X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Enduro

7ª etapa - Mundial de Enduro - Fethiye - Turquia
Publicado em: 06/09/2010
Clique e saiba mais

Etapa na Turquia revela o primeiro campeão da temporada
Redação MotoX.com.br - Texto Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds 


A Turquia recebeu pela primeira vez uma etapa do Mundial de Enduro
Foto: Divulgação EWC


Eero Remes
Apenas uma semana após a etapa grega, a Turquia recebeu pela primeira vez uma prova do Mundial de Enduro, nos dias 4 e 5 de setembro. A cidade de Fethiye, considerada a Saint Tropez turca, foi o palco escolhido para a sétima etapa, onde os competidores pouco sabiam do que iriam enfrentar, apenas que seriam três voltas a cada dia em um circuito de 90 km na costa da mar Mediterrâneo.

Como na etapa passada, o calor foi um dos maiores adversários dos pilotos, que mal tiveram tempo de apreciar as belezas da região, encararam logo o terreno bastante travado e, como era de se esperar, com muitas pedras, a maioria soltas tornando o circuito bastante traiçoeiro. Com isto tudo, a prova ainda revelou o primeiro campeão da temporada: o inglês David Knight, que confirmou sua superioridade na classe E3 com o título uma etapa antes do fim da temporada.

A classe E1 foi a primeira a largar e seu líder, Antoine Meo, responsável por abrir as trilhas turcas, preferiu não correr riscos desnecessários, finalizando na quinta posição. Johnny Aubert cometeu alguns erros durante o primeiro Extreme Teste, mas foi se recuperando ao longo do dia, para ser o mais rápido no sábado, enquanto Eero Remes e Cristobal Guerrero brigavam pela segunda colocação. O espanhol da Yamaha levou a melhor, com 5,53 segundos sobre Remes. 


Johnny Aubert


Ivan Cervantes
No dia seguinte, mais um resultado decepcionante para Antoine Meo, que não conseguiu ficar a vontade no percurso. Completando a prova em quarto, perdeu pontos importantes para Eero Remes, vencedor do dia, que encostou na classificação, ficando apenas 11 pontos atrás do líder, levando a briga pelo título para a rodada final, na França. A E1 foi a categoria mais disputada de domingo, com Johnny Aubert menos de 18 segundos atrás, garantindo a segunda posição, logo à frente de Guerrero.

Como em todas as categorias, na E2, o primeiro dia foi de incertezas e a escolha dos pneus foi uma loteria, praticamente igualando as disputas entre os favoritos desta categoria. Sem cometerem erros, Ivan Cervantes e Mika Ahola disputaram a liderança até o final, mas o finlandês líder do campeonato conseguiu ser um pouco mais preciso, vencendo por apenas 4,6 segundos o espanhol da KTM. Thomas Oldrati, também da KTM, se redimiu dos erros que cometeu na Grécia, assegurando a terceira colocação de sábado. 


Mika Ahola
Foto: Honda Racing Europe


David Knight - Campeão antecipado na classe E3
Tentando se manter vivo na briga pelo campeonato, Cervantes deu o troco no domingo conquistando a vitória e ainda tendo a sorte de ver seu rival completar o dia na terceira colocação. Depois de um erro no Cross Teste da manhã, Ahola preferiu não se arriscar tentando alcançar os líderes, deixando a situação mais tranquila para Cervantes e seu companheiro Oldrati, que foi o segundo.

Na E3, o título de David Knight começou a ser definido já no sábado, depois de mais um abandono de seu principal oponente, Christophe Nambotin. Desmotivado com os problemas enfrentados na Grécia, o francês teve mais um péssimo fim de semana, abandonando o primeiro dia com a corrente de sua moto quebrada, fato que o fez despencar para a quarta posição na classificação do campeonato.

Depois de se machucar no começo do ano, Sébastien Guillaume vem fazendo um excelente final de temporada, garantindo a vitória desta primeira rodada turca, apenas 1,07 segundos à frente de Knight. Oriol Mena, campeão da categoria Júnior em 2009, conseguiu seu primeiro pódio na E3, terminando em terceiro, logo a frente do italiano da KTM, Simone Albergoni, que ainda sofre com uma lesão na mão. 


Sébastien Guillaume
Foto: Divulgação EWC


Oriol Mena
O dia seguinte foi de festa para para a KTM e David Knight, que coroou mais um título em sua carreira com a vitória no domingo. Com uma temporada consistente, o inglês venceu oito rodadas e subiu ao pódio em todas as etapas. "É incrível conseguir o título antes do término do campeonato. Nesta prova era muito fácil cometer erros, então me mantive muito concentrado. Gostaria de agradecer muito o trabalho da minha equipe. Depois de uma péssima temporada em 2009, muitos me criticaram, mas não deixei de acreditar em mim mesmo. Outras pessoas também acreditaram e aqui estão elas a minha volta, dividindo esta alegria", declarou o campeão antecipado da E3.

Comparados a mais este título de Knight, os outros resultados do dia pareciam irrelevantes. Mas como de costume, a briga pela segunda colocação foi intensa entre os compatriotas Guillaume e Nambotin, que levou a melhor por pouco menos de 7 segundos. Agora, com a vitória e o terceiro lugar da etapa turca, Guillaume leva a briga pelo vice campeonato para Noiretable, na França, palco da etapa final do Mundial de Enduro, nos dias 25 e 26 de setembro.

Resultados

E1 - sábado
1, Johnny Aubert, França, KTM
2, Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha
3, Eero Remes, Finlândia, KTM
4. Julien Gauthier, França, Honda
5, Antoine Meo, França, Husqvarna

E1 - domingo
1, Eero Remes, Finlândia, KTM
2, Johnny Aubert, França, KTM
3, Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha
4, Antoine Meo, França, Husqvarna
5, Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna

Classificação E1 - após 7 etapas
1, Antoine Meo, França, Husqvarna, 287
2, Eero Remes, Finlândia, KTM, 276
3, Johnny Aubert, França, KTM, 267
4, Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha, 225
5, Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna, 214

E2 - sábado
1, Mika Ahola, Finlândia, Honda
2, Ivan Cervantes, Espanha, KTM
3, Thomas Oldrati, Itália, KTM
4, Marc Bourgeois, França, Husqvarna
5, Oscar Balletti, Itália, Honda

E2 - domingo
1, Ivan Cervantes, Espanha, KTM
2, Thomas Oldrati, Itália, KTM
3, Mika Ahola, Finlândia, Honda
4, Oscar Balletti, Itália, Honda
5, Pierre Alexandre Renet, França, KTM

Classificação E2 - após 7 etapas
1, Mika Ahola, Finlândia, Honda, 333
2, Ivan Cervantes, Espanha, KTM, 305
3, Thomas Oldrati, Itália, KTM 249
4, Pierre Alexandre Renet, França, KTM, 239
5, Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg, 201

E3 - sábado
1, Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
2, David Knight, Inglaterra, KTM
3, Oriol Mena, Espanha, Husaberg
4, Simone Albergoni, Itália, KTM
5, Bartosz Oblucki, Polônia, Yamaha

E3 - domingo
1, David Knight, Inglaterra, KTM
2, Christophe Nambotin, França, Gas Gas
3, Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
4, Simone Albergoni, Itália, KTM
5, Alessandro Botturi, Itália, Husaberg

Classificação E3 - após 7 etapas
1, David Knight, Inglaterra, KTM, 328
2, Simone Albergoni, Itália, KTM, 264
3, Sébastien Guillaume, França, Husqvarna, 263
4, Christophe Nambotin, França, Gas Gas, 251
5, Marcus Kehr, Alemanha, KTM, 213






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet