Cooper Webb vence a primeira do ano. Ferrandis assume controle antes da pausa na 250 Oeste.
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Simon Cudby / Octopi
Largada 450
O Monster Energy AMA Supercross 2020 completou a sua sexta etapa com o quarto vencedor diferente na classe principal. O atual campeão Cooper Webb, finalmente, subiu ao topo do pódio, colocando mais gasolina na fogueira que esquenta a corrida pelo título.
Após algumas etapas em estádios de futebol, o campeonato voltou a visitar um de beisebol, o que significa pista mais travada e velocidade média um pouco menor. Um dos méritos do traçado, foi de favorecer bastante as opções de ultrapassagens. Nas finais vimos várias delas, inclusive com boas batalhas, trocos e manobras de "x" entre os peixes grandes.
Largada 450
Cooper Webb - Começou o ano gripado, e obteve um resultado péssimo na segunda etapa. Em Oakland voltou a ser o "velho" Cooper Webb de 2019, que atacava todas as voltas, principalmente no final, quando o fôlego da maioria já está num nível baixo. Na quinta etapa tirou 4 segundos de Roczen em apenas duas voltas e conseguiu a segunda posição na última curva.
Cooper Webb
Em San Diego Webb largou na frente e foi logo atacado por Adam Cianciarulo, que lhe tomou a ponta. Depois de alguma "interação" nas voltas iniciais, teve a paciência de segurar o ímpeto e voltar a atacar num momento mais apropriado, já na 20ª volta. Retorna pra casa com a vitória e um impulso na confiança que só se consegue com o troféu de primeiro lugar.
Adam Cianciarulo
Adam Cianciarulo - O piloto da Kawasaki é um dos raros casos de quem sobe de categoria no Supercross e já vai pras cabeças. Domina a técnica e a velocidade nos estádios, tanto que foi o mais rápido nas tomadas de tempo em todas as etapas. Mas treino é treino e corrida é corrida. Ser rápido o bastante durante os 20 minutos mais uma volta é uma coisa bem diferente do que voar em apenas uma volta nos treinos. Porém é consenso geral que uma vitória de Cianciarulo na 450 não deve demorar. Em San Diego liderou nada menos que 20 voltas, nas regras de alguns anos atrás seria o vencedor em San Diego.
Blake Baggett
Blake Baggett - Já disse e volto a repetir: Bagget é um dos pilotos mais técnicos da atual safra e deve voltar a frequentar o pódio mais vezes durante o ano. Porém ainda comete erros na hora do aperto. Na etapa passada largou bem e estava na briga pela liderança com Ken Roczen, quando beijou o chão ao se afobar numa tentativa de ultrapassagem. Em San Diego andou próximo dos dois primeiros e, apesar de não entrar diretamente na briga, finalizou em terceiro com certa tranquilidade.
Eli Tomac
Eli Tomac - Pra quem foi empurrado pra fora da pista na primeira curva, o quarto lugar de Tomac é um feito e tanto. Recuperou posições rapidamente no início e sua batalha com Justin Barcia foi um dos pontos altos da noite. Mesmo fora do pódio, a etapa foi lucrativa para o piloto da Kawasaki, que sai de San Diego a apenas um ponto do líder Roczen.
Justin Barcia
Justin Barcia - O piloto da Yamaha ainda não conseguiu repetir os resultados das duas primeiras etapas, onde venceu e foi segundo. Mas não deixa de ser um dos pilotos mais espetaculares na pista. Em Oakland fez uma prova de recuperação bastante agressiva, assim como foi agressiva sua defesa de posição contra Tomac. Deixou o recado que vende o peixe caro.
Ken Roczen - Após as duas vitórias, a regularidade tem sido o grande trunfo do alemão. Até a quinta etapa era o único piloto a chegar todas entre os cinco primeiros. Em San Diego seu conservadorismo o deixou na sexta posição. É um Roczen diferente de alguns anos atrás, hoje parece evitar a qualquer custo o contato físico com os adversários. Nas últimas etapas foi ultrapassado quatro vezes por Tomac e em nenhuma ofereceu muita resistência, parecendo conformado por não estar rápido o bastante. Em Oakland, quando tentou defender-se do ataque de Webb na última curva o saldo foi um pé direito inchado, que até colocou em dúvida sua participação em San Diego, além de perder a posição do mesmo jeito.
Ken Roczen
Em San Diego, após assistir de camarote toda a briga Barcia x Tomac, Roczen não pareceu muito disposto a partir pra cima do piloto da Yamaha. Pareceu conformado com a sexta posição. Pensando a longo prazo, parece que a cautela é sua principal virtude. O exemplo perfeito do novo modus operandi de Roczen aconteceu quando ele evitou saltar o duplo de chegada quando Tomac e Barcia não saltaram na sua frente, era uma boa oportunidade de ganhar pelo menos uma posição. Alguém imaginaria, por exemplo, Jason Anderson fazendo isso?
Jason Anderson - Por falar no piloto da Husqvarna, em San Diego tivemos um exemplo de como sua agressividade custou caro. Ultrapassou Justin Brayton com um chega pra lá, um tanto desnecessário e recebeu a retaliação na curva seguinte. A queda custou caro a Anderson que finalizou a etapa apenas em 14º, um resultado nada bom para quem ainda está na briga pelo título.
Aaron Plessinger - Impossível deixar de falar do segundo piloto da Yamaha oficial. Crescem os boatos e indícios de que a cabeça de Plessinger estaria a prêmio na equipe e até seu desejo de voltar a disputar o GNCC, principal série do Cross Country norte-americano. De fato, o rapaz ainda não mostrou um resultado satisfatório e condizente com a expectativa em torno de seu nome. Talvez o tornozelo fraturado ano passado ainda o incomode. O fato é que em San Diego Plessinger deixou escapar a oportunidade de um resultado que poderia ser um divisor de águas na sua temporada. Após o holeshot e todo alvoroço nas primeiras curvas, fez as primeiras voltas no mesmo ritmo dos ponteiros. Jogou tudo pro alto quando a traseira da sua Yamaha ultrapassou a dianteira numa saída de curva.
Aaron Plessinger
Com a promoção de Dylan Ferrandis à classe 450 em 2021, nas condições atuais, não precisamos nem discutir quem cederia o espaço na equipe. Além disso, com uma dupla como Barcia e Ferrandis a Yamaha ficaria com os pilotos mais agressivos da pista. Uma dupla pra tocar o terror na concorrência.
Pódio 450
250 Oeste - Dylan Ferrandis comanda a garotada
Dylan Ferrandis
A final em San Diego colocou nas três primeiras posições os três pilotos mais fortes da divisão oeste. Nestas seis etapas ficou claro que Dylan Ferrandis, Austin Forkner e Justin Cooper estão (pelo menos) um degrau acima dos demais em termos de competitividade. Também é claro que o francês fica com a cobertura do bolo e é o homem a ser batido na categoria.
Ferrandis buscou Forkner e executou uma ultrapassagem - obviamente com um
block pass - que não deu chances ao piloto da Pro Circuit revidar. Cooper perdeu algum tempo atrás de Michael Mosiman e viu os dois ponteiros se distanciarem, mas analisando seus tempos de volta, percebemos que em San Diego ele não tinha o ritmo necessário para acompanhar Ferrandis e Forkner.
Austin Forkner
Apesar dessa pequena superioridade de Ferrandis em termos de velocidade, o jogo ainda está aberto entre os três. Pelas próprias características da categoria, uma má largada aqui ou um pequeno erro ali, podem inverter a situação na corrida ao título. Com a pausa de "férias" de meio de temporada para os pilotos da categoria, também é um período onde os pilotos podem buscar elevar seu jogo ou achar o ajuste perfeito da motocicleta, e retornar mais forte no reinício da série. De qualquer forma, o atual campeão Ferrandis, tem a liderança garantida pelas próximas semanas.
