Daytona Supercross. O clássico dos clássicos.Texto: Lucídio Arruda - fotos:
www.supercross.com / Divulgação
A prova de Daytona é especial no calendário do AMA Supercross. A única que não é realizada pelo Feld Entertainment acontece na área interna do Daytona Speedway e geralmente apresenta a pista mais longa e desafiadora da temporada.
 Chad Reed volta a liderar o campeonato |
Antigamente a etapa de Daytona era disputada de dia e na categoria principal classificavam 30 pilotos para a final. Hoje em dia a prova já é disputada sob as luzes artificiais e as vagas no gate estão alinhadas com as demais etapas, apenas 20. Mas a pista continua a mais longa o que amplia o tempo da final de cerca de 17 minutos nos estádios para algo ao redor de 23/24 minutos.
Neste sábado tivemos mais uma prova memorável com a segunda vitória de Chad Reed na temporada e a liderança de um novato na categoria principal por quase a bateria. James Stewart errou a freada na largada e provocou um enorme acidente na primeira curva. Vamos conferir como foram as...
Corridas
E que corrida! A surpresa começou nas classificatórias com o "Bad Boy" Jason Lawrence marcando o melhor tempo em sua estréia profissional com a Yamaha 450. O campeão 2008 da Lites Oeste, após um péssimo início de temporada em sua categoria oficial, deixou os fãs de Daytona boquiabertos com seu desempenho.
Na largada da final James Stewart fez um pequeno "wheelie" perfeito, tanto que sua roda dianteira chegou parada na área de frenagem... que em Daytona é de grama. A Yamaha de Stewart simplesmente "saiu debaixo" do piloto levando ao chão Michael Byrne (que tinha conseguido uma ótima largada), Josh Hill e Andrew Short entre outros.
 Lawrence provou ser muito rápido com a 450cc |
Reed ficou preso na confusão, mas de pé, o que o permitiu sair rapidamente para recuperar o prejuízo. Stewart levantou meio atordoado, sem a pala (visor) do capacete, e tentou recomeçar a prova na Yamaha de Josh Hill!!! Com o alerta de Hill e demais membros da equipe Stewart se deu conta do erro e passou a procurar sua própria moto.
 Foi assim que Stewart completou a prova |
Na frente mais um holeshot de Mike Alessi. Jason Lawrence ficou atrás da queda coletiva, mas cortou a curva e ainda saiu no lucro com uma posição entre os quatro primeiros! Na terceira volta já era o líder e num ritmo fortíssimo passou a abrir dos demais.
Reed completou a primeira volta em 8º e levou dez voltas até alcançar a segunda posição. A esta altura Lawrence tinha cerca de dez segundos de vantagem e estava virando apenas cerca de um segundo mais lento que Reed.
Foi nesta hora que o preparo físico falou mais alto. Lawrence quase caiu e logo depois definiu um ritmo para completar a prova. Quando Reed encostou a quatro voltas do final Lawrence não ofereceu resistência e deixou o australiano passar para sua segunda vitória consecutiva.
Alessi perdeu a terceira posição para Windham e depois a quarta para Villopoto, mas depois voltou ao terceiro posto quando esses dois cairam. Na última volta seu traçado se encontrou com o de David Millsaps e Alessi levou a pior, mas conseguiu se levantar ainda na quarta posição.
Stewart com uma moto torta e longe de todo seu potencial conseguiu salvar a sétima posição e pontos importantes na disputa do título.
Josh Grant falhou em classificar-se assim como o veterano Mike Brown que voltou ao supercross por uma prova a bordo de uma KTM.
No campeonato Chad Reed volta à liderança com 11 pontos de vantagem para Stewart. O norteamericano tem sete vitórias, mas Reed foi muito mais consistente até aqui. Restam sete etapas, a disputa entre os dois está equilibrada e qualquer erro daqui para frente pode custar muito caro entre os pretendentes ao título.
Lites Leste
 Martin Davalos - foto: Christy LaCurelle |
 Christophe Pourcel |
Christophe Pourcel conquistou a terceira vitória em quatro provas e dá mais um grande passo rumo ao seu primeiro título na América. Seu companheiro de equipe Austin Stroupe se chocou com Martin Davalos na primeira volta e literalmente saiu voando para fora da pista numa queda assustadora. Apesar de não sofrer nenhuma contusão mais séria abandonou a corrida.
O equatoriano Davalos ultrapassou Mat Lemoine e assumiu a liderança na segunda volta. O francês Pourcel veio em sua cola, mas aguardou a fase final da corrida para dar o bote.
A ultrapassagem aconteceu a quatro voltas do fim. Final: Pourcel em primeiro, Davalos em segundo e Nico Izzi em terceiro após uma prova de recuperação.
Faltando quatro etapas na região leste Izzi é a maior ameaça ao piloto da Kawasaki com resultados consistentes na temporada, mas ainda sem bater Pourcel em nenhuma ocasião.
Resultados
1 |
1 |
Chad Reed |
Suz RM-Z450 |
20 |
--- |
2 |
338 |
Jason D. Lawrence |
Yam YZ450F |
20 |
5.67 |
3 |
18 |
David D. Millsaps |
Hon CRF450R |
20 |
19.331 |
4 |
800 |
Mike A. Alessi |
Suz RM-Z450 |
20 |
21.789 |
5 |
14 |
Kevin W. Windham |
Hon CRF450R |
20 |
22.993 |
6 |
2 |
Ryan D. Villopoto |
Kaw KX450F |
20 |
23.891 |
7 |
7 |
James M. Stewart |
Yam YZ450F |
20 |
38.244 |
8 |
29 |
Andrew T. Short |
Hon CRF450R |
20 |
41.87 |
9 |
31 |
Ryan Sipes |
KTM 450SX-F |
20 |
43.159 |
10 |
48 |
Thomas K. Hahn |
Kaw KX450F |
20 |
47.351 |
11 |
75 |
Joshua R. Hill |
Yam YZ450F |
20 |
50.725 |
12 |
60 |
Broc D. Hepler |
Yam YZ450F |
20 |
52.883 |
13 |
9 |
Ivan Tedesco |
Hon CRF450R |
20 |
62.229 |
14 |
911 |
Tyler T. Bowers |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
15 |
13 |
Heath D. Voss |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
16 |
38 |
Kyle P. Chisholm |
Yam YZ450F |
19 |
--- |
17 |
979 |
Ben Coisy |
Hon CRF450R |
19 |
--- |
18 |
54 |
Matt Boni |
Hon CRF450R |
10 |
--- |
19 |
15 |
Timmy M. Ferry |
Kaw KX450F |
1 |
--- |
20 |
26 |
Michael Byrne |
Suz RM-Z450 |
0-DNF |
--- |
1 |
377 |
Christophe Pourcel |
Kaw KX250F |
15 |
--- |
2 |
577 |
Martin Davalos |
KTM 250SX-F |
15 |
6.368 |
3 |
20 |
Nico A. Izzi |
Suz RM-Z250 |
15 |
6.842 |
4 |
41 |
Matthew J. Lemoine |
Yam YZ250F |
15 |
20.833 |
5 |
50 |
Wil A. Hahn |
KTM 250SX-F |
15 |
24.966 |
6 |
34 |
Matthew C. Goerke |
Suz RM-Z250 |
15 |
26.554 |
7 |
159 |
Darryn L. Durham |
Yam YZ250F |
15 |
45.661 |
8 |
43 |
Broc Tickle |
Yam YZ250F |
15 |
52.641 |
9 |
61 |
Blake Wharton |
Hon CRF250R |
15 |
60.459 |
10 |
130 |
Kyle D. Keylon |
Hon CRF250R |
15 |
67.974 |
11 |
125 |
Daniel M. Blair |
Hon CRF250R |
15 |
71.439 |
12 |
412 |
Levi W. Kilbarger |
Hon CRF250R |
15 |
76.601 |
13 |
74 |
Branden L. Jesseman |
Kaw KX250F |
14 |
--- |
14 |
719 |
Vince A. Friese |
Hon CRF250R |
14 |
--- |
15 |
351 |
Shane M. Sewell |
Yam YZ250F |
14 |
--- |
16 |
77 |
Steven J. Clarke |
Suz RM-Z250 |
13 |
--- |
17 |
811 |
Josh M. Lichtle |
Hon CRF250R |
13 |
--- |
18 |
304 |
Bradley J. Ripple |
Hon CRF250R |
12 |
--- |
19 |
981 |
Austin L. Stroupe |
Kaw KX250F |
0-DNF |
--- |
20 |
45 |
Jason W. Thomas |
Hon CRF250R |
0-DNF |
--- |
Classificação Geral
1 |
224 |
C. Reed |
2 |
213 |
J. Stewart |
3 |
163 |
A. Short |
4 |
153 |
R. Villopoto |
5 |
140 |
I. Tedesco |
6 |
138 |
J. Grant |
7 |
136 |
D. Millsaps |
8 |
131 |
M. Alessi |
9 |
128 |
K. Windham |
10 |
100 |
T. Ferry |
11 |
92 |
J. Hill |
12 |
65 |
H. Voss |
13 |
55 |
B. Coisy |
14 |
55 |
N. Wey |
15 |
46 |
P. Carpenter |
16 |
45 |
M. Boni |
17 |
43 |
K. Chisholm |
18 |
29 |
B. Hepler |
19 |
27 |
M. Byrne |
20 |
27 |
T. Hahn |
21 |
24 |
C. Summey |
22 |
23 |
C. Siebler |
23 |
22 |
J. Lawrence |
24 |
22 |
S. Boniface |
25 |
21 |
T. Adams |
26 |
19 |
R. Sipes |
27 |
18 |
T. Bowers |
28 |
14 |
R. Kiniry |
29 |
12 |
J. Hansen |
30 |
10 |
D. McCoy |
31 |
7 |
T. Preston |
32 |
3 |
S. Hamblin |
33 |
3 |
D. Blair |
34 |
2 |
M. Rivas | |
1 |
97 |
C. Pourcel |
2 |
82 |
N. Izzi |
3 |
59 |
A. Stroupe |
4 |
56 |
M. Davalos |
5 |
52 |
W. Hahn |
6 |
51 |
B. Jesseman |
7 |
47 |
M. Lemoine |
8 |
46 |
B. Wharton |
9 |
40 |
S. Clarke |
10 |
38 |
M. Goerke |
11 |
36 |
D. Blair |
12 |
33 |
L. Kilbarger |
13 |
31 |
D. Durham |
14 |
24 |
V. Friese |
15 |
22 |
B. Metcalfe |
16 |
22 |
K. Keylon |
17 |
22 |
J. Saylor |
18 |
20 |
B. Ripple |
19 |
19 |
T. Wharton |
20 |
18 |
S. Sewell |
21 |
13 |
B. Tickle |
22 |
12 |
K. Gills |
23 |
7 |
R. Smith |
24 |
7 |
H. Hewitt |
25 |
7 |
T. Parks |
26 |
5 |
F. Karrle |
27 |
4 |
J. Lichtle |
28 |
3 |
S. Hackley |
29 |
2 |
P. Nicoletti |
30 |
2 |
C. Gilmore |
31 |
2 |
C. Ward |
32 |
1 |
J. Thomas | |