X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

X-Games - Moto-X - Final - Los Angeles (CA) - EUA
Publicado em: 06/08/2013
Clique e saiba mais

Taddy Blasuziak retoma o pódio em Los Angeles. Hagashino vence novamente no Freestyle
Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Mark Kohlman/ Trevor Brown/ Phil Ellsworth/ Gabriel Christus/ ESPN 

Ultrapassagens, tombos e vitórias de última hora - o que torna o X-Games tão especial

  

Taddy Blasuziak
  
Ocorreu a esperada final do X-Games. O campeonato passou por Foz do Iguaçu, Barcelona e Munique até chegar em seu destino final: Los Angeles. A temporada 2013 se encerrou na Califórnia, com as disputas acontecendo dos dias 01º a 04 de agosto.

No Enduro-X, Taddy Blasuziak retomou o topo do pódio. Durante as classificatórias, Blasuziak venceu a primeira bateria e, junto a ele, subiram para final Cody Webb, Cory Graffunder, Colton Haaker e Kyle Redmond. Na segunda qualificatória, foi a vez de Mike Brown vencer acompanhado de David Knight, Destry Abbott e Ty Tremaine completando a lista da final.
  

Pódio do Enduro-X

Sentindo falta de alguns nomes, certo? Sim, Chris Birch e Alfredo Gomez ficaram para a Last Chance Race. E o que parecia óbvio, não aconteceu. Os pilotos Justin Soule e Gary Sutherlin foram os que puderam continuar na disputa por uma medalha do X-games. Gomez ficou com a quarta colocação da bateria, enquanto Birch foi apenas o 12º mais rápido.

Largada a prova final. Blasuziak imediatamente assumiu a ponta, chegando a abrir vantagem sobre Mike Brown e Cody Webb. Somente na sexta volta, Brown conseguiu ameaçar o polonês, porém sem sucesso.

E a mágica do Enduro-X aconteceu quase na última volta. As provas da modalidade são um tanto quanto delicadas na questão ultrapassagens e erros em momentos finais - uma vez que se perde posição, a cada volta é mais difícil recuperar se não houver uma mãozinha de um erro do piloto à frente. Foi Mike Brown o sorteado para cair na seção de pedras e perder a vice-liderança para Colton Haaker.

Mas a dita mágica que sorte para alguns e azar para outros se repetiu. Desta vez foi Haaker quem caiu na seção de troncos, perdendo definitivamente a segunda colocação. Brown então recuperou a vice-liderança, seguido de Webb – para fechar o pódio.



“Me senti muito confiante na moto”, contou Blazusiak. “Sabia que o Mike Brown estava na minha cola, mas também sabia que tinha mais velocidade que ele, então só controlei a situação e tentei não errar”, arrematou. O vencedor ainda revelou quais eram os planos depois dessa temporada. “Vou para casa ficar sentado numa piscina, por alguns meses”.
  

Laia Sanz

Entre as mulheres do Enduro-X, mais uma vitória de Laila Sanz. Todos estavam atentos para saber se a espanhola superaria Maria Forsberg, mas quem roubou a cena, no final das contas, foi Tarah Gieger, assumindo a liderança no começo da prova.
  

Moto de Sandra Gomez enroscada em Rachel Gutish

Logo na primeira volta, o circuito se tornou palco de pequenos acidentes. Shelby Turner se atrapalhou na largada. A vontade da piloto de acelerar foi tanta que a moto virou ainda no gate. Sandra Gomez literalmente se enroscou na roda traseira de Rachel Gutish e foi ao chão.

Gieger também não escapou das dificuldades do Enduro-X. A porto-riquenha caiu em uma seção de pedras e deixou o caminho livre para Sanz. Dali a algumas voltas, foi a seção de troncos que derrubou Gieger, abrindo passagem para Forsberg.

Na ponta, Laia Sanz abriu vantagem e conquistou tranquilamente o ouro do X-Games. A emoção da corrida ficou por conta de Maria Forsberg na última volta se atrapalhando na seção de pedras e correndo contra o tempo para tirar a moto do chão e ligar de novo sem ser alcançada por Gieger. A norte-americana deu conta do recado e manteve a vice-liderança. Gieger ficou com a medalha de bronze.

“Tive um péssimo começo. Tarah Gieger estava pulando muito e eu não sou boa com pulos. No final, não cometi erros hoje e me sinto muito feliz por em Munique fui um desastre”, falou Sanz. Detalhe, o desempenho considerado um desastre pela competidora foi quando subiu no pódio para receber uma medalha de prata. “A corrida foi boa e a moto estava muito melhor do que em Munique”, completou.
  

Tarah Gieger, Laia Sanz e Maria Forsberg

Quem acompanhou as disputas do X-Games de alguns anos atrás, antes de Laia Sanz, sabe que o domínio ficava por conta de Maria Forsberg. A norte-americana vencia uma prova atrás da outra até aparecer a espanhola: “É engraçado, todo mundo nos chama de rivais, mas somos amigas”, contou Forsberg. “A superei uma vez e ela me superou umas três ou quatro. É uma honra correr com ela, sinto que aprendi bastante. Claro que queremos ganhar no final, mas ela fez uma prova incrível e foi merecido”, acrescentou.



Tanto na categoria masculina quanto feminina, as disputas do Moto X Racing animaram o público. As duas provas foram decididas nos últimos minutos. Entre os homens, a vitória ficou com Justin Brayton e entre as mulheres com Vicky Golden.

Brayton não teve vida fácil desde o início. Na largada da primeira bateria classificatória, quem fez o holeshot foi Josh Hill, que acelerou e se manteve na frente com um ritmo muito forte, sem dar chances aos adversários. No final, a vantagem era tanta que ele até conseguiu andar bem mais tranquilo e poupar forças para a corrida seguinte. Brayton bem que tentou pressionar, mas não teve forças suficientes para a ultrapassagem. No final, ainda foi superado por Chad Reed, que veio de trás com bastante velocidade e ainda terminou quatro segundos à frente do adversário.

Na final, Reed, apontado como o grande favorito, não teve a mesma sorte. Se envolveu em uma batida logo na primeira curva e foi parar fora da pista. A partir daí, os protagonistas passaram a ser novamente Hill e Brayton. Os dois dividiram a ponta lado a lado todo o tempo. Na última volta, Hill abriu demais em uma curva e Brayton se aproveitou para tomar distância e evitar que o oponente se aproximasse. Chris Blose ainda apareceu no cenário para tentar roubar a segunda colocação de Hill, mas sem sucesso. O vencedor da primeira bateria ficou com a prata. Chad Reed ainda conseguiu uma recuperação e ficou com o quarto lugar.

É a primeira medalha de ouro de Brayton que explicou a vitória: “Estava tentando a ultrapassar Hill boa parte da prova. Sabia que estava em cima da hora, então foi quando ultrapassei”, contou.



“Brayton estava na minha cola o tempo todo”, afirmou Hill. “Digo, foram 32 voltas mais uma ou duas. Ele me passou nessa. Provavelmente ele teria corrido ainda mais rápido se eu não estivesse segurando ele o tempo todo”, completou o segundo colocado.
  

Vicki Golden

Na prova feminina, as trocas de posições foram constantes. Kiara Fontanesi foi quem saiu na frente, mas logo cedeu a posição para Meghan Rutledge, que permaneceu na ponta por muito tempo. Vicky Golden alcançou o segundo lugar, mas ficou a praticamente três segundos da líder o tempo todo. No final, um golpe de má sorte ou puro excesso de confiança tirou o título das mãos de Rutledge. Quase na linha de chegada, ela soltou a mão direita do guidão para comemorar e acabou caindo. Assim, não lhe restou nada mais do que chorar pelo leite derramado e dar de bandeja a terceira medalha de ouro dos X Games para Vicky Golden.

Apesar de Rutledge cruzar a linha de chegada após mais algumas colocadas, a quase vencedora ficou com o segundo lugar. “Nunca tinha liderado um X-Games antes. Comemorei um pouco antes e cometi um erro, o que deu a chance de Vicki Golden assumir a ponta”, contou a atleta de 18 anos. “Se eu tivesse ficado na moto, nada disso tinha acontecido. Mas acontece.”

No pódio a situação voltou a beirar o trágico-cômico, já que Golden mal conseguia olhar para Rutledge. “Me aproximei da curva antes da rampa e ouvi o público gritar, então vi que ela estava no chão. Era tudo o que eu sabia. Foi no último minuto, corrida estressante. Estou feliz de estar no pódio”, disse a primeira colocada. “Ela cometeu um erro e capitalizei em cima. Pode ser uma porcaria ganhar desse jeito, mas tudo bem”, completou.



Vicki Golden ainda se fez notar durante o final de semana na competição do Best Whip - a melhor "entortada". A norte-americana, primeira mulher a participar da competição, deixou muitos homens pelo caminho e faturou o bronze na disputa. A medalha de prata ficou para Jeremy "Twitch" Stenberg e a melhor entortada da noite ficou por conta de Josh Hansen.



O X-Games inovou na disputa do Moto-X. Acrescentou uma corrida chamada de adaptativa para aqueles se adaptaram às motos apesar de algumas “dificuldades extras”. Explicando melhor, o vencedor dessa prova, Mike Schultz, teve a perna esquerda amputada por conta de um acidente de snocross.

“Estamos todos juntos e fazendo barulho, além de alguns pulos!”, contou Schutz. “É importante mostrar para as pessoas que se algo de ruim te acontece e você acaba perdendo um membro, é questão de determinação de ter as ferramentas certas para voltar ao que quer fazer, viver a vida e se divertir”.

O piloto desenvolveu o chamado “Moto Knee”, uma prótese que ele e outros pilotos da corrida usaram. “Para mim é ainda mais recompensador ver alguém tendo sucesso com essa invenção do que para mim é vencer a corrida. Estou feliz de criar algo que ajuda as outras pessoas. Se algum desses caras levasse o outro, estaria fascinado por eles também”, declarou Schultz. Recado dado!

As disputas do freestyle começaram com o famoso Step up. Após um pulo de pouco mais de 11 m, Ronnie Renner levou o ouro novamente. No quesito, altura e entortada o piloto tem vencido praticamente invicto na competição.

Mas o que mais chamou atenção na prova do piloto foi a presença da família, inclusive do pai que estava na plateia pela primeira vez em dez anos. “Meu estava me pressionando durante os treinos. Ele me falava ‘é isso?! Você tem que ir mais alto’. E é o que eu preciso”, contou Renner.

A disputa do Moto X Speed & Style ficou por conta de Nate Adams e Blake Williams, com Adams levando a melhor. "Não caiu a ficha ainda", disse o vencedor, voltando ao pódio depois de um jejum de dois anos. "Os últimos três anos foram muito difíceis. Uma série de lesões. Tinha praticamente desistido. Sabia que ainda podia andar, mas realmente não acreditava que estava de volta em nível de competição. Foi incrível”, encerrou.



O Freestyle mais uma vez foi palco para vitória de Higashino. A disputa esquentou com as manobras de Adam Jones. Um piloto atacava com um holygrab, o outro respondia com um “beijo da morte”. O japonês acabou por liderar a disputa com a manobra que virou sua marca registrada um ano atrás exatamente na cidade de Los Angeles: “the rock-solid backflip”.

Jones ficou com a prata, enquanto Nate Adams completou o pódio – é a primeira medalha do piloto na competição freestyle desde 2012.

Encerrada a temporada 2013, o X-Games jogos de verão retorna no próximo ano. E depois de 11 anos sediado em Los Angeles, o X-Games norte-americano deixa a Califórnia rumo a Austin, no Texas em 2014. Uma das razões é o circuito apertado do lado oeste. “Hoje a pista estava muito mais apertada que nos anos anteriores”, comentou Adam Jones. “Acho que todos concordamos que estamos felizes de tentar Austin no próximo ano em um percurso maior e com mais opções”, explicou. Um percurso maior pode ajudar os pilotos em novas manobras e em mais pontos de ultrapassagem e, claro, mais lugares para os famosos tombos que somente o X-Games proporciona:



Resultados

Enduro-X Masculino

1 Taddy Blazusiak 7:55.393
2 Mike Brown 7:59.137
3 Cody Webb 8:02.191
4 Colton Haaker 8:06.488
5 Taylor Robert 8:17.305
6 David Knight 8:25.399
7 Cory Graffunder 7:56.313
8 Justin Soule 8:18.615
9 Kyle Redmond 8:24.707
10 Gary Sutherlin 8:35.664
11 Destry Abbott 8:09.015
12 Ty Tremaine 8:25.466

Enduro-X Feminino
1 Laia Sanz 5:10.410
2 Maria Forsberg 5:47.608
3 Tarah Gieger 6:02.599
4 Sandra Gómez Cantero 6:03.898
5 Rachel Gutish 6:10.665
6 Kacy Martinez 6:19.347
7 Chantelle Bykerk 5:13.044
8 Shelby Turner 5:36.677
9 Maria Franke 5:30.740
10 Lexi Pechout 5:50.824

Moto-X Masculino
1 Justin Brayton 7:59.950
2 Josh Hill 8:01.115
3 Chris Blose 8:02.028
4 Chad Reed 8:02.737
5 Kyle Regal 8:12.758
6 Ryan Sipes 8:15.107
7 Wil Hahn 8:16.930
8 Mike McDade 8:23.200
9 Vince Freise 8:29.528
10 Tyler Bowers 8:16.222
11 Ben Lamay 8:20.041
12 Weston Peick 16:39.999

Moto-X Feminino
1 Vicki Golden 5:22.442
2 Meghan Rutledge 5:23.231
3 Kiara Fontanesi 5:23.649
4 Jessica Patterson 5:24.306
5 Taylor Higgins 5:35.332
6 Tatum Sik 5:36.419
7 Tarah Gieger 5:39.436
8 Sara Pettersson 5:49.974
9 Jackie Ives 5:22.619
10 Brittany Marcotte 5:33.512
11 Nicole Madsen 5:38.739
12 MacKenzie Tricker 1:41.407

Step up
1 Ronnie Renner 38.50 pés
2 Libor Podmol 37.50
3 Matt Buyten 36.00
4 Josh Hansen 32.00
5 Bryce Hudson 31.00
6 Brian Foster 28.00

Freestyle
1 Taka Higashino 90.00 pts
2 Adam Jones 90.00
3 Nate Adams 88.00
4 Levi Sherwood 87.66
5 Rob Adelberg 86.66
6 Blake Williams 85.00
7 Libor Podmol 83.33
8 Wes Agee 83.33
9 Jackson Strong 82.33
10 Todd Potter 82.00


 







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet