Após segunda vitória James Stewart volta à briga pelo título
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - fotos: Garth Milan / Hoppenwolrd / Monster Energy
A temporada 2014 do Monster Energy AMA Supercross vem se confirmando como uma das mais equilibradas deste século. Na primeira etapa texana do ano, James Stewart dominou a prova final e mostrou que está de volta à disputa pelo título.

Chad Reed |
Veja também:
Vídeo Highlights 450
Vídeo Highlights 250 Leste
Videos GoPro da etapa
No início da 250 Leste, a equipe Pro Circuit Kawasaki se redimiu do "fraco" desempenho na região Oeste (onde apesar das vitórias, seus pilotos não estão próximos aos líderes) e abocanhou todo o pódio no estádio de Arlington.
Treinos - Chad Reed fora
O ato de heroísmo do australiano Chad Reed durou apenas duas voltas nos treinos livres. Pilotar no Supercross com entre três e quatro (os números variam conforme a fonte) ossos fraturados realmente não deve ser coisa fácil, por mais acesso a analgésicos que se tenha.
Reed percebeu que o risco de piorar sua condição e atrasar mais seu retorno de fato era muito alto e fez as malas logo após os treinos. Uma pena, porque seu retorno das cinzas surpreendeu muita gente e animou bastante as provas e o campeonato.
A pista, com tempos batendo na casa dos 46 segundos, era garantia de finais bastante rápidas e apesar de fazer parte do calendário da região leste o solo estava tão duro quanto o das pistas da Califórnia.
Corridas

Ryan Dungey liderando as voltas iniciais com Stewart e Barcia logo atrás |
Ryan Dungey conseguiu o holeshot que tanto precisava para buscar sua primeira vitória no ano. O problema é que trouxe pertinho um animado - e mais controlado - James Stewart. O piloto, que renovou seu contrato com a Yoshimura Suzuki por mais uma ano e aparentemente pretende se aposentar ao final de 2015, foi superior durante toda a final. Num circuito com poucas opções, fez uma ultrapassagem muito bem calculada na terceira volta e correu para a bandeirada.

James Stewart |
Dungey não teve muitas chances de reagir. Perdeu o contato necessário para investidas na recuperação da liderança e tratou de garantir o segundo lugar longe da briga pela terceira posição. Foi o melhor resultado dele no ano, ao lado da abertura em Anaheim.
Barcia x Roczen

Ken Roczen |
A rivalidade entre os dois só aumenta a cada etapa. Nessa, depois de levar uma espremida de Roczen, Barcia
revidou dando uma entortada monstro no triplo seguinte, bem ao lado do alemão. A estratégia de intimidação parece que funcionou e Barcia ficou com o terceiro lugar após ultrapassar Justin Brayton algumas voltas depois.
Ao final da prova Roczen afirmou em entrevista: "Não sei o que se passa com o Barcia, ele quase nos matou no triplo." E o piloto da KTM tem razão. Apesar da fantástica plasticidade da manobra o resultado poderia ser desastroso para ambos.
Ryan Villopoto

Ryan Villopoto |
O defensor do título continua com a liderança no campeonato. Em números frios o resultado de Ryan Villopoto em Arlington ainda foi produtivo, pois com o quarto lugar ele abriu mais três pontos sobre o competidor mais próximo, Ken Roczen, sexto colocado na etapa.
Mas podemos dizer que o número 1 não está exatamente no comando da aeronave. A sequência de duas vitórias de James Stewart era tudo que ele precisava para realmente acreditar que pode vencer o campeonato. Se antes Stewart se contentava em apenas voltar ao círculo de vencedores, agora pode ter a certeza que vai para Atlanta com a cabeça pensando no título. Nesse esporte a confiança vale tanto quanto o preparo físico, técnico ou o acerto da motocicleta. Stewart recuperou 10 pontos sobre Villopoto em duas provas, diminuindo a distância para 14 pontos.
Ano passado não foi raro ver Villopoto pulando de uma má largada entre nono ou décimo para a terceira ou segunda posição em poucas voltas. Em Arlington a pista certamente não ajudou, mas o piloto da Kawasaki não parecia em sua zona de conforto. Inclusive sofreu uma escorregada de frente que por pouco não o jogou no chão como várias outras vezes.
Justin Brayton
Justin Brayton passou Barcia pela terceira posição no início, recebeu o troco mais tarde e quase na metade da prova chegou a se aproximar novamente do piloto da Honda. Cometeu um erro no salto de chegada que lhe custou duas posições, sendo ultrapassado por Villopoto e Roczen. A quatro voltas do fim retomou a quinta posição do alemão.
250 Leste - Adam Cianciarulo vence em sua estreia na categoria

Cianciarulo sai na frente na largada do campeonato 250 leste |
Adam Cianciarulo foi o destaque da primeira prova da categoria 250 Leste.O jovem piloto que fez uma carreira meteórica nos rankings amadores e ano passado fez uma estreia profissional não tão brilhante no Nacional de Motocross, conquistou a redenção com a vitória em sua primeira prova do AMA Supercross.
O equatoriano Martin Davalos surgiu como favorito em Arlington, fazendo o melhor tempo nos treinos cronometrados e vencendo sua classificatória. Continuou como favorito ao largar na frente na final, até sofrer uma queda na quarta volta.
Cianciarulo herdou a primeira posição e teve de suportar a forte pressão de Blake Baggett por várias voltas. Chegou até a ser ultrapassado pelo companheiro de equipe, mas deu o troco logo em seguida. Na fase final conseguiu uma vantagem de 5 segundos para comemorar com tranquilidade.
Davalos foi parar em quinto após a queda e recuperou-se até o terceiro lugar para formar o pódio todo verde e deixar o chefão Mitch Payton 100% satisfeito pela primeira vez na temporada.
Resultados
1 |
7 |
James Stewart |
Suz |
20 Laps |
Suz, Yoshimura, Motorex, Dunlop, Renthal,Vortex |
2 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM |
+03.174 |
KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP |
3 |
51 |
Justin Barcia |
Hon |
+11.653 |
Team Hon Muscle Milk |
4 |
1 |
Ryan Villopoto |
Kaw |
+14.344 |
Monster Energy Kaw |
5 |
10 |
Justin Brayton |
Yam |
+16.718 |
Toyota/Yam/Nfab/JGRMXteam |
6 |
94 |
Ken Roczen |
KTM |
+18.311 |
KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP |
7 |
20 |
Broc Tickle |
Suz |
+26.322 |
RCH/Soaring Eagle/Suz |
8 |
23 |
William Hahn |
Hon |
+29.888 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/Yoshimura/Factor |
9 |
75 |
Joshua Hill |
Suz |
+33.890 |
RCH/Soaring Eagle/Suz |
10 |
29 |
Andrew Short |
KTM |
+36.601 |
BTO Sports - KTM - WPS |
11 |
3 |
Eli Tomac |
Hon |
+45.024 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/Yoshimura/Factory |
12 |
9 |
Ivan Tedesco |
KTM |
19 Laps |
Rockstar EnergyDrink/KTM/BelaY/ONE/FMF/AIROH |
13 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam |
+04.699 |
CycleTrader.com | Rock River YAMAHA |
14 |
27 |
Nicholas Wey |
Kaw |
+06.714 |
Team Mafia Moto Crew |
15 |
44 |
Matthew Goerke |
KTM |
+21.554 |
BTO Sports - KTM - WPS |
16 |
132 |
Justin Sipes |
Kaw |
+27.204 |
The Privateer Journey/Gateway Cycles/FlyRacing |
17 |
68 |
Chris Blose |
Hon |
+33.745 |
N-FAB, FACTORY METAL WORKS, PHIT DESIGNS |
18 |
77 |
Jimmy Albertson |
Hon |
18 Laps |
Motosport.com/Crossland Racing/Freeguns |
19 |
800 |
Mike Alessi |
Suz |
+39.052 |
Smartop Motoconcepts Racing |
20 |
40 |
Weston Peick |
Suz |
+42.724 |
Motosport.com/Fly Racing/Peick Racing/HyperX |
21 |
247 |
Teddy Parks |
Suz |
17 Laps |
Fly Racing The Privateer Journey/Galfer/EngineIce |
22 |
38 |
Phillip Nicoletti |
Yam |
16 Laps |
Toyota/Yam/Nfab/JGR |
1 |
46 |
Adam Cianciarulo |
Kaw |
15 Laps |
Monster Energy/ProCircuit/Kaw |
2 |
4 |
Blake Baggett |
Kaw |
+05.289 |
Monster Energy/ProCircuit/Kaw |
3 |
31 |
Martin Davalos |
Kaw |
+20.350 |
Monster Energy/Pro Circuit/Kaw |
4 |
42 |
Vince Friese |
Hon |
+23.015 |
-- none listed -- |
5 |
32 |
Justin Bogle |
Hon |
+24.052 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/Alias/YoshimurE |
6 |
52 |
Cole Thompson |
KTM |
+29.814 |
|
7 |
36 |
Blake Wharton |
Hon |
+32.078 |
|
8 |
30 |
Kyle Cunningham |
Hon |
+40.754 |
Smartop MotoConcepts RAcing |
9 |
55 |
Alex Martin |
Yam |
+42.965 |
|
10 |
62 |
Mitchell Oldenburg |
Hon |
+47.313 |
|
11 |
47 |
Kyle Peters |
Hon |
+50.013 |
|
12 |
69 |
Levi Kilbarger |
Hon |
14 Laps |
|
13 |
57 |
A J Catanzaro |
Hon |
+05.613 |
|
14 |
88 |
Jesse Wentland |
Hon |
+07.004 |
RSR/Starr Cycle Hon |
15 |
56 |
James Decotis |
Hon |
+11.439 |
|
16 |
533 |
Gannon Audette |
Kaw |
+15.228 |
Kissimmee motorsports, JT Racing, Scott |
17 |
60 |
Jackson Richardson |
Hon |
+37.089 |
XPR Extreme Performance Racing |
18 |
72 |
Daniel Herrlein |
Hon |
13 Laps |
A&Y Racing/Oneal/Novik Gloves/ |
19 |
96 |
Matthew Bisceglia |
Hon |
+11.900 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/ |
20 |
49 |
Gavin Faith |
Hon |
8 Laps |
Ti Lube Storm Lake Hon, MSR |
21 |
78 |
Matthew Lemoine |
Kaw |
6 Laps |
JAB Motorpsorts/Silkolene/Fly |
22 |
267 |
Anthony Rodriguez |
Yam |
5 Laps |
-- none listed -- |
1 |
1 |
Ryan Villopoto |
144 |
2 |
94 |
Ken Roczen |
132 |
3 |
7 |
James Stewart |
130 |
4 |
5 |
Ryan Dungey |
116 |
5 |
10 |
Justin Brayton |
114 |
6 |
22 |
Chad Reed |
111 |
7 |
51 |
Justin Barcia |
109 |
8 |
29 |
Andrew Short |
83 |
9 |
23 |
William Hahn |
65 |
10 |
20 |
Broc Tickle |
63 |
11 |
9 |
Ivan Tedesco |
55 |
12 |
40 |
Weston Peick |
54 |
13 |
12 |
Jacob Weimer |
50 |
14 |
27 |
Nicholas Wey |
39 |
15 |
75 |
Joshua Hill |
38 |
16 |
33 |
Joshua Grant |
35 |
17 |
800 |
Mike Alessi |
34 |
18 |
44 |
Matthew Goerke |
32 |
19 |
102 |
Matt Moss |
28 |
20 |
42 |
Vince Friese |
28 |
21 |
3 |
Eli Tomac |
25 |
22 |
11 |
Kyle Chisholm |
20 |
23 |
77 |
Jimmy Albertson |
15 |
24 |
415 |
Nicholas Schmidt |
10 |
25 |
82 |
Kyle Partridge |
10 |
26 |
68 |
Chris Blose |
9 |
27 |
132 |
Justin Sipes |
5 |
28 |
56 |
James Decotis |
3 |
29 |
38 |
Phillip Nicoletti |
2 |
30 |
247 |
Teddy Parks |
1 |
|
1 |
46 |
Adam Cianciarulo |
25 |
2 |
4 |
Blake Baggett |
22 |
3 |
31 |
Martin Davalos |
20 |
4 |
42 |
Vince Friese |
18 |
5 |
32 |
Justin Bogle |
16 |
6 |
52 |
Cole Thompson |
15 |
7 |
36 |
Blake Wharton |
14 |
8 |
30 |
Kyle Cunningham |
13 |
9 |
55 |
Alex Martin |
12 |
10 |
62 |
Mitchell Oldenburg |
11 |
11 |
47 |
Kyle Peters |
10 |
12 |
69 |
Levi Kilbarger |
9 |
13 |
57 |
A J Catanzaro |
8 |
14 |
88 |
Jesse Wentland |
7 |
15 |
56 |
James Decotis |
6 |
16 |
533 |
Gannon Audette |
5 |
17 |
60 |
Jackson Richardson |
4 |
18 |
72 |
Daniel Herrlein |
3 |
19 |
96 |
Matthew Bisceglia |
2 |
20 |
49 |
Gavin Faith |
1 |
21 |
78 |
Matthew Lemoine |
1 |
22 |
267 |
Anthony Rodriguez |
1 |
|