Honda apresenta seus principais modelos Cross 2014
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Mark McIntyre (estúdio) / Bruce Benedict
Modelo 250cc recebeu maior número de modificações
A Honda já divulgou fotos e as novidades dos seus principais modelos de Motocross 2014. Como já era esperado a CRF 250R recebeu mais modificações e teve o visual atualizado para se equiparar à irmã maior de 450cc.
Principais mudanças
A CRF 250R recebe um novo quadro, da sexta geração construida em alumínio, desenhado para baixar o centro de gravidade e centralizar ao máximo a massa da moto. Uma das principais mudanças foi na junção das vigas superiores com a caixa de direção, agora numa posição mais baixa. A peça pesa apenas 9.35kg.
Segundo a fábrica, as alterações promovem uma melhora na estabilidade em retas e frenagens e, combinada com as atualizações nas suspensões, maior facilidade nas manobras.
Suspensões
O novo amortecedor Showa é montado 14.5mm mais baixo no suporte superior no quadro. O próprio amortecedor foi encurtado na mesma medida. A motocicleta recebeu também alterações no braço oscilante traseiro (mais rígido) e seus links para manter o curso total do eixo.
Na frente a suspensão Showa de 48mm tem um novo sub-pistão cujo diâmetro cresceu de 35 para 37mm. As molas foram ajustadas para casar com o comportamento do novo quadro. Os ajustes de compressão e retorno continuam com 16 pontos.
O amortecedor traseiro apresenta 17 posições de retorno, 13 posições na compressão (baixa velocidade) e 3,5 voltas na compressão (alta velocidade).
Motor

Foto da motocicleta "pelada" evidencia o esforço na concentração de massa. |
Um novo pistão aumentou a taxa de compressão para 13.5:1 frente a 13.2:1 do modelo passado. O cabeçote teve os canais de admissão e exaustão redesenhados. Os valores de diâmetro e curso continuam os mesmos 76.8mm x 53.8mm de antes. As válvulas permanecem as mesmas com a de admissão fabricada em titânio e a de escape em aço. A injeção de combustível recebu um novo mapa e o bico injetor foi posicionado em um novo ângulo. O câmbio de cinco marchas foi revisado para maior durabilidade.
Corpo
Além dos plásticos iguais aos da 450cc, a 250cc ganhou um reservatório de combustível ligeiramente maior. Sub-quadro e caixa do filtro de ar perderam peso. Novos radiadores epecificamente desenhados para a 250cc estão montados em pontos mais baixos no quadro. A ponteira de escape dupla, ainda uma exclusividade da Honda, ficou um pouquinho mais curta, também ajudando a centralizar a massa.
Ficha Técnica
Tipo |
Liquid-cooled, 4-stroke, single-cylinder |
Deslocamento |
249cm3 |
Diâmetro x Curso |
76.8 x 53.8mm |
Taxa de Compressão |
13.5: 1 |
Fuel System |
|
Carburation |
FI |
Capacidade do Tanque |
6.3Litros |
Electrical System |
|
Ignição |
Full transistor |
Partida |
A Pedal |
Drivetrain |
|
Embreagem |
Wet multiplate |
Câmbio |
Constant mesh |
Transmissão Final |
Corrente |
Tipo |
Aluminium twin tube |
Dimensions |
2,181 x 827 x 1,271mm |
Wheelbase |
1,489mm |
Caster Angle |
27° 23' |
Trail |
116.7mm |
Seat Height |
951mm |
Ground Clearance |
322mm |
Peso (em ordem de marcha) |
105.7kg |
Tipo |
Dianteiro: 48? USD Telescopic |
|
Traseiro: Prolink |
Rodas |
Dianteiro: Raiada |
|
Traseiro: Raiada |
Aro |
Dianteiro: 21 |
|
Traseiro: 19 |
Pneus |
Dianteiro: 80/100-21 () |
|
Traseiro: 100/90-19 () |
Freios |
Dianteiro: Disco |
|
Traseiro: Disco |
Honda CRF450R 2014
Tradicionalmente a Honda sempre introduz as novas gerações nos modelos maiores primeiro e depois repassa as novidades para a irmã menor no ano seguinte. Como a nova geração da 450cc veio no ano passado (modelo 2013), o modelo recebeu uma quantidade menor de ajustes na versão 2014, enquanto a atenção da engenharia se concentrava no modelo 250cc.
As principais novidades para 2014 são as seguintes:
- Cabeçote com dutos de admissão e escape alterados.
- Novo mapa de injeção eletrênica.
- Abafador da ponteira dupla redesenhado
- Novas molas de embreagem prometem acionamento mais leve sem prejudicar a durabilidade.
- Garfo KYB com mola pneumática revisado
Ficha Técnica
Tipo |
$ tempos monocilindrico uni-cam |
Deslocamento |
449.7cm3 |
Diâmetro x Curso |
96 x 62.1mm |
Taxa de Compressão |
12.5: 1 |
Alimentação |
Injeção Eletrônica |
Capacidade do Tanque |
6.4Litros |
Ignição |
Full transistor |
Partida |
A Pedal |
Embreagem |
Muiti-disco |
Câmbio |
5 Velocidades |
Transmissão Final |
Corrente |
Tipo |
Aluminium twin tube |
Dimensions |
2,191 x 827 x 1,271mm |
Wheelbase |
1,492mm |
Caster Angle |
27° |
Trail |
116mm |
Seat Height |
953mm |
Ground Clearance |
330mm |
Peso (em ordem de marcha) |
111kg |
Tipo |
Dianteiro: 48mm inverted Air Fork, 310mm stroke, fully adjustable |
|
Traseiro: Pro-link, Fully adjustable mono shock, 133.5mm stroke, 315mm axle travel |
Rodas |
Dianteiro: Raiada |
|
Traseiro: Raiada |
Rim Size |
Dianteiro: 21 |
|
Traseiro: 19 |
Pneus |
Dianteiro: 80/100-21 () |
|
Traseiro: 120/80-19 () |
Freios: |
Dianteiro: 240mm Disco |
|
Traseiro: 240mm Disco |