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Apresentação Honda CRF 250R 2015
Publicado em: 13/06/2014

Motocicleta ganhou botão de seleção de modo do motor como a 450
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - fotos: Divulgação Honda

Para conferir as mudanças na Honda CRF450R 2015 clique aqui.


Assim com a sua irmã maior de 450cc, a Honda CRF250R vem com uma série de aperfeiçoamentos em seu modelo 2015. Quadro e motor permanecem os mesmos de 2014, mas a motocicleta ganhou uma nova suspensão dianteira, ponteiras de escapamento, discos de freio maiores e o EMSB (Engine Mode Selct Button) com três programas pré-definidos.


Suspensões


Regulagem no lado esquerdo da mola a ar 


Amortecedor traseiro recebeu nova mola
A principal novidade da 250cc  é o conjunto de garfo dianteiro. Ao contrário da 450cc que usa KYB, a engenharia da Honda optou pela Showa com garfo SFF Air (Separate Front Function) de funções distintas, com um lado responsável pela resposta hidráulica de compressão e retorno e o outro pela mola "a ar comprimido".

Segundo a fábrica o novo conjunto reduz o peso em 1,3 quilo comparado ao de 2014. E a Honda colocou o cartucho hidráulico do lado certo, na direita, onde em caso de vazamentos não contamina o disco de freio, embora o lado esquerdo da mola, também contenha óleo.

O lado esquerdo faz o serviço da mola com três câmaras. A câmara de "equilíbrio" é usada no início do curso e movimentos de baixa velocidade. A câmara interna atua no meio-curso enquanto a câmara externa atua na extremidade do curso, quando a suspensão chega próxima ao batente.

O "sag" e pré carga são ajustados com uma bomba de ar e alterando o volume de óleo na câmara externa.


Regulagem do hidráulico no lado direito

Na traseira o amortecedor recebeu uma nova mola construida em novo material 220 gramas mais leve, porém com a mesma carga e resistência da anterior.

Motor


Com os mesmos componentes mecânicos da 2014, o modelo recebeu aprimoramentos na eletrônica com o botão de seleção de mapas como na 450. O primeiro mapa é o padrão, o segundo é programado para pisos de baixa aderência e o terceiro traz uma resposta mais agressiva para terrenos pesados (como areia) ou com excelente tração. A mudança entre os mapas deve ser feita com o motor em marcha lenta segurando o botão por quase 1 segundo. Uma sequência de flashes no led correspondente confirma a mudança para o piloto.

As demais novidades ficam por conta da dupla  ponteira de escape traseira cujo diâmetro dos tubos internos cresceu de 22 para 23.8mm do lado direito e de 23.4 para 26.6mm na esquerda.

Os discos de freio também cresceram acompanhando as mudanças da 450: 260mm na dianteira e 240mm na traseira.


A previsão é de que as primeiras unidades do modelo cheguem aos compradores dos Estados Unidos e Europa no mês de agosto.




Ficha Técnica

Motor
Tipo 4 tempos monocilíndrico refrigerado a água uni-cam
Deslocamento 249cc
Diâmetro x Curso 76.8mm x 53.8mm
Compression Ratio 13.5 : 1
Potência Máxima 38.06cv @ 11,000rpm
Torque Máximo 2.7kgf/m @ 8,500rpm
Capacidade de óleo Motor 0.85 litro /Transmissãol 0.75 litro
Alimentação
Alimentação Injeção Eletrônica
Reservatório de combustível 6.3 litros
Sistema Elétrico
Ignição Full transistor
Partida Kick
Transmissão
Embreagem Muitidisco em banho de óleo
Transmissão final Corrente
Quadro
Tipo Alumínio em trave dupla
Medidas
Dimensões (L´W´H) 2,181mm x 827mm x 1,271mm
Entreeixos 1,489mm
Caster 27 °23'
Trail 116.7mm
Altura do assento 951mm
Distância livre do chão 322mm
Peso (em ordem de marcha) 105.2kg
Suspensões
Dianteira Showa 48mm invertida SFF-TACair fork (310mm curso)
Traseira Showa monoshock Pro-Link system (317.6mm curso)
Rodas
Dianteira Aluminium spoke
Traseira Aluminium spoke
Pneu Dianteiro 80/100-21 Dunlop MX52F
Pneu traseiro 100/90-19 Dunlop MX52
Freios
Dianteiro 260mm disco hidráulico
Traseiro 240mm disco hidráulico









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