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Supermoto das Nações - Alacañiz - Espanha
Publicado em: 04/10/2011
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França leva de volta para ‘casa’ troféu do Supermoto das Nações
Redação MotoX.com.br - Texto: Malu Souza - Fotos: Davide Messora e Youthstream

Time francês se sobressaiu mais uma vez na competição disputada este ano na Espanha. Equipe brasileira foi a 19ª colocada


Realizado na Espanha, o Supermoto das Nações 2011 contou com a participação de 23 países


Time brasileiro ficou na 19ª posição
Com a participação de 23 países, o Supermoto das Nações superou as expectativas no último final de semana, no circuito espanhol de Alacañiz. Depois de uma qualificatória, em que apenas 16 deles passaram para a final, os melhores atletas brigaram pelo primeiro lugar no pódio. Já na cerimônia de abertura, o gerente da equipe francesa, campeã em 2010, Bruno Jean Jacques devolveu o troféu conseguido no último ano. Porém, a equipe francesa não ficou por muito tempo longe do prêmio. Thomas Chareyre, Sylvain Bidart e Boris Chambon brilharam outra vez e faturaram o titulo da edição 2011, assim como em muitas vezes anteriormente.

Enquanto a França mostrou ao Mundo mais uma vez o talento de seus competidores, a Grã Bretanha impressionou os expectadores. A equipe que havia terminado em sexto lugar no ano passado, melhorou muito seu desempenho com o vice-campeonato. E, para completar o pódio, depois de um grande esforço, a Finlândia triunfou.


Campeã em 2010, a França conquistou mais um título neste ano


Boris Chambon
A equipe italiana era uma das favoritas para estar no pódio, mas não conseguiu mais que o quarto lugar. Já o time espanhol, como corria em casa e conhecia muito bem o circuito de Alacañiz, garantiu o quinto lugar. Para o time brasileiro foi mais um ano de aprendizado e experiência. Mesmo não conseguindo chegar às finais, o Brasil ficou com a 19ª colocação a frente de vários países europeus com muito mais tradição no Supermoto.

1ª Bateria

O time francês começou a primeira bateria do domingo com um sólido início de Thomas Chareyre, mas neste momento, ela não foi o ‘homem a ser batido’ e terminou em terceiro. Asseri Kingelin se tornou o novo líder e seguiu assim na maior parte da corrida. O nome da corrida mudou de novo quando o checo Pavel Kejmar tomou o primeiro lugar, mas pouco tempo depois, ficou claro que o time finlandês seria o time vencedor, e foi isso o que aconteceu com a vitória de Mauno Hermunen. O piloto saiu do sexto lugar e levou seu país a um incrível resultado. O checo conseguiu também uma excelente colocação terminando em segundo, seguido por Chareyre.


Sylvain Bidart


Rafael Fonseca
Os outros resultados do time francês colocaram o país em segundo na classificação dessa bateria, atrás da Finlândia e à frente da Inglaterra, que entre os resltados individuais, conseguiu um quarto lugar com Matthew Winstanley, vencedor da quinta rodada do Mindial de Supermoto uma semana antes.

2ª Bateria

A segunda bateria, simplesmente foi de tirar o fôlego, mostrando que todos estavam determinados em conquistar o título. Depois do quinto lugar na prova anterior, o rápido Sylvain Bidart assumiu a ponta e andando muito forte foi acompanhado apenas pelo checo Petr Vorlicek, que seguiu a risca a estratégia de seu time de permanecer nas primeiras posições. Enquanto isto, o italiano Teo Monticelli representou bem seu país ao conseguir o terceiro lugar, assim como a Espanha que também se saiu melhor com o quarto lugar de Israel Escalera, superando entre outros o inglês Chris Hodgson.

Com a somatoria dos resultados de seus pilotos, a França se saiu melhor terminando na liderança da bateria, com a Grã Bretanha em segundo e Espanha em terceiro. fechando os cinco primeiros vieram a Finlândia e surpreendentemente a Argentina, com o excelente nono lugar de Gastón Vivas.


Com a ausência de Ivan Lazzarini, seu principal piloto, a Itália de Massimo Beltrami (foto) ficou na quarta colocação geral

3ª Bateria


Petr Vorlicek
No início da terceira bateria, a nação favorita já era a França e seus competidores estavam decididos a não decepcionar e manter o título em suas mãos. Thomas Chareyre e Boris Chambon seguiram fortes e não despontaram as expectativas levando de volta o troféus para ‘casa’.

Thomas triunfou mais uma vez, seguido de perto pelo esloveno Uros Nastran, que muito focado se redimiu do mal resultado da bateria anterior terminando em segundo lugar, à frente de Mauno Hermunen. A terceira colocação do finlandês não foi de todo mal, pois colocou seu país no terceiro degrau do pódio. O quarto lugar de Matthew Winstanley foi mais que suficiente para colocar a Grã Bretanha no segundo lugar e demonstrar o enorme potencial e evolução dos pilotos de seu país.

O resultado do Supermoto das Nações reflete o que temos visto no campeonato mundial, com domínio total dos franceses sempre seguidos de perto pelos pilotos finlandeses. O excepcional resultado da Inglaterra também não chega a ser uma grande surpresa já que o país, impulsionado por seu principal piloto Matthew Winstanley, cresce cada vez mais na modalidade.


Kleber Justino

Brasileiros



Uros Nastran
O trio brasileiro formado por Rafael Fonseca, Kleber Justino e Juliano Meira ficou com a 19ª colocação geral. A equipe disputou a final B, na qual apenas um país conseguiria a vaga para a final principal, Rafael Fonseca terminou em quinto lugar e Kleber Justino em 11º. Juliano Meira foi o 14º colocado e na somatéria dos dois melhores resultados o time ficou na quarta posição

“O saldo do Nações foi positivo, já que provamos que temos uma equipe competitiva e bastante competente. Queremos voltar o ano que vem com grandes nomes do supermoto nacional para continuar escrevendo a história brasileira no Nações”, analisou o chefe da equipe, Simão Lawant.

Apesar de não conseguir a classificação para a disputa principal, o desempenho brasileiro foi considerado bastante proveitoso, já que entre outros fatores, Meira foi prejudicado por um acidente na parte de terra. “O Nações teve este ano um recorde de inscrições e todos os pilotos estavam muito bem preparados, ainda mais por terem tido a oportunidade de treinar no circuito de Alcañiz nos últimos meses. Outra grande dificuldade para nós foi a parte off-road da pista, que tinha um areião extremamente pesado – não há nada parecido no Brasil”, completou Lawant.
 

Juliano Meira

Depois da experiência, o time brasileiro fez um anúncio importante, a Lawanteam terá uma equipe 100% nacional no Campeonato Mundial de 2012, confirmando a permanência de Fonseca em todas as etapas da competição. Lembrando que o brasiliense vem subindo muito de produção nesta temporada, com um excelente resultado na penúltima etapa da Mundial, em Portugal, terminando na décima posição geral passando a ocupar a 17ª colocação na classificação.

Resultados:

1ª Bateria
1. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
2. Pavel Kejmar (CZE, Suzuki)
3. Thomas Chareyre (FRA, TM)
4. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
5. Sylvain Bidart (FRA, Honda)
6. Massimo Beltrami (ITA, Honda)
7. Asseri Kingelin (FIN, Honda)
8. Angel Karanyotov (BUL, KTM)
9. Francesc Cucharrera (ESP, KTM)
10. Henrik Karlsson (SWE, Yamaha)

2ª Bateria
1. Sylvain Bidart (FRA, Honda)
2. Petr Vorlicek (CZE, Suzuki)
3. Teo Monticelli (ITA, Honda)
4. Israel Escalera (ESP, Kawasaki)
5. Chris Hodgson (GBR, KTM)
6. Alexander Ivanutin (RUS, Honda)
7. Boris Chambon (FRA, Suzuki)
8. David Gimenez (ESP, Suzuki)
9. Gaston Vivas (ARG, Honda)
10. Fred Guerin (FRAj, Honda)

3ª Bateria
1. Thomas Chareyre (FRA, TM)
2. Uros Nastran (SLO, Honda)
3. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
4. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
5. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki)
6. Andre Plogmann (GER, Suzuki)
7. Teo Monticelli (ITA, Honda)
8. Fred Guerin (FRAj, Honda)
9. Alexis Marie Luce (FRAj, KTM)
10. Francesc Cucharrera (ESP, KTM)

Classificação Final
1. França
2. Inglaterra
3. Finlândia
4. Itália
5. Espanha
6. França Júnior
7. República Tcheca
8. Argentina
9. Áustria
10. Rússia
19. Brasil






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