Motocicleta ganhou botão de seleção de modo do motor como a 450
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - fotos: Divulgação Honda
Para conferir as mudanças na Honda CRF450R 2015 clique aqui.
Assim com a sua irmã maior de 450cc, a Honda CRF250R vem com uma série de aperfeiçoamentos em seu modelo 2015. Quadro e motor permanecem os mesmos de 2014, mas a motocicleta ganhou uma nova suspensão dianteira, ponteiras de escapamento, discos de freio maiores e o EMSB (Engine Mode Selct Button) com três programas pré-definidos.
Suspensões

Regulagem no lado esquerdo da mola a ar |

Amortecedor traseiro recebeu nova mola |
A principal novidade da 250cc é o conjunto de garfo dianteiro. Ao contrário da 450cc que usa KYB, a engenharia da Honda optou pela Showa com garfo SFF Air (Separate Front Function) de funções distintas, com um lado responsável pela resposta hidráulica de compressão e retorno e o outro pela mola "a ar comprimido".
Segundo a fábrica o novo conjunto reduz o peso em 1,3 quilo comparado ao de 2014. E a Honda colocou o cartucho hidráulico do lado certo, na direita, onde em caso de vazamentos não contamina o disco de freio, embora o lado esquerdo da mola, também contenha óleo.
O lado esquerdo faz o serviço da mola com três câmaras. A câmara de "equilíbrio" é usada no início do curso e movimentos de baixa velocidade. A câmara interna atua no meio-curso enquanto a câmara externa atua na extremidade do curso, quando a suspensão chega próxima ao batente.
O "sag" e pré carga são ajustados com uma bomba de ar e alterando o volume de óleo na câmara externa.

Regulagem do hidráulico no lado direito |
Na traseira o amortecedor recebeu uma nova mola construida em novo material 220 gramas mais leve, porém com a mesma carga e resistência da anterior.
Motor
Com os mesmos componentes mecânicos da 2014, o modelo recebeu aprimoramentos na eletrônica com o botão de seleção de mapas como na 450. O primeiro mapa é o padrão, o segundo é programado para pisos de baixa aderência e o terceiro traz uma resposta mais agressiva para terrenos pesados (como areia) ou com excelente tração. A mudança entre os mapas deve ser feita com o motor em marcha lenta segurando o botão por quase 1 segundo. Uma sequência de flashes no led correspondente confirma a mudança para o piloto.
As demais novidades ficam por conta da dupla ponteira de escape traseira cujo diâmetro dos tubos internos cresceu de 22 para 23.8mm do lado direito e de 23.4 para 26.6mm na esquerda.
Os discos de freio também cresceram acompanhando as mudanças da 450: 260mm na dianteira e 240mm na traseira.
A previsão é de que as primeiras unidades do modelo cheguem aos compradores dos Estados Unidos e Europa no mês de agosto.
Ficha Técnica
Tipo |
4 tempos monocilíndrico refrigerado a água uni-cam |
Deslocamento |
249cc |
Diâmetro x Curso |
76.8mm x 53.8mm |
Compression Ratio |
13.5 : 1 |
Potência Máxima |
38.06cv @ 11,000rpm |
Torque Máximo |
2.7kgf/m @ 8,500rpm |
Capacidade de óleo |
Motor 0.85 litro /Transmissãol 0.75 litro |
Alimentação |
Injeção Eletrônica |
Reservatório de combustível |
6.3 litros |
Ignição |
Full transistor |
Partida |
Kick |
Embreagem |
Muitidisco em banho de óleo |
Transmissão final |
Corrente |
Tipo |
Alumínio em trave dupla |
Dimensões (L´W´H) |
2,181mm x 827mm x 1,271mm |
Entreeixos |
1,489mm |
Caster |
27 °23' |
Trail |
116.7mm |
Altura do assento |
951mm |
Distância livre do chão |
322mm |
Peso (em ordem de marcha) |
105.2kg |
Dianteira |
Showa 48mm invertida SFF-TACair fork (310mm curso) |
Traseira |
Showa monoshock Pro-Link system (317.6mm curso) |
Dianteira |
Aluminium spoke |
Traseira |
Aluminium spoke |
Pneu Dianteiro |
80/100-21 Dunlop MX52F |
Pneu traseiro |
100/90-19 Dunlop MX52 |
Dianteiro |
260mm disco hidráulico |
Traseiro |
240mm disco hidráulico |