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>Competição > AMA Supercross

1ª etapa - Anaheim 1 - CA
Publicado em: 05/01/2014
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As surpresas e batalhas da abertura do Monster Energy AMA Supercross 2014
Redação MotoX.com.br: Lucídio Arruda - Fotos: Simon Cudby

Ken Roczen supera os veteranos com vitória na 450cc. Na 250 Oeste Jason Anderson surpreende Cole Seely a duas curvas da bandeirada


 Ken Roczen


Não dá para dizer que a vitória de Ken Roczen na primeira etapa do Monster Energy AMA Supercross 2014 foi uma surpresa total. Em seu primeiro ano oficialmente na classe 450cc, Roczen era um nome longe dos favoritos nos infinitos prognósticos até a noite deste sábado. E muita gente vai dizer que ele só ganhou porque Ryan Villopoto e James Stewart cairam, o que é verdade, mas não se pode tirar crédito nenhum do alemãozinho, pois um fator primordial para vencer é se manter de pé. E ele fez isso melhor que todos os outros na abertura da temporada.

Vídeos MotoX Connect:
- Highlights 450SX Fox Sports
- Queda de James Stewart
- Highlights 250SX Oeste


James Stewart
Anaheim 1 tem uma atmosfera própria, o primeiro embate de uma nova fase depois de tanta preparação sempre acelera os corações. É onde os pilotos descobrem se todo o esforço da off-season valeu a pena, se foi na direção certa.

A pista desta primeira etapa pode ser considerada conservadora, sem muito espaço para a criatividade dos pilotos aflorar. Com todo mundo mandando as mesmas linhas e sequências também não houve espaço para alguém se destacar claramente dos demais. Vamos aos principais fatos deste início de campeonato:

Corrida 450SX

Apesar de ter feito o segundo melhor tempo nas tomadas de tempo (atrás de Justin Barcia) Ken Roczen só conseguiu sua vaga para a final na Semi, ele foi o quinto colocado na primeira classificatória. Na final largou bem, logo atrás de Villopoto e acompanhou o campeão de perto por algumas voltas. Quando assumiu a liderança, com a queda de Villopoto na nona volta, manteve-se longe das alças de Chad Reed e de Ryan Dungey. Depois Stewart chegou como um furacão a poucas voltas do fim e Roczen não tinha muito o que fazer, porém sua velocidade não facilitou para o adversário que cometeu um erro e se desgovernou nas costelas.

Roczen confessou que andou meio travado na segunda metade da prova, mas manteve o foco e a boa pilotagem até a bandeirada, com 3 segundos de vantagem sobre seu companheiro de equipe Ryan Dungey.

Ryan Villopoto: o que apareceu em Anaheim não foi o mesmo que dominou a segunda metade do campeonato 2013, que podia largar lá atrás e ainda ganhar a corrida com certa facilidade. Bom, Villopoto tinha a velocidade e todas as condições de vencer a corrida, em oito voltas abriu dois segundos de Roczen, o que é bom, mas não o que estava acostumado a abrir nas mesmas condições. Não perdeu muito tempo na queda na nona volta, voltou logo atrás de Stewart, mas em vez de partir para cima de quem estava na frente, perdeu terreno.


 O início do fim da noite de James Stewart

James Stewart: definitivamente teve a chance de fazer sua noite conforme planejado, apesar da má largada. Largou fora dos dez primeiros e completou a primeira volta em oitavo. Fez duas belas ultrapassagens em Dungey e Reed, e inclusive fez a volta mais rápida da prova (justamente antes de cair). Porém, como tantas outras vezes, aprontou do que costuma aprontar: uma queda espetacular nas costelas. James é um cara que se sente confortável no fio da navalha e quando sua Suzuki começou a sair de traseira, não tirou a mão, acreditanto que ia se corrigir. Não foi assim, pelo contrário, e a máquina estilingou para fora da pista, inclusive derrubando um cinegrafista (que aparentemente não sofreu nada demais).


Ryan Dungey

Ryan Dungey: vocês podem imaginar Dungey fazendo uma ultrapassagem como aquela que decidiu a prova da classe 250 (do Jason Anderson sobre Cole Seely)? Mr. Nice Guy precisa perder a fama de bonzinho e trabalhar a agressividade. Dungey tinha técnica e velocidade suficientes para vencer essa etapa, mas perdeu muito tempo atrás de Josh Grant e depois de Chad Reed. Não sei qual seria a solução para ele... talvez treinar boxe, ou lutar com jacaré, ou fazer um curso de motoboy em SP... não sei. Quem tem que arrumar um jeito é seu chefe de equipe Roger DeCoster. Por outro lado a consistência está ao seu lado e em termos de campeonato chegar em segundo é bem melhor que chegar em quarto ou não chegar.

Chad Reed: foi um pódio com sabor doce para o australiano ignorado pelas fábricas e que comanda sua própria equipe independente. Com certeza é um cara que ainda tem muito a mostrar nas pistas, apesar de muita gente achar que seus dias de vitórias ficaram no passado, talvez pelo péssimo ano de 2013 em que não se acertou com a Honda. Vamos ver, as próximas provas podem ditar o ânimo de Reed no restante da temporada.


Justin Barcia: Fez o melhor tempo no cronometrado e venceu sua classificatória na frente de Stewart, Reed e Dungey. Na final largou mal pra caramba e não evoluiu o suficiente para ir além da quinta posição, conquistada sobre Justin Brayton a três voltas do final.

Mike Alessi: o supercross nunca foi exatamente sua praia, não é segredo para ninguém que ele se sente mais a vontade no motocross. Porém, quem o viu treinando na pré-temporada disse que evoluiu muito e baixou seus tempos nas pistas da modalidade. Aproveitou-se das habilidades de excelente largador - um dos melhores que o mundo das duas rodas já viu - para vencer uma classificatória 3 segundos a frente de Villopoto. Na final seu reflexo foi mais rápido que o gate de largada - erro de principiante - e chegou em 12º, uma volta atrás de Roczen.

Eli Tomac: caiu na classificatória ao se chocar no ar com Jake Weimer. Uma contusão no ombro encerrou sua noite mais cedo.


 Pódio com Dungey, Roczen e Reed

Nota: Roczen passou boa parte das férias treinando na casa do... Villopoto!!!

250 - Prova movimentada e emocionante


Jason Anderson
A corrida das 250cc teve também elementos para deixar os 45 mil fãs de pé durante as 15 voltas de disputa. Jason Anderson, da Rockstar KTM, largou na frente e segurou a ponta por três voltas até ser ultrapassado por Cole Seely, da Troy Lee Honda.

Anderson tentou dar o troco, mas só conseguiu acompanhar Seely nas voltas seguintes. Enquanto isso a disputa que entreteu o público foi entre Zach Osborne e Dean Wilson. Foram inúmeras trocas de posições, chegando até a quatro na mesma volta! No final Osborne recuperou o terceiro posto a duas voltas da bandeirada.

Mas quem colheu maiores frutos na volta final foi Anderson. Partiu para o tudo ou nada depois da bandeira branca e aproveitou-se da preocupação do adversário com uma linha de três retardatários.

A manobra de Anderson a duas curvas do fim foi dura, mas não desleal. Podia ter decidido a corrida ali, mas nota-se claramente que tentou não derrubar o adversário. Pêgo de surpresa, com as calças abaixadas, Seely até tentou, mas não teve tempo de reagir.

Resultados

P. # 450 M Diff M.V. TEAM/SPONSORS
1 94 Ken Roczen KTM 20 Laps 58,464 KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP
2 5 Ryan Dungey KTM +03.186 58,490 KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP
3 22 Chad Reed Kaw +09.288 58,684 Discount Tire Racing/TwoTwo
4 1 Ryan Villopoto Kaw +13.886 58,342 Monster Energy Kaw
5 51 Justin Barcia Hon +20.668 58,506 AMERICAN HONDA/ALPINESTARS
6 10 Justin Brayton Yam +23.633 58,995 Toyota/Yam/Nfab/JGRMXteam
7 33 Joshua Grant Yam +30.078 58,848 Toyota/Yam/Nfab/JGRmx team
8 20 Broc Tickle Suz +34.112 59,458 RCH/Soaring Eagle/Suz
9 29 Andrew Short KTM +41.795 1:00.002 BTO Sports - KTM - WPS
10 12 Jacob Weimer Kaw +45.116 1:00.213 Monster Energy Kaw
11 23 William Hahn Hon +49.698 1:00.210 GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/Yoshimura
12 800 Mike Alessi Suz 19 Laps 1:00.355 Smartop Motoconcepts Racing
13 102 Matt Moss Suz +26.729 59,911 Yoshimura Suz,Moss Institute,Campbell
14 415 Nicholas Schmidt Hon +46.308 1:02.732 Dsc flyracing TPJ
15 82 Kyle Partridge Hon 18 Laps 1:02.498 Rocky Mountain ATV/MC/ride engineering
16 40 Weston Peick Suz +03.630 58,606 Motosport.com/Peick Racing/Motosport
17 7 James Stewart Suz 15 Laps 58,101 Suz, Yoshimura, Motorex, Dunlop, Renthal
18 75 Joshua Hill Suz 11 Laps 1:00.446 RCH/Soaring Eagle/Suz
19 77 Jimmy Albertson Hon 6 Laps 1:02.764 Motosport.com/Crossland Racing/Freegun
20 44 Matthew Goerke KTM 3 Laps 1:00.773 BTO Sports - KTM - WPS
21 9 Ivan Tedesco KTM DNF   Rockstar Energy KTM/BelaY/ONE/FMF/AIROH
22 42 Vince Friese Hon DNS   The Factory Metal Works/Club MX/Wideopen
P # 250 Oeste M Diff M.V. TEAM/SPONSORS
1 17 Jason Anderson KTM 15 Laps 58,693 Rockstar Energy Drink/KTM/ONE
2 21 Cole Seely Hon +00.425 58,418  
3 16 Zach Osborne Hon +18.168 59,329 GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk
4 15 Dean Wilson Kaw +19.585 59,305 Monster Energy/ProCircuit/Kaw
5 37 Cooper Webb Yam +19.931 59,344 Yam, Yamalube, Rockstar,MSR,KYB,
6 35 Justin Hill Kaw +26.989 59,403 Monster Energy/Pro Circuit/Kaw
7 45 Darryn Durham Kaw +36.430 1:00.085 Monster Energy/ProCircuit/Kaw
8 34 Malcolm Stewart Hon +38.423 59,296  
9 50 Jessy Nelson Hon +48.443 1:00.215  
10 61 Austin Politelli Yam +51.183 1:01.322 Barrett Heritage Racing
11 89 Michael Leib Hon +53.447 1:00.829 Rocket Exhaust,On Track,AXO
12 66 Jake Canada Hon +57.633 1:00.837 51 Fifty Energey drink
13 83 Dakota Tedder Kaw +1:01.555 1:01.518 Team Tedder/Monster Energy/Kaw
14 111 Dean Ferris KTM +1:02.977 1:01.843 KTM, RED BULL, MOTOREX, DUNLOP
15 71 Zachary Bell Hon 14 Laps 1:01.092 GEICO Hon/AMSOIL/Muscle
16 87 Shane Mcelrath Hon +00.623 1:00.941  
17 737 Valentin Teillet Kaw +20.884 1:03.286 Bud Racing,Monster Energy,Troy Lee
18 65 Zackery Freeberg Hon +27.655 1:03.253  
19 84 Scott Champion Yam +35.455 1:03.156 YAMAHA/Strikt/Spy/Deft Family/
20 97 Topher Ingalls Hon +43.159 1:03.588 TRS Consulting/Boltz/C4MX
21 142 Cole Martinez Kaw +51.708 1:04.400 Woodland merchant services
22 565 Preston Mull Yam 13 Laps 1:04.026  








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