X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Supermoto

Supermoto das Nações - Cahors - França
Publicado em: 05/10/2010
Clique e saiba mais

França conquista o título em casa, time brasileiro é o 12º em sua primeira participação
Redação MotoX.com.br - Renato Fernandes - Fotos: Divulgação Youthstream e C. Araújo/Lawant Team


França recebeu a quinta edição do Supermoto das Nações


Thomas Chareyre
A França recebeu neste primeiro fim de semana de outubro, a quinta edição do Supermoto das Nações, com domínio total dos pilotos da casa. O trio formado por Thierry Van Den Bosch, Thomas Chareyre e Aurelien Grelier, já mostrou no sábado durante as provas classificatórias, sua superioridade no circuito de 1.570 metros de extensão, montado em Cahors, onde venceram as três baterias.

Os alemães, campeões em 2009, garantiram o segundo melhor tempo, enquanto a Itália, uma das principais favoritas, sofreu com o azar durante as classificatórias, garantindo apenas a última vaga para as finais do dia seguinte. Com as quedas de Davide Gozzini e Christian Ravaglia, a esquadra italiana foi salva pela segunda colocação de Ivan Lazzarini em uma das classificatórias.

Sem a Final B, que garante mais uma vaga para as provas principais, como no Motocross das Nações, no Supermoto apenas as dezesseis melhores seleções vão direto às finais e o Brasil fez bonito, se classificando para o evento principal logo em sua primeira participação. O time formado por Juliano Meira (SM2), Rafael Fonseca (SM1) e Cauê Aguiar (SM Open), garantiu o 15º posto, à frente da Itália. 


Thierry Van Den Bosch


Aurelien Grelier
"Acho que o objetivo foi cumprido. Nós queríamos muito esta vaga na final e conseguimos com muito suor", disse Rafael Fonseca, que conquistou o melhor resultado entre os brasileiros,com a nona posição na primeira classificatória. Para Simão Lawant, chefe da equipe brasileira, além da classificação, um dos pontos altos do sábado foi o reconhecimento dos torcedores e demais seleções, pelo esforço de nossa equipe, "Essa competição parece as quartas de finais de uma Copa do Mundo, é um verdadeiro mata-mata. Contudo, foi muito gratificante ver o reconhecimento mundial na hora do anúncio dos times que haviam se classificado para a final".

Já no dia seguinte, como era de se esperar, os franceses continuaram seu domínio esmagador nas finais. O sistema de pontuação é o mesmo do motocross, com o descarte do pior resultado e o time da casa fechou o dia com três vitórias, dois segundos lugares e um terceiro, que foi descartado, somando apenas 7 pontos, contra os 25 da equipe italiana. Depois de passar pelo drama de nem saberem se poderiam competir nas finais, pois dois de seus três pilotos passaram a noite no Hospital em observação, a seleção da Itália, conseguiu uma bela reação e a segunda colocação geral, à frente do time Júnior da Alemanha.

1ª Bateria 


Rafael Fonseca


Davide Gozzini
Largando em 17º, Thomas Chareyre conseguiu uma excelente recuperação, recebendo a bandeirada em segundo, logo atrás de seu compatriota Van Den Bosch, que assumiu a ponta ainda na primeira volta. Fechando os três primeiros, veio mais um francês, Marie Luce, do time Júnior, enquanto Mauno Hermunen (Alemanha), depois de fazer o holeshot, não conseguiu segurar os "locais", terminando em quarto.

Para os italianos, esta primeira prova ainda apresentou bastante dificuldades. Davide Gozzini, superou a dor dos seis pontos que levou no braço direito pelo tombo do dia anterior, subindo da 19ª para a quinta posição final. Ivan Lazzarini, também acabou saindo no lucro depois de uma queda na segunda curva, caindo para as últimas posições e se recuperando até a sexta colocação. Rafael Fonseca garantiu um excelente 16º lugar e Luciano Meira foi o 29º.

2ª Bateria 


Christian Ravaglia


Ivan Lazzarini
Apesar de novamente largar em 17º, na volta seguinte Chareyre já era o terceiro e foi apenas uma questão de tempo para assumir a ponta e vencer. Seu companheiro Aurelien Grelier veio logo atrás em segundo, com Marie Luce novamente em terceiro. Os italianos se superaram mais uma vez, com Ivan Lazzarini em quarto e Christian Ravaglia, que correu com o ombro deslocado, em sétimo.

Cauê Aguiar largou muito bem na 11ª posição, mas com problemas de falta de potência em sua moto, não conseguiu acompanhar o ritmo dos dez primeiros. Mesmo assim, finalizou em 15º, o melhor resultado do dia entre os brasileiros. Como na bateria anterior, Juliano Meira também enfrentou problemas, terminado novamente com a 29ª colocação.

3ª Bateria 


Cauê Aguiar


Marie Luce
Mesmo já estando 21 pontos à frente dos italianos, o time francês não abriu mão de fechar em grande estilo o excelente fim de semana, com mais uma vitória de Van Den Bosch, enquanto Grelier fechou em terceiro depois de largar em 12º. Gozzini surpreendeu a todos com o segundo lugar e Ravaglia finalizou em sétimo, assegurando à Itália a segunda colocação do Nações.

Outra surpresa foi o time Júnior da Alemanha, que com a quarta posição de Markus Class, ficou em terceiro na competição, enquanto o time principal foi o quinto. Hermunen foi apenas o nono nesta última bateria, depois de sofrer uma queda na seção de terra do circuito. Mesmo assim o resultado deu à Finlândia a quarta colocação geral.

Os brasileiros mantiveram o bom desempenho, com Rafael Fonseca em 16º e Cauê Aguiar em 19º, levando o time à uma excelente 12ª colocação final, à frente de times com muito mais tradição na modalidade, como os dois times da Espanha, Bélgica e Dinamarca. 


Markus Class


Os donos da casa no alto do pódio, seguidos da Itália e Alemanha Jr.
"É inexplicável o que estamos sentindo agora. Só quem esteve aqui sabe o que tivemos de passar para conquistar esse grande resultado. Foi melhor do que imaginávamos e o mais importante, é que colocamos o nome do Brasil entre as melhores nações do planeta", disse emocionado Cauê Aguiar, piloto da classe SM Open.

Simão Lawant, chefe de equipe, piloto reserva e principal responsável pela ida da equipe à França, também se emocionou com o resultado obtido pela equipe brasileira, "Eu estava um pouco preocupado com a falta de potência de nossas motocicletas em relação ao das outras equipes. Estávamos perdendo cerca de 1,5 segundos por volta, ainda assim, graças a grande habilidade de nossos pilotos compensamos essa perda em outros trechos do circuito e atingimos o nosso objetivo que era ficar entre as 15 melhores nações do planeta."


Juliano Meira

Resultados:

1ª Bateria
1. Thierry van den Bosch, França, Aprilia
2. Thomas Chareyre, França, TM
3. Alexis Marie Luce, França Jr, Yamaha
4. Mauno Hermunen, Finlândia, Husqvarna
5. Davide Gozzini, Itália, TM
6. Juergen Künzel, Alemanha, Aprilia
7. Matthew Winstanley, Inglaterra, Honda
8. Petr Vorlicek, Rep. Tcheca, Suzuki
9. Uros Nastran, Eslovênia, Husqvarna
10. Mikkel Caprani, Dinamarca, Yamaha
16. Rafael Fonseca, Brasil, Kawasaki
29. Juliano Meira, Brasil, Kawasaki


2ª Bateria
1. Thomas Chareyre, França, TM
2. Aurelien Grelier, França, Honda
3. Alexis Marie Luce, França Jr, Yamaha
4. Ivan Lazzarini, Itália, Honda
5. Petr Vorlicek, Rep. Tcheca, Suzuki
6. Juergen Künzel, Alemanha, Aprilia
7. Christian Ravaglia, Itália, Suzuki
8. Markus Class, Alemanha Jr, Suzuki
9. Taavi Nassar, Estônia, TM
10. Michael Hermann, Alemanha, Husqvarna
15. Cauê Aguiar, Brasil, Kawasaki
29. Juliano Meira, Brasil, Kawasaki

3ª Bateria
1. Thierry van den Bosch, França, Aprilia
2. Davide Gozzini, Itália, TM
3. Aurelien Grelier, França, Honda
4. Markus Class, Alemanha Jr, Suzuki
5. Michael Hermann, Alemanha, Husqvarna
6. Matthew Winstanley, Alemanha, Honda
7. Christian Ravaglia, Itália, Suzuki
8. Mikkel Caprani, Dinamarca, Yamaha
9. Mauno Hermunen, Finlândia, Husqvarna
10. Uros Nastran, Eslovênia, Husqvarna
16. Rafael Fonseca, Brasil, Kawasaki
19. Cauê Aguiar, Brasil, Kawasaki


Classificação Final do 5º Supermoto das Nações
1. França, 7 pontos
2. Itália, 25
3. Alemanha Júnior, 56
4. Finlândia, 57
5. Alemanha, 57
6. Inglaterra, 67
7. França Júnior, 81
8. Estônia, 83
9. Suécia, 83
10. República Tcheca, 87
11. Eslovênia, 92
12. Brasil, 95
13. Espanha Júnior, 97
14. Bélgica, 105
15. Dinamarca, 61*
16. Espanha, 62*
* Competiram com apenas dois pilotos






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet