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Apresentação Suzuki RM-Z450 e RM-Z250 2013
Publicado em: 11/07/2012
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Apresentação Suzuki RM-Z450 e RM-Z250 2013
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos: Divulgação


RM-Z 450 2013


Assista a dois vídeos de apresentação na
MotoX TV
Sem grandes modificações visuais, a linha 2013 RM-Z da Suzuki foi apresentada com atualizações no chassi, motor e transmissão.Os modelos recebem também uma nova suspensão dianteira com funções separadas.

Enquanto as concorrentes Kawasaki e Honda optaram pela nova suspensão dianteira KYB com molas substituidas por ar comprimido, a Suzuki usou a receita da Showa, separando as funções de cada bengala e tubos de 48mm (antes 47mm). De um lado fica o sistema hidráulico, do outro a mola.

O conceito não é novo, já foi usado há algumas décadas, mas o objetivo é o mesmo: reduzir peso e simplificar o sistema. A quantidade de peças diminui e a mola separada do sistema hidráulico diminui o atrito e contaminação do óleo. Só não entendi porque mantiveram o tubo hidráulico no mesmo lado do disco de freio. Um retentor vazando alí significa que não apenas a suspensão será afetada, mas também o sistema de frenagem... Exatamente como ocorre em praticamente todas as motos de hoje em dia, diga-se de passagem, mas a Suzuki poderia ter eliminado essa possibilidade simplesmente invertendo o lado de cada função. A mola conta agora com ajuste de carga.


RM-Z250 2013



RM-Z 250 2013
Motor

Tanto a 450cc como a 250cc receberam novos pistões fabricados em novo processo que reduz seu peso sem alterar a resistência e durabilidade. A biela também é nova e conecta-se ao pistão com um novo pino, mais curto. O ganho de peso no conjunto foi de 13% no motor maior e 3% no menor, o que deve proporcionar respostas mais rápidas ao acelerador.

Ambas as motos têm também um novo módulo de controle eletrônico, com maior capacidade de processamento, além de um novo sistema de ignição. A injeção de combustível também pode ser ajustada em ambos os modelos trocando um dos três plugues da fiação, deixando a alimentação mais rica ou pobre conforme o gosto do piloto e/ou condições atmosféricas.


Suspensão dianteira com funções separadas

Já na parte do câmbio a 250cc recebeu uma caixa completamente nova, enquanto a 450 teve seu garfos de acionamento revisados. Tanto a 450 como a 250 receberam novas ponteiras de escape que voltaram a ter a tampa de saída parafusada, em vez de rebitada, facilitando as trocas de lã de vidro.

Na 450 o tempo das válvulas de admissão foi alterado para uma entrega mais suave de potência.

Já a 250 recebeu melhorias no sistema de lubrificação e refrigeração, com radiadores redesenhados e nova rota do circuito de mangueiras.

Completando as mudanças, o posicionamento do banco foi levemente modificado e os plásticos combinam as cores amarelo (inclusive o number plate dianteiro), branco e preto.


RM-Z 250 2013

Fichas técnicas

Chassis RM-Z450 
Comprimento 2190 mm (86.2 in)
Largura 830 mm (32.7 in)
Altura 1270 mm (50.0 in)
Entreeixos 1495 mm (58.9 in)
Distância do Solo 325 mm (12.8 in)
Altura do assento 955 mm (37.6 in)
Peso em ordem de Marcha 113 kg (249 lbs) (com todos os reservatórios cheios)
Câmbio 5 Marchas
Trânsmissão secundária Corrente, DID520MXV4, 114 links
Suspensão Dianteira Tubos telescópicos invertidos
Suspensão Traseira Monoamortecida com links
Freio Dianteiro A disco
Freio Traseiro A disco
Pneu Dianteiro 80/100-21 51M, tube type
Pneu Traseiro 110/90-19 62M, tube type
Capacidade do Tanque 6.2 L (1.6 US gallons)
Cor Champion Yellow
Engine  
Tipo 449cc, Monocilíndrico 4 tempos, refrigerado à água, duplo comando no cabeçote
Diâmetro x Curso 96.0mm (3.8 in) x 62.1mm (2.4 in)
Taxa de Compressão 12.5:1
Alimentação Injeção Eletrônica
Partida A pedal
Lubrificação Cárter Semi-Seco
Ignição Eletrônica (CDI)


Chassis  RM-Z 250
Comprimento 2170 mm (85.4 in)
Largura 830 mm (32.7 in)
Altura 1270 mm (50.0 in)
Entreeixos 1475 mm (58.1 in)
Distância Livre do solo 345 mm (13.6 in)
Altura do assento 955 mm (37.6 in)
Peso em ordem de marcha 106.5 kg (235 lbs) (com todos os reservatórios cheios)
Câmbio 5 Marchas
Transmissão Secundária Chain, DID520DMA4, 114 links
Suspensão Dianteira Tubos telescópicos invertidos
Suspensão Traseira Link type, coil spring, oil damped
Freio Dianteiro A disco
Freio Traseiro A disco
Pneu DIanteiro 80/100-21 51M, tube type
Pneu Traseiro 100/90-19 57M, tube type
Capacidade do Tanque 6.5 L (1.7 US gallons)
Cor Champion Yellow
Engine  
Tipo 249cc, Monocilíndrico 4 tempos, refrigerado à água, duplo comando no cabeçote
Diâmetro x Curso 77.0mm (3.0 in) x 53.6mm (2.1 in)
Taxa de compressão 13.5:1
Alimantação Injeção Eletrônica
Partida A pedal
Lubrificação Cárter Semi-Seco
Iginição Eletrônica (CDI)






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