X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Supermoto

5ª etapa - Mundial de Supermoto - Portimão - Portugal
Publicado em: 27/09/2011
Clique e saiba mais

Com a sexta colocação em uma das baterias, Rafael Fonseca consegue seu melhor resultado no campeonato
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Davide Messora e Youthstream


Matthew Winstanley


Assista os melhores momentos das três baterias na MotoX TV
Sem dúvida a penúltima etapa do Mundial de Supermoto realizada em Portimão, Portugal, será lembrada como uma das mais emocionantes da temporada. O destaque desta quinta rodada foi o britânico Matthew Winstanley, que surpreendeu os irmãos Chareyre com uma vitória e dois terceiros lugares. Quem também teve muito o que comemorar foi o brasileiro Rafael Fonseca, que alcançou o melhor resultado de sua carreira. O piloto do Lawanteam andou muito na segunda bateria finalizando na sexta posição, garantindo na soma das três baterias a décima colocação geral na etapa.

Já o líder do campeonato, Thomas Chareyre, não conseguiu um fim de semana regular como na etapa passada, na Itália. O francês foi segundo colocado na bateria inicial e apenas o quinto na seguinte, se redimindo apenas na última prova, onde conseguiu a vitória. Mesmo ficando em segundo na etapa, o piloto da TM Racing Team segue na liderança do campeonato, mas ainda poucos pontos a frente de seu irmão, Adrien.


Adrien Chareyre

O circuito de Portimão recebeu o mundial pela primeira vez e sem referências da pista, não havia favoritos para vencer a etapa, o que não desmereceu a vitória de Winstanley. O piloto da SHR Racing também não conhecia o local, mas mostrou muita confiança e determinação para faturar sua primeira vitória no campeonato.


Thomas Chareyre
Com a primeira posição no grid de largada, garantida no dia anterior, Adrien Chareyre largou na frente da bateria inicial, seguido primeiramente pelo finlandês Mauno Hermunen, que pouco depois sofreu uma queda dando o lugar para Winstanley. O britânico chegou a encostar no líder, mas na quinta volta foi superado por Thomas Chareyre. Sem conseguir alcançar seu irmão, que venceu de ponta a ponta, o líder do campeonato somou pontos importantes com a segunda posição, ainda mais tendo de segurar os ataques de Winstanley.

Ivan Lazzarini, terceiro colocado na classificação geral, fechou a primeira prova em quarto, seguido de Hermunen que ainda saiu no lucro após a queda, se recuperando até a quinta posição. Nesta bateria Rafael Fonseca já começou a mostrar que teria um ótimo fim de semana, recebendo a bandeirada na 11ª posição, não muito distante do décimo colocado.

A disputa pela liderança na primeira curva entre os irmãos Chareyre marcou a largada da segunda bateria. Os dois se chocaram e Adrien levou a pior saindo da pista e retornando na última posição. Já Thomas, apesar de escapar do choque com o irmão, teve sua porção de má sorte ainda na primeira volta sofrendo uma queda. Após cair para a 16ª posição, o francês partiu para uma brilhante recuperação finalizando em quinto, minimizando o prejuízo na prova. Adrien não teve a mesma sorte e foi apenas o nono colocado.


Rafael Fonseca


Mauno Hermunen
Com toda esta confusão logo no início da prova, Winstanley aproveitou para assumir a ponta e não olhar mais para trás. Ivan Lazzarini assumiu o segundo posto também logo após a largada, mas mesmo fazendo um prova sem erros não conseguiu alcançar o britânico que manteve uma confortável vantagem de mais de cinco segundos na frente. A bateria foi dominada pela Honda que garantiu as três primeiras posições com a terceira colocação do eslovaco Uros Nastran, mais um bom piloto que vem subindo de rendimento no decorrer do campeonato.

E por falar em bom desempenho, Rafael Fonseca fez uma excepcional largada, fechando a primeira volta na sexta posição. Andando no mesmo ritmo dos líderes, o brasiliense manteve a posição por mais da metade da prova, quando passou a ocupar o quinto posto. Faltando apenas duas voltas para o término da bateria, Fonseca acabou superado por ninguém menos que Thomas Chareyre. Mesmo assim ainda andou forte perseguindo o líder do campeonato, recedendo a bandeirada menos de quatro segundo atrás do francês.

Thomas sabia que não poderia cometer mais nenhum erro na bateria final se quisesse continuar como líder do campeonato. Dada a largada, ganhou duas posições logo de cara e mantendo a concentração, duas voltas depois já ocupava a primeira posição. Adrien teve destino oposto e ao entrar no trecho de terra na primeira volta acabou caindo. A partir daí, mostrou que o Supermoto está realmente no sangue dos Chareyre e nas 13 voltas seguintes foi recuperando posições até receber a bandeirada na segunda colocação, bem perto de Thomas.


Ivan Lazzarini


Brasileiro finalizou uma das baterias na sexta posição conquistando um resultado inédito no Mundial
Winstanley ocupou a segunda posição por quase toda a prova depois de disputá-la com Lazzarini nas voltas iniciais. No penúltimo giro passou a ser pressionado por Adrien e sabendo que a terceira colocação lhe daria a vitória geral na etapa, não ofereceu resistência. Hermunen levou a melhor na briga particular com Lazzarini pela quarta posição, roubando pontos importantes do italiano. Fonseca não conseguiu repetir a boa largada da bateria anterior, permanecendo em 13º por quase toda a prova até que superou o búlgaro Angel Karanydov, finalizando em 12º.

Pelo campeonato, o 'number plate' vermelho continua nas mãos de Thomas Chareyre, mas ainda ameaçado por seu irmão Adrien que vem apenas 10 pontos atrás. Com a vitória geral na etapa, Matthew Winstanley pulou da 12ª para a oitava colocação na tabela, superando Thierry Van Den Bosch que não se encontrou ainda na temporada e agora é o nono colocado. Quem também deu um salto significativo na classificação foi o brasileiro Rafael Fonseca, que com a 10ª posição geral em Portugal, saiu da vigésima posição e agora ocupa o 17º posto, mas a apenas quatro pontos da 15ª colocação. "Estou muito feliz e com a sensação de dever cumprido. Quero agradecer a todos que me apóiam, sinto daqui a energia positiva dos que torcem por mim", afirmou o brasiliense.

Agora o Mundial faz uma pausa para a realização do Supermoto das Nações, que será já neste fim de semana, na Espanha, e retorna para a etapa final no dia 23 de outubro, na França.

Resultados

1ª Bateria
1. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
2. Thomas Chareyre (FRA, TM)
3. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
4. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
5. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
6. Uros Nastran (SLO, Honda)
7. Alexis Marie Luce (FRA, KTM)
8. Edgardo Borella (ITA, Suzuki)
9. Elia Sammartin (ITA, Suzuki)
10. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki)
11. Rafael Fonseca (BRA, Honda)

2ª Bateria
1. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
2. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
3. Uros Nastran (SLO, Honda)
4. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
5. Thomas Chareyre (FRA, TM)
6. Rafael Fonseca (BRA, Honda)
7. Edgardo Borella (ITA, Suzuki)
8. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
9. Elia Sammartin (ITA, Suzuki)
10. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki)

3ª Bateria
1. Thomas Chareyre (FRA, TM)
2. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
3. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
4. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
5. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
6. Uros Nastran (SLO, Honda)
7. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki)
8. Alexis Marie Luce (FRA, KTM)
9. Elia Sammartin (ITA, Suzuki)
10. Max Verderosa (ITA, Honda)
12. Rafael Fonseca (BRA, Honda)

Classificação Geral da Etapa
1. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
2. Thomas Chareyre (FRA, TM)
3. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
4. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
5. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
6. Uros Nastran (SLO, Honda)
7. Alexis Marie Luce (FRA, KTM)
8. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki)
9. Elia Sammartin (ITA, Suzuki)
10. Rafael Fonseca (BRA, Honda)

Classificação do Campeonato
1. Thomas Chareyre (FRA, TM), 318 pontos
2. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia), 308
3. Ivan Lazzarini (ITA, Honda), 280
4. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna), 264
5. Alexis Marie Luce (FRA, KTM), 196
6. Uros Nastran (SLO, Honda), 174
7. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki), 173
8. Matthew Winstanley (GBR, Honda), 166
9. Thierry van den Bosch (FRA, Aprilia), 139
10. Giovanni Bussei (ITA, Honda), 138
17. Rafael Fonseca (BRA, Honda), 87

Mundial de Construtores
1. TM, 318 pontos
2. Aprilia, 316
3. Honda, 295
4. Husqvarna, 264
5. KTM, 225
6. Suzuki, 199
7. Yamaha, 53






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet