Conheça a nova Honda CRF 450R 2015
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação
A Honda apresentou sua linha 2015 de motocross essa semana. O aprimoramento das suspensões e novos dispositivos eletrônicos são os principais destaques da motocicleta 450cc
Honda CRF 450R 2015
O novo modelo da Honda na classe MX1 ganhou aprimoramentos no motor com nova câmara de combustão desenhada conforme especificações do HRC, novos escape e ponteira e ajustes da injeção eletrônica. Pequenas mudanças também foram realizadas na transmissão, pistão e virabrequim promovendo maior durabilidade das peças. Os radiadores também são novos.
As mudanças no motor aumentaram a potência em pouco mais de um cavalo, chegando a 53cv aos 9.000rpm, com torque máximo aos 7.000rpm. O principal responsável é o novo cabeçote a lá HRC cuja a saída de escape agora aponta para a direita em vez da esquerda como no modelo anterior. Isso permitiu um cano de escape 320mm mais curto. A ponteira dupla tem os tubos com diâmetro interno maior.
Uma das principais novidades é o Honda EMSB (Engine Mode Select Button). Um botão ao lado do acelerador que muda os parâmetros e a programação da injeção em três modos. O modo 1 é o ajuste padrão da motocicleta. O modo 2 é designado à pilotagem mais suave em terrenos de baixa aderência, lama, etc., onde o controle da tração pelo piloto é primordial. O modo 3 proporciona uma entrega de potência mais agressiva para pilotagem em terrenos de boa tração como areia fofa.
A arquitetura interna do motor permanece a mesma com pistão e válvulas nas mesmas medidas anteriores. O pistão agora tem o mesmo tratamento térmico do modelo 250. A mola do acelerador no corpo da injeção foi alterada para uma ação mais leve, diminuindo a fadiga do piloto. No câmbio as engrenagens, exceto da primeira marcha, agora são feitas em nickel cromo molibdênio, material que a fábrica alega ter 10% a mais de resistência que o aço cromo molibdênio que substitui.
Com a nova rota do escape os radiadores também mudaram, o maior agora fica do lado esquerdo. Outra pequena, mas importante mudança no motor é o rotor do magneto 20 gramas mais pesado. A inércia maior ajuda na maneabilidade em baixas rotações.
Suspensões
A 450 recebe garfos KYB PSF2c de 48mm. O "2" no nome demarca a segunda geração da suspensão com mola a ar. Ela recebeu novos cartuchos superiores que diminuem o peso não suspenso e um novo desenho no circuito de compressão que eliminou retentores, diminuindo em 10% o atrito.
A nova estrutura do circito distribui o fluido através de uma valvula, diminuindo os riscos de vazamento de ar. A nova tampa da bengala concentra dois ajustes de compressão (alta e baixa velocidade) além da válvula de ar para a calibragem da "mola".
Atrás o amortecedor KYB com reservatório de expansão compacto concentra os ajustes de compressão (high e low) e também de retorno todos juntos, facilitando a vida do piloto na hora de escolher os cliques. 
Nos freios, o disco dianteiro estilo wave cresceu para o diâmetro de 260mm, atrás 240mm.
Ficha Técnica
 
  
   
  
  
   | Tipo | 
   4 Tempos refrigeração líquida uni-cam | 
  
  
   | Deslocamento | 
   449.7cc | 
  
  
   | Diâmetro x Curso | 
   96.0mm x 62.1mm | 
  
  
   | Taxa de compressão | 
   12.5 : 1 | 
  
  
   | Potência Máxima | 
   53CV@ 9,000rpm | 
  
  
   | Torque Máximo | 
   4.9kgfm@ 7,000rpm | 
  
  
   
  
  
   | Alimentação | 
   Injeção Eletrônica | 
  
  
   | Reservatório de combustível | 
   6.3 litros | 
  
  
   | Ignition | 
   Full transistor | 
  
  
   | Partida | 
   Pedal | 
  
  
   
  
  
   | Clutch Type | 
   muitidisco em banho de óleo | 
  
  
   | Transmission Type | 
   Engrenagens | 
  
  
   | Transmissão final | 
   Corrente | 
  
  
   
  
  
   | Tipo | 
   Alumínio de trave dupla | 
  
  
   | Dimensions (L´W´H) | 
   2,188mm x 827mm x 1,271mm | 
  
  
   | Entreeixos | 
   1,492mm | 
  
  
   | Caster | 
   27 °40' | 
  
  
   | Trail | 
   114mm | 
  
  
   | Altura do banco | 
   952mm | 
  
  
   | Distância livre do solo | 
   329mm | 
  
  
   | Peso (em ordem de marcha) | 
   111kg | 
  
  
   
  
  
   | Dianteira | 
   Kayaba 48mm inverted PFS2(310mm stroke) | 
  
  
   | Traseira | 
   Kayaba monoshock using HonPro-Link system (315 stroke, 133.5mmaxle travel) | 
  
  
   
  
  
   | Type Front | 
   Aluminium spoke | 
  
  
   | Type Rear | 
   Aluminium spoke | 
  
  
   | Tyres Front | 
   80/100-21 Dunlop MX52F | 
  
  
   | Tyres Rear | 
   100/90-19 Dunlop MX52 | 
  
  
   
  
  
   | Front | 
   260mm hydraulic wave disc | 
  
  
   | Rear | 
   240mm hydraulic wave disc |