X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

2ª etapa - Mundial de Enduro Indoor 2011 - Barcelona - Espanha
Publicado em: 07/02/2011
Clique e saiba mais

Taddy Blazusiak domina evento vencendo as três baterias finais
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds


Taddy Blazusiak


David Knight
A etapa de Barcelona do Mundial de Enduro Indoor inicialmente estava programada para ser a terceira prova do campeonato, mas após o cancelamento da etapa brasileira, que aconteceria no dia 15 de janeiro, passou a valer como a segunda rodada da competição. Azar nosso, sorte dos 16.600 espectadores que lotaram o ginásio Palau Sant Jordi, em Barcelona, neste último dia 6 de fevereiro e puderam conferir a excepcional performance de Taddy Blazusiak voltando à velha forma. Depois de enfrentar o azar e uma lesão durante a abertura do campeonato, na cidade italiana de Gênova, ainda em novembro de 2010, o polonês não deu chances a nenhum de seus adversários e venceu as três finais do evento.

Ao marcar 60 pontos com as três vitórias da noite, Taddy conseguiu ainda assumir a ponta na classificação e superar o até então líder Mika Ahola, que foi apenas o sétimo colocado em Barcelona. Os únicos que, de certa forma, ainda conseguiram acompanhar o ritmo do vencedor foram, seu colega de KTM, David Knight, que marcou o melhor tempo nas classificatórias e foi segundo colocado geral, e o sueco Joakim Ljunggren, que com a terceira colocação na etapa, também superou Ahola, passando a ocupar o segundo posto na pontuação. 


Joakim Ljunggren


Alfredo Gómez
Assim como para o finlandês Mika Ahola, a noite foi difícil para os experientes Ivan Cervantes e Juha Salminen, ambos enfrentando problemas mecânicos nas baterias classificatórias. Os dois tiveram de disputar a última vaga disponível na repescagem, mas Cervantes, que agora compete pela Gas Gas, sofreu uma queda, enquanto Salminen se enroscou com outro piloto, perdendo as chances de vencer. Com isto ambos ficaram de fora das finais.

1ª Final

Mesmo sem largar muito bem, Taddy logo encostou no líder Johnny Walker (Red Label?) e assumiu a ponta ainda nas primeiras voltas, trazendo com ele David Knight. Os dois mantiveram primeira e segunda colocações respectivamente, enquanto abriam distância dos demais. No segundo pelotão, Ljunggren também se recuperava de uma má largada e foi abrindo terreno até cruzar a linha de chegada isolado em terceiro. A surpresa da noite veio do jovem piloto espanhol Alfredo Gómez, que saiu da sétima colocação para finalizar em quarto, logo à frente de Dougie Lampkin, que estreou pela Gas Gas. 


Graham Jarvis

2ª Final


Cristobal Guerrero
Nesta bateria, a ordem de escolha no gate é invertida, ou seja, sendo o último a escolher uma vaga, teoricamente Taddy Blazusiak ficaria com a pior linha de largada, mas nem isto deteve o especialista em Extreme Enduro. O polonês assumiu a liderança na penúltima volta, depois de superar Ljunggren, que desta vez havia largado muito bem. Lá atrás, Mika Ahola enfrentou várias dificuldades novamente e finalizou na 11ª posição. Ainda desenvolvendo o modelo CRE 480R 2011, que utilizará na classe E3 do Mundial de Enduro, o "finlandês voador" tem o desafio de conseguir extrair mais velocidade de sua motocicleta.

3ª Final

Knight e Ahola dividiram a primeira curva brigando pela ponta, mas de nada adiantou. Fechando a primeira volta, Blazusiak já aparecia na frente para encerrar a noite com chave de ouro, vencendo as três baterias finais. Ao ver o líder se afastar a cada volta, restou a Knight manter a segunda posição e se preocupar em segurar o ímpeto de Alfredo Gómez, que fechou a prova em terceiro, seguido de perto por Ahola. Largando mal novamente, Ljunggren conseguiu ainda um importante quinto lugar na bateria, o que lhe garantiu a terceira colocação geral da etapa. 


Pódio desta 2ª etapa (a partir da esq.): David Knight, Taddy Blazusiak e Joakim Ljunggren

"É um prazer estar de volta à Barcelona e melhor ainda, vencendo as três finais. Foi incrível. Esta foi definitivamente minha melhor corrida, em que não cometi nenhum erro. Espero que a etapa de Lisboa seja assim. Pretendo pilotar tão bem quanto esta noite", comentou Blazusiak.

Pelo campeonato, Taddy assume a liderança com 17 pontos de vantagem sobre Ljunggren e 30 a frente de Ahola. Alberto Gómez e Graham Jarvis estão logo atrás na pontuação, também com chances de incomodar o finlandês na próxima etapa, marcada para 5 de março em Lisboa, Portugal.

Resultados

Classificação Geral da 2ª etapa
(somatória das 3 baterias)
1. Taddy Blazusiak, Polônia, KTM
2. David Knight, Inglaterra, KTM
3. Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg
4. Alfredo Gómez, Espanha, Husaberg
5. Graham Jarvis, Inglaterra, Husaberg
6. Cristobal Guerrero, Espanha, KTM
7. Mika Ahola, Finlândia, Honda
8. Dougie Lampkin, Inglaterra, Gas Gas
9. Jonny Walker, Inglaterra, KTM
10. Dani Gibert, Espanha, Sherco
11. Thomas Oldrati, Itália, KTM
12. Xavier Leon, Espanha, Gas Gas
13. Cody Webb, EUA, Beta
14. Xavi Galindo, Espanha, Husaberg

Classificação do Campeonato após duas etapas
1. Taddy Blazusiak, 103
2. Joakim Ljunggren, 86
3. Mika Ahola, 73
4. Alfredo Gomez, 60
5. Graham Jarvis, 57
6. Thomas Oldrati, 55
7. David Knight, 48
8. Dani Gibert, 32
9. Cody Webb, 28
10. Cristobal Guerrero, 26






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet