Nova versão chega com atualizações e melhorias adaptadas para uso off-road ou na estrada
Redação MotoX.com.br: Carolina Arruda - Fotos: divulgação Honda
Africa Twin e e Africa Twin Adventure Sports
Já são mais de três décadas desde o primeiro lançamento da Honda XRV650 Africa Twin. Relançada em 2016, a proposta da Honda é manter a essência e o espírito da moto que se tornou lendária para o público off-road. Desde que retornou ao mercado, foram vendidas mais de 85 mil unidades.
Agora a Africa Twin evoluiu com atualizações e estará disponível para o mercado europeu no último trimestre de 2019. A Honda focou em diferenciar ainda mais a Africa Twin e a sua irmã Adventure Sports, para os aventureiros de plantão encontrarem motos mais preparadas para seus planos. Segundo o anúncio oficial da empresa, duas palavras definem a Africa Twin: "agressiva e compacta".
A CRF1100L Africa Twin tem maior ênfase para o público off-road, enquanto a Adventure Sports é direcionada para viagens de longa distância - e está disponível também com o sistema opcional de suspensões SHOWA EERA. Ambos os modelos continuam com opção de caixa DCT (Dual Clutch Transmission) de dupla embreagem.
As duas opções disponíveis passaram por redução de peso e ampliação da capacidade do motor. A nova Africa Twin chega ao mercado 5kg mais leve, com 10% de melhoria na relação peso/potência, graças a diversas medidas de redução do peso em áreas chave, como motor, quadro e braço oscilante, oferecendo maior aderência na traseira e uma maior sensibilidade para condução. O novo quadro vem com sub-quadro em alumínio - preso através de parafusos, em vez de soldado ao quadro principal. A referência para a construção é a CRF-450R.
Motor da Africa Twin, mais leve e mais potente.
Já o novo motor bicilíndrico paralelo de 1.084 cm³ conta com homologação de emissões no padrão Euro5, potência máxima de 75 CV e torque máximo de 105 N·m às 6.250 rm. A configuração anterior contava com 998 cm³, então agora a potência máxima aumentou 7% e o torque máximo subiu 6%, assim como estão disponíveis em valores maiores por toda a extensão de rotações. As revisões do motor também incluíram o tempo do comando de válvulas, camisas em alumínio nos cilindros e nova válvula de controle do escape.
Eletrônica e painel de instrumentos
O conjunto de sistemas eletrônicos inclui acelerador eletrônico (Ride-by-Wire) e sistema HSTC de controle da tração, ABS com função de curva, três níveis de controle anti-empinada, controle anti-levantamento da traseira e piscas com função de emergência (ao frear repentinamente a mais de 50km/h, os piscas de alerta acionam automaticamente para avisar outros motoristas de possível parada).
Há seis modos de condução disponíveis. Em quatro deles, os níveis de potência, travagem do motor e ABS são pré-definidos e serão usados de acordo com a situação de condução: Tour, Urban, Gravel e Off-road; os dois modos User permitem personalizar todos os parâmetros de acordo com as necessidades e estilo de pilotagem.
A Africa Twin chega com seis modos de condução
O modo Tour emprega a potência máxima do motor, é pensado para situações de garupa e bagagem carregadas, com ABS ativo também para curvas. Já o modo Urban atende as mais variadas situações e usa potência média, com ABS ativo para curvas. Em Gravel, a moto fornece o nível mais baixo de potência, com somente o ABS traseiro ativo. Já o modo off-road, fornece nível médio de potência, com menor quantidade de frenagem do motor, enquanto o ABS fica ativo para as curvas e o ABS traseiro pode ser desligado. As personalizações oferecem entre os níveis de potência de motor de 01 a 04, frenagem de 01 a 03, e parâmetros ABS para estrada ou para off-road.
Painel de controle
A CRF1100L Africa Twin vem de fábrica com uma tela multi-informações TFT por toque de 6,5 polegadas. As informações são apresentadas de forma facilitada e concisa, e são totalmente ajustáveis: desde unidades de medida que podem ser personalizadas de acordo com a preferência do condutor até quais informações ficarão visíveis. A tela TFT também é compatível com o sistema Apple Carplay®, permitindo indicações de rota e direção, realizar chamadas telefônicas e ainda ouvir música através dos aplicativos instalados no smartphone ligado. Para o sistema Android, também está disponibilizado o sistema Bluetooth.
CRF1100L Africa Twin
Prevista para o uso off-road, a ciclística da moto está ainda mais voltada para o rally. Mais leve e mais fina. Outra melhoria específica é a tela de navegação mais baixa, para facilitar a visão do piloto. A altura do banco permance entre 850 e 870mm, com o guidão 22,5mm mais alto - proporcionando uma posição de pilotagem mais ereta e um controle confortável da moto, tanto em pé quanto sentado. A traseira está 40mm mais estreita para facilitar o alcance do chão. Estão disponíveis como acessórios adicionais duas opções de assento: baixo, entre 825-845mm, ou alto, entre 875-895mm.
Os novos faróis duplos de LED estão mais altos, e também apresentam luzes diurnas que se ajustam automaticamente à intensidade da luz. Os protetores de mão vem standard de fábrica.
CRF1100L Africa Twin Adventure Sports
Tanque de gasolina
Desenvolvida a partir da Africa Twin, a CRF1100L Africa Twin Adventure Sports é um modelo totalmente equipado para as viagens de longa distância. O tanque é maior e tem capacidade para 24,8 litros de combustível, aumentando a autonomia para mais de 500 km; a carenagem frontal está mais larga, o para-brisas tem cinco níveis de regulação, os punhos são aquecidos e existe uma tomada para carregar acessórios, oferecendo ainda maior funcionalidade e conveniência.
Suspensão traseira
As atualizações incluem novas luzes de curva de três fases de funcionamento - criando um feixe luminoso mais amplo à medida que a moto se inclina - e o condutor pode selecionar as suspensões (opcionais) ativas Showa EERA (Electronically Equipped Ride Adjustment). Alinhadas com os quatro modos de condução pré-definidos e os dois modos User, as suspensões Showa EERA oferecem três níveis por defeito de afinação da pré-carga e usam a unidade IMU de seis eixos e a tecnologia de válvula de equilíbrio livre na forquilha dianteira para oferecer as respostas perfeitas, independentemente do terreno.
Cores
Honda Africa Twin 2020
A CRF1100L Africa Twin estará disponível nas cores Vermelho Grand Prix Red e Preto Ballistic Metalizado Mate, complementando as duas versões vem o sub-quadro vermelho. A versão Adventure Sports estará disponível em acabamento Tricolor Branco Pérola Glare - lembrando a clássica XRV650 original - e em Preto Metalizado Darkness.
Honda Africa Twin 2020 Adventure Sports
Ficha Técnica Honda Africa Twin CRF1100L 2020
Tipo |
Bicilindro paralelo de 8 válvulas refrigerado a líquido SOHC de 4 tempos com manivela de 270 ° e Uni-cam |
Deslocamento |
1084cc |
Diâmetro e Curso |
92mm x 81.5mm |
Taxa de compressão |
10.1: 1 |
Máx.Potência |
102CV a 7.500rpm |
Máx.Torque |
105Nm a 6.250rpm |
Nível de ruído |
73dB |
Capacidade de óleo |
4,8 / 4,3 (5,2 / 4,7 DCT) |
Alimentação |
PGM-FI |
Capacidade do tanque de combustível |
18.8L |
Emissões de CO 2 |
112g / km MT 110g / km DCT |
Consumo de combustível |
20.4km / l MT 20,8km / l DCT |
Partida |
Elétrico |
Capacidade |
Bateria de íon de lítio 12V-6Ah (20hr) |
Saída ACG |
0,49 kW / 5.000rpm |
Tipo de embreagem |
Banhado em óleo, multidisco com molas, deslizante DCT - 2 embreagens multiplacas em bnaho de óleo com molas |
Tipo de transmissão |
Manual de 6 velocidades (DCT de 6 velocidades) |
Tipo |
Berço semi-duplo |
Dimensões (L´W´H) |
2330mm x 960mm x 1395mm |
Distância entre eixos |
1575mm |
Ângulo de rodízio |
27,5 ° |
Trilha |
113mm |
Altura do assento |
850 / 870mm (opção de assento baixo 825mm, opção de assento alto 895mm) |
Distância do solo |
250mm |
Peso (em ordem de marcha) |
226kg (DCT 236kg) |
Tipo Frente |
Garfo telescópico Showa de 45 mm, invertido, tipo cartucho, com ajustador de pré-carga de discagem e ajustes de DF, curso de 230 mm |
Tipo Traseira |
Braço oscilante de alumínio monobloco com Pro-Link com amortecedor a gás Showa, ajustador hidráulico de pré-carga de discagem e ajustes de amortecimento de rebote, curso da roda traseira de 220 mm |
Tipo Frente |
Fio 21M / C x 2,15 com aro de alumínio |
Tipo Traseira |
18M / C x MT4.00 fio falou com aro de alumínio |
Tamanho do aro dianteiro |
21 " |
Tamanho da jante traseira |
18 " |
Pneus dianteiros |
90 / 90-21M / C 54H (com câmara) (Bridgestone Battlax Adventurecross Tourer AX41T / Rua Metzler Karoo) |
Pneus Traseiros |
150 / 70R18M / C 70H (com câmara) (Bridgestone Battlax Adventurecross Tourer AX41T / Rua AX41T Metzler Karoo) |
Tipo de sistema ABS |
2 canais com IMU
MODO ABS selecionável com configuração na estrada e fora da estrada |
DIanteiro |
Disco hidráulico flutuante de onda dupla de 310 mm com cubo de alumínio e pinças de 4 pistões de ajuste radial e pastilhas de metal sinterizado |
Traseiro |
Disco hidráulico de onda de 256 mm com pinça de pistão único e pastilhas de metal sinterizado. 2 canais com o modo ABS OFF traseiro. |
Instrumentos |
Medidor de LCD, TFT 6.5inch touch panel multi display de informações |
Sistema de segurança |
Imobilizador, alarme de segurança (opcional) |
Farol |
LED |
Luz traseira |
LED |
Eletrônicos |
Luzes diurnas, áudio Bluetooth e Apple Carplay, soquete USB, cancelamento automático de pisca, controle de cruzeiro, sinal de parada de emergência, IMU, HSTC e controle de rodas) |