X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Supermoto

1ª etapa Super Arena Motos - Piracicaba - SP
Publicado em: 30/05/2007
Clique e saiba mais

Show na abertura da temporada!
Texto: Luiz C. Garcia e Equipe MotoX - Fotos: M. Arruda, L. Garcia e Felipe Saboya


Largada categoria SM1

Em quatorze anos fazendo reportagens de eventos sobre duas rodas, as vezes me pergunto em que modalidade um piloto é mais exigido técnicamente? Quem seria mais habilidoso, um piloto de motocross, de enduro ou de motovelocidade? E acho que alguns de vocês um dia também já tiveram essa dúvida.

Veja Também:
- Os vídeos das provas na MotoX TV
- Galeria de Imagens com 262 fotos das corridas
- Galeria de Imagens com 369 fotos dos treinos e do curso de pilotagem

Mas para esclarecer esta dúvida, ou ao menos confrontar pilotos de diversas modalidades, seria necessária uma prova em que o circuito mesclasse terra e asfalto. Assim todos poderiam competir juntos em uma única corrida. Essa questão foi o ponto de partida para uma nova modalidade, o Supermotard, - como é conhecido na Europa - ou Supermoto - como é conhecido nos Estados Unidos - uma corrida disputada em um circuito misto de asfalto e terra. O esporte foi criado na década de 70, quando foram disputadas as primeiras provas e há poucos anos chegou ao Brasil. 


Curso de pilotagem deu início as atividades para os pilotos da categoria Husqvarna Cup, disputada com o modelo WR 125


Pierre Chofard garantiu a pole-position na categoria principal
E é isso que o Super Arena Motos propõe, colocar os melhores pilotos do país, das mais diversas modalidades, frente a frente para um desafio de Supermotard. Inicialmente estão programadas cinco etapas deste campeonato organizado pela Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, a mesma promotora do Arena Cross.
 
No Arena Super Motos são disputadas quatro categorias: SM1, considerada a principal delas, reúne motos de Enduro e Motocross até 450cc; SM2 que tem motos até 300cc; SM3 que engloba motos nacionais trail; E a grande novidade entre as classes, a Husqvarna Cup, categoria monomarca destinada ao modelo de enduro WR 125 (com kit de rodas, paralama dianteiro, protetor de mãos e pneus adaptados à modalidade). 

Esta nova categoria reuniu diversos pilotos convidados (representando veículos de imprensa) e clientes da marca Husqvarna. As atividades para estes competidores começaram um dia antes, com arealização de um curso de pilotagem com o piloto oficial da marca na classe SM1, Rafael Paschoalin, além de treinos livres já na pista do evento. Com grid cheio a categoria surpreendeu pela grande competitividade (as motos são originais promovendo grande equilíbrio) e foi um verdadeiro sucesso. O MotoX foi representado nesta bateria pelo piloto e editor do site, Lucídio Arruda, que pela primeira vez experimentou a modalidade.
 

Chuva durante o treino da SM3
A abertura do Super Arena Motos contou com a presença de pilotos de todo o Brasil, estrelas de diversas modalidades como Felipe Zanol (tetra-campeão brasileiro de enduro), Pipo Castro (bi-campeão do Arena Cross), Pierre Chofard (atual vice-líder do Brasileiro de Motovelocidade), Marcel Sona Cardoso (Campeão Brasileiro de Supermoto) entre outros. As estrelas não ficaram restritas a pista, pilotos como Alexandre Barros e Jorge Negretti também estiveram presentes no evento acompanhando junto ao público as emoções da competição.

A prova que abriu a temporada foi realizada no último domingo, 27 de maio, em Piracicaba. O ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) foi a sede da competição. O local já já recebeu competições de supercross, motocross e possui uma infra-estrutura excelente para eventos do gênero. Durante esta primeira etapa as condições climáticas foram as mais variáveis possíveis. No primeiro treino da manhã, da categoria SM1, apesar do mal tempo nada de chuva. Já no começo do treino da SM3 caiu um temporal, o que obrigou a organização de prova fechar o trecho de terra. Melhor para os pilotos de motovelocidade, que sentiram-se em casa andando apenas no piso que melhor dominam. O frio prosseguiu e foi assim até o final da segunda sessão de treinos livres. 


