X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Superliga de Motocross

1ª etapa - Indaiatuba - SP - Provas de Domingo
Publicado em: 04/03/2012
Clique e saiba mais

Temporada começa com ameaça estrangeira ao domínio brasileiro nas principais categorias
Redação MotoX.com.br - Texto: Malu Souza - Fotos: Maurício Arruda
 

Largada MX2

O sol forte deste domingo não foi o único responsável por esquentar o clima na pista do Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba (SP), na sequência da primeira etapa da Superliga Brasil de Motocross. A abertura da competição deu amostras de que a temporada irá pegar fogo até a conclusão na sexta etapa, em junho. Com mais equipes e pilotos de diversos países, a competição nacional levantou o público com fortes disputas, polêmicas e um pouco de tudo. Com as principais categorias em jogo, o destaque foi a dupla vitória do espanhol Carlos Campano, que mostrou ser um forte candidato ao título. Na MX2, Thales Vilardi teve domínio absoluto com duas baterias tranquilas e, para abrir o dia, Fábio Santos subiu ao lugar mais alto do pódio na Júnior. 
 

Fábio dos Santos

Enzo Lopes parecia levar a corrida da Júnior com facilidade, porém, quando tinha uma grande vantagem, caiu em uma curva e perdeu várias posições, retornando em sexto. A ponta passou a ser de Matheus Souza que teve de se preocupar com o segundo colocado, Fábio Santos, que fazia muita pressão. O segundo colocado sofreu uma queda e se distanciou um pouco, apesar de manter a vice-liderança. Pouco tempo depois, o paulista garantiu a ultrapassagem e aí se manteve até o final. Feliz com o resultado, Fábio destacou um pequeno problema mecânico no final. “Foi bastante difícil porque estava sem embreagem.” Gustavo Pessoa roubou a segunda posição, deixando Matheus em terceiro. Gustavo Borges e Kioman Munhoz completaram o pódio.


Pódio MX Júnior



MX2 - Thales Villardi venceu as duas baterias


Thales Vilardi

Mesmo sem sair na frente na largada da primeira bateria, Thales Vilardi assumiu a ponta logo depois da primeira curva na MX2. O paulista fez uma prova relativamente tranquila daí em diante e cravou a primeira vitória da categoria no dia. Hector Assunção, que também chegava forte na briga, não fez uma boa largada, mas conseguiu se recuperar em pouco tempo e já ocupava uma das primeiras colocações quando caiu e perdeu tempo novamente, ficando para trás, mas mesmo assim, terminou em quinto. Dudu Lima também veio de trás e alcançou a segunda posição, com Leonardo Lizott em terceiro e Rafael faria em quarto.


Dudu Lima

Thales seguiu com o mesmo bom desempenho na segunda bateria da MX2. Novamente com uma boa largada se diferenciou dos outros pilotos e seguiu tranquilo com uma distância segura dos outros competidores. A grande disputa ficou pela segunda posição entre Hector Assunção e Dudu Lima que vinha muito bem de trás. Com paciência, ele alcançou Hector e fez a ultrapassagem para completar em segundo. Hector terminou em terceiro, Rafael Faria em quarto e Deni Marques em quinto.

Na somatória das duas baterias, Thales foi absoluto, é claro, e Dudu assumiu o segundo lugar pelo critério de desempate. Hector terminou na sequência, com Rafael e Deni logo depois.


Hector Assunção

Para Thales, o resultado não podia ter sido melhor para abrir a temporada. “Foi um fim de semana perfeito que começou com o bom resultado nos treinos de ontem e hoje com duas vitórias. Consegui um ótimo saldo e acho que isso foi fruto de uma pré-temporada muito boa que fiz. A largada foi essencial para abrir vantagem e me livrar um pouco da pressão. Essa categoria está muito forte esse ano”, analisou o vencedor.

Domínio Espanhol na MX Pró


Carlos Campano venceu as duas baterias da MX Pró

A MX pró foi o destaque do dia e a responsável por levar mais emoção ao público nas arquibancadas. Leandro Silva, Antônio Jorge Balbi Júnior e Carlos Campano foram os protagonistas dos primeiros momentos da primeira bateria. Leandro disparou na frente e os outros dois seguiram na briga pelo segundo lugar, que primeiramente pertencia a Balbi.

Pouco tempo depois, o mineiro cedeu lugar ao espanhol que manteve a posição, mesmo distante de Leandro. Já no final, Campano aumentou a pressão e esperou por um erro do paranaense que escorregou e caiu da moto, cedendo lugar ao adversário. Ainda assim, Leandro conseguiu retornar em segundo, seguido por Wellington Garcia que já ocupava a terceira posição há um bom tempo. No final, o inglês Adam Chatfield passou Wellington, deixando o goiano em quarto. Balbi completou na quinta posição.


Adam Chatfield

Segunda Bateria

A história foi bastante diferente na segunda bateria, mas o final foi o mesmo. Campano repetiu o primeiro lugar e mostrou que a temporada promete. O francês Pascal Leuret foi quem abriu na frente, mas não segurou a ponta mais do que uma volta. A disputa entre ele e João Paulino ‘Marronzinho’ foi a responsável pela primeira polêmica do ano na competição. Na dividida entre os dois o francês levou a pior.


Pascal Leuret e João Paulino ‘Marronzinho’  foram protagonistas do momento polêmico da prova

Na volta seguinte, o momento que causou alvoroço nos pits. Leuret parou por uma volta e esperou por Marronzinho. Cruzou sua frente e bloqueou o então líder durante três curvas e retas do circuito. Logo depois o francês abandonou a pista. "Estava preparado para dar um tiro e conseguir alguma vantagem, mas o incidente tirou completamente minha concentração", comentou Marronzinho que perdeu a liderança no episódio. Leuret foi advertido e multado em mil reais por comportamento anti-desportivo.

A liderança, agora, era de Jean Ramos. O paranaense andava muito forte e se manteve na ponta boa parte da prova, mas também foi superado por Campano que tinha o inglês Adam Chatfield em seu encalço. Jean permitiu a ultrapassagem e os dois estrangeiros passaram a dominar a corrida. A partir daí, outro que começou a ganhar destaque foi Leandro Silva. Jean caiu na zona da mata na última volta deixando o tcheco Martin Michek em quarto e o mineiro Jorge Balbi em quinto. O resultado final foi o mesmo na somatória das duas baterias. Os dois brasileiros no pódio estão se recuperando de fraturas no braço.


Leandro Silva, na terceira posição, foi o melhor brasileiro na categoria principal

Assim como em 2011 quando venceu as duas etapas que disputou no Brasil, Campano começou o ano ameaçando o absolutismo brasileiro na categoria e mostrou que é um forte candidato ao título. “Não fiz boas largadas. Na primeira o Leandro veio muito forte. A segunda foi um pouco mais tranquila porque a bateria era mais curta. Todos os pilotos brasileiros estão muito fortes, mais fortes que no ano passado. Acho que a temporada será muito bonita”, concluiu o espanhol.

A Superliga Brasil de Motocross é apresentada por Honda e Mobil, tem co-patrocínio Pirelli, Yamaha, Mormaii e Consórcio Nacional Honda. Apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Polo Shopping Indaiatuba, concessionárias Prolink, rádio Clipe FM e revista da Moto!


A festa no pódio da MX Pró

Resultados

P. No. Pró___________ Pts Sponsor
1 115 Carlos Campano 50 25 25 Yamaha/Grupo Geração/Monster
Energy/Circuit/Yoshimura/Pro X/Mormaii/Yamalub
2 407 Adam Chatfield 42 20 22 Ims/Ipiranga/Vulcano/Bm Motos/Pirelli/Polisport
3 14 Leandro Silva 42 22 20 Honda/Mobil/Pirelli/Oakley/Fox/D.i.d./Galfer/Ct Leandro Silva/Yoshimura
4 232 Martin Michek 33 15 18 Ims/Ipiranga/Vulcano/Bm Motos/Pirelli/Polisport
5 1 Jorge Balbi 32 16 16 Pro Tork/2b Racing/Kawasaki/Mart Plus/Mobil/Race
Tech/Pirelli/Balbishop.com.br
6 21 Wellington Garcia 30 18 12 Honda/Mobil/Pirelli/Fox/D.i.d./Galfer
7 7 João Paulino 28 14 14 Yamaha/Grupo Geração/Monster Energy/Circuit/Yoshimura/Pro X/Mormaii/Yamalub
8 5 Marcelo Lima 25 12 13 Kawasaki/Rinaldi/Circuit
9 4 Roosevelt Assunção 22 11 11 Fly/Yamaha/Asw/Pirelli
10 931 Rafael Zenni 19 9 10 Zenni Preparações/Rz 931 Mx School
11 700 Rodrigo Taborda 16 8 8 Belparts
12 992 Jean Ramos 15 0 15 X-motos Do Brasil/Jmr Escola De Motocross
13 454 João Tresse 15 6 9 Honda/Ct Leandro Silva/Mobil/Pirelli/Mx Parts/Ims/Mr Pro/Neyfa/Grife Correa/Pos
14 11 Marcus Ribeiro 14 7 7 Ims/Dimensão Aviação/Mastter Moto
15 47 Pascal Leuret 13 13 0 Mobil/Pirelli/Galfer/Yoshimura/Fox/Oakley
PoliSport/Pro Tape
16 969 Raul Gonçalves 11 5 6 Motox Yamaha/Race-tech/Mormaii/02 Fitness
17 45 Michele Bortoli 10 10 0 Ims/Ipiranga/Vulcano/Bm Motos/Pirelli/Polisport
18 71 Francisco Rodrigues 9 4 5 Nos Brasil/Asw/Tutto
19 740 Diego Tavares 5 1 4 Belparts Exhaust/Grifft Gráficos/Sérginho Suspensões/Mundial Prime
20 25 Walter Tardim 5 2 3 Tardin Lyngerie
21 309 Wellington Freitas 3 3 0 Ims/Via Beach/Pitster Graphics/J.b. Retífica/Mx Parts
22 40 Luiz Pinheiro 2 0 2 F8 Academia/Conecar Auto-mecânica/Neto Lingerie
23 747 Erminio De Oliveira 1 0 1 Maninho Transportes/Auto Liga Pneus/Tramer Transportes
24 91 Dener Alves 0 0 0 Mx Family/Asw/Motofield/Pharma Atual/Mxr Gráficos/Filé Preparações
25 322 Almir Balla 0 0 -- Posto De Molas Paragominas/Balla Implementos
Fenorte Ferragens Do Norte/Post
26 23 Ademir Todeschini 0 0 -- Expresso Sul/Wa Transportes
P. No. MX2___________ P Sponsor
1 27 Thales Vilardi 50 25 25 Fox/Stam/Oakley/Galfer/Polisport/Showa/Mx Tech/Subbs/Did/Orbital/Cabriteam
2 2 Eduardo Lima 44 22 22 Kawasaki/Rinaldi/Circuit
3 30 Hector Assunção 36 16 20 Honda/Mobil/Fox/Pirelli/Yoshimura
4 116 Rafael Faria 36 18 18 Flying Racing/Yamaha/Pirelli/Asw/Morato Racing/Moto Savagges/Serginho Prepara
5 993 Deni Marques 27 11 16 Brasil Racing/Rapozão Racing
6 6 Gabriel Gentil 26 13 13 Yamaha/Grupo Geração/Monster Energy/Circuit
Yoshimura/Pro X/Mormaii/Yamalub
7 12 Endrews Armstrong 26 15 11 Dunas/Honda/Pirelli/Motul/Ims/Rudnick Motopeças/Akrapovic/Bunet/Texx/Vaz/Jrm
8 83 Anderson Amaral 23 8 15 Irrigação Borborema/Rota Do Mar/Wrp/Bell Parts
Mr Pró/Briger Jeans
9 32 Rodrigo Santos 22 12 10 Rinaldi/Ebf/Riffel/Grupo Coringa/Banco Banese
Pref. De Aracajú/Governo De Sergi
10 194 Leonardo Lizott 20 20 0 Honda/Itamaracá/One/Pirelli/Utopia/Arrow/Wosnner
11 144 Nicolas Rodrigues 19 10 9  
12 282 João Ribeiro 16 4 12 Yamaha/Grupo Geração/Monster Energy/Circuit
Yoshimura/Pro X/Mormaii/Yamalu
13 128 Everett Holcomb 14 0 14 Honda/Ct Leandro Silva/Mobil/Pirelli/Mx Parts/Ims/Mr Pró/Neyfa/Grife Correa/Pos
14 544 Marçal Muller 14 14 0 Gera Motos/Pro Race/Carbase
15 934 Caio Lopes 13 5 8 Monteleone/Montana/Skf/Asw/Stocovich
16 938 Victor Feltz 12 7 5 Honda/Ct Ls/Mobil/Pirelli/Mx Parts/Ims/Mr Pro
Neyfa/Grife Correa/Postos Atenas/
17 22 Rodrigo Rodrigues 9 3 6 Ims/Posto Max Center/Mr Pró/Monster Energy Drink/Crossnaveia/Crepaldi Suspens
18 90 Gustavo Henn 9 6 3 Pro Tork/2b Racing/Mobil/Kawasaki/Pirelli/Henn
Racetech/Tbt
19 199 Joaquim Poli 9 9 0  
20 70 Pedro Bueno 7 0 7 Honda/Ims/Pirelli/Vaz/Motul/Akrapovic/Rudnic Motos .com.br
21 77 Marcos De Lima 4 0 4 Rapozao Racing / Rfix Graphics
22 223 Cezar Boaventura 4 2 2 Pro Race Preparacoes / Lucky Team/ Curtume Boa Vista / Faz. Gameleira / Cpomline
23 15 Lucas Bottcher 1 0 1 Ims/Cleidimar Racing/Rfix Gráficos/Barbantec Racing Service/Two Brothers Racin
24 191 Pedro Godoy 1 1 0 Cometa Moto Center Honda/Mrp Racing/Academia Flipper/Pref. Nova Alvorada
25 108 César Popinhak 0 0 0 Circuit/Fabricando Piloto/Yamaha/Yamalube/Mr Pró
26 553 Sérgio Monteiro 0 0 0 Cripaul/Race Tech/Mx Califa
27 104 Kaio Miranda 0 0 0 Motul/Pirelli/Oakley/Alpinestars/Airoh/Neyfa/Stylegrfx/Red Dragon/Mx Personal
28 838 Northon Carvalho 0 -- 0 Bell Parts/Unitubos
29 924 Nicolas Callegari 0 0 0  
30 62 Tauan Brenner 0 0 -- Honda Toni Center/Brasil Racing/Fly/Dragon/Contabilidade Processo
31 211 Netynho Araújo 0 0 0 Pesqueiro Gattaz
P 85 Equipe Marc
1 87 Fábio Dos Santos Duna/Box 18/Ims Hon
2 117 Gustavo Pessoa Honda/Mobil/Pirelli/Xbrands Hon
3 71 Matheus De Souza Aggimotos Moto Peças/Dash Hon
4 46 Gustavo Borges Brasil Medicamentos/Cleidmar Raci Hon
5 199 Kioman Munoz Rinaldi/Tonin Bala/Rede Sysdata/As Ktm
6 68 Guilherme Castr Ims/Ms Parts/Pitster Graphics/Jb Re Hon
7 92 Enzo Lopes Pirelli/Mobil/Ktm/Vmr1/Red Bull/One/ Kaw
8 991 Ricardo Jurça Flying/Asw /Pirelli/Morato Ktm
9 25 Stefany Serrão Pirelli/Motul/Ims/General Motos/Va Hon
10 150 Daniel Reichardt   Hon
11 47 Marcos Vasquez Lt Leandro Silva/Mx Parts/Ims/Post Hon
12 8 José Brayan Kaiani Malhas/Asw /Tbt Racing/Moto Hon
13 111 Vitor De Almeida Jrm Escola De Motocross/Colombo Hon
14 298 Yan J. Machado Real Moto Peças/Panificadora Real Hon
15 45 Leonardo De Souz Honda/Pirelli/Mobil/Posto Atenas/M Hon
16 102 Djalma Brito    
17 23 Arthur Todeschin Pirelli/Expresso Sul Transportes Ktm
18 64 Anderson Ribeiro   Hon
19 220 Márcio Hortense Tudo Graus/Kut Kó Hon
20 18 Leonardo Limber Cia Das Motos Racing Hon
21 20 Gabriel Gonçalve Turma Da Milly/Tribo De Praia Hon
22 341 Carlos Lisboa Rk5/Mx Park/General Motos/Zogbi M Hon
23 99 Felipe Camacho Sec. De Esportes De São José Do Ri Hon
24 222 Leonardo A. Da Sil Jrm Escola De Motocross/Colombo Kaw






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet