X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Superliga de Motocross

5ª etapa - Brasília - DF - Provas de domingo
Publicado em: 17/06/2012
Clique e saiba mais

Adam Chatfield vence segunda etapa consecutiva da categoria Pró. Hector Assunção assume liderança na MX2
Redação MotoX.com.br - Fotos: Maurício Arruda

Campeões da competição serão definidos apenas na última etapa


Largada da segunda bateria da Pró


Veja também:
- Galeria de Imagens de Domingo com 617 Fotos
- Galeria de Imagens de Sábado com 475 Fotos
Depois do tempo instável no primeiro dia da quinta etapa da Superliga Brasil de Motocross, o sol apareceu forte neste domigo, 17, na continuação do evento em Águas Claras, cidade satélite de Brasília (DF). As classes Pró, MX2 e Júnior entraram na pista e fizeram a alegria do animado público que prestigiou as disputas, mas ainda não foi desta vez que os espectadores assistiram uma vitória brasileira na categoria principal. O estrangeiros mais uma vez levaram vantagem. O espanhol Carlos Campano e o inglês Adam Chatfield dividiram vitórias nas baterias e mantiveram inalterada a diferença na pontuação da Pró. Desta forma, Campano segue para a rodada final ainda com boa vantagem no campeonato. Na MX2, o domínio foi do paulista Hector Assunção que além da vitória nas duas baterias assumiu a liderança da classificação. Fábio dos Santos também teve um dia positivo, venceu na classe Júnior e superou Gustavo Pessoa na disputa pela liderança da temporada.

Veja também: Assista na MotoX TV os melhores momentos das categorias Júnior, MX2 e Pró


Fábio dos Santos

A pista desta etapa, apesar de construída em um terreno praticamente plano, era repleta de obstáculos variados e rendeu disputas bastante interessantes. O percurso contou com saltos triplos, duplos, steps, costelas e mesas, entre outros desafios. "Utilizamos cerca de 1500 caminhões de terra na preparação do circuito", explicou o construtor Luis Antônio Braga. O contraponto foi a pouca largura em muitos pontos do traçado, reclamação recorrente entre os pilotos.


Kioman Munoz

A Júnior abriu o dia de competições. O começo da prova, com Fábio dos Santos na frente e Gustavo Pessoa em segundo, deu a impressão de que assistiríamos mais um duelo entre os dois. Acontece que ainda no início da prova Pessoa caiu e perdeu posições. Mais tarde, com um pneu da moto furado, precisou diminuir muito o ritmo e ficou fora da disputa pelas primeiras colocações.


Djalma Britto

Depois disso, o domínio imposto por Fabinho foi tamanho que a prova pareceu um treino de luxo do garoto. Na bandeirada, a vantagem de 49 segundos sobre o adversário mais próximo refletiu o quanto a corrida foi tranquila para o novo líder. Já a segunda posição foi bastante disputada, a ponto de Ricardo Jurça e Djalma Britto se chocarem. Kioman Munoz fugiu da confusão e subiu ao posto conquistando seu melhor resultado na temporada. Djalminha e Jurça correram atrás do prejuízo, recuperaram posições e completaram em terceiro e quarto, respectivamente. O quinto colocado foi Marcos Vasquez, outro competidor que chegou a passsar pela vice-liderança da bateria.

Fabinho agora soma 112 pontos, seis a mais que o ex-líder Gustavo Pessoa, que completou a prova na nona posição. Os dois são os únicos ainda com chances de conquistar o título.


Categoria MX2

Hector Assunção também foi absoluto na rodada da MX2. Seus principais adversários na disputa voltam de lesões e fizeram provas de superação. Diante do quadro, Thales Vilardi e Dudu Lima conseguiram resultados positivos. Na primeira bateria Hector assumiu a liderança na volta inicial e manteve o posto até o final. Thales, que largou na frente, também não segurou o segundo lugar por muito tempo, logo perdeu o posto para Rafael Faria que se manteve na posição até a chegada, sem ameaçar o ponteiro. Dudu Lima saiu da sexta colocação e também passou Thales, já depois da metade da corrida, para alcançar o terceiro posto. O paulista, visivelmente desgastado, completou em quarto e Anderson Amaral em quinto.


Hector Assunção

Thales conseguiu mais uma excelente largada na segunda prova, mas Hector pulou ao primeiro lugar rapidamente para mais uma vitória praticamente de ponta a ponta. A briga então ficou pela segunda colocação. Thales desta vez mostrou mais disposição e conseguiu manter-se em segundo por toda a prova. Dudu, depois de largar em quinto, alcançou o terceiro posto. Rafael Faria e Anderson Amaral completaram os cinco primeiros.


Thales Vilardi

"As duas provas foram excelentes para mim, mas o campeonato ainda não está garantido. Agora é batalhar bastante e ir confiante para a última etapa tentar mais uma vitória", destacou Hector. A disputa pelo segundo lugar da etapa foi equilibradíssimo, com Thales, Dudu e Faria conquistando os mesmos 40 pontos na soma das baterias. O que prevaleceu foi o melhor desempenho na segunda corrida, favorecendo Thales. "Era dúvida se eu conseguiria correr este final de semana, há exatamente duas semanas quebrei o braço direito e passei por uma cirurgia. O segundo lugar foi como se fosse uma vitória. O campeonato continua embolado, então quero me recuperar o mais rápido possível e tentar vencer", contou Thales.


Dudu Lima

O campeonato segue com Hector Assunção e Dudu Lima ainda próximos na classificação geral. O vencedor das baterias passou à frente seis pontos do adversário. São 216 contra 210, o que promete muita emoção para a disputa final. Thales também segue na briga com 206. Um pouco mais atrás vem Rafael Faria com 191. Anderson Amaral, já sem chances de título, soma 150.


Adam Chatfied

Na Pró a etapa não mudou muito o panorama da classificação. Carlos Campano começou frustando a concorrência com uma excelente primeira bateria. Wellington Garcia e Leandro Silva dividiram a liderança nas primeiras curvas. O goiano levou a pior na disputa com o companheiro de equipe e acabou perdendo várias posições após um choque entre os dois. Pouco depois, ainda na primeira volta, Leandro caiu e abandonou com dores no ombro. Campano pulou para a liderança e Marcello 'Ratinho' para o segundo lugar. O espanhol faturou a primeira bateria sem muita dificuldade. Adam Chatfield fez uma largada ruim, porém, na quinta volta já havia alcançado Ratinho e passou ao segundo lugar. Pressionado na segunda metade da prova, Ratinho ainda foi ultrapassado por Jorge Balbi e por Jean Ramos, para terminar em quinto. Wellington chegou a disputar a posição com o paulista, mas completou na sequência.


Carlos Campano

Na segunda bateria, as primeiras posições se inverteram. Wellington liderou o início de prova, até ser ultrapassado por Chatfield. O inglês escapou na frente, enquanto Campano cometia um erro, perdendo algumas posições. O espanhol reagiu, alcançou o segundo lugar, mas ficou longe da possibilidade de um ataque sobre o inglês. Jean Ramos fez um caminho parecido com o de Campano, também conquistou várias ultrapassagens e completou em terceiro. Jorge Balbi foi o quarto e Wellington o quinto.


Jean Ramos

Com o triunfo na bateria, Chatfield comemorou a vitória na etapa, a segunda consecutiva. "Tive uma má largada na primeira corrida e o Campano se mandou. Na segunda larguei bem e pude ganhar na geral. Vou tentar vencer as próximas corridas e encostar nos pontos. Tudo pode acontecer", observou Chatfield. Campano, com a mesma pontuação do vencedor, foi o segundo no pódio e Jean, o melhor brasileiro da etapa, subiu em terceiro. "Na primeira bateria minha largada não foi muito boa, demorei para encontrar o ritmo de prova. Consegui encostar no Balbi, mas não ultrapassá-lo. Na segunda, o Ratinho caiu na minha frente e eu enrosquei na moto dele. Saí praticamente em último, mas meu começo de prova foi muito bom, de repente já estava junto com o Campano e peguei o ritmo dele, fomos juntos até o final. Venho evoluíndo bastante, agora estou mais adaptado a moto, antes estava sofrendo muito", revelou o paranaense.


Jorge Balbi

Os resultados mantiveram o espanhol em uma condição tranquila na liderança do campeonato, com 235 pontos, ainda com ótima vantagem sobre Chatfield, que conta com 206. Jorge Balbi vem na sequência, com 192. Fora da disputa pelo título, Wellington Garcia soma 168 e Leandro Silva 147. "Fiquei contente pelos pontos de vantagem que mantive. Acho o resultado muito bom para o campeonato. A primeira bateria larguei na frente e foi muito mais fácil. Na segunda larguei bem também, mas quase cai. Quando estava em quarto cai, mas consegui ultrapassar a todos e quando cheguei em segundo Adam estava longe. A pista é muito estreita, difícil de ultrapassar", avaliou o espanhol. "Na próxima etapa quero terminar bem próximo do Adam na primeira bateria para tentar garantir o campeonato e andar com tranquilidade na segunda", acrescentou.


Wellington Garcia

Os títulos de todas as categorias da Superliga Brasil de Motocross serão definidos nos dias 14 e 15 de julho no Beto Carrero World, em Penha (SC).

Resultados

P. Pró - Soma das Baterias Pt 1 2
1 Adam Chatfield 47 22 25
2 Carlos Campano 47 25 22
3 Jean Ramos 38 18 20
4 Jorge Balbi 38 20 18
5 Wellington Garcia 31 15 16
6 Humberto Martin 29 14 15
7 João Marronzinho 27 13 14
8 Marcello Lima 27 16 11
9 Roosevelt Assunção 24 11 13
10 Adrian Garrido 24 12 12
P. MX2 - Soma das Baterias Pt 1 2
1 Hector Assunção 50 25 25
2 Thales Vilardi 40 18 22
3 Eduardo Lima 40 20 20
4 Rafael Faria 40 22 18
5 Anderson Amaral 32 16 16
6 João Ribeiro 29 14 15
7 Leonardo Lizott 29 15 14
8 Pedro Bueno 25 13 12
9 Victor Feltz 24 11 13
10 Marcos de Lima 21 10 11

Classificação de cada bateria

P # Pro Bateria 1 Best Tm Diff Equipe
1 115 Carlos Campano 1:53.182 34:34.342 Yamaha, Geração Monster, Circuit, Lcm, Yoshimura, Mormaii, Pirelli
2 407 Adam Chatfield 1:53.973 23,229 Ims, Ipiranga, Vulcano, Bm Motos, Pirelli, Polisport
3 1 Jorge Balbi 1:54.857 26,215 Pro Tork, 2b Racing, Kawasaki, Mart Pluss, Mobil, Race Tech, Pirelli, Balbi
4 992 Jean Ramos 1:55.098 28,621 X-motos Do Brasil, Jmr Escola De Motocross
5 5 Marcelo Lima 1:56.075 37,539 Emg Racing, Kawasaki, Rinaldi, Vaz, Circuit
6 21 Wellington Garcia 1:54.786 38,776 Honda, Mobil, Pirelli, Mormaii, Fox, Yoshimura, Galfer, D.i.d., Orbital, Poli
7 101 Humberto Martin 1:56.128 1:04.994 Itamaracá, One Industries, Honda, Mobil, Pirelli, Utopia, Arrow, Wossner
8 7 João Paulino 1:58.522 1:32.112 Yamaha, Geração, Monster, Circuit
9 69 Adrian Garrido 1:59.096 1 Lap Vlt Gas Alagoas, Asw, Mrp Racing, Nfs Racing, Fa, Polisport, Shiro, Rede Fa
10 4 Roosevelt Assunção 2:00.050 1 Lap Flying Racing, Yamaha, Asw, Pirelli, Morato Racing
11 512 Jorge Bujanda 2:04.184 1 Lap Circuit, Yamaha, Yamalube, Circuit
12 726 Willian Sanches 2:11.291 2 Laps Fabricando Pilotos, Yamaha, Yamalube, Circuit
13 8 Samarlom Ferraz 2:11.043 2 Laps  
14 334 Israel Feitosa 2:15.219 3 Laps Mt. Contábil, Silk Express, Ondas Do Mar
15 321 João Batista 2:16.280 8 Laps Igm Construtora
P. # Pro Bateria 2 Best Tm Diff Equipe
1 115 Carlos Campano 1:53.182 34:34.342 Yamaha, Geração Monster, Circuit, Lcm, Yoshimura, Mormaii, Pirelli
2 407 Adam Chatfield 1:53.973 23,229 Ims, Ipiranga, Vulcano, Bm Motos, Pirelli, Polisport
3 1 Jorge Balbi 1:54.857 26,215 Pro Tork, 2b Racing, Kawasaki, Mart Pluss, Mobil, Race Tech, Pirelli, Balbi
4 992 Jean Ramos 1:55.098 28,621 X-motos Do Brasil, Jmr Escola De Motocross
5 5 Marcelo Lima 1:56.075 37,539 Emg Racing, Kawasaki, Rinaldi, Vaz, Circuit
6 21 Wellington Garcia 1:54.786 38,776 Honda, Mobil, Pirelli, Mormaii, Fox, Yoshimura, Galfer, D.i.d., Orbital, Poli
7 101 Humberto Martin 1:56.128 1:04.994 Itamaracá, One Industries, Honda, Mobil, Pirelli, Utopia, Arrow, Wossner
8 7 João Paulino 1:58.522 1:32.112 Yamaha, Geração, Monster, Circuit
9 69 Adrian Garrido 1:59.096 1 Lap Vlt Gas Alagoas, Asw, Mrp Racing, Nfs Racing, Fa, Polisport, Shiro, Rede Fa
10 4 Roosevelt Assunção 2:00.050 1 Lap Flying Racing, Yamaha, Asw, Pirelli, Morato Racing
11 512 Jorge Bujanda 2:04.184 1 Lap Circuit, Yamaha, Yamalube, Circuit
12 726 Willian Sanches 2:11.291 2 Laps Fabricando Pilotos, Yamaha, Yamalube, Circuit
13 8 Samarlom Ferraz 2:11.043 2 Laps  
14 334 Israel Feitosa 2:15.219 3 Laps Mt. Contábil, Silk Express, Ondas Do Mar
15 321 João Batista 2:16.280 8 Laps Igm Construtora
P. # MX2 Bateria 1 Best Tm Diff Equipe
1 30 Hector Assunção 1:57.758 34:12.772 Honda, Mobil, Fox, Pirelli, Yoshimura
2 116 Rafael Faria 1:58.501 26,933 Flying Racing, Yamaha, Pirelli, Asw, Morato Racing, Moto Savagges, Sergi
3 2 Eduardo Lima 2:00.420 32,069 Emg Racing, Kawasaki, Rinaldi, Vaz, Circuit
4 27 Thales Vilardi 2:00.058 39,061 Honda, Mobil, Pirelli, Mormaii, Fox, Yoshimura, Galfer, D.i.d.
5 83 Anderson Amaral 2:02.457 1:38.127 Kawasaki, Irrigação Borborema, Rota Do Mar, Briger, Wrp, Rock, Allsign,
6 194 Leonardo Lizott 2:04.978 1:56.216 Honda, Itamaracá, One, Pirelli, Utopia, Arrow, Wosnner, Six Six One, Tag, V
7 282 João Ribeiro 2:04.710 1:58.424 Geração Motos Yamaha, Revenda Pinho, Recris
8 70 Pedro Bueno 2:04.449 2:01.692 Akrapovic, Rudnic, Motos.com.br, Racetech, Eurostar, 5inco, Trexx Moto
9 90 Gustavo Henn 2:05.688 1 Lap Pro Tork, 2b Racing, Mobil, Kawasaki, Pirelli, Henn, Racetech, Tbt
10 938 Victor Feltz 2:05.366 1 Lap Honda, Ct Ls, Mobil, Pirelli, Mx Parts, Ims, Mr Pro, Neyfa, Grife Correa, Pos
11 77 Marcos De Lima 2:12.644 1 Lap Rapozao Racing , Rfix Graphics
12 332 Lucas Bottcher 2:12.842 1 Lap Rapozão Racing, Two Brothers Racing
13 19 Pedro De Melo 2:14.120 2 Laps Vlt Gas Alagoas, Asw, Mrp Racing, Fa, Polisport, Shiro, Rede Farma, Intera
14 338 Diego Curi 2:16.733 2 Laps Contruvallemadeiras, Construtora Curi, Bylly Dym Motos
15 151 Henrique Vieira 2:25.471 3 Laps Ct Leandro Silva, Mx Parts, Neo, Radio Grafh
16 38 Thárik Nascimento 2:33.237 4 Laps Espaço Saúde Academia, Suplementos Do Corpo
17 18 Leokadio Reis 2:32.558 4 Laps Pára Morvéis, Galo Bravo, Fox Hotel
P. # MX2 Bateria 2 Best Tm Diff Equipe
1 30 Hector Assunção 1:58.532 25:57.325 Honda, Mobil, Fox, Pirelli, Yoshimura
2 27 Thales Vilardi 1:59.416 15,528 Honda, Mobil, Pirelli, Mormaii, Fox, Yoshimura, Galfer, D.i.d.
3 2 Eduardo Lima 1:59.473 0.020 Emg Racing, Kawasaki, Rinaldi, Vaz, Circuit
4 116 Rafael Faria 1:58.772 37,063 Flying Racing, Yamaha, Pirelli, Asw, Morato Racing, Moto Savagges, Sergi
5 83 Anderson Amaral 2:03.010 1:07.663 Kawasaki, Irrigação Borborema, Rota Do Mar, Briger, Wrp, Rock, Allsign,
6 282 João Ribeiro 2:02.349 1:17.467 Geração Motos Yamaha, Revenda Pinho, Recris
7 194 Leonardo Lizott 2:03.300 1:24.171 Honda, Itamaracá, One, Pirelli, Utopia, Arrow, Wosnner, Six Six One, Tag, V
8 938 Victor Feltz 2:05.405 1:30.942 Honda, Ct Ls, Mobil, Pirelli, Mx Parts, Ims, Mr Pro, Neyfa, Grife Correa, Pos
9 70 Pedro Bueno 2:04.924 1:43.311 Akrapovic, Rudnic, Motos.com.br, Racetech, Eurostar, 5inco, Trexx Moto
10 77 Marcos De Lima 2:09.480 1 Lap Rapozao Racing , Rfix Graphics
11 332 Lucas Bottcher 2:07.431 1 Lap Rapozão Racing, Two Brothers Racing
12 19 Pedro De Melo 2:11.698 1 Lap Vlt Gas Alagoas, Asw, Mrp Racing, Fa, Polisport, Shiro, Rede Farma, Intera
13 338 Diego Curi 2:13.382 1 Lap Contruvallemadeiras, Construtora Curi, Bylly Dym Motos
14 151 Henrique Vieira 2:20.474 2 Laps Ct Leandro Silva, Mx Parts, Neo, Radio Grafh
15 36 Luiz De Souza 2:23.971 3 Laps Mt Moto Peças
16 38 Thárik Nascimento 2:35.802 3 Laps Espaço Saúde Academia, Suplementos Do Corpo
17 500 Thiago Germino 2:51.184 4 Laps Fabricando Pilotos, Circuit, Dash, Mr Pró
P. # Junior Best Tm Diff Equipe
1 87 Fábio Dos Santos 2:11.839 24:31.428 Dunas, Box 18, Ims
2 199 Kioman Munoz 2:13.472 49,305 Rinaldi, Tudo Chevrolet, Asw, Rede Sysdata, Tendas Castelo, Dash, Trate
3 102 Djalma Britto 2:18.162 1:17.851 Kawasaki, Rednose, Pirelli, Mobil, Brasil Racing, Stokovich
4 991 Ricardo Jurça 2:16.908 1:39.868 Flying, Asw, Pirelli, Morato
5 47 Marcos Vásquez 2:15.914 1:40.871 Ct Leandro Silva, Mx Parts, Ims, Postos Atenas, Uvel, Neyfa
6 3 Matheus Lima 2:23.041 2:16.437 Fiquei Racing, Ims Racing, Rfix Gráfico
7 45 Leonardo De Souza 2:21.038 2:52.366 Honda, Pirelli, Mobil, Posto Atenas, Mx Parts, Ct Leandro Silva, Cinco, Ne
8 21 João Paniago 2:23.464 1 Lap Moto Laser
9 117 Gustavo Pessoa 2:13.089 1 Lap Honda, Mobil, Pirelli, Xbrands
10 23 Arthur Todeschini 2:27.708 1 Lap Pirelli, Expresso Sul Transportes
11 19 Pedro Neto 2:32.242 1 Lap Vlt Gás, Asw, Mrp Racing, Nfs Racing, Neyfa, Shiro, Polisport, Interativa S
12 17 Felipe Fernandes 2:44.212 2 Laps Fort Motos Yamaha, Paraiso De Tocantins, Posto Milena
13 114 Pedro Lima 2:42.405 2 Laps Flying Racing, Pirelli, Yamaha, Asw Racing, Morato
14 26 João Nascimento 2:57.026 2 Laps Espaço Saúde Academia, Suplemento Corpo
15 5 João Fernandes 2:50.322 2 Laps Fort Motos Yamaha, Posto Milena, Paraíso Do Tocantis







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet