Com vitória, Ryan Villopoto retoma a liderança da competição
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Divulgação Feld Motor Sports

Pódio da categoria 450 |

Ken Roczen e Justin Brayton |
Com o Monster Energy AMA Supercross já saindo da "fase de reconhecimento" das três primeiras etapas, começa a ficar mais claro quem serão os favoritos aos pódios e título na categoria principal. É um campeonato longo que, entretanto, cobra caro por erros e abandonos.
Para a quarta etapa o circo subiu para o norte da Califórnia e lá Ryan Villopoto fez uma corrida perfeita, da forma que poderia, mas não conseguiu, ter feito na abertura em Anaheim.
Veja também:
- Vídeo com os Highlights 450
- Vídeo com os Highlights 250 Oeste
O atual campeão não demorou mais que quatro curvas após a largada para assumir a liderança ultrapassando Justin Brayton e o vencedor do holeshot Vincent Friese. Chad Reed foi na cola de Villopoto e assim as duas Kawasakis completaram a primeira volta na frente.
Villopoto rapidamente abriu uma pequena, mas suficiente vantagem que evitaria qualquer ataque do australiano. A partir da segunda volta a corrida ficou mais interessante um pouco mais atrás no pelotão.
O segundo destaque da noite foi, sem dúvida, James Stewart. Após uma largada mediana, o piloto da Suzuki completou a primeira volta em sexto e trabalhou duro durante a corrida para superar Will Hahn, Ryan Dungey, Brayton e finalmente Reed, quando o percurso já entrava em seu quarto final. Chegou a ganhar terreno sobre Villopoto, mas o atual campeão respondeu apertando o ritmo e cruzando a bandeirada com quatro segundos de vantagem.

Ryan Villopoto |
Dungey também encostou em Reed no final, mas ainda assim a distância entre os dois não permitiu o confronto direto.
Notas: Pelas minhas contas são sete pilotos capazes de vencer largando na final em cada sábado. Os favoritos parecem ter percebido que mais importante que chegar na frente, é não chegar lá atrás, ou pior, abandonar. O erro de Stewart na abertura em Anaheim está sendo recuperado em numerosas parcelas. Depois disso fez um quarto lugar e dois pódios em segundo, mas aparece só em sexto na classificação a distantes 18 pontos de Villopoto. O mais importante nessa fase é construir seu muro de pontos, para entrar na segunda metade em boas condições na disputa do título.

James Stewart |
Justin Barcia: O piloto da Honda chegou a marcar voltas mais rápidas nos treinos em mais de uma etapa. Porém ainda não mostrou a que veio nas corridas. Quando cai o gate da final parece não ter a maturidade suficiente para lutar entre os cachorros grandes. Parece que não se acertou muito bem com a pista de Oakland e na corrida sofreu uma bela queda quando disputava a sexta posição com Ken Roczen. Ainda salvou a sétima posição na corrida.
Os sete primeiros em Oakland são os mesmos sete primeiros na classificação e, na minha opinião, os sete capazes de vencer uma corrida. Pelo menos até o retorno da turma que está de molho como David Millsaps, Trey Canard e Eli Tomac. Poderiamos ter dez pilotos nessa lista.

Chad Reed |
250 Oeste: Jason 'Last Lap' Anderson
Se você estiver liderando uma corrida na última volta torça para o segundo colocado não ser o piloto da Rockstar KTM Jason Anderson. O cara tem alguma mandinga muito forte. É claro que em Anaheim II Cole Seely o venceu (depois de perder duas vezes na última volta), mas tecnicamente Anderson não estava em segundo lugar já que tinha uma punição a ser aplicada (por saltar com a bandeira médica agitada).

Justin Hill e Jason Anderson |
Em Oakland, Dean Wilson entrou na última volta com a vitória em suas mãos, mas inexplicavelmente sua moto apagou na cara de um triplo e depois de rolar a rampa de lançamento voltou a funcionar como se nada tivesse acontecido. A falha de Wilson foi tudo o que Anderson precisou para assumir a primeira posição e liderar a única volta que liderou em Okland: a mais importante, a última.
A corrida pela vitória foi muito interessante na categoria com Anderson, Wilson e Justin Hill batendo
guidões pela liderança na primeira metade da corrida até que Wilson conseguiu ultrapassar os dois de uma vez e assumir a liderança.
A perda da vitória de Wilson partiu o coração de muitos, já que ele começou a temporada machucado, mas mostrou-se o mais bem preparado em Oakland e estava pronto para dar uma muito necessária vitória para a Kawasaki Pro Circuit, só que... Não podemos também tirar nenhum crédito de Anderson! Ele é o cara que acredita na vitória até o final e não alivia a mão direita. Depois de ultrapassado por Wilson chegou a ficar mais de quatro segundos atrás e mesmo com boa vantagem sobre o terceiro não se acomodou na segunda posição, continuou acelerando e reduziu a diferença para apenas 1,8s na última volta. Se tivesse aliviado o ritmo não estaria em posição de se aproveitar da falha do adversário.
O então líder da pontuação Cole Seely largou em quarto e perdeu o trem do pódio ao ficar na disputa com Malcolm Stewart e Zach Osborne nas voltas iniciais. Terminou a prova em quarto, atrás de Justin Hill. Depois da quarta etapa, Anderson retomou a liderança com seis pontos sobre Seely.
Resultados
1 |
1 |
Ryan Villopoto |
Kaw |
20 Laps |
Monster Energy Kaw |
2 |
7 |
James Stewart |
Suz |
+04.235 |
Suz, Yoshimura, Motorex, Dunlop, |
3 |
22 |
Chad Reed |
Kaw |
+07.047 |
Discount Tire Racing/TwoTwo |
4 |
5 |
Ryan Dungey |
KTM |
+09.886 |
KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP |
5 |
10 |
Justin Brayton |
Yam |
+17.465 |
Toyota/Yam/Nfab/JGRMXteam |
6 |
94 |
Ken Roczen |
KTM |
+19.933 |
KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP |
7 |
51 |
Justin Barcia |
Hon |
+37.061 |
Team Hon Muscle Milk |
8 |
23 |
William Hahn |
Hon |
+38.121 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle |
9 |
12 |
Jacob Weimer |
Kaw |
+43.339 |
Monster Energy Kaw |
10 |
29 |
Andrew Short |
KTM |
+50.161 |
BTO Sports - KTM - WPS |
11 |
33 |
Joshua Grant |
Yam |
+52.833 |
Toyota/Yam/Nfab/JGRmx team |
12 |
9 |
Ivan Tedesco |
KTM |
+54.692 |
Rockstar EnergyDrink/KTM/BelaY/ONE |
13 |
800 |
Mike Alessi |
Suz |
+59.644 |
Smartop Motoconcepts Racing |
14 |
42 |
Vince Friese |
Hon |
19 Laps |
The Factory Metal Works/ClubMX/ |
15 |
27 |
Nicholas Wey |
Kaw |
+01.111 |
Team Mafia Moto Crew |
16 |
44 |
Matthew Goerke |
KTM |
+16.053 |
BTO Sports - KTM - WPS |
17 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam |
+24.714 |
CycleTrader.com | Rock River YAMAHA |
18 |
77 |
Jimmy Albertson |
Hon |
+26.342 |
Motosport.com/Crossland |
19 |
415 |
Nicholas Schmidt |
Hon |
+41.420 |
Milestone Mx, DSC,Fly Racing |
20 |
56 |
James Decotis |
Hon |
+45.451 |
riverside harley davidson/tlrperformance |
21 |
82 |
Kyle Partridge |
Hon |
+56.996 |
Rocky Mountain ATV/MC, Dunlop, Pro |
22 |
40 |
Weston Peick |
Suz |
11 Laps |
Motosport.com/Peick Racing/ |
1 |
17 |
Jason Anderson |
KTM |
15 Laps |
Rockstar Energy Drink/KTM/ONE |
2 |
15 |
Dean Wilson |
Kaw |
+02.029 |
Monster Energy/ProCircuit/Kaw |
3 |
35 |
Justin Hill |
Kaw |
+09.507 |
Monster Energy/Pro Circuit/Kaw |
4 |
21 |
Cole Seely |
Hon |
+14.031 |
Troy Lee Designs Lucas Oil Hon Red Bull |
5 |
16 |
Zach Osborne |
Hon |
+33.158 |
GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/Yoshimura |
6 |
89 |
Michael Leib |
Hon |
+37.955 |
Rocket Exhaust,On Track,AXO,AG Motorsports |
7 |
50 |
Jessy Nelson |
Hon |
+42.691 |
Troy Lee Designs Lucas Oil Hon Red Bull |
8 |
87 |
Shane Mcelrath |
Hon |
+44.758 |
Troy Lee Designs Mav Tv Hon Red |
9 |
37 |
Cooper Webb |
Yam |
+49.937 |
Yam, Yamalube, Rockstar,MSR,KYB,FMF |
10 |
111 |
Dean Ferris |
KTM |
+50.650 |
KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP |
11 |
66 |
Jake Canada |
Hon |
+1:05.463 |
-- none listed -- |
12 |
84 |
Scott Champion |
Yam |
14 Laps |
Strikt Slayton Yam / Braap Shop Yam |
13 |
83 |
Dakota Tedder |
Kaw |
+02.224 |
Team Tedder/Monster Energy/Kaw/ |
14 |
737 |
Valentin Teillet |
Kaw |
+10.642 |
Bud Racing,Monster Energy,Troy Lee,100% |
15 |
97 |
Topher Ingalls |
Hon |
+18.386 |
-- none listed -- |
16 |
34 |
Malcolm Stewart |
Hon |
+22.909 |
Troy Lee Designs Mav Tv Hon Red Bull |
17 |
142 |
Cole Martinez |
Kaw |
+32.283 |
Woodland merchant services |
18 |
397 |
Brandon Scharer |
Suz |
+38.819 |
Yoshimura/Answer/ProTaper/Hinson |
19 |
830 |
Ruben Alanis |
KTM |
+46.083 |
MEXPRO-TEAM/GRUPO ALANIS |
20 |
416 |
Austin Burns |
Hon |
13 Laps |
Powered By Naveen/Fly Racing/FMF |
21 |
574 |
Brian Burns |
KTM |
+30.837 |
Rockwell Watches/Fire Police Mx |
22 |
360 |
Aaron Siminoe |
Kaw |
8 Laps |
|
Classificação Geral
1 |
1 |
Ryan Villopoto |
84 |
2 |
22 |
Chad Reed |
77 |
3 |
94 |
Ken Roczen |
75 |
4 |
5 |
Ryan Dungey |
75 |
5 |
10 |
Justin Brayton |
71 |
6 |
7 |
James Stewart |
66 |
7 |
51 |
Justin Barcia |
56 |
8 |
29 |
Andrew Short |
49 |
9 |
23 |
William Hahn |
43 |
10 |
12 |
Jacob Weimer |
37 |
11 |
33 |
Joshua Grant |
31 |
12 |
9 |
Ivan Tedesco |
27 |
13 |
20 |
Broc Tickle |
26 |
14 |
800 |
Mike Alessi |
24 |
15 |
40 |
Weston Peick |
21 |
16 |
102 |
Matt Moss |
20 |
17 |
27 |
Nicholas Wey |
20 |
18 |
42 |
Vince Friese |
18 |
19 |
44 |
Matthew Goerke |
17 |
20 |
75 |
Joshua Hill |
16 |
21 |
415 |
Nicholas Schmidt |
10 |
22 |
82 |
Kyle Partridge |
10 |
23 |
11 |
Kyle Chisholm |
9 |
24 |
77 |
Jimmy Albertson |
6 |
25 |
68 |
Chris Blose |
2 |
26 |
56 |
James Decotis |
1 |
|
1 |
17 |
Jason Anderson |
93 |
2 |
21 |
Cole Seely |
87 |
3 |
15 |
Dean Wilson |
72 |
4 |
16 |
Zach Osborne |
69 |
5 |
37 |
Cooper Webb |
65 |
6 |
35 |
Justin Hill |
64 |
7 |
34 |
Malcolm Stewart |
54 |
8 |
50 |
Jessy Nelson |
49 |
9 |
87 |
Shane Mcelrath |
42 |
10 |
111 |
Dean Ferris |
42 |
11 |
89 |
Michael Leib |
37 |
12 |
83 |
Dakota Tedder |
29 |
13 |
142 |
Cole Martinez |
24 |
14 |
84 |
Scott Champion |
24 |
15 |
45 |
Darryn Durham |
21 |
16 |
66 |
Jake Canada |
20 |
17 |
737 |
Valentin Teillet |
17 |
18 |
594 |
Chris Plouffe |
13 |
19 |
61 |
Austin Politelli |
11 |
20 |
416 |
Austin Burns |
10 |
21 |
97 |
Topher Ingalls |
7 |
22 |
71 |
Zachary Bell |
6 |
23 |
526 |
Colton Aeck |
5 |
24 |
222 |
Chris Howell |
5 |
25 |
273 |
Conner Elliott |
5 |
26 |
360 |
Aaron Siminoe |
5 |
27 |
830 |
Ruben Alanis |
4 |
28 |
397 |
Brandon Scharer |
3 |
29 |
65 |
Zackery Freeberg |
3 |
30 |
193 |
Chris Proscelle |
2 |
31 |
902 |
Killian Auberson |
1 |
32 |
574 |
Brian Burns |
1 |
33 |
565 |
Preston Mull |
1 |
34 |
243 |
Joseph Dalzell |
1 |
|