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Kawasaki KX 450F 2008
Publicado em: 19/12/2007
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Conheça a nova versão do modelo utilizado por James Stewart
Texto: Equipe MotoX - Fotos: Lucídio Arruda e Maurício Arruda


Kawasaki KX 450F 2008


Veja também o clipe do teste na MotoX TV
Conhecida mundialmente por ser a moto de James 'Bubba' Stewart, estrela do motocross norte-americano, a KX450F chega em 2008 à sua terceira versão. A Kawasaki foi a última das quatro grandes fábricas japonesas a apresentar seu modelo quatro tempos para a categoria MX1, duas temporadas atrás em sua linha 2006.

Para 2007 o modelo passou por muitas melhorias e agora, na nova geração, os refinamentos foram o foco principal dos engenheiros da fábrica e devem agradar bastante os usuários da 'verdona'.

Confira nossas impressões da Kawasaki KX450F 2008.

Novidades 


Motor passou por alterações visando uma entrega de potência mais linear 


Modelo tem novos gráficos, capa de banco e aros de roda na cor preta
Visualmente o que mais chama atenção são os novos aros pretos que deixam a motocicleta mais parecida com os Kawasakis oficiais que competem nos Estados Unidos. Na parte de plásticos a mudança ficou apenas por conta dos novos adesivos. A capa de banco recebeu uma nova textura nas laterais.
Segundo a Kawasaki uma simples, mas efetiva alteração foi a inclusão de novos espaçadores no suporte do motor. Isso melhorou a rigidez torcional do chassi.

Um dos focos principais no motor foi o virabrequim que foi retrabalhado visando uma entrega de potência mais linear. Hoje em dia já não é novidade pra ninguém que as motocross 450cc têm potência de sobra para a grande maioria dos seres humanos, então as fábricas têm focado principalmente em tornar mais amigável essa força bruta.

As 'bolachas' do virabrequim ficaram mais pesadas em relação à versões anteriores com o objetivo de facilitar o trabalho do piloto na hora de 'abrir o gás'. 


Suspensões passaram por novo tratamento destinado a reduzir a fricção entre as peças
O virabrequim mais pesado torna a entrega de potência mais linear evitando trancos estúpidos e melhorando a tração nas saidas de curvas. Esse trabalho foi complementado com um rotor do magneto também mais pesado.

A bomba de óleo recebeu rotores mais largos aumentando o fluxo de lubrificante e a biela recebeu um novo tratamento mais resistente em suas superfícies de contato. Completando o trabalho no motor veio o tratamento nos dutos de admissão para otimizar a performance.

Suspensões: tanto os tubos internos dianteiros como o corpo do amortecedor traseiro reberam um tratamento denominado "Kashima Coat" destinado a reduzir a fricção entre as peças. A calibragem das suspensões foram otimizadas com prioridades em dois pontos: mais agilidade nas curvas e melhor resistência ao final evitando pancadas de final de curso.

Na pista 


Fábrica acertou na medida no motor: potente e progressivo


A Kawasaki é uma das 450cc mais fáceis de pilotar
A unidade cedida para o teste era zero quilômetro. Zerinho! Após as fotos da motocicleta parada seu proprietário Ricardo 'Kaphê' Sebbe guardou os plásticos originais para preservá-los intocados e montou o kit de sua moto 2007. 

Quem já experimentou uma motocross 450cc sabe o quanto estas motocicletas são fortes, certamente o bastante para levar diversão a qualquer piloto, mas muitas vezes também mais do que um piloto comum possa aproveitar. Por isso hoje, mais do que força, as fábricas buscam uma maneira de entregar esta potência de forma linear e proveitosa, e esta é a receita da nova KX450F.

Quando subimos na nova Kawasaki já esperavamos um conjunto equilibrado, como sempre são as motocicletas da marca. De fato foi o que encontramos, mas o casamento com um motor forte e ao mesmo tempo muito dócil transformaram aquelas voltas pela pista de motocross do ASW Off Road Park na mais pura diversão.

O posicionamento e a ciclística do modelo agradam bastante, de imediato deixam o piloto à vontade. Essa já era uma característica da primeira versão do modelo (lançado em 2006) que também tivemos a oportunidade de experimentar. Ocorre que naquela ocasião o motor não nos agradou. Duas gerações depois a conversa é outra e, junto ao chassi extremamente bem acertado, o motor é um dos pontos fortes desta geração 2008. 


Nas curvas de baixa a KXF mostrou muita agilidade

Força e elasticidade estão presentes, portanto esqueça entregas abruptas de potência ou a exigência de constantes trocas de marcha. Com fôlego a Kawasaki conseguiu um resultado preciso nesta equação, tornando sua condução divertida e eficiente. Uma das razões certamente é a ponteira de escapamento original com boa ’abertura’, enquanto algumas das concorrentes estão equipadas com saídas mais restritas que acabam ’estrangulando’ o motor. Com estas características ela tem no motor original trunfos para agradar pilotos de todos os níveis, amadores ou profissionais.

As suspensões também agradaram com um acerto que mostrou-se equilibrado. Macio no início e ganhando rigidez ao longo do curso o conjunto dianteiro de 48mm transmitiu segurança. A traseira funciona bem nas irregularidades e é outra responsável pela boa entrega de potência. Depois de uma longa bateria perdeu parte da eficiência certamente devido ao aquecimento do fluído original, que merece ser trocado. 


Conjunto equilibrado: chassi e suspensões tem ótimo acerto

Nos trechos de maior velocidade todas as vezes que ultrapassamos o limite e a moto perdeu aderência, ela não deu sustos permitindo ao piloto a correção imediata. Nas curvas de baixa a motocicleta foi precisa e ágil, aí por mérito também do chassi. Este é referência e responde em conjunto com as suspensões pela ótima condução da nova KXF. Nem parece uma 450cc tamanha a sensação de leveza. 

O câmbio de 5 marchas é honesto, com engates precisos que não exigem força excessiva. A embreagem apesar de bastante exigida pouco baixou e os freios continuam eficientes como os da versão anterior (os discos permanecem em forma de ’pétala’ respectivamente com 250 e 240mm). O dianteiro, flutuante, agradou pela precisão do acionamento mantendo o mesmo desempenho por todo teste.

Equilibrada e forte a Kawasaki KX450F ficou mais refinada na sua parte técnica. Visualmente a maior novidade são os novos aros pretos, que agradam a maioria dos consumidores brasileiros, além de novos grafismos e capa de banco. O modelo também ganha como forte argumento de venda o compromisso do importador em atender o mercado de peças de reposição (como já vem ocorrendo), com preços substancialmente mais baixos que os da concorrência. Promessa de que nossas pistas estarão mais verdes em 2008. 

Veja também: Galeria de Imagens   /   Vídeo do Teste na MotoX TV

Opinião do Proprietário - Ricardo Kaphê Sebbe (Piloto da Categoria MX3)

Comparando o novo modelo com o anterior houve diversas alterações técnicas. Andando na moto, nota-se um motor mais elástico e suave, porém sem perder o rendimento em subidas fortes.

As suspensões originais trabalham muito bem, a traseira me surpreendeu muito, apesar de no dia do teste a pista não estar muito esburacada. Quanto a dianteira, é firme nas freadas e em pulos quebrados não passa tanto impacto para os braços.

O chassi e os freios são os pontos fortes da Kawasaki, nestes itens a fábrica não alterou muita coisa, a moto é muito maleável em curvas de baixa com cavas.

A capa do banco mudou também, com muito mais aderência, gostei muito dessa mudança.

No aspecto geral, como sempre, sentimos diferenças positivas de um ano para outro (Kaphê utilizou o modelo 2007 durante a temporada). Na minha opinião a Kawasaki KX450F 2008 é uma moto muito equilibrada na relação Chassi/Motor, atendendo todos os níveis de pilotos e pistas do Brasil.

Ficha Técnica

Motor
: 1 cilindro, 4 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada: 449 cm3
Diâmetro x curso: 96.0 x 62.1 mm
Razão de compressão: 12.0:1
Sistema de válvulas: DOHC, 4 válvulas
Carburador: Keihin FCR40
Ignição: Multi-Map Digital CDI com sensor da posição do acelerador (K-TRIC). 
Partida: Pedal
Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter semi-húmido 
Câmbio: Cinco marchas. 
Embreagem: Multi-disco, manual
Quadro: Perimétrico em alumínio
Inclinação / Trail: 27.1° / 117 mm 
Suspensão Dianteira: Kayaba 48mm invertida. Regulagens: 20 posições de compressão e 22 de retorno. Curso de 315mm.
Suspensão Traseira: Monoamortecida 22 posições de compressão (mais regulagem para alta velocidade) e 22 de retorno. Curso de 315mm.
Pneu dianteiro: 90/100-21 57M
Pneu traseiro: 120/80-19 63M 
Freio dianteiro: Disco único de 250 mm semi-flutuante e em forma de pétala com pinças duplas 
Freio traseiro: Disco de 240 mm em forma de pétala com pinças simples
Distância entre eixos: 1,485 mm
Distância ao solo: 345 mm
Altura do banco: 965 mm
Capacidade do tanque de combustível: 7.2 litros
Peso a seco: 99.8 kg


Onde encontrar
American Cross Import - (11) 4034-0690
MotoX MX1 - (11) 4667-8821              
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