San Diego Supercross 2020
Vídeos
Resultados
1 |
1 |
Cooper Webb |
KTM 450SX-F Factory Edi |
25 Laps |
49,445 |
KTM/RED BULL/MOTOREX/AKRAPOVIC/W |
2 |
9 |
Adam Cianciarulo |
Kaw KX450 |
+02,751 |
49,757 |
MONSTER ENERGY KAWASAKI |
3 |
4 |
Blake Baggett |
KTM 450SX-F Factory Edi |
+05,554 |
49,848 |
Team rocky mountain/WPS/KTM |
4 |
3 |
Eli Tomac |
Kaw KX450 |
+09,123 |
49,857 |
MONSTER ENERGY KAWASAKI |
5 |
51 |
Justin Barcia |
Yam YZ450F |
+11,597 |
49,681 |
Monster Energy Yam Factory Racing |
6 |
94 |
Ken Roczen |
Hon CRF450R Works E |
+17,676 |
49,569 |
Team Hon HRC, Red Bull, Fox Racing, Go |
7 |
10 |
Justin Brayton |
Hon CRF450R |
+22,938 |
51,033 |
Hon HRC |
8 |
27 |
Malcolm Stewart |
Hon CRF450R |
+24,877 |
50,253 |
Smartop/Bullfrog Spas/Motoconcept Hon, |
9 |
46 |
Justin Hill |
Hon CRF450R |
+27,305 |
51,159 |
Smartop/MotoConcepts/Bullfrog Spas Hon |
10 |
7 |
Aaron Plessinger |
Yam YZ450F |
+28,372 |
50,037 |
Monster Energy Yam Factory Racing |
11 |
16 |
Zach Osborne |
Hus FC450 Factory |
+33,886 |
51,131 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
12 |
37 |
Martin Davalos |
KTM 450SX-F Factory Edi |
+38,326 |
50,883 |
Team Tedder / Monster Energy Racing |
13 |
15 |
Dean Wilson |
Hus FC450 Factory |
+39,442 |
51,189 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
14 |
21 |
Jason Anderson |
Hus FC450 Factory |
24 Laps |
50,491 |
Rockstar Energy Hus Factory Racing |
15 |
64 |
Vince Friese |
Hon CRF450R |
+08,723 |
52,025 |
Smartop BullFrog Hon |
16 |
34 |
Tyler Bowers |
Kaw KX450 |
+12,857 |
52,153 |
Triggr/RAK Racing/AHM Factory Services/Ka |
17 |
50 |
Benny Bloss |
Yam YZ450F |
+17,077 |
52,100 |
Rock River Yam |
18 |
11 |
Kyle Chisholm |
Yam YZ450F |
+29,341 |
52,121 |
TEAM CHZ, TILUBE, ROCKRIVER, RICKIEF |
19 |
61 |
Alex Ray |
Kaw KX450 |
+40,188 |
52,189 |
SGB_Racing, Maxxis, Babbitts Kaw |
20 |
817 |
Jason Clermont |
Kaw KX450 |
22 Laps |
53,811 |
TBD |
21 |
22 |
Chad Reed |
Hon CRF450R |
13 Laps |
52,239 |
Mountain Motorsports, cbdMD, Fox, Arma, B |
22 |
71 |
Ryan Breece |
Suz RMZ450 |
6 Laps |
54,167 |
HEP Suz |
1 |
1W |
Dylan Ferrandis |
Yam YZ250F |
19 Laps |
50,258 |
Monster Energy/Star Racing/Yam |
2 |
52 |
Austin Forkner |
Kaw KX250 |
+06,123 |
50,411 |
Monster Energy, Pro Circuit, Kaw, |
3 |
32 |
Justin Cooper |
Yam YZ250F |
+13,063 |
50,984 |
Monster Energy Star Racing Yam |
4 |
28 |
Michael Mosiman |
Hus FC250 |
+21,864 |
50,623 |
Rockstar Energy Hus Factory Ra |
5 |
30 |
Brandon Hartranft |
KTM 250SX-F Factory Edi |
+37,758 |
52,080 |
Troy Lee Designs- Red Bull- KTM |
6 |
101 |
Luke Clout |
Hon CRF250R |
+41,165 |
51,998 |
Penrite Hon Racing |
7 |
45 |
Jacob Hayes |
Hus FC250 |
+47,014 |
52,876 |
Gas Monkey Energy/AJE Motorsports/L |
8 |
95 |
Carson Brown |
Hus FC250 |
+48,761 |
52,778 |
JMC Motorsports Racing, FLY Racing, |
9 |
57 |
Derek Drake |
KTM 250SX-F Factory Edi |
+49,226 |
52,548 |
Troy Lee Designs- Red Bull- KTM |
10 |
26 |
Alex Martin |
Suz RMZ250 |
18 Laps |
52,292 |
JGR/Yoshimura/Suz Factory Racing |
11 |
106 |
Jay Wilson |
Yam YZ250F |
+06,901 |
52,993 |
Altherm, JCR, Yam, MXStore, Berry |
12 |
55 |
Martin Castelo |
Hus FC250 |
+08,904 |
53,715 |
JMC Motorsports Racing / FLY/ Husqva |
13 |
90 |
Killian Auberson |
Hus FC250 |
+11,962 |
53,727 |
Gas Monkey Energy/AJE Motorsports/L |
14 |
108 |
Aaron Tanti |
Yam YZ250F |
+31,338 |
52,838 |
Complete Parts, Serco Yam |
15 |
88 |
Logan Karnow |
Kaw KX250 |
+35,619 |
55,156 |
Team PR-MX Just1 Wossner Pelletier K |
16 |
118 |
Cheyenne Harmon |
Hon CRF250R |
+40,150 |
55,066 |
Cheyenneharmon.com/ Maxim Hon, |
17 |
60 |
Mitchell Falk |
Hon CRF250R |
17 Laps |
53,908 |
Team BWR Engines, LTEC Undergroun |
18 |
952 |
Ludovic Macler |
Kaw KX250 |
+09,240 |
55,774 |
Lmx-Racing |
19 |
837 |
Bryson Gardner |
Hon CRF250R |
+12,423 |
55,389 |
BWR Engines, LTech, SSI Decals, MX A |
20 |
97 |
Chris Howell |
Hus FC250 |
+15,634 |
55,871 |
Viral Brand, Ride Motorsports, Fly Raci |
21 |
284 |
Lorenzo Camporese |
Kaw KX250 |
14 Laps |
55,406 |
GAERNE, SCOTT, SHOEI, LC384, OV |
22 |
29 |
Cameron Mcadoo |
Kaw KX250 |
7 Laps |
51,138 |
Monster Energy Pro Circuit Kaw |
Classificação Geral
1 |
94 |
Ken Roczen |
130 |
2 |
3 |
Eli Tomac |
129 |
3 |
1 |
Cooper Webb |
121 |
4 |
51 |
Justin Barcia |
116 |
5 |
9 |
Adam Cianciarulo |
113 |
6 |
21 |
Jason Anderson |
105 |
7 |
4 |
Blake Baggett |
90 |
8 |
27 |
Malcolm Stewart |
90 |
9 |
10 |
Justin Brayton |
89 |
10 |
16 |
Zach Osborne |
75 |
11 |
46 |
Justin Hill |
75 |
12 |
7 |
Aaron Plessinger |
70 |
13 |
15 |
Dean Wilson |
69 |
14 |
64 |
Vince Friese |
60 |
15 |
37 |
Martin Davalos |
50 |
16 |
34 |
Tyler Bowers |
34 |
17 |
19 |
Justin Bogle |
24 |
18 |
61 |
Alex Ray |
19 |
19 |
49 |
Chris Blose |
18 |
20 |
22 |
Chad Reed |
17 |
21 |
11 |
Kyle Chisholm |
15 |
22 |
71 |
Ryan Breece |
13 |
23 |
50 |
Benny Bloss |
13 |
24 |
44 |
Kyle Cunningham |
11 |
25 |
53 |
James Decotis |
4 |
26 |
817 |
Jason Clermont |
3 |
27 |
82 |
Cade Autenrieth |
3 |
28 |
31 |
Fredrik Noren |
2 |
29 |
67 |
Jerry Robin |
1 |
30 |
86 |
Joshua Cartwright |
1 |
|
1 |
1W |
Dylan Ferrandis |
135 |
2 |
32 |
Justin Cooper |
128 |
3 |
52 |
Austin Forkner |
122 |
4 |
30 |
Brandon Hartranft |
110 |
5 |
26 |
Alex Martin |
98 |
6 |
45 |
Jacob Hayes |
89 |
7 |
101 |
Luke Clout |
83 |
8 |
28 |
Michael Mosiman |
82 |
9 |
57 |
Derek Drake |
78 |
10 |
40 |
Mitchell Oldenburg |
72 |
11 |
95 |
Carson Brown |
72 |
12 |
55 |
Martin Castelo |
53 |
13 |
90 |
Killian Auberson |
51 |
14 |
108 |
Aaron Tanti |
50 |
15 |
83 |
Jett Lawrence |
46 |
16 |
106 |
Jay Wilson |
45 |
17 |
72 |
Robbie Wageman |
43 |
18 |
170 |
Michael Leib |
32 |
19 |
62 |
Christian Craig |
29 |
20 |
29 |
Cameron Mcadoo |
27 |
21 |
88 |
Logan Karnow |
27 |
22 |
60 |
Mitchell Falk |
24 |
23 |
118 |
Cheyenne Harmon |
17 |
24 |
227 |
Derek Kelley |
13 |
25 |
952 |
Ludovic Macler |
12 |
26 |
284 |
Lorenzo Camporese |
7 |
27 |
97 |
Chris Howell |
6 |
28 |
929 |
Taiki Koga |
5 |
29 |
837 |
Bryson Gardner |
4 |
|