X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Supermoto

4ª etapa - Mundial de Supermoto - Triscina - Itália
Publicado em: 30/08/2011
Clique e saiba mais

Rafael Fonseca obtêm seu melhor resultado em mais uma etapa dominada pelos irmãos Chareyre
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Davide Messora


Thomas Chareyre consolidou ainda mais sua liderança no Mundial de Supermoto ao vencer a etapa italiana na cidade Siciliana de Triscina


Assista aos melhores momentos da prova na MotoX TV
Após um intervalo de quase dois meses, o Mundial de Supermoto retoma suas atividades com a quarta etapa em Triscina, Itália. Abrindo a segunda metade da temporada, cada ponto passa a contar muito na disputa pelo título e quem saiu ganhando com isto foi o público. Desde os treinos livres de sábado até as três baterias finais no dia seguinte, o que se viu foram disputas acirradas por cada ponto em jogo, para a alegria dos milhares de fãs da modalidade na região da Sicília.

A exemplo da etapa anterior, os irmãos Thomas e Adrien Chareyre dominaram o fim de semana, seguidos pelo italiano Ivan Lazzarini que teve melhor sorte desta vez.

Destaque também para o brasiliense Rafael Fonseca, da equipe Lawanteam TDS, que conquistou seu melhor resultado na competição, finalizando na 15ª colocação geral.


Thomas Chareyre


Mauno Hermunen
A primeira bateria começou logo após a abertura oficial do evento com o 'pole position' Adrien Chareyre pulando na frente. Seu irmão Thomas vinha logo atrás e na primeira oportunidade, aproveitou para dar o bote e superá-lo. Logo o piloto da TM Racing abriu uma vantagem confortável na frente, enquanto Ivan Lazzarini tentava se aproximar de Adrien. Sem conseguir diminuir a distância, a briga pelo segundo posto acabou não acontecendo, com os três mantendo as posições até a bandeirada.

Na segunda prova do dia a situação se inverteu, o atual campeão mundial Thomas Chareyre já partiu na frente seguido de perto por Adrien. Com um ritmo muito forte os dois abriram dos demais fazendo uma corrida à parte e levantando o público com duas emocionantes trocas de posições na liderança. Pouco depois, Thomas tomou conta da situação, reassumindo a ponta em definitivo, mas sempre com Adrien em sua cola, que cruzou a linha de chegada menos de dois segundos atrás.


Adrien Chareyre


Alexis Marie Luce
Desta vez Lazzarini andou praticamente sozinho para garantir novamente a terceira colocação, quase 20 segundos atrás dos dois irmãos. Bem mais atrás, o eslovaco Uros Nastran fechou a prova em quarto, seguido de muito perto por outro italiano, o piloto Suzuki, Andrea Occhini.

Última oportunidade de Adrien superar o irmão, o representante da Aprilia saiu mais uma vez em segundo, acompanhando Thomas e apenas esperando o momento certo de atacar, viu a oportunidade na terceira volta quando o líder cometeu um pequeno erro que permitiu a ultrapassagem. Nas voltas seguintes, mais uma bela perseguição com Thomas tentando retomar a ponta, até que nas voltas finais Adrien conseguiu abrir alguns segundos na frente, suficientes para garantir a vitória. 

Com a mesma regularidade das outras duas provas, Lazzarini foi terceiro mais uma vez, assegurando a mesma colocação na somatória geral das baterias. Lá na frente, com duas vitórias, Thomas saiu da Itália como vencedor da etapa, seguido por Adrien. Já na classificação do campeonato, Thomas se consolida na liderança, ainda mais que seu concorrente direto, Mauno Hermunen, não teve um bom fim de semana, terminando apenas na nona posição geral. Para piorar a situação, o finlandês ainda foi superado por Adrien e Lazzarini na classificação geral, caindo para a quarta posição.


Rafael Fonseca


Uros Nastran
A etapa italiana foi marcada também pelo grande número de quedas, a maioria delas de certa forma inexplicáveis. Na prova inicial, o piloto local e um dos favoritos ao pódio, Andrea Occhini, caiu enquanto andava sozinho na quarta posição, sofrendo ainda outra queda na terceira bateria, que o deixou em sétimo na etapa. Até mesmo o brasileiro Rafael Fonseca foi ao chão na terceira bateria, atrapalhado pelo forte vento enquanto saltava uma mesa na parte de terra do circuito. Mas, sem dúvidas, o principal prejudicado foi o piloto da Husqvarna, Mauno Hermunen, que foi ao chão nas duas primeiras baterias, despencando na classificação do campeonato.

Para o brasileiro Rafael Fonseca, o fim de semana foi bastante proveitoso, levando o piloto ao seu melhor resultado em sua temporada de estreia. com o 11º lugar na primeira corrida, mesmo enfrentando uma temperatura que chegou aos 47 graus. Nas demais baterias, o representante do Lawanteam TDS fez o 13º e o 15º lugares, finalizando a etapa em uma excelente 15ª colocação.


Ivan Lazzarini

O desempenho de Triscina rendeu uma posição na classificação do campeonato para Rafael, que agora está em 20º lugar no Mundial de Supermoto. "Inicialmente nosso objetivo era andar entre os 15, agora estamos próximos dos 10 primeiros nas corridas. Este grupo de elite é muito rápido e eu preciso corrigir alguns detalhes. A cada etapa adquiro mais confiança e tenho tudo para progredir ainda mais", disse o brasiliense.

Além do forte calor, Rafael precisou superar outro obstáculo. "A organização inseriu um novo pneu dianteiro, que é super macio, o que dificultou bastante a pilotagem. O modelo antigo durava aproximadamente 40 voltas, e este faz apenas a metade, ou seja, foi um pneu por corrida", contou o piloto, que pretende mudar de estratégia. "Uma boa largada é mais do que fundamental aqui e eu pretendo arriscar um pouco mais nas primeiras curvas", concluiu.

Resultados:

1ª Bateria
1. Thomas Chareyre (FRA, TM)
2. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
3. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
4. Uros Nastran (SLO, Honda)
5. Alexis Marie Luce (FRA, KTM)
6. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
7. Angel Karanyotov (BUL, KTM)
8. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
9. Massimo Beltrami (ITA, Honda)
10. Andrea Occhini (ITA, Suzuki)
11. Rafael Fonseca (BRA, Honda)

2ª Bateria
1. Thomas Chareyre (FRA, TM)
2. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
3. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
4. Uros Nastran (SLO, Honda)
5. Andrea Occhini (ITA, Suzuki)
6. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
7. Alexis Marie Luce (FRA, KTM)
8. Massimo Beltrami (ITA, Honda)
9. Giovanni Bussei (ITA, Honda)
10. Elia Sammartin (ITA, Suzuki)
13. Rafael Fonseca (BRA, Honda)

3ª Bateria
1. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
2. Thomas Chareyre (FRA, TM)
3. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
4. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki)
5. Uros Nastran (SLO, Honda)
6. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
7. Alexis Marie Luce (FRA, KTM)
8. Giovanni Bussei (ITA, Honda)
9. Angel Karanyotov (BUL, KTM)
10. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
15. Rafael Fonseca (BRA, Honda)

Classificação Geral da Etapa
1. Thomas Chareyre (FRA, TM)
2. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
3. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
4. Uros Nastran (SLO, Honda)
5. Alexis Marie Luce (FRA, KTM)
6. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
7. Andrea Occhini (ITA, Suzuki)
8. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki)
9. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
10. Angel Karanyotov (BUL, KTM)
15. Rafael Fonseca (BRA, Honda)

Classificação do Campeonato
1. Thomas Chareyre (FRA, TM), 255 pontos
2. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia), 248
3. Ivan Lazzarini (ITA, Honda), 224
4. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna), 212
5. Alexis Marie Luce (FRA, KTM), 159
6. Thierry van den Bosch (FRA, Aprilia), 139
7. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki), 137
8. Uros Nastran (SLO, Honda), 124
9. Giovanni Bussei (ITA, Honda), 122
10. Massimo Beltrami (ITA, Honda), 114
20. Rafael Fonseca (BRA, Honda), 53

Mundial de Construtores
1. Aprilia, 256 pontos
2. TM, 255
3. Honda, 230
4. Husqvarna, 212
5. KTM, 188
6. Suzuki, 158
7. Yamaha, 53






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet