X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Competição > Supermoto

2º Desafio Arena Supermotard - Florianópolis - SC
Publicado em: 17/12
Clique e saiba mais

Show! Pilotos de várias modalidades se enfrentam no 2º Desafio Arena Supermotard em Florianópolis - SC 
Texto: Felipe Saboya e Maurício Arruda - Fotos: Felipe Saboya


Os pilotos largam sob chuva para primeira bateria


Marcel Sona foi o pole-position, mas enfrentou problemas na primeira bateria e não competiu na segunda
O que esperar de um evento do motociclismo só com estrelas do esporte nacional e nosso representante internacional na MotoGP, Alex Barros, como convidado especial? Só podíamos aguardar um grande show e, estejam certos, foi isso que acompanhamos nos dias 09 e 10 de dezembro no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis (SC).  

Floripa por si só já é um espetáculo, imagine então rumar a bela capital catarinense para acompanhar as grande estrelas do motociclismo nacional, de várias modalidades, em um evento único. Claro, a expectativa criada para o segundo Desafio Arena Supermotard era grande, e a constelação de estrelas do motociclismo que confirmou presença para a corrida organizada pela Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos (empresa famosa por promover o Arena Cross) já garantia um espetáculo grandioso, mesclando terra e asfalto num único circuito.  

Barros novamente seria o astro do evento atrás do bi-campeonato da prova, mas já prevendo que não seria fácil, pois todos os outros pilotos e campeões do Supermoto, Arenacross, Motocross e Motovelocidade queriam a vitória, componentes mais que inflamáveis para uma explosão de adrenalina e pegas na pista. 


O trecho de terra, devido a chuva, acabou excluído das provas
O evento consiste em uma prova promocional de Supermoto com pilotos convidados de diversas categorias do motociclismo disputadas no Brasil. Circo armado para a prova, pista pronta, e começa a contagem regressiva para a entrada no circuito que utilizava o traçado do Kartódromo dos Ingleses (asfalto) e um pequeno trecho de terra, com uma curva e dois saltos (mesas) como obstáculos.

No sábado, anunciados cinco minutos para liberaração da pista e assistimos na área de box uma grande correria: uns terminando os últimos ajustes nas motos, outros já prontos, mas todos muito apreensivos para o início da competição. Dois minutos para o início e todos já estão amontoados na saída para a pista (ninguém queria perder um minuto sequer de circuito aberto). Começam a entrar na pista... mal sabia eu, naquele momento começava o evento de moto mais emocionante que tive a oportunidade de acompanhar durante o ano!


Gilson Scudeler acidentou-se durante os treinos e não competiu
Os pilotos de motovelocidade, mais cautelosos na terra, onde haviam dois table tops, algo que não estão acostumados a emendar, tentavam fazer a diferença no asfalto. A terra era pura alegria para os pilotos de motocross e arena cross que, logo de cara, emendaram os obstáculos com muita facilidade. 

Final dos primeiros treinos livres e Rafael Fonseca deixa a pista com a melhor marca. O segundo melhor tempo é do atual campeão brasileiro, Marcel Sona, seguido por Paulo Stédile em terceiro, três pilotos que vieram do motocross e atualmente competem no Brasileiro de Supermoto, mais acostumados a categoria. Alex Barros, da MotoGP ficou com a quarta posição e Rafael Paschoalin, um legítimo piloto de Supermoto, que surgiu na modalidade, garantiu a quinta marca. Do Arena Cross, Rafael Ramos, que comentou estar fazendo sua estréia no asfalto, fez o sexto melhor tempo.

E assim foram os demais treinos, com poucas alterações dos ponteiros. A nota triste do dia ficou por conta do campeão brasileiro de Motovelocidade na categoria Superbike, Gilson Scudeler, que após a má execução de um salto perdeu o equilíbrio cruzando a recepção do obstáculo. 


Massoud Nassar mostra que, ao estilo motocross, também dá pra raspar a pedaleira
O erro provocou um choque, o piloto foi acertado por Alex Barros, que vinha logo atrás. Sem chance de desviar Barros atingiu Scudeler no braço, e os dois foram para o chão. O saldo do acidente: Scudeler quebrou o úmero (osso do braço), Barros derrubou o alambrado em uma queda espetacular, mas saiu ileso. 

Passado o susto, chegou a hora do treino principal, para a formação do grid de largada. Os dez primeiros do treino anterior garantiram participação na Super Pole - um a um com pista livre para tentar uma volta rápida. E, com os tempos muito próximos, o grid ficou assim (confira também nesta tabela a categoria principal na qual competem cada um dos pilotos na atualidade):

P. Grid de Largada Tempo
008 Marcel Sona Cardoso - Supermoto 00:00:49.940
004 Alexandre Barros - Moto GP 00:00:50.080
046 Rafael Fonseca - Supermoto 00:00:50.380
007 Rafael Paschoalin - Supermoto 00:00:50.520
788 Paulo Stedile - Supermoto 00:00:50.590
010 Crisphofer Castro 'Pipo' - Arena Cross  00:00:50.840
006 Rafael Ramos - Arena Cross 00:00:51.820
064 Danilo Andric - Motovelocidade 00:00:51.960
005 Massoud Nassar - Arena Cross 00:00:52.100
10º 36 Philippe Thiriet  - Motovelocidade 00:00:52.680
11º 33 Alisson Candido - Supermoto 00:00:53.240
12º 031 Álvaro Candido 'Paraguaio' - Supermoto 00:00:53.290
13º 048 Leandro Panades - Motovelocidade 00:00:53.480
14º 074 Murilo Colatreli - Motovelocidade 00:00:54.260
15º 044 César Barros - Motovelocidade 00:00:56.150
16º 032 Eduardo Zampierre 'Minhoca' - Motovelocidade 00:00:56.330
17º 069 Paulo Santos Andorra - Motovelocidade 00:00:56.580
18º 034 Bruno Corano - Motovelocidade 00:00:59.010
19º 132 Gilson Scudeler - Motovelocidade Sem Tempo


Rafael Fonseca comemora com o público a vitória na primeira bateria


Philippe Thiriet: experiente, o jovem piloto mineiro tem passagem pelas três categorias - motocross, motovelocidade e supermoto
Domingo, dia das corridas, o tempo amanheceu nublado, com cara de que a chuva estava vindo, o que acabou se confirmando. Correria nos boxes para colocar pneus de chuva!

Ao mesmo tempo a organização da prova anuncia que o trecho de terra do circuito seria excluído. Tristeza para uns, alegria para outros, se por um lado tirou o espetáculo dos saltos, ganhou a emoção de andar na chuva. Motos alinhadas no grid e é autorizada a volta de apresentação para primeira de duas baterias programadas. Desespero na equipe do campeão brasileiro de Supermoto SM1, Marcel Sona, o pole-position da prova. Um problema no suporte de guidão tira do grid um dos principais candidatos a vitória.

Motos novamente posicionadas e luz verde acesa, começa o Desafio Arena Supermotard 2007, um verdadeiro desafio dos campeões. Quem pula na frente é Rafael Fonseca seguido de Alexandre Barros, Rafael Paschoalin, Paulinho Stédile, Rafael Ramos e Christopher Castro, o Pipo. 

Na terceira curva o líder cai e volta a corrida só na décima quarta posição. Neste momento Paschoalin rouba a liderança da prova, que havia sido herdada por Barros com a queda de Fonseca. Paschoalin abre um pouco na ponta, e quem impressiona também, por estar andando a primeira vez de Supermoto e pela pouca experiência com asfalto é Pipo Castro, que vem em terceiro e parte pra cima de Barros, o 'Homem' (apelido que recebeu dos outros pilotos durante o evento).


Rafael Paschoalin precisou superar a dor para subir ao pódio da prova
Deu trabalho, mas Alex começa a abrir partindo em busca do líder Paschoalin. Quem também caiu na primeira volta foi Rafinha Ramos, que vinha muito bem na quinta posição, mas voltou só no pelotão intermediário. "É minha primeira experiência de Supermoto, estou gostando muito é pura diversão. Quem sabe no futuro possa começar a fazer umas corridas", comentou o piloto do Arena Cross. 

O campeão Marcel Sona, depois de perder duas voltas corrigindo o problema da sua moto, consegue entrar na corrida e luta para fazer uma corrida de recuperação. Stédile vem na quinta posição. A esta altura quem vem numa corrida espetacular é Fonseca que, sem tomar conhecimento dos adversários, passa um a um dando show de pilotagem na chuva!

O piloto brasiliense começa a encostar em Paschoalin, que está em segundo, e corre com fortes dores no joelho. Na noite anterior ele chegou a ir ao Hospital fazer infiltrações para não desistir da prova, chegando no domingo de muletas na pista: "Vou deixar para cuidar desse joelho na segunda-feira, hoje quero saber de andar de moto e fazer o melhor que posso", declarou o piloto e colunista do MotoX (confira).


Kartódromo dos Ingleses foi o palco da prova
Depois de uma volta brigando, Fonseca consegue a ultrapassagem e parte para cima do líder Barros. Os líderes tem muitos retardatários pela frente e começa a briga. Basta uma má negociação de ultrapassagem, para mudarem as posições. O ponteiro fica preso nos retardatários, era tudo que Fonseca precisava para voltar a liderança. 

Barros promete não deixar barato e começa uma perseguição implacável. Guarda-chuvas fechados no público, que enfrenta a chuva sem proteção para não perder nenhum detalhe, todos ficam em pé nas arquibancadas para ver o pega. Alex até chega, mas Fonseca está mesmo inspirado e volta a abrir! 

Final de prova e Fonseca comemora muito a vitória, realizando sua tradicional empinada em pé sobre o banco da moto. Pra delírio da galera, ele ainda entra na parte de terra em frente a arquibancada principal e faz duas manobras de freestyle sobre as mesas. Alex Barros confirma o segundo lugar, Rafael Paschoalin é o terceiro, Pipo fica em quarto e Paulinho Stédile fecha o pódio em quinto. Marcel Sona conseguiu recuperar as duas voltas de desvantagem que tinha e ainda fechou a bateria em 13º. 


Bi-campeão: a vitória na segunda bateria deu mais um título do Desafio Arena Supermotard para Alex Barros


Pipo Castro, o melhor 'estreante', mostrando suas habilidades no asfalto
Segunda bateria e, agora bem diferente da primeira, a pista está seca. Mas a organização mantém o trecho de terra excluído, pensando na segurança dos pilotos pois pela avaliação da direção de prova havia 
muita lama no trecho. Uma pena pois seria perfeita, e mais completa, uma segunda prova mesclando os dois pisos. 

Outro fato lamentável foi a não presença de Marcel Sona na bateria. Após os problemas enfrentados na primeira prova, o piloto de Bauru, SP, optou pela não participação na prova decisiva.

O grid dos dez primeiros foi invertido, ou seja, Fonseca agora larga em décimo, Barros em nono e assim por diante, outro fator que promete muita adrenalina para prova. Assim quem larga na pole é Leandro Panadés, piloto de motovelocidade, seguido por Massoud Nassar, do motocross, e outro piloto da motovelocidade, Murilo Colatreli, campeão brasileiro da Supersport (600cc). 

Sinal verde e comeca a emoção novamente. Desta vez quem larga na ponta e Massoud Nassar seguido por Paulinho Stédile e Murilo Colatreli. Metade da primeira volta e Fonseca já é quarto colocado, Paschoalin sexto e Barros sétimo. 


Stédile e Barros durante a disputa na segunda bateria. Cada um ao seu estilo, mas ambos muito rápidos



Pilotos fazem a festa com o público catarinense
Com a pista seca o 'jogo' mudou, os pilotos da motovelocidade conseguiram andar um pouco melhor e os pegas ficaram realmente interessantes. Barros desta vez passou Fonseca com mais facilidade e assumiu a segunda posição iniciando uma perseguição frenética atrás do líder, Paulinho Stédile. 

O pega entre os dois é de arrepiar, com a liderança alternando-se curva a curva, quando, faltando duas voltas para o final, ocorre um incidente surpreendente, apimentando ainda mais a disputa: uma rajada de vento move ao fardos de feno que bloqueiam a entrada do trecho de terra, dando a impressão que a organização da prova liberou os saltos!

Os pilotos não pensam duas vezes, entram na terra e agitam ainda mais as arquibancadas.  A galera queria ver uma volta dos pilotos com saltos, foi fantástico, se houvessem programado não teria sido tão legal. 

Final da prova depois de um pega espetacular em todos os pelotões terminou assim a segunda bateria: Alex Barros em primeiro, Paulinho Stédile em segundo, Rafael Fonseca em terceiro, Rafael Pashoalin em quarto e Pipo Castro, o piloto da casa, em quinto. Muito aplaudido pelo público catarinense (estimado em 4 mil pessoas), o atual bi-campeão do Arena Cross brindou a galera com algumas manobras de Freestyle. 


O 'Homem' (apelido dado a Alex Barros, pelos outros pilotos durante o evento)
 comemorando a vitória no pódio
Os pilotos queimam pneus no asfalto fazendo festa pra galera da arquibancada. "Tentei queimar meu pneu até estourar, mas acabou a gasolina da minha moto. Já pedi para o mecânico da próxima vez colocar um pouco a mais", declarou Rafael Fonseca
empolgado com o sucesso do evento. 

Festa no pódio com a vitória de Barros na geral. "Suei a camisa desta vez, a 'molecada' evoluiu muito e, da próxima vez, se quiser a vitória, terei que treinar muito antes da prova", disse o bi-campeão do Desafio Arena 
Supermotard. A classificação geral apresentou ainda Rafael Fonseca em segundo, Paulinho Stédile em terceiro, e, mesmo com o problema físico, Rafael Paschoalin em quarto. "Missão cumprida, valeu toda a dor", disse o piloto da equipe Sundown antes da premiação. 

Para fechar o pódio, Cristopher Castro, o Pipo. Muita festa para o melhor classificado entre os estreantes em competições de Supermoto (asfalto e terra). Na quinta posição o catarinense comemorou com um banho de champanhe. Só nos resta dar os parabéns a toda equipe da Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, que presenteou o motociclismo nacional com um grande evento! Já estamos na contagem regressiva para a corrida do próximo ano, até lá! 

Os alimentos arrecadados com a troca dos ingressos serão doados ao Instituto Guga Kuerten. A realização do evento é da empresa Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, com patrocínio do Governo de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Old Eight, Pirelli e Peels Capacetes. O apoio é do Hotel Majestic, Help Emergências, Shopping Beira Mar e Federação Catarinense de Motociclismo. 


Veja também: Galeria de Imagens da Prova com 187 Fotos!

Resultados

P. Resultado Final - Soma das Baterias Pts
004 Alexandre Barros - MotoGP 45
046 Rafael Fonseca - Supermoto 41
788 Paulo Stedile - Supermoto 31
007 Rafael Paschoalin - Supermoto 29
010 Crisphofer Castro 'Pipo' - Arena Cross 24
36 Philippe Thiriet - Motovelocidade 20
074 Murilo Colatreli - Motovelocidade 17
048 Leandro Panades - Motovelocidade 12
033 Alisson Candido - Supermoto 12
044 César Barros - Motovelocidade 12
11º 031 Álvaro Candido 'Paraguaio' - Supermoto 10
12º 005 Massoud Nassar - Arena Cross 07
13º 064 Danilo Andric - Motovelocidade 05
032 Eduardo Zampierre 'Minhoca' 05
15º 006 Rafael Ramos - Arena Cross 04
16º 069 Paulo Santos Andorra - Motovelocidade 03
17º 008  Marcel Sona Cardoso - Supermoto 03
18º 034 Bruno Corano - Motovelocidade 00
P. 1ª Bateria Pts
046 Rafael Fonseca 25
004 Alexandre Barros 20
007 Rafael Paschoalin 16
010 Crisphofer Castro 'Pipo' 13
788 Paulo Stedile 11
36 Philippe Thiriet 10
33 Alisson Candido Filho 09
074 Murilo Colatreli 08
005 Massoud Nassar 07
10º 048 Leandro Panades 06
11º 044 César Barros 05
12º 032 Eduardo Zampierre 'Minhoca' 04
13º 008 Marcel Sona Cardoso 03
14º 031 Álvaro Candido 'Paraguaio' 02
15º 069 Paulo Santos Andorra 01
16º 006 Rafael Ramos 00
17º 064 Danilo Andric 00
18º 034 Bruno Corano 00
P. 2ª Bateria Pts
004 Alexandre Barros 25
788 Paulo Stedile 20
046 Rafael Fonseca 16
007 Rafael Paschoalin 13
010 Crisphofer Castro 'Pipo' 11
36 Philippe Thiriet 10
074 Murilo Colatreli 09
031 Álvaro Candido 'Paraguaio' 08
044 César Barros 07
10º 048 Leandro Panades 06
11º 064 Danilo Andric 05
12º 006 Rafael Ramos 04
13º 33 Alisson Candido Filho 03
14º 069 Paulo Santos Andorra 02
15º 032 Eduardo Zampierre 'Minhoca' 01
16º 034 Bruno Corano 00
17º 005 Massoud Nassar 00
    






© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet