sua irritação e descontentamento com a situação. Chegou a sugerir que deveria à partir de agora se preparar para a abertura do Motocross e deixar de correr riscos desnecessários.
A prova
Chad Reed largou em primeiro, Carmichael em quarto e James Stewart pulou cruzado no primeiro salto derrubando mais três pilotos, além de sí próprio.
Após tomar mais de 2 segundos de Reed nos treinos Carmichael encontrou seu ritmo na corrida até diminuir a distância e ultrapassar Reed na 10ª volta.
O australiano acompanhou o piloto da Suzuki quase até o final, mas não foi capaz de tentar a ultrapassagem. Final: Carmichael, Reed, Stewart em terceiro, depois de uma longa prova de recuperação, Ivan Tedesco e Ernesto Fonseca.
Campeonato
Situação estranha para Carmichael. Mesmo vencendo na pista viu sua desvantagem em relação a Reed aumentar de 9 para 34 pontos. Não é à toa que o baixinho ficou furioso.
Outro fato estranho é que a penalização vale apenas para o AMA Supercross e não para o FIM Supercross onde Carmichael assumiu a liderança. O FIM Supercross é formado pelas provas do AMA, menos Daytona, mais as duas etapas iniciais no Canadá.
Lites LesteDavid Millsaps aparece como favorito na região. Após vencer a primeira etapa tinha tudo para vencer a segunda até sofrer uma queda onde perdeu várias posições.
Josh Grant aproveitou a chance e faturou a vitória. Millsaps recuperou-se até o segundo posto e lidera a pontuação. o terceiro na prova foi Martin Davalos seguido de Branden Jesseman que mantém a vice-liderança na pontuação.
Resultados
1 |
Ricky Carmichael |
Suz RM-Z450 |
20 |
--- |
2 |
Chad Reed |
Yam YZ450F |
20 |
2.953 |
3 |
James M Stewart |
Kaw KX450F |
20 |
35.361 |
4 |
Ivan Tedesco |
Suz RM-Z450 |
20 |
36.855 |
5 |
Ernesto Fonseca |
Hon CRF450R |
20 |
49.36 |
6 |
Michael Byrne |
Kaw KX450F |
20 |
53.861 |
7 |
Nicholas A Wey |
Hon CRF450R |
20 |
54.481 |
8 |
Mike Larocco |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
9 |
Ryan D Clark |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
10 |
Travis A Preston |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
11 |
Tyler Evans |
Suz RM-Z450 |
19 |
--- |
12 |
Michael L Brown |
Suz RM250 |
19 |
--- |
13 |
Jeff Gibson |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
14 |
Clark Stiles |
Yam YZ450F |
19 |
--- |
15 |
Timmy M Ferry |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
16 |
Kyle Lewis |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
17 |
Keith R Johnson |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
18 |
Jeff Dement |
Suz RM-Z450 |
19 |
--- |
19 |
Brock Sellards |
Hon CRF450R |
17 |
--- |
20 |
David Vuillemin |
Hon CRF450R |
0-DNF |
--- |
1 |
Joshua M Grant |
Hon CRF250R |
15 |
--- |
2 |
David D Millsaps |
Hon CRF250R |
15 |
12.691 |
3 |
Martin Davalos |
Yam YZ250F |
15 |
14.598 |
4 |
Branden L Jesseman |
Yam YZ250F |
15 |
18.281 |
5 |
Matthew C Goerke |
Yam YZ250F |
15 |
24.886 |
6 |
Michael R Blose |
Hon CRF250R |
15 |
29.437 |
7 |
Teddy J Maier |
Kaw KX250F |
15 |
31.393 |
8 |
Robert S Kiniry |
Hon CRF250R |
15 |
34.666 |
9 |
Christopher Gosselaar |
Kaw KX250F |
15 |
40.043 |
10 |
Sean D Hamblin |
Suz RM-Z250 |
15 |
41.076 |
11 |
Joshua Summey |
Hon CRF250R |
15 |
44.174 |
12 |
Donnie Mcgourty |
Kaw KX250F |
15 |
47.019 |
13 |
Kyle P Chisholm |
Kaw KX250F |
15 |
50.329 |
14 |
Bryan K Johnson |
Yam YZ250F |
15 |
64.967 |
15 |
Joshua P Woods |
Suz RM-Z250 |
14 |
--- |
16 |
Joshua Hansen |
KTM SXF250 |
14 |
--- |
17 |
Tucker J Hibbert |
Yam YZ250F |
14 |
--- |
18 |
Jay Marmont |
KTM SXF250 |
11 |
--- |
19 |
Steve Boniface |
Hon CRF250R |
2 |
--- |
20 |
Thomas K Hahn |
Hon CRF250R |
0-DNF |
--- |
21 |
Kevin W Johnson |
Yam YZ250F |
0-DNS |
--- |
22 |
Chad E Ward |
Hon CRF250R |
0-DNS |
--- |
Classificação Geral
1 |
Chad Reed |
171 |
2 |
James Stewart |
152 |
3 |
Ricky Carmichael |
140 |
4 |
Ivan Tedesco |
126 |
5 |
Michael Byrne |
118 |
6 |
Nick Wey |
117 |
7 |
Ernesto Fonseca |
110 |
8 |
Mike Larocco |
108 |
9 |
Travis Preston |
90 |
10 |
Jeremey McGrath |
67 | |
1 |
Davey Millsaps |
47 |
2 |
Brandon Jessemen |
38 |
3 |
Crhis Gosselaar |
34 |
4 |
Martin Davalos |
30 |
5 |
Tessy Maier |
27 |
6 |
Josh Grant |
25 |
7 |
Sean Hamblin |
25 |
8 |
Bobby Kiniry |
25 |
9 |
Josh Hansen |
23 |
10 |
Michael Blose |
20 | |