X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais

Edgers Racing

KTM Sacramento

Toro Sports

SP Race Park

JPS Racing

MotoX Pneus

Clique e saiba mais

> Competição > AMA Supercross

17ª etapa - Las Vegas - NV
Publicado em: 05/05/2013

Roczen e Hahn são os campeões na 250. Millsaps fica com o vice na 450
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Simon Cudby / supercross.com

Decisões emocionantes marcam encerramento do campeonato em Las Vegas


Las Vegas, como de costume, encerrou mais uma temporada do AMA Supercross. A etapa mescla um programa estendido, com finais tanto da 250 Leste como Oeste, além da prova extra reunindo os melhores de cada região. Sem esquecer, é claro, da classe principal, a 450cc.

Como a 450 já chegou com o título definido as classes de suporte ganharam atenção especial com a briga entre Geico Honda e KTM Redbull pelos títulos. A pista construida no Sam Boyd Stadium é bem maior que a maioria dos outros estádios, com a largada na área externa e uma longa curva plana. Dentro do estádio, excetuando a grande reta após a largada com um salto simples, uma infinidade de sequência de obstáculos desafiou os pilotos no tradicional piso duro da região. Além do chão duro as provas de Vegas também apresentaram uma poeirinha em algum ponto ou outro, para não perder a tradição.

250 Leste - Bowers conquista sua primeira vitória, Hahn é campeão


Pódio da etapa 250 Leste com Musquin, Bowers e o campeão Hahn


Marvin Musquin
Ainda sob a luz do Sol de fim de tarde largou a primeira final do dia. Gavin Faith, da Motoconcepts, liderou as duas primeiras voltas. Mostrando-se não tão à vontade no circuito quanto os demais principais pilotos, não demorou para ir perdendo posições até o quinto lugar, onde recebeu a bandeirada.

Da terceira volta em diante a liderança ficou com o campeão do Arenacross Tyler Bowers, recrutado no meio da temporada para cobrir os desfalques na equipe Pro Circuit. Bowers imprimiu um ritmo forte e chegou a abrir mais de 6 segundos na liderança.

E os candidatos ao título? Tanto Wil Hahn como Marvin Musquin largaram ali ao redor de quinto ou sexto e foram escalando posições na classificação. Na sexta volta Hahn já era o segundo e Musquin o terceiro. O francês só conseguiu superar o norte-americano numa manobra "espremida" após um triplo, já a quatro voltas do fim. Mas Musquin precisava mais que isso para alcançar o título.

Na arrancada final indo para o tudo ou nada tirou cerca de um segundo por volta em relação a Bowers, mas ainda assim entrou na última volta 3,2 segundos atrás, uma diferença quase imposs[ivel em condições normais. Musquin viu a última chance piscar na penúltima reta. Bowers aliviou o ritmo - provavelmente já pensando no salto da vitória - enquanto Musquin encaixou com maestria toda a sequência colocando por dentro na última curva. O "susto" foi o bastante para o piloto Pro Circuit "colar a mão" nas costelas e no salto de chegada. Musquin ficou chupando o dedo por meros 40 centésimos de segundo, enquanto Hahn comemorou o título com o terceiro lugar.


Wil Hahn - campeão 250 Leste

Nota: Hahn tomou uma capotada fenomenal nas costelas na última volta de seu treino à tarde. Um pouco dolorido resistiu bravamente a prova na briga pelo título, mas optou por não participar do desafio Leste x Oeste.

250 Oeste - Roczen consegue o que precisa a uma volta do fim


Eli Tomac ultrapassa Martin Davalos pela vitória em Vegas


Ken Roczen
Ah, se Eli Tomac tivesse andado em Salt Lake City a metade do que andou em Las Vegas. O resultado final do campeonato seria outro. A mente humana é um negócio difícil de entender. Mas o "se" tem que ficar fora da equação em qualquer campeonato. Talvez ele não suportasse a pressão se chegasse liderando na final... nunca se saberá.

O que se sabe é que o publico acompanhou uma das decisões de título mais emocionantes da história. Tomac fez uma largada excelente, mas abriu demais na primeira curva para perder um monte de posições. Zach Osborne cruzou a linha do holeshot na frente seguido de Ryan Sipes, Martin Davalos, Kyle Cunningham e Ken Roczen. Tomac fez a primeira passagem em sétimo, atrás de Malcolm Stewart.

A partir daí Davalos assumiu a ponta enquanto Roczen e Tomac avançavam pelo pelotão. O alemão alcançou o segundo posto na quinta volta, mas não parecia recuperar terreno em relação ao líder. Tomac simplesmente voava pelo circuito e passou por Roczen, que não ofereceu resistência, na nona volta.

O piloto da Honda não demorou para alcançar Davalos e realizar a últrapassagem. Nesta posição, com o equatoriano entre ele e Roczen empatava em pontos, mas vencia o título pelo número de vitórias. O pit da KTM desesperadamente avisou seu piloto que era passar Davalos ou morrer na praia.

Roczen teve dificuldade para tirar a diferença, até que Davalos errou uma sequência e facilitou a uma curva da bandeira branca onde a ultrapassagem decisiva ocorreu. Com o segundo posto o piloto da KTM garantiu o título.


Ken Roczen

Desafio Leste x Oeste



Roczen e Musquin na primeira volta do desafio

Ostentando o número 1w Ken Roczen largou na ponta seguido de Marvin Musquin na prova que reuniu os pilotos das duas regiões. O francês tomou a liderança, mas não conseguiu segurar o ritmo. Após um passa, despassa, o alemão assumiu a ponta definitivamente na curta prova de apenas 10 voltas.

A surpresa foi ver Musquin ser alcançado e ultrapassado por Kyle Cunningham. Depois ainda foi pressionado por Martin Davalos, que não conseguiu a ultrapassagem.

Entre as notas da prova dois desempenhos que contrastaram bastante com as provas anteriores. Tyler Bowers caiu na quinta volta e foi apenas 14º. Eli Tomac cometeu um erro no início e passeou até a bandeirada na 13ª posição. 

450 - Villopoto confirma favoritismo. Millsaps fica com o vice


Ryan Villopoto


David Millsaps
Se alguém pensava que Ryan Villopoto ia deixar alguém carimbar sua faixa... A prova das 450 começou com Jake Weimer na frente seguido de Chad Reed, Andrew Short, Phill Nicoletti e Josh Hill. Villopoto passou todos eles na primeira volta como se fossem retardatários trazendo, um pouco mais atrás, Ryan Dungey.

David Millsaps largou fora dos dez primeiros, mas fez o que tinha de ser feito. Em uma corrida sólida avançou até o terceiro posto já na quinta volta e o pódio da final estava decidido com o s três melhores da temporada.

Mais atrás Justin Barcia chegou a passar Weimer pelo quarto posto, depois devolveu a posição. Na metade final da prova as brigas foram por posições intermediárias. Reed segurou a sexta posição dos ataques do piloto privado Weiston Peick e Justin Brayton venceu um duelo com Andrew Short pela oitava posição. Trey Canard abandonou quando ocupava a nona posição.

E assim se encerrou a temporada mais disputada deste século, até agora pelo menos. Foram cinco vencedores e quatro campeões da classe principal na pista. O campeonato começou com a inesperada liderança de David Millsaps na fase inicial. Depois da metade foi Ryan Villopoto quem deu as cartas conquistando, merecidamente, o terceiro título consecutivo no Supercross 450. Millsaps, definitivamente, ganhou um novo nível de respeito dos fãs durante essa temporada. Certamente não será mais considerado zebra daqui para frente e, para seu crédito, conquistou o segundo vice-campeonato com um joelho que necessita reparos. Infelizmente não vamos vê-lo na temporada do Motocross.


Ryan Dungey

Resultados

P. # 450 M Diff TEAM/SPONSORS
1 1 Ryan Villopoto Kaw 20 Laps Monster Energy Kaw
2 5 Ryan Dungey KTM +02.843 Red Bull/KTM/Motorex/Dunlop/Foremost/WP/Akrap
3 18 David Millsaps Suz +34.826  
4 12 Jake Weimer Kaw +37.462 Monster Energy Kaw
5 51 Justin Barcia Hon +44.059 Team Hon Muscle Milk
6 22 Chad Reed Hon +46.437 Discount Tire Americas Tire/Shift/Fox/Mophie/Outri
7 46 Weston Peick Suz +46.626 HYPER X R2MX PRORIDE FLY UTOPIA BOLT H
8 10 Justin Brayton Yam +49.395 Toyota/JGRMX/Yam
9 29 Andrew Short KTM +56.487 BTO Sports/KTM/Palmetto Motorsports/Fly Racing/
10 20 Broc Tickle Suz +59.143 RCH/Dodge/Suz
11 49 Phillip Nicoletti Yam 19 Laps N-Fab TiLUBE Yam
12 39 Robert Kiniry Yam +02.477 N-Fab TiLUBE Yam
13 56 Kyle Regal Yam +12.959 Valle Motorsports/Yam/DC/Rockwell Training F
14 75 Joshua Hill Suz +13.846 RCH/Dodge/Suz
15 84 Chris Blose Yam +18.496 N-Fab TiLUBE Yam
16 374 Cody Gilmore Kaw +31.828 Yankton Motorsports, Race Tech, Motosport, Moto
17 85 Kyle Partridge Hon 18 Laps Rocky Mountain atvmc mb1 suspension 2up minis
18 415 Nicholas Schmidt Hon +18.383 Dr. D, Milestone MX, Makic SC, Bell Helmets, NW
19 95 Tevin Tapia Suz 17 Laps trustimplants.com Suz fly bell dragon unit dc
20 41 Trey Canard Hon 8 Laps Team Hon Muscle Milk
P. # 250 Leste M Diff TEAM/SPONSORS
1 1 Eli Tomac Hon 15 Laps GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/AliasWPlanet Fi
2 94 Ken Roczen KTM +04.411 Red Bull/KTM/Motorex/Foremost/Dunlop/Wkrapovic
3 40 Martin Davalos Kaw +05.769 Monster Energy/Pro Circuit/Kaw
4 38 Kyle Cunningham Yam +07.868 MyPlash/Metal Mulisha/Yam/Star RacWng
5 35 Ryan Sipes Suz +15.525 Rockstar Energy Suz
6 21 Jason Anderson Suz +21.544  
7 32 Malcolm Stewart KTM +25.530 JDR/JStar/KTM/Answer/Skullcandy/FMF/WC/Motor
8 43 Cole Seely Hon +29.633 Troy Lee Design/Lucas Oil/Hon
9 28 Tyla Rattray Kaw +34.512 Monster Energy/ProCircuit/Kaw
10 176 Joey Savatgy KTM +41.240 JDR/JStar/KTM/Answer/Skullcandy/FMF/WC/Motor
11 31 Travis Baker Yam +50.107 Valli Motorsports Yam
12 91 Topher Ingalls Hon 14 Laps Slaton Racing/Experts Exchange/Bolt HaWdware/C4
13 726 Gared Steinke Kaw +07.017 Dirty Candy Graphics/Motosport HillsboroWFly Racin
14 66 Killian Rusk Hon +08.698  
15 72 Dakota Tedder Kaw +19.285 Monster Energy/Kaw/Thor/Malcolm Wmith Mo
16 78 Scott Champion Hon +25.324 51fifty energy drink
17 98 Chris Plouffe Hon +29.554 51fifty energy drink
18 239 Ross Johnson Hon +1:09.093 Brothers motorsports/Pints and quarts/FuWhion gra
19 76 Austin Politelli Hon 7 Laps HRT,Unit,Grahm Brough, Engine DynamiW Factory,
20 338 Zach Osborne Hon 4 Laps GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/AliasWPlanet Fi
P. # 250 Oeste M Diff TEAM/SPONSORS
1 68 Tyler Bowers Kaw 15 Laps Monster Energy/ProCircuit/Kaw
2 25 Marvin Musquin KTM +00.435 RED BULL/KTM
3 19 William Hahn Hon +06.372 GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/AliasEPlanet Fi
4 13 Blake Wharton Suz +27.464  
5 67 Gavin Faith Hon +35.207 Motoconcepts/Smartop/JT Racing/FMF/SiEkolene/O
6 42 Vince Friese Hon +39.573 Slaton/Oneal/Shoei/Dunlop/Alpinestars E
7 87 Lance Vincent KTM +41.938 Munn Racing KTM/EBR Perf/AnklesaversEKTMtalk.
8 48 Cole Thompson Hon +42.690 AXTour/MXschools.com/Jet Werx/26 SusEension/T
9 393 Daniel Herrlein Hon +1:01.688  
10 73 A J Catanzaro Kaw +1:15.052 Pilgrim Powersports/Pickett Weaponry/TLE Perfor
11 556 Brady Kiesel Yam 14 Laps Yam/Eleven 10 Mods/100%/One InduEtries/Go
12 412 Levi Kilbarger Hon +05.934 kilbarger drilling, oneal, scott, renegade, sEnstar, ro
13 69 Peter Larsen Yam +16.255 Eleven 10 Mods/Yam/Renegade FuelsE
14 244 Ryan Zimmer Hon +22.718 Maykers/Witts End Racin
15 712 Justin Starling Hon +38.153 Unit Clothing/Fly/100%/Renthal/Twin Air/GPS/MotoE
16 248 Mitchell Oldenburg Hon +45.701  
17 385 Adam Gulley Kaw +51.722 A.L.S. Construction/DG Flooring/Fly/ShadEs of Gra
18 194 Jackson Richardson Hon 11 Laps XPR Racing/Mongrel Custom Moto/Lusty Endustrie
19 93 Landen Powell Hon 10 Laps  
20 552 Steven Clarke KTM 9 Laps Shea Racing/SMS Racing/Passportworld.Eom/Nati
P. # Desafio LxO M Diff TEAM/SPONSORS
1 94 Ken Roczen KTM 10 Laps Red Bull/KTM/Motorex/Foremost/Dunlop/Wkrapovic
2 38 Kyle Cunningham Yam +04.038 MyPlash/Metal Mulisha/Yam/Star RacWng
3 25 Marvin Musquin KTM +06.277 RED BULL/KTM
4 40 Martin Davalos Kaw +07.529 Monster Energy/Pro Circuit/Kaw
5 13 Blake Wharton Suz +11.730  
6 21 Jason Anderson Suz +11.930  
7 35 Ryan Sipes Suz +17.755 Rockstar Energy Suz
8 43 Cole Seely Hon +18.623 Troy Lee Design/Lucas Oil/Hon
9 32 Malcolm Stewart KTM +19.329 JDR/JStar/KTM/Answer/Skullcandy/FMF/WC/Motor
10 28 Tyla Rattray Kaw +22.478 Monster Energy/ProCircuit/Kaw
11 338 Zach Osborne Hon +23.977 GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/AliasWPlanet Fi
12 176 Joey Savatgy KTM +25.543 JDR/JStar/KTM/Answer/Skullcandy/FMF/WC/Motor
13 1 Eli Tomac Hon +28.341 GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/AliasWPlanet Fi
14 68 Tyler Bowers Kaw +35.028 Monster Energy/ProCircuit/Kaw
15 42 Vince Friese Hon +50.307 Slaton/Oneal/Shoei/Dunlop/Alpinestars E
16 87 Lance Vincent KTM +57.310 Munn Racing KTM/EBR Perf/AnklesaversEKTMtalk.
17 48 Cole Thompson Hon +1:04.116 AXTour/MXschools.com/Jet Werx/26 SusEension/T
18 393 Daniel Herrlein Hon +1:06.761  
19 67 Gavin Faith Hon 4 Laps Motoconcepts/Smartop/JT Racing/FMF/SiEkolene/O
20 19 William Hahn Hon DNS GEICO Hon/AMSOIL/Muscle Milk/AliasEPlanet Fi

Classificação Final
P. # 450 Pts                                  
1 1 Ryan Villopoto 371 5 22 25 25 13 15 25 22 25 25 25 25 25 22 22 25 25
2 18 David Millsaps 338 25 20 18 22 22 25 22 20 15 11 18 22 16 20 20 22 20
3 5 Ryan Dungey 337 20 13 15 20 25 20 20 15 18 22 22 20 22 25 18 20 22
4 51 Justin Barcia 277 14 25 1 1 20 22 15 18 16 20 16 16 18 18 25 16 16
5 22 Chad Reed 239 18 18 20 9 16 16 18 12 20 16 15 18   16 1 11 15
6 41 Trey Canard 221 22 16 22 18 14 13 14 16 13 15 2   20 14 3 18 1
7 29 Andrew Short 214 15 12 14 15 15 12 12 7 11 9 14 12 14 15 12 13 12
8 10 Justin Brayton 190 12 6 13 11 11 14 16 8 12 1 8 10 15 12 13 15 13
9 20 Broc Tickle 176 3 9 10 13 12 10 11 9 10 12 10 13 11 8 14 10 11
10 7 James Stewart 174 13 14 9 2 18 18 1 25 22 13 20 14 2 3      
11 12 Jake Weimer 157 16 15 16   1     13 9 8 1 15 12 9 16 8 18
12 62 M. Goerke 139 9 4 12 14 8 9 13 10 6 10 13 11 10 10      
13 800 Mike Alessi 107 1 1 7 16 4 11 9 11 14 5 4 1 1 7 15    
14 46 Weston Peick 105 7 7 8     7 10   3 3 11 3 4 11 5 12 14
15 75 Joshua Hill 93           3 6 5   6 9 8 13 13 9 14 7
16 39 Robert Kiniry 66 2   3 6   5 7 1 4   3 6 8 5   7 9
17 49 Phillip Nicoletti 58                 2 2 7 9 9 2 11 6 10
18 17 Eli Tomac 52               14 8 18 12            
19 84 Chris Blose 50     4   2 4 2 4       5 6 6 7 4 6
20 42 Vince Friese 45 4 3 5 12 6                   10 5  
21 33 Joshua Grant 40 10 11 11 5 3                        
22 57 Ben Lamay 39           2 5     4   7   4 8 9  
23 55 J. Albertson 38   2   10 9   8 2 7                
24 11 Kyle Chisholm 38 8 8 6 8 7       1                
25 47 M. Lemoine 34 6 5 2 3 10 8                      
26 85 Kyle Partridge 29           1 3   5   6   5   4 1 4
27 54 Les Smith 27       7       3   7   2 7 1      
28 14 Kevin Windham 21 11 10                              
29 69 Peter Larsen 17         5 6   6                  
30 94 Ken Roczen 14                   14              
31 374 Cody Gilmore 14                             6 3 5
32 64 Justin Sipes 13             4       5 4          
33 56 Kyle Regal 8                                 8
34 722 Adam Enticknap 5                         3     2  
35 920 C.Soubeyras 4       4                          
36 415 N. Schmidt 3                                 3
37 143 Michael Horban 2                             2    
38 95 Tevin Tapia 2                                 2
P. # 250 Oeste Pts                  
1 94 Ken Roczen 185 22 22 22 25 25 22 25   22
2 1 Eli Tomac 183 25 25 25 1 20 25 22 15 25
3 43 Cole Seely 148 20 18 20 22 9 6 18 22 13
4 21 Jason Anderson 139 18   14 20 16 20 11 25 15
5 40 Martin Davalos 134 1 20 9 18 22 12 12 20 20
6 38 Kyle Cunningham 114 10 13 12 14 18 16 3 10 18
7 338 Zach Osborne 112 14 15 18 11 10 14 20 9 1
8 28 Tyla Rattray 99 13 9 13 10   13 16 13 12
9 176 Joey Savatgy 98 8 12 3 15 14 10 13 12 11
10 32 Malcolm Stewart 88 16 3 10 16   1 10 18 14
11 59 Christian Craig 87 9 11 15 12 7 8 9 16  
12 31 Travis Baker 80 6   8 9 15 15 6 11 10
13 76 Austin Politelli 76 5 8   13 13 18 15 2 2
14 35 Ryan Sipes 75 15 14 2       14 14 16
15 36 Jessy Nelson 60 3 16 11 8 11 11      
16 74 Max Anstie 38 12 10 4   12        
17 205 Josh Cachia 29   7   5 8 9      
18 23 Jake Canada 28 2 1 16 2     7    
19 78 Scott Champion 28     6   6   5 6 5
20 72 Dakota Tedder 24     7   3     8 6
21 992 Jean Ramos 21 4     6 4 7      
22 91 Topher Ingalls 18   2           7 9
23 66 Killian Rusk 18       3     8   7
24 80 Michael Leib 16 11 4 1            
25 98 Chris Plouffe 13       7   2     4
26 965 Travis Bright 13   6       3 4    
27 948 Kade Mosig 9       4 5        
28 726 Gared Steinke 8                 8
29 4 Blake Baggett 7 7                
30 653 Tyler Bereman 7         2     5  
31 239 Ross Johnson 6               3 3
32 846 Trevor Reis 5   5              
33 396 Diillan Epstein 5     5            
34 360 Aaron Siminoe 5           5      
35 149 Casey Hinson 4               4  
36 329 Chad Gores 4           4      
37 240 Bryce Stewart 2             2    
38 400 Trevor Ivey 1             1    
39 792 Bracken Hall 1               1  
40 63 Derek Anderson 1         1        
P. # 250 Leste                    
1 19 William Hahn 198 20 25 25 22 20 22 22 22 20
2 25 Marvin Musquin 195 15 20 18 25 25 25 20 25 22
3 13 Blake Wharton 171 22 18 20 16 12 20 25 20 18
4 42 Vince Friese 118 12 12 15 11 15 16 8 14 15
5 67 Gavin Faith 116 14 14 10 2 13 13 16 18 16
6 48 Cole Thompson 96 4 8 13 12 5 15 15 11 13
7 15 Dean Wilson 87 25 22 22 18          
8 87 Lance Vincent 80 11 9 2 6 2 8 13 15 14
9 50 Kyle Peters 78 18 13   14 22 11      
10 73 A J Catanzaro 73   3 8 7 18 9 4 13 11
11 77 Jeremy Martin 71   16 16 20 1 18      
12 317 Justin Hill 68 16 15 5 15 16 1      
13 613 James Decotis 66 13 7 14 9 9 14      
14 248 Mitchell Oldenburg 66 9 10 6 10 14   2 10 5
15 69 Peter Larsen 62     11 8 11 10 14   8
16 68 Tyler Bowers 59             18 16 25
17 412 Levi Kilbarger 49 7   4   6 7 10 6 9
18 194 Jackson Richardson 45 10 1     3 12 7 9 3
19 393 Daniel Herrlein 43     3 4 4   12 8 12
20 552 Steven Clarke 40   6     10   11 12 1
21 167 Zachary Bell 37 3 11 12 3 8        
22 71 Zackery Freeberg 36     9 13 7 6 1    
23 385 Adam Gulley 19 6 4           5 4
24 244 Ryan Zimmer 18 5           6   7
25 556 Brady Kiesel 17       5   2     10
26 45 Gareth Swanepoel 13 8 5              
27 675 Kyle Hussey 12     7     5      
28 874 Zack Williams 11             9 2  
29 93 Landen Powell 9               7 2
30 304 Bradley Ripple 7 2           5    
31 712 Justin Starling 6                 6
32 639 David Buller 5           4   1  
33 862 Ozzy Barbaree 4               4  
34 328 Chad Crawford 3             3    
35 377 Austin Coon 3           3      
36 999 Maxx Malatia 3               3  
37 890 Kurtis Mccabe 2   2              
38 81 Shawn Rife 2     1 1          
39 266 Jesse Wentland 1 1                






© 2000 - 2018 MotoX MX1 Internet