Noite da Kawasaki em Anaheim 1Texto: Lucídio Arruda - Fotos:
Supercross.com
Após as duas etapas do "Mundial" de Supercross no Canadá em dezembro começou para valer no primeiro final de semana de janeiro o "verdadeiro" campeonato da modalidade, o AMA Supercross, com a presença de todos os principais pilotos.
 James Stewart vibrou muito após a vitória na abertura do campeonato. |
E mais uma vez a abertura da temporada teve todos os 45.050 ingressos vendidos. O evento contou também com quase 3 horas de transmissão ao vivo nos Estados Unidos pela rede Speed Chanel de televisão.
Ao final da noite quem saiu com sorriso de orelha à orelha foi a equipe Kawasaki que viu James Stewart vencer na categoria principal e fez dobradinha na categoria Lites Oeste.
Última prova de Carmichael em Anaheim?
O baixinho multi-campeão que anunciou a aposentadoria do cross ano passado e já testa para sua estréia no automobilismo, disse que seria sua última prova em Anaheim.
Carmichael nunca havia vencido na abertura do campeonato e parece que encerra a carreira sem sentir esse gostinho. Ainda teremos mais duas etapas no Angel Stadium nas próximas semanas, mas ele não deve participar.
Na abertura do evento foi feito um tributo ao piloto relembrando sua vitoriosa carreira com 10 títulos AMA.
Reed Machucado
Mais uma vez o australiano competiu machucado. Em um acidente durante a semana machucou um dos ombros e foi para a abertura do campeonato no sacrifício. Apesar de conseguir o "holeshot" seu ritmo não foi páreo para Stewart e Carmichael durante a noite. Mesmo assim foi capaz de conquistar a terceira posição com tranquilidade.
 Ryan Villopoto |
Alguém segura Stewart?
É a grande pergunta após a etapa de Anaheim 1. Está certo que Stewart já detonou seus concorrentes no início de temporadas anteriores e depois perdeu as chances de título com quedas, contusões e trapalhadas. Mas agora com Carmichael fora da disputa o piloto da Kawasaki terá mais tranquilidade para manter a consistência durante as etapas.
Será? Na prova de Toronto em dezembro ele deu provas que ainda não está totalmente maduro ao voltar para pista na recepção do duplo de chegada bem na frente de Travis Preston provocando aquele incrível acidente que motivou protesto e uma multa.
Na bateria final Stewart largou em terceiro, mas ao final da primeira volta já liderava. Na quinta volta sofreu uma queda, voltou em terceiro, mas não demorou muito para retomar a liderança. Venceu com 10 segundos de vantagem sobre Carmichael, que também sofreu uma pequena queda, e 30 segundos sobre Reed.
Demais destaques
Com os três primeiros visivelmente num nível acima do restante fica difícil escolher os destaques entre os demais. Mas eu diría que Travis Preston é o piloto que se aproxima mais do pelotão dianteiro. Em Anaheim fez uma discreta mas efiente prova chegando em quarto a apenas três segundos de Reed. Sem Carmichael, Travis é um grande candidato ao pódio nas próximas etapas.
Tim Ferry (Kawasaki) fez um quinto lugar depois de uma grande batalha com Michael Byrne (Suzuki) e Grant Langston (Yamaha). Byrne cansou e ficou para trás no final. Já Langston sofreu mais uma de suas fortes quedas e abandonou a prova.
O sexto lugar ficou com David Vuillemin que não largou bem e teve de vir lá de trás.
Jorge Balbi
O nosso representante classificou-se para o programa noturno com o 32º tempo nos treinos cronometrados. Nas provas noturnas quedas nas largadas acabaram com suas chances de classificação tanto na classificatória como na repescagem.
Balbi afirmou que se sentiu a vontade no Supercross mesmo sem ter uma pista apropriada para treinar como os pilotos oficiais e que parte para a próxima etapa no Arizona motivado. O piloto afirmou também que quer mostrar seu valor no Supercross, mas sua principal prioridade este ano é o campeonato de Motocross.
 Cristophe Pourcel |
Lites - Villopoto vence, Pourcel surpreende.
Na categoria Lites quem dominou foi Ryan Villopoto. O atual campeão do AMA Motocross na categoria mostrou que quer conquistar o Supercross também. Muitos já o apontam como provável sucessor de Carmichael e que em pouco tempo estará batendo guidão com James Stewart.
O futuro não dá para niguém saber, mas ao que parece Villopoto está apenas no início de uma meteórica carreira.
A surpresa da etapa foi o campeão mundial da MX2 Cristophe Pourcel. Normalmente os europeus não se saem muito bem em suas estréias no Supercross Americano, mas não foi o caso do francês que largou na ponta, só foi ultrapassado por Villopoto e manteve a segunda posição sem ser ameaçado por ninguém.
Se tem alguma coisa que Pourcel ainda está apanhando na América é a lingua. Apesar das aulas de inglês que frequenta desde setembro, durante a entrevista do pódio ele não entendeu a pergunta de Erin Bates sobre a possibilidade de estender sua permanência nos Estados Unidos além das três etapas programadas após o bom resultado e respondeu com o clássico "Quero agradecer meu mecânico, a Kawasaki, patrocinadores...."
A terceira posição ficou com Jason Lawrence que venceu a briga com Joshua Hansen. Em quinto chegou
Jake Weimer.
Resultados