X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Supermoto

2ª etapa - Mundial de Supermoto - Pleven - Bulgária
Publicado em: 31/05/2011
Clique e saiba mais

Finlandês Mauno Hermunen vence e assume a liderança do campeonato
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Davide Messora


O técnico circuito de Pleven recebeu a 2ª etapa do Mundial de Supermoto


Ivan Lazzarini
Depois de sediar a abertura do Mundial de Motocross, a Bulgária recebeu neste último fim de semana, 28 e 29 de maio, a segunda etapa do Campeonato Mundial de Supermoto. Encravado no meio de uma bela paisagem natural, o circuito do The Dolna Metropolia Race Track na cidade de Pleven, foi o palco perfeito para os desafios desta rodada. Com mesas, costelas e muita variação de nível, o percurso todo em asfalto é garantia de espetáculo (não deixe de assistir o vídeo com os melhores momentos na MotoX TV).

Já nos treinos cronometrados de sábado, o piloto da Husqvarna, Mauno Hermunen que venceu em Pleven na temporada 2010, mostrou que estava disposto a dominar o fim de semana novamente, marcando o melhor tempo. O atual campeão mundial e vencedor da etapa de abertura, Thomas Chareyre, foi o segundo mais rápido, seguido de perto por seu irmão Adrien, a bordo da Aprilia do time Fast Wheels ASD.

No primeiro contato com o difícil circuito búlgaro, o brasileiro Rafael Fonseca, piloto do time Lawanteam TDS, marcou o tempo de 1:28,732min, mas durante a classificatória melhorou em dois segundos seu tempo, assegurando a 19ª posição de largada. "Foi um dia muito proveitoso, já que o Rafael Fonseca virou o tempo no mesmo segundo dos pilotos que nos interessavam. Vamos trabalhar ao máximo para subir posições amanhã", disse o chefe de equipe Simão Lawant.


Mauno Hermunen


Rafael Fonseca
"Hoje observamos que uma grande dificuldade na pista será a força da gravidade. Além de duas curvas cegas, o circuito possui curvas de alta velocidade em um verdadeiro paredão, nas quais o piloto entra em quarta marcha e com o motor cheio. Será preciso habilidade e estamos muito animados para superar o desafio", concluiu Lawant.

No domingo, o objetivo de Hermunen era claro, repetir o resultado conquistado nesta mesma pista no ano passado. E foi o que o finlandês fez, apesar da quarta colocação na primeira bateria, depois de conquistar a posição apenas na última volta ao superar o piloto local, Angel Karanyotov. Mas seu começo tímido veio seguido de dois grandes resultados que lhe asseguraram a vitória geral da etapa.

Na segunda prova Hermunen assumiu a ponta logo nas primeiras voltas, abrindo uma confortável vantagem sobre seu oponente Adrien Chareyre. O resultado se repetiu na bateria final, mas com o vencedor abrindo ainda mais distância sobre o francês, assegurando assim o 'number plate' vermelho dado ao líder da pontuação, agora nas mãos do finlandês, que está sete pontos a frente de Thomas Chareyre.


Adrien Chareyre


Thomas Chareyre
O segundo degrau do pódio ficou com Adrien Chareyre, que também conseguiu um ótimo desempenho no circuito de Pleven, finalizando o dia com três 2º lugares e subindo da sétima para a quarta posição no campeonato. Em terceiro veio o piloto da HM Honda Racing, Ivan Lazzarini que venceu a primeira bateria e terceiro nas demais.

O até então líder na pontuação, Thomas Chareyre, teve um dia complicado. Depois de uma promissora terceira posição na primeira prova, o piloto da TM Racing sofreu uma queda na bateria seguinte, ficando apenas na 11ª colocação. O francês correu atrás do prejuízo na última prova, finalizando em quinto  garantindo ainda a quarta colocação geral, mas perdendo a liderança do campeonato.


Largada 1ª bateria


Assista na MotoX TV
Primeiro brasileiro a disputar uma temporada completa do Mundial de Supermoto, o brasiliense Rafael Fonseca melhorou seu resultado final, terminando esta segunda etapa na 19ª colocação. "O Rafael Fonseca mostrou bom condicionamento físico e muita personalidade na pilotagem. Todas as equipes e pilotos já estão de olho nele", contou o chefe de equipe Simão Lawant.

O brasileiro teve o melhor desempenho na terceira corrida do dia, quando ficou em 17º lugar. "Ele andou entre os oito primeiros nas cinco voltas iniciais, mas infelizmente tivemos problemas com o freio", explicou Lawant. Fonseca foi o 18º colocado nas outras duas corridas e, com os resultados da Bulgária, somou mais 10 valiosos pontos na classificação, totalizando 16 pontos. Assim, ele manteve-se na 21ª colocação da elite mundial.


O brasileiro da equipe Lawanteam em ação em um dos saltos da pista toda de asfalto

Resultados:

1ª Bateria
1. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
2. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
3. Thomas Chareyre (FRA, TM)
4. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
5. Angel Karanyotov (BUL, KTM)
6. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki)
7. Thierry van den Bosch (FRA, Aprilia)
8. Uros Nastran (SLO, Honda)
9. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
10. Andrea Occhini (ITA, Suzuki)
18. Rafael Fonseca (BRA, Honda)

2ª Bateria
1. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
2. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
3. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
4. Angel Karanyotov (BUL, KTM)
5. Uros Nastran (SLO, Honda)
6. Davide Gozzini (ITA, KTM)
7. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki)
8. Thierry van den Bosch (FRA, Aprilia)
9. Elia Sammartin (ITA, Suzuki)
10. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
18. Rafael Fonseca (BRA, Honda)

3ª Bateria
1. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
2. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
3. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
4. Thierry van den Bosch (FRA, Aprilia)
5. Thomas Chareyre (FRA, TM)
6. Alexis Marie Luce (FRA, KTM)
7. Christian Ravaglia (ITA, Suzuki)
8. Matthew Winstanley (GBR, Honda)
9. Giovanni Bussei (ITA, Honda)
10. Uros Nastran (SLO, Honda)
17. Rafael Fonseca (BRA, Honda)

Classificação Geral da Etapa
1. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna)
2. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia)
3. Ivan Lazzarini (ITA, Honda)
4. Thomas Chareyre (FRA, TM)
5. Thierry van den Bosch (FRA, Aprilia)
19. Rafael Fonseca (BRA, Honda)

Classificação do Campeonato (após duas etapas)
1. Mauno Hermunen (FIN, Husqvarna), 128 pontos
2. Thomas Chareyre (FRA, TM), 121
3. Ivan Lazzarini (ITA, Honda), 114
4. Adrien Chareyre (FRA, Aprilia), 104
5. Thierry van den Bosch (FRA, Aprilia), 79
21. Rafael Fonseca (BRA, Honda), 16

Mundial de Construtores
1. Husqvarna, 128 pontos
2. TM, 121
3. Honda, 118
4. Aprilia, 112
5. KTM, 105
6. Suzuki, 77
7. Yamaha, 36






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet