X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Colunas > Dr. Off Road

Estrutura de apoio médico em um evento Off-Road
Publicado em: 20/10
Clique e saiba mais

Coluna Dr. Off Road - 3
Por: Dr. Alexandre Augusto Ferreira - Fotos: Arquivo MotoX


Ambulância 4x4 utilizada nos eventos da CBM

Mais um Campeonato Brasileiro de Motocross terminou, e diga-se de passagem com muito trabalho para equipe médica da CBM, sendo a minha 8ª temporada participando dos Nacionais de MX. Cada ano que passa o Campeonato evolui tanto tecnicamente quando comercialmente e assim sendo toda a estrutura de apoio também tem que seguir esta tendência. 

Desde que comecei a trabalhar com a CBM uma das principais preocupações da entidade é com a segurança dos pilotos que participam de seus Campeonatos, não são medidos esforços para que todo o apoio médico funcione da melhor maneira possível. Em toda prova existe um cronograma que seguimos à risca que começa algumas semanas antes com a checagem de hospitais, ambulâncias e equipe de apoio. Depois checamos 'in loco' as vias de acesso na pista, os pontos de maior risco, os locais de pior acesso, determinamos o melhor local para o ambulatório médico, os locais das ambulâncias, das equipes de apoio e as vias de saída para as ambulâncias. Realizamos reunião com as pessoas que participam do esquema de resgate e explicamos os protocolos de atendimento e como devem ser realizados os resgates e transporte dos pilotos. 

Uma UTI móvel é indispensável em um evento off-road


No dia do treino observamos os locais que podem estar trazendo problemas e, caso ofereça muito risco, conversamos com o Diretor de Prova para possíveis modificações. Também conversamos com os pilotos, técnicos e principalmente com toda a equipe da CBM que possui uma grande experiência, mas nosso trabalho não termina aí, praticamente ficamos de plantão durante todo o final de semana do evento dando apoio 24 horas a toda equipe da CBM e pilotos. Todo este trabalho visa proporcionar o melhor esquema de atendimento médico e de resgate em provas do Brasil. 

Nosso trabalho já foi reconhecido e elogiado pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo) em provas internacionais realizadas no Brasil como os Mundiais de 125cc e 250cc, Motocross das Nações e o Six Days de Enduro. Este ano a CBM deu mais uma prova de como ela pensa em segurança: juntamente com a FIM e a Volkswagem do Brasil desenvolveu um caminhão UTI 4x4 totalmente equipado, contando inclusive com sala para pequenos procedimentos cirúrgicos e que tem como prioridade servir de base para atendimento primário aos pilotos que participam de provas onde a CBM esta presente. Este caminhão é inédito na América Latina e talvez o único na sua categoria existente no mundo e neste ano já demonstrou o quão importante foi sua aquisição. 

Mas a principal razão de eu estar expondo todos estes aspectos do meu trabalho junto à CBM é alertar a todos aqueles que participam de provas piratas (não oficiais) o risco que podem estar ocorrendo. Para chegarmos ao nível de eficiência que temos hoje foi preciso muito treino e aprendizado que foi se acumulando com os anos de experiência, toda equipe médica e técnica da CBM trabalham como um relógio quando ocorre um acidente e isso só foi possível graças ao tempo que todo mundo trabalha junto. Sendo assim quando você for participar de qualquer prova procure saber que tipo de apoio médico está a disposição, quem são os profissionais que estarão realizando este atendimento e quais os recursos que eles tem para este apoio, isso pode significar muito... Abaixo segue uma lista de alguns itens que você pode checar com o promotor do evento referente ao apoio médico. 

A equipe de atendimento precisa estar em perfeita sintonia


Ambulâncias 

Ambulância é um item muito importante, mas ela sozinha é a mesma coisa que nada, precisa estar equipada e com profissionais experientes. Em qualquer evento competitivo nosso protocolo exige 3 ambulâncias sendo uma UTI (com equipamento completo e equipe completa que inclui médico e enfermeiro) e duas simples (com socorrista, atenção não serve ambulância só com motorista). Pode ser que o promotor não disponibilize as 3 ambulâncias, o mínimo aceitável são 2 ambulâncias sendo que uma obrigatoriamente UTI completa. Outro detalhe importante; pode ser que tenha duas ou mais ambulâncias, mas se nenhuma delas for UTI não participe do evento pois será muito arriscado e provavelmente desastroso se houver um acidente mais sério que necessite de maiores cuidados.

Equipe Médica 

A equipe deve ter experiência em atendimento pré-hospitalar e de urgência, preferível também que conheça o evento ou já tenha participado de alguma prova. O médico tem que ter experiência em traumatologia e atendimento de urgências. A equipe deve ser formada no mínimo por 7 pessoas incluindo um médico mas o ideal é que tenha 2 médicos presentes no evento na eventualidade de um atendimento mais sério. Nosso protocolo para provas de motocross exige a presença de dois ou mais médicos e no mínimo 10 socorristas. 

Serviços de Apoio
 
Procure saber se próximo ao local do evento existe algum hospital que tenha as condições para realizar atendimentos de urgências, isso quer dizer que não deve estar mais do que 20 minutos do local do evento e que tenha equipe para atendimento de urgência alem de Rx, Centro Cirúrgico e UTI, e o principal se o promotor fez contato com o Hospital e avisou sobre o evento, pois isso evita problemas no atendimento já que o hospital pode manter uma equipe de sobre aviso. Nosso protocolo exige o contato com mais de um hospital sendo que as distancias não podem superar 30 Km do local ou 20 minutos de ambulância, também exige que hospital tenha Centro Cirúrgico, UTI e equipe médica com neurocirurgião, ortopedista e cirurgião geral que devem estar de plantão ou sobre aviso.
 
Materiais para Resgate

Para um atendimento adequado e principalmente um resgate e transporte ser realizado de maneira satisfatória a equipe médica precisa contar no mínimo com 3 pranchas rígidas, diversos colares cervicais e diversas Talafix que servem para imobilizar traumas em membros além é claro de medicamentos para urgência e material para curativo. Uma prancha só com um colar cervical não é admissível em um evento competitivo, se você não ver esse material não corra pois, em caso de acidente, no socorro suas lesões podem piorar. Nosso protocolo exige a montagem de base de apoio médico ou ambulatório com todo material para atendimento de urgência além de no mínimo 4 pranchas rígidas e 12 colares cervicais de diversos tamanho e 24 talafix.

Bem acho que deu para ter uma idéia do que é necessário ter em uma prova competitiva seja ela qual for. Assim, sempre que for participar de um evento, procure saber com o promotor qual é o esquema médico que ele dispõe, pergunte sobre as ambulâncias, sobre a equipe médica e os meios que ele colocou a disposição para o resgate e atendimento médico. E caso você não encontre o mínimo de meios necessários para se dispor de um apoio médico adequado, eu sugiro que você e seus amigos não participem do evento pois a segurança de vocês com certeza vai estar comprometida. Lembre-se é um direito de vocês ter atendimento médico nos eventos e um dever do promotor, inclusive jurídico, fornecer os meios adequados para o apoio médico. 


Um abraço.

Dr. Alexandre Augusto Ferreira
e-mail: dr.alexandreaugusto@terra.com.br

O Dr. Alexandre Augusto Ferreira, da Equipe Médica ASTRA, desde 1996 acompanha e presta atendimento aos pilotos nos Campeonatos Brasileiro e Paulista de Motocross.







© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet