X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

Final - Mundial de Enduro - Noiretable - França
Publicado em: 27/09/2010
Clique e saiba mais

Mika Ahola (E2) e Antoine Meo (E1) confirmam títulos na prova final da temporada 
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds e Divulgação EWC


A França foi o palco de encerramento da temporada 2010 do Mundial de Enduro


Pierre Alexandre Renet
Nesta temporada do Mundial de Enduro ficou mais do que provada a eficiência na chuva do finlandês Mika Ahola, líder na pontuação da classe E2. Para satisfação do piloto da Honda, na rodada de sábado da etapa final do campeonato, realizada nos dias 25 e 26 de setembro na cidade francesa de Noiretable, a chuva veio, encharcando o terreno acidentado que compôs o percurso de encerramento da temporada. Apresentando uma pilotagem impecável, Ahola conquistou já no primeiro dia de provas o título entre as motos 450cc. Como um bom vinho, que fica melhor a cada ano, o finlandês alcançou sua quarta conquista consecutiva no mundial, aos 36 anos de idade. 

Com característica oposta, Cervantes tem a lama como ponto fraco e mesmo sendo agressivo o dia todo, conseguiu apenas a quarta posição, dando o título ao rival, que viu a vitória e a conquista do campeonato caírem no colo, com o abandono de Fabien Planet. Motivado por correr em casa, o francês surpreendentemente dominou a prova desde o início, mas viu a vitória escapar por seus dedos quando sua Sherco apresentou problemas elétricos na última volta, obrigando-o a abandonar. Com isto, o também francês Pierre Alexandre Renet, subiu para segundo ganhando mais dois pontos na briga pela terceira colocação no campeonato, travada com Thomas Oldrati, terceiro no dia. 


Mika Ahola


Thomas Oldrati
"Foi um dia muito difícil para mim, cometi um grande erro no Enduro Teste onde perdi muito tempo, Cervantes estava perto e cheguei a achar que nem alcançaria o pódio. Então as especiais se tornaram muito lisas, me sentia como se estivesse andando no gelo. Nesta segunda parte da prova a vantagem virou para meu lado e esta noite me tornei campeão mundial pela quarta vez", declarou Ahola, logo após a prova de sábado.

Para o domingo restou a chuva, que continuou a cair, e a briga pela definição do terceiro colocado no campeonato, já que com o título conquistado no dia anterior, Mika Ahola nem largou para a prova e Cervantes, que também estava garantido na segunda colocação, abandonou ainda na primeira volta. 

A ausência dos dois principais protagonistas da categoria não diminuiu em nada o brilho da prova, Renet presenteou seus fãs com uma brilhante apresentação, sua primeira vitória no Mundial, superando Thomas Oldrati e Rodrig Thain, por 1 minuto e 36 segundos. O resultado confirmou o status de melhor estreante de 2010 para o francês. Com a segunda posição, Oldrati confirmou a terceira colocação no campeonato da E2, 5 pontos à frente de Renet. 


Antoine Meo


Johnny Aubert
A combinação de resultados de sábado deixou tudo indefinido, e o campeão da E1 só seria revelado no segundo dia. O líder na pontuação, Antoine Meo, completando o primeiro dia no terceiro lugar, abriu apenas mais dois pontos sobre Eero Remes, que finalizou em quarto. Na frente, a exemplo de Fabien Planet na E2, Julien Gauthier liderou quase toda a prova  abandonando no finalzinho com problemas mecânicos. A vitória chegou de presente para Johnny Aubert, outro especialista na lama. A grande surpresa do dia foi a segunda colocação do piloto privado Marc Germain, que mesmo sofrendo uma queda no estágio final, completou a prova apenas 7,68 segundos atrás de Aubert. 

Com o título ainda em jogo os pilotos partiram na rodada final. O domingo era tudo ou nada para os candidatos a campeão, e Antoine Meo soube segurar a pressão imposta pela "esquadra laranja" - representada por Remes e Aubert - alcançando a vitória. Depois de uma segunda metade de temporada turbulenta, com abandonos e um mal resultado na Turquia, o tão almejado primeiro título mundial de sua carreira não poderia ter acontecido em lugar melhor do que em seu país, e junto a sua torcida, que o "empurrou" durante todo o fim de semana. A conquista acabou com um jejum de sete anos sem títulos da Husqvarna. 


Julien Gauthier


Sébastien Guillaume
"Estou aliviado, parecia um dia sem fim. Tive sorte em não ficar encalhado na lama e me policiei para fazer uma boa prova. Lutei junto com a Husqvarna por muito tempo e vencemos contra as melhores motocicletas fabricadas no mundo, é realmente uma loucura", declarou Meo que permanecerá na equipe, mas deve disputar a temporada de 2011 na classe E2. 

À sombra do tão comemorado título de Meo, Julien Gauthier continuou com sua boa performance, finalizando em segundo, logo à frente de Aubert que por sua vez empatou em pontos com Remes, garantindo o vice-campeonato já que seu companheiro de equipe teve pior resultado na etapa.

Com o título da E3 já definido durante a etapa passada da Turquia, restou a briga pelo vice-campeonato entre Simone Albergoni e Sébastien Guillaume, que levou a melhor no primeiro dia, vencendo por 8,96 segundos, resultado que lhe deu dois pontos de vantagem. O campeão David Knight sentiu uma lesão durante a prova e decidiu abandonar, mas disposto a largar no dia seguinte. A desistência de Knight deu lugar à Christophe Nambotin preencher a última vaga no pódio. 


Simone Albergoni

Infelizmente Knight não conseguiu fechar sua belíssima temporada com mais uma vitória. Liderando  toda a manhã de domingo, o campeão acabou penalizado em um minuto durante a tarde, caindo para a terceira posição. Mas o foco principal da prova era mesmo a disputa pelo vice-campeonato. Depois do êxito do dia anterior, Guillaume enfrentou dificuldades na primeira metade da prova, mas conseguiu dar a volta por cima na última especial, vencendo Albergoni mais uma vez. Pode-se dizer que foi uma inesperada segunda colocação no campeonato, depois de um início de temporada discreto e nada promissor, além de várias lesões ao longo do ano. 

Resultados:

E1 - sábado
1. Johnny Aubert, França, KTM
2. Marc Germain, França, Yamaha
3. Antoine Meo, França, Husqvarna
4. Eero Remes, Finlândia, KTM
5. Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha

E1 - domingo
1. Antoine Meo, França, Husqvarna,
2. Julien Gauthier, França, Honda
3. Johnny Aubert, França, KTM
4. Eero Remes, Finlândia, KTM
5. Marc Germain, França, Husqvarna

E1 - Classificação Final do Campeonato
1. Antoine Meo, França, 332
2. Johnny Aubert, França, KTM, 312
3. Eero Remes, Finlândia, KTM, 312
4. Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna, 243
5. Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha, 241

E2 - sábado
1. Mika Ahola, Finlândia, Honda
2. Pierre Alexandre Renet, França, KTM
3. Thomas Oldrati, Itália, KTM
4. Ivan Cervantes, Espanha, KTM
5. Marc Bourgeois França, Husqvarna

E2 - domingo
1. Pierre Alexandre Renet, França, KTM
2. Thomas Oldrati, Itália, KTM
3. Rodrig Thain, França, TM
4. Oscar Balletti, Itália, Honda
5. Nicolas Paganon, França, Kawasaki

E2 - Classificação Final do Campeonato
1. Mika Ahola, Finlândia, Honda, 358
2. Ivan Cervantes, Espanha, KTM, 323
3. Thomas Oldrati, Itália, KTM, 291
4. Pierre Alexandre Renet, França, KTM, 286
5. Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg, 230

E3 - sábado
1. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
2. Simone Albergoni, Itália, KTM
3. Christophe Nambotin, França, Gas Gas
4. Bartosz Oblucki, Polônia, Husqvarna
5. Oriol Mena, Espanha, Husaberg

E3 - domingo
1, Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
2, Simone Albergoni, Itália, KTM
3, David Knight, Inglaterra, KTM
4, Marcus Kehr, Alemanha, KTM
5, Bartosz Oblucki, Polônia, Husqvarna

E3 - Classificação Final do Campeonato
1. David Knight, Inglaterra, KTM, 348
2. Sébastien Guillaume, França, Husqvarna, 313
3. Simone Albergoni, Itália, KTM, 308
4. Christophe Nambotin, França, Gas Gas, 271
5. Marcus Kehr, Alemanha, KTM, 255






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet