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Apresentação Honda CRF 250R e CRF 450R 2014
Publicado em: 14/05/2013
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Honda apresenta seus principais modelos Cross 2014
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Mark McIntyre (estúdio) / Bruce Benedict 

Modelo 250cc recebeu maior número de modificações


 


 
A Honda já divulgou fotos e as novidades dos seus principais modelos de Motocross 2014. Como já era esperado a CRF 250R recebeu mais modificações e teve o visual atualizado para se equiparar à irmã maior de 450cc.

Principais mudanças

A CRF 250R recebe um novo quadro, da sexta geração construida em alumínio, desenhado para baixar o centro de gravidade e centralizar ao máximo a massa da moto. Uma das principais mudanças foi na junção das vigas superiores com a caixa de direção, agora numa posição mais baixa. A peça pesa apenas 9.35kg.

Segundo a fábrica, as alterações promovem uma melhora na estabilidade em retas e frenagens e, combinada com as atualizações nas suspensões, maior facilidade nas manobras.

 


 
Suspensões

O novo amortecedor Showa é montado 14.5mm mais baixo no suporte superior no quadro. O próprio amortecedor foi encurtado na mesma medida. A motocicleta recebeu também alterações no braço oscilante traseiro (mais rígido) e seus links para manter o curso total do eixo.

Na frente a suspensão Showa de 48mm tem um novo sub-pistão cujo diâmetro cresceu de 35 para 37mm. As molas foram ajustadas para casar com o comportamento do novo quadro. Os ajustes de compressão e retorno continuam com 16 pontos.

O amortecedor traseiro apresenta 17 posições de retorno, 13 posições na compressão (baixa velocidade) e 3,5 voltas na compressão (alta velocidade).

Motor


Foto da motocicleta "pelada" evidencia o esforço na concentração de massa.

Um novo pistão aumentou a taxa de compressão para 13.5:1 frente a 13.2:1 do modelo passado. O cabeçote teve os canais de admissão e exaustão redesenhados. Os valores de diâmetro e curso continuam os mesmos 76.8mm x 53.8mm de antes. As válvulas permanecem as mesmas com a de admissão fabricada em titânio e a de escape em aço. A injeção de combustível recebu um novo mapa e o bico injetor foi posicionado em um novo ângulo. O câmbio de cinco marchas foi revisado para maior durabilidade.


 

Corpo

Além dos plásticos iguais aos da 450cc, a 250cc ganhou um reservatório de combustível ligeiramente maior. Sub-quadro e caixa do filtro de ar perderam peso. Novos radiadores epecificamente desenhados para a 250cc estão montados em pontos mais baixos no quadro. A ponteira de escape dupla, ainda uma exclusividade da Honda, ficou um pouquinho mais curta, também ajudando a centralizar a massa.


Ficha Técnica

Motor
Tipo Liquid-cooled, 4-stroke, single-cylinder
Deslocamento 249cm3
Diâmetro x Curso 76.8 x 53.8mm
Taxa de Compressão 13.5: 1
Fuel System  
Carburation FI
Capacidade do Tanque 6.3Litros
Electrical System  
Ignição Full transistor
Partida A Pedal
Drivetrain  
Embreagem Wet multiplate
Câmbio Constant mesh
Transmissão Final Corrente
Quadro
Tipo Aluminium twin tube
Corpo
Dimensions 2,181 x 827 x 1,271mm
Wheelbase 1,489mm
Caster Angle 27° 23'
Trail 116.7mm
Seat Height 951mm
Ground Clearance 322mm
Peso (em ordem de marcha) 105.7kg
Suspensões
Tipo Dianteiro: 48? USD Telescopic
  Traseiro: Prolink
Rodas Dianteiro: Raiada
  Traseiro: Raiada
Aro Dianteiro: 21
  Traseiro: 19
Pneus Dianteiro: 80/100-21 ()
  Traseiro: 100/90-19 ()
Freios Dianteiro: Disco
  Traseiro: Disco


Honda CRF450R 2014


Tradicionalmente a Honda sempre introduz as novas gerações nos modelos maiores primeiro e depois repassa as novidades para a irmã menor no ano seguinte. Como a nova geração da 450cc veio no ano passado (modelo 2013), o modelo recebeu uma quantidade menor de ajustes na versão 2014, enquanto a atenção da engenharia se concentrava no modelo 250cc.

As principais novidades para 2014 são as seguintes:
- Cabeçote com dutos de admissão e escape alterados. 
- Novo mapa de injeção eletrênica.
- Abafador da ponteira dupla redesenhado
- Novas molas de embreagem prometem acionamento mais leve sem prejudicar a durabilidade.
- Garfo KYB com mola pneumática revisado


Ficha Técnica

Motor
Tipo $ tempos monocilindrico uni-cam
Deslocamento 449.7cm3
Diâmetro x Curso 96 x 62.1mm
Taxa de Compressão 12.5: 1
Alimentação Injeção Eletrônica
Capacidade do Tanque 6.4Litros
Ignição Full transistor
Partida A Pedal
Embreagem Muiti-disco
Câmbio 5 Velocidades
Transmissão Final Corrente
Quadro
Tipo Aluminium twin tube
Corpo
Dimensions  2,191 x 827 x 1,271mm
Wheelbase 1,492mm
Caster Angle 27°
Trail 116mm
Seat Height 953mm
Ground Clearance 330mm
Peso (em ordem de marcha) 111kg
Suspensões
Tipo Dianteiro: 48mm inverted Air Fork, 310mm stroke, fully adjustable
  Traseiro: Pro-link, Fully adjustable mono shock, 133.5mm stroke, 315mm axle travel
Rodas Dianteiro: Raiada
  Traseiro: Raiada
Rim Size Dianteiro: 21
  Traseiro: 19
Pneus Dianteiro: 80/100-21 ()
  Traseiro: 120/80-19 ()
Freios: Dianteiro: 240mm Disco
  Traseiro: 240mm Disco


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