Marco Túlio supera Cézar Zamboni e Hugo Amaral assumindo liderança do campeonato Redação MotoX.com.br - Com informações e fotos de Chico Limeira
Marco Túlio (#1) assumiu a liderança da categoria MX2 na classificação geral |
Artur Gabriel |
Prestigiado por um grande público o Campeonato Rondoniense de Motocross esteve em São Miguel Guaporé, nas dependências do Balneário Lagoa Azul, para a disputa da 3ª etapa da competição. O evento marcou mais uma acirrada disputa pela liderança das principais categorias, com os pilotos buscando superação, numa pista bastante travada e exigente.
Na categoria
MX2, uma emocionante batalha envolveu os principais pilotos de Rondônia: Marco Túlio, tricampeão estadual, Hugo Amaral, até então líder da categoria na temporada, e Cesar Zamboni, piloto do Mato Grosso que nesta temporada corre em Rondônia. Além deles o veterano Alberto "Brizola" Maschio e os pequenos Diego Henning e Gabriel Caiam também protagonizaram disputas na bateria.
Amaral e Zamboni correram com lesões, respectivamente na clavícula e no braço, por isso precisaram de esforço dobrado nesta etapa. Com seus principais concorrentes disputando a prova no sacrifício, em ambas as baterias, Marco Túlio dominou, fez corridas tranqüilas, apenas administrando, garantindo ampla vantagem. Com a vitória conquistada na etapa, Marco Túlio chegou a liderança da classificação entrando na briga pelo título da temporada. Com um ponto que o líder no campeonato, Hugo Amaral e Cézar Zamboni, terminaram em segundo e terceiro na somatória geral de pontos da etapa. Fato lamentável nesta categoria foi a queda de Diego Henning, que acabou fissurando o osso do braço e por recomendação médica deve ficar longe das pistas por um período de 30 dias.
Bom público acompanhou as disputas nas dependências do Balneário Lagoa Azul |
Elias Marinho |
Elias Marinho usou toda sua experiência para faturar a
MX3. Disputada em conjunto com a categoria MX2, a classe dos pilotos acima dos 35 anos, teve pontuação a parte, com Elias Marinho garantindo o ponto mais alto do pódio. Jean Carlos, também de Porto Velho garantiu a segunda colocação, com Nidval Amaral em terceiro, Pauzanes Carvalho em quarto e Itamar Fernandes na quinta posição.
Em outra disputa forte, a categoria
MX Estreantes reuniu oito pilotos. O ouropretense Artur Gabriel mostrou habilidade nas curvas, imprimindo um ritmo forte, para vencer a bateria, com o piloto Vitim Ferreira garantindo a segunda colocação. Hérico Flores, de Alta Floresta garantiu a terceira posição, com Nidval Amaral, de Ji-Paraná em quarto e Pauzanes de Carvalho, de Porto Velho completando o pódio.
João Roberto Chagas venceu duelo com Diego Ferrari na
Força Livre Nacional. Esta bateria foi um ponto alto do evento, reunindo o maior número de motos. Na primeira bateria, após uma boa arrancada, Mateus Chagas, assumiu a ponta da fila andando num ritmo bastante forte, mas perdeu o equilíbrio em salto, sofrendo uma queda que obrigou seu abandono na corrida. João Roberto assumiu a liderança, travando forte duelo com Diego Ferrari. Depois de muito pressionar, Ferrari passou a frente para vencer a primeira bateria. Já na segunda disputa, Diego Ferrari errou na saída, caiu e teve que fazer uma prova de recuperação. Ao contrário, João Roberto Chagas assumiu a ponta mantendo o primeiro lugar até o final. Diego Ferrari conseguiu recuperar-se para terminar em segundo, Jackson Bernardino foi o terceiro, Walcenir "Leitão" Montes o quarto e Victor Carlos o quinto.
Lucas Belém |
João Roberto Chagas |
Na categoria
65cc, que envolve o futuro da modalidade, mais uma vez o pequeno Lucas Belém mostrou eficiência e, mesmo não largando na frente, ainda na primeira volta assumiu a ponta para manter-se até a bandeirada final. Andando num excelente ritmo, Mateus Zilli tentou pressionar o líder, mas teve de se contentar com a segunda colocação. Mateus Babosa e Leandro Silva foram, respectivamente, terceiro e quarto colocados. No entanto, a grande sensação da categoria ficou por conta de Guilherme Maschio, de apenas 4 anos, que andou no mesmo ritmo dos demais concorrentes e garantiu um lugar no pódio. Guilherme tem a adrenalina no DNA, é sobrinho do campeão Alberto "Brizola" e filho do mecânico profissional de motos de competição Giba.
Entre os competidores da categoria
85cc, a briga mais uma vez ficou entre Diego Henning, atual campeão e líder da categoria, e Gabriel Caiam, que já nos treinos mostrou determinação e agressividade, andando forte. Na prova, mais uma vez Diego acelerou mais e venceu, com Caiam completando na segunda posição, Lucas Belém em terceiro, Mateus Zilli em quarto e Nino Testoni em quinto. Infelizmente o piloto Eduardo Alecrim, de Porto Velho, caiu ainda nas primeiras voltas da bateria, deslocando o braço, e deve ficar longe das pistas por cerca de 30 dias.
Diego Henning |
Para o presidente da Federação de Motociclismo de Rondônia, Reinaldo Selhorst, o sucesso da prova se deve muito a importante parceria e comprometimento da Prefeitura de São Miguel, que não mediu esforços, dando total condição para a realização do evento. Reinaldo destacou ainda o profissionalismo de toda a equipe da FMR, que desempenharam bem suas funções, além do público local que compareceu em grande número.
A prova contou com apoio da Petrobras, Eletrobras, Honda, Senador Acir Gurgacz, Megabom Sorvetes, Ciclo Cairu, Castilhos Estruturas Metálicas, Lind’Agua e Cairu Transportes.
Resultados (Soma das Baterias)
MX2
1º - 1 - Marco Túlio - Ariquemes
2º - 981 - Cesar Zamboni - Porto Velho
3º - Hugo Amaral - Porto Velho
4º - Gabriel Caiam - Jaru
5º - 103 - Alberto Maschio - Pimenta Bueno
MX3 1º - 959 - Elias Marinho - Porto Velho
2º - 81 - Jean Carlos - Porto Velho
3º - 10 - Nidval Amaral - Ji-Paraná
4º - Pauzanes de Carvalho - Porto Velho
5º - 77 - Itamar Fernandes - Cacoal
85cc 1º - 191 - Diego Henning - Porto Velho
2º - 99 - Gabriel Caiam - Jaru
3º - 444 - Lucas Belém - Vilhena
4º - 17 - Mateus Zilli - Vilhena
5º - Nino Testoni - Ouro Preto do Oeste
65cc 1º - 444 - Lucas Belém - Vilhena
2º - 17 - Mateus Zilli - Vilhena
3º - 71 - Mateus Barbosa - Porto Velho
4º - 171 - Leandro da Silva - Buritis
5º - 103 - Guilherme Maschio - Pimenta Bueno
Categoria MX Estreante 1º - 717 - Artur - Ouro Peto do Oeste
2º - 43 - Vitor Ferreira - São Miguel do Guaporé
3º - 706 - Hérico Flores - Alta Floresta
4º - 1 - Nidval Amaral - Ji-Paran-a
5º - 6 Pauzanes Carvalho - Porto Velho
Força Livre Nacional
1º - 39 - João Roberto Chagas - Santa Luzia
2º - 961 - Diego Ferrari - Espigão do Oeste
3º - Jackson Bernardino - Vilhena
4º - 102 - Walcenir Montes
5º - 4 - Victor Carlos - Cacoal