Apresentação Kawasaki KX450F e KX250F 2013
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - fotos: Kawasaki / Divulgação

Kawasaki KX450F 2013 |

O ar comprimido faz o trabalho das molas na suspensão dianteira |
A Kawasaki apresentou os modelos 2013 motocross para as principais categorias no final de maio. A 450cc recebeu maior atenção com destaque para a nova suspensão dianteira com molas pneumáticas. Na 250 as novidades foram mais discretas, mesmo assim o modelo recebeu cerca 30 modificações.
Kawasaki KX450F 2013
Já conhecida como uma das mais potentes da categoria MX1 a 450cc recebeu aprimoramentos no motor, mas o destaque principal vai para a nova suspensão dianteira Kayaba PSF (Pneumatic Spring Fork). Os cartuchos dianteiros simplesmente eliminaram as molas convencionais de metal e as substituiram por ar. O ganho de peso no conjunto foi de cerca de 770 gramas.

Kawasaki KX450F 2013 |

Novo disco de freio traseiro |
Segunda a marca a eliminação da mola também reduz os atritos internos e contaminação do óleo tornando mais suave o trabalho da suspensão. O ar comprimido também facilita o acerto conforme o gosto do piloto. Basta conectar a válvula removível de ajuste de pressão do ar e calibrar, como se faz com os pneus.
O motor ganhou um pistão com a cabeça redesenhada, assim como a árvore do comando de válvulas de admissão. Um dos destaques é o controle de largada acionado por um botão no guidão que muda o mapa de ignição em primeira e segunda marchas para evitar perda de tração e empinadas. Ao se engatar terceira o mapa volta o normal. Há também mapas pré-programados que podem ser comutados sem a necessidade de um computador.

Botão para alterar o mapa de ignição para o "modo de largada" |
As demais novidades incluem um novo cilindro mestre do freio dianteiro, novo disco traseiro de pétalas com 240mm, novas manoplas, suporte do guidão ajustável em quatro posições e pedaleiras em duas posições.
Kawasaki KX250F

Kawasaki KX250F 2013 |

Câmara de espansão do escapamento |
A marca tratou de aprimorar o que já era bom. Sem grandes e vistosas modificações o modelo 2013 traz algumas revisões importantes. O motor promete mais potência em alta graças ao tempo de válvulas modificados e dutos de admissão redesenhados. O cilindro ficou ligeiramente mais curto aumentando a taxa de compressão.
Um novo tubo de escape de aço inox com câmara de expansão. Ponteira mais curta, porém com maior volume mantendo o volume de ruído nos 94db.
O quadro também recebeu melhorias ficando 4mm mas estreito nas traves principais, além de novos suportes de motores. Assim com a irmã maior, a 250cc pode alternar o mapa de ignição trocando-se os plugs conectores.

Novos plásticos e quadro com ligeiras modificações |

Ponteira de escape mais curta |
Uma nova mesa inferior suporta os tubos de suspensão dianteiros Showa com diâmetro 1mm maior e funções separadas como já era no ano passado. Um lado cuida da parte hidráulica e o outro contém a mola. A balança traseira também é nova.
O modelo 2013 também teve os plásticos alterados proporcionando novo visual e facilitando os movimentos de transição do piloto.
Confira abaixo as especificações técnicas dos dois modelos.
Fichas técnicas
Kawasaki KX450F
Alimentação |
Injeção de combustível Ø 43 mm x 1 (Keihin) |
Ignição |
Digital DC-CDI |
Partida |
Pedal |
Lubrificação |
Lubrificação forçada, cárter semi-seco |
Tipo de motor |
1 Cilindro, 4 tempos, refrigeração líquida |
Cilindrada |
449 cm³ |
Diâmetro x curso |
96.0 x 62.1 mm |
Taxa de compressão |
12.5:1 |
Sistema de válvulas |
DOHC, 4 válvulas |
Embreagem |
Multidisco húmida, manual |
Redução primária |
2.727 (60/22) |
Relação caixa 1ª |
1.750 (28/16) |
Relação caixa 2ª |
1.412 (24/17) |
Relação caixa 3ª |
1.188 (19/16) |
Relação caixa 4ª |
1.000 (19/19) |
Relação caixa 5ª |
0.875 (21/24) |
Relação de redução final |
3.846 (50/13) |
Transmissão |
5 velocidades |
Relação final |
Corrente |
Tipo de quadro |
Perimétrico em alumínio |
Caster / Trail |
26.9° / 113 mm |
Curso suspensão dianteira |
314 mm |
Cursosuspensão traseira |
315 mm |
Pneu dianteiro |
80/100-21 51M |
Pneu traseiro |
120/80-19 63M |
Ângulo de direção |
42° / 42° |
Suspensão dianteira |
Telescópica invertida de 48 mm, mola pneumática (PSF)
22 modos de compressão, 20 modos de extensão |
Suspensão traseira |
Uni-Trak com ajuste da pré-carga, duas velocidades de compressão
(baixa: 22 vias, alta: 2 voltas) e 22 vias de extensão
Pré-carga totalmente ajustável. |
Dianteiro |
Disco simples semiflutuante de 250 mm, com pinça de pistões duplos. |
Traseiro |
Disco simples em forma de pétala de 240 mm, com pinça de um pistão. |
Dimensões CxLxA |
2,180 mm x 820 mm x 1,275 mm |
Distância ao solo |
330 mm |
Distância entre eixos |
1,480 mm |
Altura do assento |
955 mm |
Tanque de combustível |
6.2 litros |
Peso em ordem de marcha |
112,5 kg (todos os reservatórios cheios) |
Kawasaki KX250F
Sistema de injecção |
Injeção de combustível f43 mm x 1 (Keihin) com injetores duplos |
Ignição |
Digital DC-CDI |
Arranque |
Por pedal |
Lubrificação |
Lubrificação forçada, cárter semi-húmido |
Tipo de motor |
Refrigeração líquida, 1 cilindro, 4 tempos |
Cilindrada |
249 cm³ |
Diâmetro x curso |
77.0 x 53.6 mm |
Taxa de compressão |
13.8:1 |
Sistema de válvulas |
DOHC, 4 válvulas |
Embraiagem |
Multidisco manual |
Relação de redução primária |
3.350 (67/20) |
Relação caixa 1ª |
2.142 (30/14) |
Relação caixa 2ª |
1.750 (28/16) |
Relação caixa 3ª |
1.444 (26/18) |
Relação caixa 4ª |
1.235 (21/17) |
Relação caixa 5ª |
1.045 (23/22) |
Relação de redução final |
3.846 (50/13) |
Transmissão |
5 velocidades |
Relação final |
Corrente |
Tipo de quadro |
Perimétrico em alumínio |
Inclinação / Trail |
28.7° / 126.4 mm |
Curso de Jante dianteira |
315 mm |
Curso de Jante traseira |
310 mm |
Pneu dianteiro |
80/100-21 51M |
Pneu traseiro |
100/90-19 57M |
Ângulo de direcção |
42° / 42° |
Suspensão dianteira |
Telescópica invertida de 48 mm SFF (Separate Function Fork)
- tipo 2 compressão: 22 modos extensão: 20 modos pré carga da
mola: 40 modos |
Suspensão traseira |
Novo braço oscilante compressão: 19 modos (baixa velocidade)
e 4 voltas (alta velocidade) extensão: 22 modos pré-carga da
mola totalmente ajustável |
Freio dianteiro |
Disco simples semiflutuante de 250 mm, com pinça de pistões duplos |
Freio traseiro |
Disco simples em forma de pétala de 240 mm, com pinça de um pistão |
Dimensões CxLxA |
2,170 mm x 820 mm x 1,270 mm |
Distância ao solo |
330 mm |
Distância entre eixos |
1,475 mm |
Altura do assento |
945 mm |
Tanque de combustível |
6.1 litros |
Peso em ordem de marcha |
106.2 kg (todos os reservatórios cheios) |