X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Superliga de Motocross

4ª etapa - Detalhes do evento - Indaiatuba - SP
Publicado em: 09/07/2010
Clique e saiba mais

Campeonato tem novos vencedores no retorno à Indaiatuba
Redação MotoX.com.br - Texto e fotos: Maurício Arruda 


Largada MX1


Assista os vídeos da prova na MotoX TV
O Centro de Lazer Off Road de Indaiatuba (SP), anexado ao CETH - Centro Educacional de Trânsito Honda, voltou a sediar a Superliga Brasil de Motocross nos dias 3 e 4 de julho. O local, que também foi palco da abertura do campeonato, desta vez recebeu a quarta de sete etapas programadas para a temporada de estreia da competição.

Foi um dia de superação no tradicional circuito paulista, e também de novos vencedores: Leandro Silva na MX1 e Thales Vilardi na MX2. Ambos sofreram lesões neste ano, e passaram por cima das dificuldades no final de semana, subindo no ponto mais alto do pódio pela primeira vez na Superliga.

E justamente uma lesão mal curada foi o motivo da ausência de Wellington Garcia nas corridas desta etapa. O campeão nacional sofreu com um problema no tornozelo durante todo o primeiro semestre, aliás desde que fraturou o local, na temporada 2008. Agora parou e passou por uma cirurgia para a remoção de um parafuso na região. "Estava incomodando, atrapalhava o movimento. Agora vou me recuperar, devo ficar sem treinar por volta de um mês. Agora tenho que pensar nos campeonatos do no ano que vem", explicou o goiano, segurando nas mãos o tal parafuso. 


Rodney Smith, Wellington Garcia e, no detalhe, o "tal" parafuso

Uma atração que esteve na pista, mas não competindo, foi Rodney "Brazuca" Smith. O norteamericano que ganhou vários títulos no Brasil na década de 80, quando integrou as maiores equipes nacionais da época, deu uma rápida volta pela pista em um dos intervalos entre as provas. Rodney passou também pelo Mundial de Motocross, onde conquistou um vice-campeonato com a equipe de Michele Rinaldi, mais tarde, virou ídolo do cross country nos Estados Unidos. Nesta vinda ao Brasil ele ministrará cursos de pilotagem em parceria com Maurinho Falcon, da RM Racing. 


Leandro Silva


Jean ramos
Nas corridas, a maior expectativa é sempre pela MX1, categoria das nervosas 450. Nesta bateria 15 pilotos de equipes alinharam, além de 5 pilotos privados. Na largada Leandro Silva pulou muito bem, no meio da reta sua vantagem era visível e foi assim também nas primeiras voltas.

Com um tiro inicial muito forte o parananaense abriu larga vantagem. A segunda posição começou com Marcello Ratinho Lima, e depois passou para Rafael Zenni, mais ou menos na metade da bateria. Zenni tinha bom ritmo, mas acabou traído pelos buracos de Indaiatuba. Uma queda lhe tirou da briga pelas primeiras posições. Neste momento, Swian Zanoni já tinha a terceira posição e então pulou para a vice-liderança.

Os pilotos ainda teriam seis voltas pela frente, a vantagem de Leandro permanecia grande e era difícil imaginar que Swian pudesse ameaçar sua posição. É, mas não é à toa ele tem sido considerado o destaque da temporada até aqui, então Swian passou a descontar muito terreno do líder, a cada giro. 


Swian Zanoni


Marcello Ratinho
Nos momentos finais os dois estavam próximos, mas Leandro forçou o ritmo, como quem diz "não vem não, esta corrida é minha!". E foi mesmo, vitória confirmada e muita emoção para Leandro Silva em sua primeira conquista na nova competição. "Este ano está sendo o mais difícil da minha carreira", contou o piloto, que chegou a visitar o hospital no dia anterior, por causa de uma luxação no ombro. "O que contribuiu para esse resultado foi a boa largada. No final, o Swian veio muito forte, mas eu falei essa é minha!", completou, satisfeito com a conquista.

Com o segundo lugar Swian, que não correu na MX1 na primeira etapa, já tem a liderança do campeonato. "Não tive uma boa largada e precisei fazer muita força para recuperar posições, isso me minou bastante", afirmou o piloto que pela primeira vez não venceu nenhuma bateria em uma etapa da competição.

O terceiro lugar terminou com Jean Ramos, que superou Ratinho nas últimas voltas. João Marronzinho, que chegou como líder da classe em Indaiatuba, não teve um grande resultado, acabou perdendo a disputa com Adam Chatfield pelo quinto lugar e ficou fora do pódio. Agora Swian lidera o campeonato com 57 pontos, contra 55 de Leandro e Marronzinho, e 54 de Ratinho, todos bastante próximos para as 3 provas que restam até o final da temporada. 


Thales Vilardi


Adam Chatfield
Se a MX1 marcou um novo vencedor, a MX2 não foi diferente, e com um atleta que fazia sua estreia na competição. Thales Vilardi, que não pôde competir nas provas anteriores por causa de uma lesão no pulso, largou na frente em uma bateria bastante equilibrada.

No início de prova ele precisou segurar o ímpeto de Jean Ramos, que pressionou e chegou a ultrapassá-lo. O troco veio em seguida e, enquanto Thales mantinha o ritmo forte, Jean começava a perder terreno. Ratinho teve uma rápida passagem pela segunda posição, mas logo depois foi ultrapassado por Swian Zanoni, que recuperou-se de uma má largada, vindo da sétima colocação.

Thales não teve um minuto de sossego, sempre havia um adversário próximo, que não permitia qualquer descuido do líder. Nas últimas voltas Adam Chatfield encostou nos dois primeiros, entrando na briga pela vitória com Thales e Swian. Foi uma bela disputa onde Thales mostrou que não conquistou a melhor volta nos treinos por acaso. Na prova manteve o ritmo até a bandeirada e comemorou muito a vitória.

"Consegui largar bem, o que é muito importante. Fui atacado por diversos pilotos, mas resisti a pressão e no final consegui me livrar deles", disse lamentando não ter participado do início do campeonato. Swian completou em segundo seguindo com folga na classificação geral, enquanto Chatfield - dono da melhor volta da bateria - foi o terceiro em excelente recuperação após largar no meio do pelotão. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 695 Fotos!

Ratinho garantiu a vice-liderança do campeonato com a quarta posição na prova. Leandro Silva fechou o pódio com Rafael Zenni e Roosevelt Assunção na sequência. 


Davis Guimarães


Cristiano Lopes
A categoria MX3 teve a largada marcada por uma forte queda de Nielsen Bueno. Após ser atropelado ainda na reta, o mineiro recebeu atendimento e conseguiu retornar pra corrida, com praticamente uma volta de desvantagem. A esta altura a briga pela vitória já estava restrita à Cristiano Lopes e Davis Guimarães. Os dois abriram da concorrência, mas se mantiveram próximos até a bandeirada.

Milton Chumbinho Becker, que se recupera de um acidente, foi a ausência da categoria. Davis, que estava empatado na classificação com o catarinense, venceu um duelo acirrado com Cristiano e agora lidera isolado o campeonato. "Foi perfeito, fiz o melhor tempo nos treinos livres e cronometrados, estava bastante confiante. A prova foi difícil. Estou muito feliz com o resultado, principalmente por assumir a liderança na classe. Quero manter o ritmo e conquistar o título para minha equipe", afirmou o piloto da Pro Tork.

Cristiano, que traçou uma estratégia ofensiva no final, mostrou-se insatisfeito com o resultado, já que acabou prejudicado por um erro de comunicação com sua equipe. Sua desvantagem no campeonato é de 10 pontos. A terceira posição foi tranquila para Richard Berois, que completou com folga sua melhor apresentação na competição. Walter Tardim, em quarto, e Márcio Joanita, em quinto, completaram os mais rápidos da bateria. Uma novidade da categoria é que, assim como já ocorreu na etapa anterior nas classes MX1 e MX2, os pilotos privados melhores classificados com motocicletas Honda foram premiados, R$ 800 para o primeiro e R$ 500 para o segundo. 


Endrews Armstrong liderou de ponta a ponta a Júnior


Anderson Amaral
O duelo da Júnior foi o mesmo que tem ocorrido desde o começo da temporada, entre Endrews Armstrong e Anderson Amaral. Endrews liderou desde o começo, quando Thiago Formehl sofreu uma queda que lhe derrubou da segunda para a última posição. Amaral passou para a vice-liderança e começou a perseguição ao ponteiro.

A volta final foi parecida com a da primeira etapa, nesta mesma pista. Endrews na frente e Amaral tentando superá-lo, mas o segundo colocado abusou da agressividade e acabou no chão. Endrews respirou nas duas últimas curvas e comemorou a terceira vitória consecutiva com o adversário completando ainda em segundo.

A terceira posição foi de Gustavo Pessoa. O piloto da equipe Itamaracá Fox, de apenas 12 anos, fez uma prova consistente, conquistando ultrapassagens e seu melhor resultado na categoria. Pedro Bueno colocou sua 85cc entre as 150cc com a quarta colocação, enquanto Thiago Formehl concluiu uma espetacular recuperação ganhando duas posições na última volta para fechar o pódio. 


Kioman, Enzo e Djalma


Pódio 65cc
Uma prova rápida, mas de muita emoção e disputa. Esta foi a bateria da 65cc onde Kioman Munhoz, Djalma Brito e Enzo Lopes deram novo show de disputa, lutando por cada pedaço da pista. A vitória de ponta a ponta de Kioman não reflete o quanto a prova foi "brigada", do início ao fim.

Nas primeiras voltas Enzo perdeu a segunda posição para Djalma que, no finalzinho da prova, errou quando pressionava o líder. Os três andaram próximos por toda a prova. Kioman venceu seguido por Enzo e Djalma, com isso consolidou sua liderança na tabela. Arthur Todeschini e Renato Paz chegaram na sequência. 


Ismael Rojas


Nivaldo Viana
Ismael Rojas teve domínio absoluto desta etapa da CRF 230. Assumiu a liderança já na largada e, com uma vitória tranquila, quebrou a invencibilidade de Nivaldo Viana, o líder do campeonato. Para Nivaldo a prova foi bem mais complicada, já que sua largada não foi das melhores.

Após completar a primeira volta em sexto, Nivaldo começou a recuperar terreno até entrar na disputa pelo segundo lugar, com Murilo Tomazelli. Na metade da corrida ele conseguiu a ultrapassagem deixando Murilo com a terceira colocação. A disputa pela posição seguinte foi entre dois matogrossenses: Thiago Formehl superou Anderson Chupel, eles completaram em quarto e quinto respectivamente.

A próxima etapa da competição acontece nos dias 28 e 29 de agosto, o local ainda será definido.

A Superliga Brasil de Motocross tem patrocínio da Honda, Mobil e Aymoré Financiamentos e co-patrocínio da Pirelli e do Consórcio Nacional Honda. O evento conta ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Rádio Clip FM e concessionárias Honda Prolink. 

Clique e veja os resultados completos






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet