Yamaha relança na Europa sua histórica Big Trail
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Divulgação
A nova Yamaha XT1200Z Super Ténéré |
O quadro: arte em aço |
Quem curtia motocicletas já na década de 80 certamente se lembra dos históricos modelos Ténéré e Super Ténéré, com seus tanques enormes, baseados nos protótipos da Yamaha que disputavam o Rally Paris - Dakar na época. Despertando estranhamento ou paixão, os modelos se tornaram muito populares no mundo inteiro, principalmente entre aqueles que gostavam de percorrer longas distâncias, aproveitando a grande autonomia e confiabilidade desta linha que se tornou um clássico.
Veja mais fotos da nova Super Ténéré na galeria ao lado
Quando a Yamaha tirou de linha a XTZ 750 Superténéré, em 1998, deixou uma legião de fãs desolados. Agora, em 2010, a montadora japonesa relança sua "Big Trail", que estará disponível na Europa a partir de maio deste ano, com um novo motor com nada menos que 1200cc! A notícia ruim é que esta moto, a princípio, estará disponível apenas para o mercado europeu e australiano. No momento não há previsão nem de que seja lançada por aqui.
Lembrando sua antecessora apenas no tamanho do tanque, a nova XT1200Z Super Ténéré foi totalmente reestilizada e conta com o que há de mais moderno na engenharia motociclística atual. A Yamaha define que sua nova estrela foi desenvolvida sob o conceito de "Máquina Definitiva para uma Aventura Intercontinental". Ela herda os ideais de desenvolvimento da Ténéré que arrebatou muitos fãs nas décadas de 80 e 90, depois de conquistar muitas vitórias no Dakar. A montadora afirma que o novo modelo alcançou alto equilíbrio das qualidades mais desejados pelos pilotos em uma aventura de longa distância, incluindo boa performance em estradas não pavimentadas, além de leveza e agilidade nas curvas.
Detalhe do sistema de transmissão por eixo cardã |
Painel é moderno mas robusto, combinando com a proposta do modelo |
O novo motor de dois cilindros em linha com 1200cc e 110 cavalos, traz novas soluções como o radiador montado na lateral, auxiliando na centralização do peso. Mas não é só isso, outras maravilhas modernas acompanham o relançamento do modelo como, controle de tração desenvolvido pela equipe Yamaha Moto GP, sistema D-MODE, que permite ao usuário escolher entre dois tipos de performance, freios ABS e sistema unificado que faz o balanceamento dos freios dianteiro e traseiro, na hora da frenagem.
Outras novas características do modelo são o novo quadro totalmente redesenhado, sistema de escape compacto com catalizador, transmissão por eixo cardã, suspensões traseira e dianteira reguláveis, altura do banco ajustável, entre muitas outras inovações que pode-se conferir na ficha técnica abaixo. Ah, e não deixe de ver também o
vídeo no final da matéria.
Além do tradicional azul, a nova Super Ténéré estará disponível também na cor prata |
Ficha Técnica
Tipo: 4 tempos, 2 cilindros em linha, inclinado para a frente, refrigerado a água, 4 válvulas |
Cilindrada: 1199cc |
Diâmetro x Curso: 98 x 79.5 mm |
Taxa de compressão: 11.0 : 1 |
Potência máxima: 80.9kW (110 cv) a 7250rpm |
Lubrificação: Cárter seco, depósito de óleo do motor integrado no cárter |
Alimentação: Injeção eletrônica de combustível |
Ignição: 2 velas por cilindro |
Partida: Elétrica |
Câmbio: 6 velocidades |
Transmissão: Eixo Cardã |
Quadro: Tubos de aço |
Suspensão dianteira: Garfo telescópico,190 mm de curso |
Suspensão traseira: Mono amortecedor, ajustável em pré-carga e retorno, 190 mm de curso |
Freio dianteiro: Disco duplo hidráulico tipo "wave", 310 mm de diâmetro |
Freio traseiro: Disco hidráulico tipo "wave", 282 mm de diâmetro |
Pneu dianteiro: 110/80-19 |
Pneu trás: 150/70-17 |
Comprimento total: 2,250 mm |
Largura: 980 mm |
Altura: Mínima-1,410 mm / Máxima-1,440 mm |
Altura assento: Ajustável 845-870 mm |
Distância entre eixos: 1,540 mm |
Distância do solo: 205 mm |
Peso total (incluindo óleo e gasolina) 261 kg |
Tanque de combustível: 23 Litros |
Reservatória de óleo: 4.2 Litros |
Vídeo