Ryan Villopoto e Blake Bagget dominam etapa de Daytona do Monster Energy AMA Supercross
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Simons Cudby / Divulgação Monster
A festa foi da Kawasaki no tradicional circuito da Flórida. Ryan Villopoto apresentou uma performance dominante como seus fãs esperavam desde o começo do ano e ampliou a vantagem no campeonato. Na classe 250 Leste o show do expresso Pro Circuit continua com outro 1-2-3 para a equipe

Ryan Villopoto venceu pela quarta vez em Daytona na classe principal |

Ryan Dungey |
Dizem que a corrida de Daytona separa os homens dos meninos. Vencer lá sempre é algo especial e quem ganha ali pode ganhar em qualquer lugar. É um circuito brutal que tradicionalmente combina as dificuldades e demandas do motocross com o supercross. A pista é maior, o solo enche de costelas rapidamente, canaletas profundas se formam nas curvas e nos grandes saltos você pode escolher qualquer um dos 20 trilhos que se formam na face. Além disso mescla grandes sequências de obstáculos com trechos de maior velocidade onde os pilotos finalmente usam marchas mais altas, que não entravam em ação desde o início do ano (e só vão voltar quando começar o motocross).
Assista aos vídeos:
Highlights 450
Highlights 250 Leste
450 - Villopoto de volta a velha forma?
Muita gente questionou o desempenho de Villopoto até aqui na temporada. Está certo que ele liderava a pontuação e que tudo estava se encaminhando para o possível quarto título consecutivo. Mas a superioridade apresentada em outras temporadas não apareceu até a nona etapa. Foram duas vitórias, mas o campeão também ficou para trás em várias disputas contra Chad Reed, James Stewart e Ken Roczen. Tomou um sufoco até de Justin Brayton na etapa de Phoenix.
Em Daytona o verdadeiro Villopoto floresceu. O circuito combina completamente com seu estilo que mescla os extremos de técnica e agressividade - contra por exemplo a agressividade total de James Stewart e a técnica pura de Ryan Dungey.

Ryan Villopoto |

Ken Roczen |
Villopoto ultrapassou o surpreendente Dean Wilson antes da segunda curva e mandou na corrida até a bandeirada. Em pouco tempo abriu tanta vantagem que quase não apareceu mais na transmissão da TV. Só voltou a ter atenção quando sofreu uma pequena queda, mas levantou tão rápido que o segundo pelotão nem sequer teve tempo de avistá-lo.
Se a vitória foi decidida desde o início, as disputas mais atrás não deixaram nada a desejar. Tivemos Ken Roczen numa empolgante corrida de recuperação que lutou duro com o companheiro de equipe Ryan Dungey na disputa pelo terceiro lugar. Depois foi para cima de Wilson e botou pressão ininterruptamente no piloto que substitui Chad Reed por três voltas, até conseguir a ultrapassagem.
Fato curioso: Dungey ficou exatas 11 voltas atrás de Wilson sem conseguir a ultrapassagem. Passou de carona com Roczen, mas depois não conseguiu mais dar combate ao alemão.
Dean Wilson sabe andar rápido na 450. Fez a melhor volta nos treinos, ganhou sua classificatória e na final sustentou a segunda posição por mais tempo que a maoria poderia supor. Infelizmente, (para ele) a corrida na 450 tem 5 voltas a mais. Infelizmente, era o traçado exigente e longo de Daytona. Depois de ultrapassado pela dupla da KTM, Wilson simplesmente abriu o bico nas cinco voltas finais e despencou de quarto para sétimo. Ele deve continuar na 450, onde está mostrando um serviço importante para se valorizar nas negociações com as equipes para 2014, até a 250 voltar para a região oeste. Ou quem sabe continuar na 450 até o final do campeonato e tentar beliscar uns pódios, já que seu campeonato na classe menor não andava dos melhores (4º lugar a 33 pontos do líder Jason Anderson).

Ken Roczen e Dean Wilson |
Love Affair
A corrida teve muitas disputas interessantes. Interessantíssimas eu diria. Malcolm Stewart aproveitou a etapa perto de casa, pegou sua 450 de treino e mandou bem na pista onde ocupou a quarta posição por boa parte da final. Depois de ultrapassado por Ken Roczen foi alcançado por Justin
Bam Bam Barcia. E o resultado quando dois pilotos que não dão o braço a torcer se encontram é esse aí embaixo:
James Stewart não teve sorte na largada nas duas últimas corridas. Dessa vez foi vítima da lambança que Mike Alessi fez na largada. Teve que parar para trocar o cano de escape e suas chances no campeonato ficaram seriamente prejudicadas. Ainda está em quarto, mas já a mais de 50 pontos (duas vitórias) atrás de Villopoto.
250 - Pro Circuit Kawasaki arrebata o pódio de novo

Martin Davalos |

Blake Baggett |
Aposto que se dependesse de Mitch Payton a categoria 250 só corria na região leste. Enquanto no oeste seu time está sofrendo (apesar de duas vitórias) e praticamente sem chances de título, no lado leste são eles quem dão as cartas. Venceram todas as quatro etapas até então colocando duas vezes seus três pilotos no pódio. Nas outras duas fizeram dobradinha. Queria ter uma equipe assim!
A experiência de Blake Baggett contou e o piloto reverteu dois maus resultados com uma vitória irrepreensível. Assim como Villopoto, liderou de ponta a ponta com uma margem tranquila. A briga pelo segundo lugar foi acirrada entre Adam Cianciarulo e Martin Davalos até a bandeirada, mas o novato líder do campeonato prevaleceu mais uma vez e abriu mais três importantes pontos na corrida do título. Logo atrás dos dois chegou a dupla da Geico Honda formada por Blake Wharton e Justin Bogle.

Davalos, Baggett e Cianciarulo |
Resultados
1 |
1 |
Ryan Villopoto |
Kaw |
20 Laps |
Monster Energy Kaw |
2 |
94 |
Ken Roczen |
KTM |
+12.632 |
KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP |
3 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM |
+16.835 |
KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP |
4 |
20 |
Broc Tickle |
Suz |
+25.423 |
RCH/Soaring Eagle/Suz |
5 |
29 |
Andrew Short |
KTM |
+28.041 |
BTO Sports - KTM - WPS |
6 |
23 |
William Hahn |
Hon |
+29.306 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/Yoshimura |
7 |
15 |
Dean Wilson |
Kaw |
+32.379 |
Discount Tire Racing/TwoTwoMotorsports |
8 |
44 |
Matthew Goerke |
KTM |
+32.972 |
BTO Sports - KTM - WPS |
9 |
10 |
Justin Brayton |
Yam |
+34.555 |
Toyota/Yam/Nfab/JGRMXteam |
10 |
33 |
Joshua Grant |
Yam |
+41.621 |
Toyota/Yam/Nfab/JGRmx team |
11 |
21 |
Cole Seely |
Hon |
+54.812 |
Team Hon Muscle Milk |
12 |
51 |
Justin Barcia |
Hon |
+1:01.957 |
Team Hon Muscle Milk |
13 |
38 |
Phillip Nicoletti |
Yam |
19 Laps |
Toyota/Yam/Nfab/JGR |
14 |
800 |
Mike Alessi |
Suz |
+05.867 |
Smartop Motoconcepts Racing |
15 |
75 |
Joshua Hill |
Suz |
+07.706 |
RCH/Soaring Eagle/Suz |
16 |
68 |
Chris Blose |
Hon |
+33.215 |
N-FAB, FACTORY METAL WORKS, PHIT |
17 |
77 |
Jimmy Albertson |
Hon |
+36.633 |
Motosport.com/CrosslandRacing/Freeguns |
18 |
7 |
James Stewart |
Suz |
+44.050 |
Suz, Yoshimura, Motorex, Dunlop, Renthal |
19 |
415 |
Nicholas Schmidt |
Hon |
+48.891 |
Flyracing dsc naveen yoshimura dvsshoes |
20 |
606 |
Ronnie Stewart |
Suz |
11 Laps |
DirtCandy Graphics, PRBC.com, Yoshimura |
21 |
34 |
Malcolm Stewart |
Hon |
9 Laps |
Troy Lee Designs, Mav TV, Hon,Red Bull |
22 |
27 |
Nicholas Wey |
Kaw |
6 Laps |
Team Mafia Moto Crew |
1 |
4 |
Blake Baggett |
Kaw |
15 Laps |
Monster Energy/ProCircuit/Kaw |
2 |
46 |
Adam Cianciarulo |
Kaw |
+16.748 |
Monster Energy/ProCircuit/Kaw |
3 |
31 |
Martin Davalos |
Kaw |
+17.117 |
Monster Energy/Pro Circuit/Kaw |
4 |
36 |
Blake Wharton |
Hon |
+17.457 |
|
5 |
32 |
Justin Bogle |
Hon |
+18.117 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/Alias |
6 |
19 |
Jeremy Martin |
Yam |
+18.790 |
Yam, Star Racing, Yamalube, Rockstar |
7 |
96 |
Matthew Bisceglia |
Hon |
+19.796 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle |
8 |
42 |
Vince Friese |
Hon |
+20.495 |
The Factory Metal Works/Club MX/Wideopen |
9 |
30 |
Kyle Cunningham |
Hon |
+20.845 |
Smartop MotoConcepts RAcing |
10 |
78 |
Matthew Lemoine |
Kaw |
+27.101 |
|
11 |
47 |
Kyle Peters |
Hon |
+27.661 |
|
12 |
56 |
James Decotis |
Hon |
+28.331 |
|
13 |
52 |
Cole Thompson |
KTM |
+37.284 |
|
14 |
55 |
Alex Martin |
Yam |
+37.934 |
CycleTrader.com | Rock River YAMAHA |
15 |
62 |
Mitchell Oldenburg |
Hon |
14 Laps |
|
16 |
49 |
Gavin Faith |
Hon |
+01.459 |
Ti Lube Storm Lake Hon, MSR, Yoshimura, exel |
17 |
60 |
Jackson Richardson |
Hon |
+01.459 |
XPR Extreme Performance Racing/Vonzipper |
18 |
99 |
Justin Starling |
Hon |
+02.918 |
|
19 |
57 |
A J Catanzaro |
Hon |
+03.598 |
|
20 |
91 |
Jacob Baumert |
Kaw |
+04.267 |
|
21 |
212 |
Auston Albers |
Suz |
+04.597 |
Joe Moto Racing/SYD/JM Racing |
22 |
410 |
Jace Owen |
Hon |
+05.276 |
The Factory Metal Works/Club MX/Wideopen |
1 |
1 |
Ryan Villopoto |
209 |
2 |
5 |
Ryan Dungey |
181 |
3 |
94 |
Ken Roczen |
180 |
4 |
7 |
James Stewart |
157 |
5 |
10 |
Justin Brayton |
155 |
6 |
29 |
Andrew Short |
125 |
7 |
51 |
Justin Barcia |
118 |
8 |
22 |
Chad Reed |
111 |
9 |
20 |
Broc Tickle |
111 |
10 |
23 |
William Hahn |
108 |
11 |
40 |
Weston Peick |
68 |
12 |
33 |
Joshua Grant |
67 |
13 |
75 |
Joshua Hill |
64 |
14 |
800 |
Mike Alessi |
62 |
15 |
9 |
Ivan Tedesco |
62 |
16 |
44 |
Matthew Goerke |
54 |
17 |
27 |
Nicholas Wey |
53 |
18 |
12 |
Jacob Weimer |
50 |
19 |
3 |
Eli Tomac |
48 |
20 |
21 |
Cole Seely |
30 |
21 |
11 |
Kyle Chisholm |
29 |
22 |
102 |
Matt Moss |
28 |
23 |
42 |
Vince Friese |
28 |
24 |
68 |
Chris Blose |
27 |
25 |
77 |
Jimmy Albertson |
26 |
26 |
15 |
Dean Wilson |
25 |
27 |
415 |
Nicholas Schmidt |
15 |
28 |
38 |
Phillip Nicoletti |
11 |
29 |
82 |
Kyle Partridge |
10 |
30 |
132 |
Justin Sipes |
7 |
31 |
374 |
Cody Gilmore |
3 |
32 |
56 |
James Decotis |
3 |
33 |
606 |
Ronnie Stewart |
2 |
34 |
34 |
Malcolm Stewart |
1 |
35 |
247 |
Teddy Parks |
1 |
|
1 |
46 |
Adam Cianciarulo |
94 |
2 |
31 |
Martin Davalos |
87 |
3 |
4 |
Blake Baggett |
79 |
4 |
32 |
Justin Bogle |
72 |
5 |
42 |
Vince Friese |
61 |
6 |
36 |
Blake Wharton |
51 |
7 |
52 |
Cole Thompson |
48 |
8 |
30 |
Kyle Cunningham |
45 |
9 |
56 |
James Decotis |
43 |
10 |
78 |
Matthew Lemoine |
37 |
11 |
62 |
Mitchell Oldenburg |
36 |
12 |
96 |
Matthew Bisceglia |
35 |
13 |
55 |
Alex Martin |
34 |
14 |
47 |
Kyle Peters |
30 |
15 |
57 |
A J Catanzaro |
25 |
16 |
19 |
Jeremy Martin |
17 |
17 |
88 |
Jesse Wentland |
17 |
18 |
99 |
Justin Starling |
15 |
19 |
60 |
Jackson Richardson |
14 |
20 |
533 |
Gannon Audette |
11 |
21 |
49 |
Gavin Faith |
11 |
22 |
69 |
Levi Kilbarger |
9 |
23 |
410 |
Jace Owen |
7 |
24 |
620 |
Brad Nauditt |
4 |
25 |
72 |
Daniel Herrlein |
3 |
26 |
79 |
Ryan Zimmer |
2 |
27 |
267 |
Anthony Rodriguez |
2 |
28 |
91 |
Jacob Baumert |
1 |
29 |
212 |
Auston Albers |
1 |
30 |
977 |
Paul Coates |
1 |
|