Sinval Peres venceu de ponta a ponta a SM3


Sírio Beto levou a melhor na disputa pela segunda posição...
Nos cronometrados o tempo começou a esquentar o que também chamou o público que começou a lotar as arquibancadas. Na categoria Husqvarna Cup Leandro Panadés fez o melhor tempo com 51seg360. Na SM3 a pole foi de Sinval Peres com 52seg330. Na SM2 Romulo Onça ficou com a  melhor marca com 50seg510. Já a categoria SM1 tem um sistema diferente de classificação onde os seis melhores classificados são selecionados para o Top Qualify. Os pilotos entram um a um na pista para uma volta lançada individual, que define a pole. Apenas o trecho de asfalto foi utilizado e Pierre Chofard fez o melhor tempo (47seg850) garantindo a primeira posição no grid. César Barros foi o segundo a alinhar na categoria principal.
 
As corridas começaram ainda utilizando apenas o trecho de asfalto do circuito, com a categoria SM3. Sinval Peres confirmou a ponta na largada e foi abrindo diferença da disputa pelo segundo lugar entre Sírio Beto e Alexandri Doca. Na quarta posição Rogério Amaral veio com uma boa diferença em relação a Jean Carlos que assumiu o quinto lugar após o abandono de Danilo Lewis. 


...com Alexandre Doca
Na batalha pelo segundo lugar Doca parte com tudo para cima de Sírio, mas na tentativa de ultrapassá-lo acaba atrapalhado por um retardatário e se mantêm na terceira colocação. A briga dos dois fez com que imprimissem um ritmo forte diminuíndo a diferença em relação ao líder. Mas Sinval soube administrar bem a prova e levou de ponta a ponta. Sírio Beto ficou em segundo, Alexandri Doca em terceiro, Rogério Amaral em quarto e Jean Carlos em quinto. "Não esperava vencer. Nos treinos livres não estava bem, mas consegui melhorar nos cronometrados, larguei bem e
conquistei a vitória", disse Peres após a corrida. 


Leandro Panades comemorando a vitória na Husqvarna Cup


Pablo Berardi é o segundo colocado na categoria monomarca
Pablo Berardi largou na frente na Husqvarna Cup, mas logo foi ultrapassado por Leandro Panades, pole-position da categoria. Atrás deles Caio Evangelista e Guilherme Lima 
tentavam acompanhar o ritmo dos líderes. Briga boa foi da quinta colocação entre Eduardo Silva, Lucídio Arruda (piloto MotoX), Marcelo Dias, Leandro Melo, Artur Thiriet e Rodolfo Melo. 

Lucídio assume a quinta colocação, mas não consegue abrir diferença do pelotão. Quem vem forte nesta disputa é Leandro Melo que vindo de trás assume a sexta colocação e parte para cima de Lucídio. Artur Thiriet em oitavo pressiona Marcelo Dias que por sua vez não dá sossego a Leandro Melo. Na descida da chegada Melo ultrapassa Lucídio e logo em seguida Marcelo Dias também leva a posição do nosso representante.

Na ponta Leandro Panades abre uma diferença confortável para Pablo Berardi que se esforça, mas não consegue incomodar o ponteiro. 


Mesmo sem experiência no asfalto Caio Evangelista fez boa estréia com a 3ª posição
Pela terceira posição Caio Evangelista tenta se aproximar, mas também não consegue e, sem ser pressionado pelo quarto colocado Guilherme Lima, fica tranqüilo na prova. Já Lima vê sua diferença em relação a Leandro Melo diminuir a cada volta. No final ele assegura sua posição com décimos de segundo de diferença sobre o concorrente. Pelo sexto lugar Marcelo Dias cai deixando a posição para o piloto MotoX Lucídio Arruda. Artur Thiriet finalizou logo atrás em sétimo. 

Final de prova: 1º Leandro Panades, 2º Pablo Berardi, 3º Caio Evangelista, 4º Guilherme Lima e 5º Leandro Melo. Com vários pilotos participando pela primeira vez da modalidade o que mais se via após a corrida eram competidores empolgados e com um belo sorriso estampado no rosto após a nova experiência. "Confesso que não ter a parte de terra me ajudou, pois vim do motovelocidade e dificilmente ando neste terreno", comentou Panades. "Para as próximas etapas vou treinar bastante e estarei mais preparado", completou o vencedor da categoria.


Rômulo Onça venceu a SM2


Paulo Nicoletti errou no início da prova e teve trabalho para recuperar posições
Na classe SM2 quem brilhou foi Rômulo Onça que não deu chance pra ninguém e liderou de ponta a ponta. Felipe Zanol largou em quarto, mas começou muito bem a prova e completou a primeira volta em segundo. Algum tempo depois ele tinha a companhia de José Gazzetta que pressionou até que o campeão de enduro cedeu a posição. 

Gazzetta trouxe junto Paulo Nicoletti que também acabou ultrapassando Zanol. Nicoletti começou a prova com um erro que lhe fez perder várias posições, mas a esta altura ele diminuí a diferença em relação a Gazzetta e os dois protagonizam uma bela disputa pelo segundo lugar. Com isso eles abrem distância em relação a Zanol que finaliza a prova em quarto. 


José Gazzeta finalizou na 3ª posição
Alberto Tognozzi ficou com a quinta colocação apertado por Paulo Santos. Na metade final da prova Paulo Nicoletti assume a segunda colocação e vai para cima do líder, tira uma boa diferença, mas não consegue a oportunidade de brigar pela ponta. 

Vitória de Rômulo Onça, piloto que competiu de WR 125 - a mesma moto utilizada na Husqvarna Cup - seguido po Paulo Nicoletti e José Gazzeta. "Não esperava a vitória, fiquei surpreso pois não tive tempo de treinar", afirmou Rômulo após o pódio.


Rafael Fonseca fez uma prova perfeita na SM1
 

Marcel Sona foi o segundo colocado
Na hora do alinhamento da SM1 o sol já brilhava forte, totalmente diferente do que ocorreu nos treinos, assim direção de prova em conjunto com os pilotos decidiu abrir a parte de terra da pista. Ótimo para o espetáculo e para o público - as arquibancadas ficavam atrás das duas mesas montadas no trecho de terra - que pode acompanhar de perto os pegas da principal categoria. 

Os pilotos mais experientes no motocross comemoraram a descisão. Já para os pilotos da motovelocidade a volta da terra deixou as coisas mais complicadas. Os dois primeiros do grid, Pierre Chofard e César Barros, por exemplo não confirmaram suas posições na prova. Dada a largada
Chofard caiu ainda na primeira volta (curiosamente ainda no asfalto, antes da entrada na terra) e, apesar de retornar a corrida, não completou a prova. Já César Barros abandonou a bateria logo no início, após passar em nono na primeira volta. 


Rafael Paschoalin (3º) e Pipo Castro (5º) protagonizaram uma das melhores disputas da categoria principal


Rafael Ramos em prova de recuperação terminou em 6º
Quem teve uma ótima largada foi Rafael Fonseca, que pulou da quarta posição para a liderança da prova e deu início a uma prova perfeita. Marcel Sona Cardoso assumiu a segunda posição e travou um belo duelo com Rafael Paschoalin neste momento da prova. Paulinho Stedile largou na quarta colocação, mas foi ultrapassado por Pipo Castro e perdeu rendimento durante a prova terminando em décimo terceiro. Já o campeão do Arena Cross surpreendeu na corrida e, depois de partir em nono no grid, entra na disputa pelas primeiras posições.

Após errar na primeira volta sofrendo uma queda, Rafael Ramos fez uma excelente prova de recuperação. Décimo terceiro tempo dos treinos ele completou a primeira volta em décimo sétimo, mas aproveitou muito bem a parte de terra recuperando terreno para completar a corrida em sexto lugar. Na metade da prova Pipo começa a pressionar Rafael Paschoalin, mas se descuida tentando ultrapassar vários retardatários ao mesmo tempo em uma curva e cai. O catarinense retorna a prova em sétimo e continua imprimindo um bom ritmo. 


Alisson Cândido: participação discreta, mas eficiente lhe rendeu a quarta posição final


Veja Também:
- Os vídeos das provas na MotoX TV
- Galeria de Imagens com 262 fotos das corridas
- Galeria de Imagens com 369 fotos dos treinos e do curso de pilotagem
Na ponta Rafael Fonseca, ex-piloto de motocross, mescla bem a velocidade na terra e no asfalto o que lhe garante abrir uma diferença confortável em relação a Marcel Sona.
O atual campeão brasileiro da modalidade força na parte final e chega a tirar uma diferença considerável, mas não o suficiente para pressionar Fonseca. Rafael Paschoalin ficou confortável após a queda de Pipo e terminou na terceira colocação, mostrando-se mais um forte candidato ao título da temporada. De forma discreta Alisson Cândido fez uma prova eficiente concluíndo a bateria na quarta posição. Pipo Castro na parte final da prova ocupa a quinta colocação, onde recebe a bandeirada. 

Fonseca comemorou a vitória com sua tradicional empinada de pé sobre o banco da motocicleta e com um can-can no salto em frente ao público. O piloto de Brasília afirmou após a corrida: "Quero lutar pelo título deste ano. Fiz um curso no exterior, estou confiante e com vontade pra isso".  
 
A próxima etapa do Super Arena Motos será no dia 30 de junho e 1º de julho em Barra Bonita - SP. 
      
A etapa de Piracicaba do Super Arena Motos teve a organização de Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, patrocínio da Husqvarna e Old Eight, co-patrocínio da Yamaha, Peels Capacetes, Metzeler e Alemão Pneus. O apoio foi do ECPA e da Revista Moto. 

Resultados

P. SM1 Equipe Pts
46 Rafael Fonseca Santos IMS, Polisport, Pro-taper, Oxtar, Leo-vince, Equipe Fonseca, Motul 25
01 Marcel Sona Cardoso Shell Advance, Michelin, Super Moto 20
113 Rafael Paschoalin Imocx Racing, Hus, Shift, Motul, Alemão Pneus. 16
33 Alisson Candido Intermotos Concessionária Hon 13
10 Cristopher Castro "Pipo" Yam, Pro Trork, Geração Motos, Recris Transportadora. 11
06 Rafael Ramos KTM, R6 Comunicação, Oakley, Cti2, Vort.x, Spidi, Alpinestars, Three Heads 10
07 Theo Trevisani Duboy Racing 09
97 Rodrigo Benedictis Leite Shefa 08
76 Gionavanni Galzerano Official Suz Motos, ACS Vídeos, América Sports, Dust 07
10º 400 João Toledo Filho Suz Petrobrás 06
11º 146 João Henrique Leite Haiah, Jrdelia, Khs Bikes 05
12º 37 Ricardo Kazuo Simohara Ricaeli, Motoschool, Volpaint 04
13º 788 Paulo César Stedile Tock, Protork, Mitas, Rodotista 03
14º 36 Philippe Braga Thiriet Selenia, Shark 02
15º 31 Álvaro Candido Filho Intermotos concessionária Hon 01
16º 43 Denis Cordeiro - 00
17º 11 Pierre Chofard Petrobrás, Scud Team, Alex Barros Shop 00
18º 64 Amílcar Ribeiro Auditel 00
19º 77 César Barros AGV, Dainese, Sidi, Arrow, Alex Barros Shop 00
20º 34 Bruno Corano MotoSchool 00
P. SM2 Equipe Pts
220 Rômulo Bottrel Onça Imocx Motostreet, oxtar, netsol, pbf, mrpro, Bridgestone, Tigrinho Pinturas 25
23 Paulo Nicoletti Agrobras, Supermotard Racing, Banny Pel 20
161 José Gazzeta Duboy Racing, Fitex Fios Têxteis 16
18 Felipe Zanol Imocx Racing, Hus 13
171 Alberto Tognozzi - 11
69 Paulo Santos - 10
688 Marlon Bonilha Protork, Tork 09
P. SM3 Equipe Pts
41 Sinval Peres Giglê Preparações, Sobrado Moto Peças 25
04 Sírio Beto Bensova Chaveiro 20
10 Alexandre Grandi "Doca" Bardahl, Levorin, Bieffe, Aversa Motos, Laquila, Arlen Ness, Toninho Lufrificantes 16
101 Rogério Amaral Giglê Preparações, Sobrado Moto Peças, Borracharia do Galo, Geninho Multimarcas 13
696 Jean Carlos - 11
700 Ivan Cassaro Calçados passionare, Cartonagem Pirâmide 10
46 René Buttner - 09
99 Roger Grosso Center Moto Suz Barra Bonita 08
32 Richard Kadomato STR motos, Hon, Three Heads, Wacs 07
10º 31 Danilo Lewis NT Transportes, Corneta Ferramentas, Wacs, Three Heads, STR Motos 06
P. Husqvarna Cup Equipe Pts
30 Leandro Panades Motociclismo, Panades, Shift, KBC 25
17 Pablo Berardi Pirelli, Cetemo-Martog, Oxxy, Shark 20
22 Caio Evangelista Dirt Action 16
21 Guilherme Lima Revista Dirt Action, Mechanix, Universal 13
34 Leandro Melo Revista Duas Rodas, Alpinestars, Motors CO 11
37 Lucidio Arruda MotoX 10
25 Arthur Thiriet Promec 09
29 Rodolfo Melo Revista Moto Max 08
33 Eduardo Zampieri Silva A Revista da Moto 07
10º 35 Santo Feltrin Neto A Revista da Moto 06
11º 31 Marcelo Mazzuchelli Dias Revista Moto.com 05
12º 26 César Araújo MX Racing 04
13º 20 Hilário Casalino Moto Adventure, Pro 1 motorcycles, XBrazil 03
14º 39 Sanzio Bernardes Tribo Off Road, TSE Transportes 02
15º 38 Lanner Azevedo Revista Moto Fúria 01
16º 16 Vicente Benedictis Bikebox e JR DElia assessoria esportiva 00
17º 23 Diego Rosa - 00
18º 32 Cássio Narciso Revista Moto Max 00
19º 36 Cláudio Teixeira Revista Moto.com e Bike Brothers 00
 






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet