Versão de produção do modelo foi apresentada no Salão de Milão
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Yamaha
Yamaha Ténéré 700
Após dois anos de exibição de modelos conceito, protótipos e ações de marketing ao redor do mundo, finalmente a versão de produção da Yamaha Ténéré 700 veio a público no Salão de Milão 2018. Para o modelo verdadeiramente aventureiro a fábrica resgatou o nome que surgiu em 1983 com a lendária XT600 Ténéré, em referência a região de mesmo nome no centro-sul do Deserto do Saara.
Com a Ténéré 700 a Yamaha incorpora o espírito aventureiro com uma motocicleta capaz de enfrentar grandes distâncias nas estradas e ao mesmo leve o bastante para não se acanhar longe do asfalto. O motor é um bi-cilíndrico em linha com exatos 689cm
3, que entrega 73 cv a 9000 rpm. Derivado da já conhecida MT-07 e podemos dizer que este é o único componente que a Yamaha tinha "na prateleira". Todo o restante da foi desenvolvido especificamente para a Ténéré 700.
Yamaha Ténére 700 Competition White
O quadro em aço com berço duplo foi projetado para oferecer um bom equilíbrio e maneabilidade tanto na estrada como na terra, com o cuidado de oferecer um posto de pilotagem bastante estreito para facilitar a movimentação do piloto.
As suspensões receberam atenção especial, com um garfo invertido de 43mm na dianteira, ajustável e que oferece 210mm de curso. Na traseira o amortecedor faz conjunto com um braço oscilante em alumínio, via links, como nas motos de cross e enduro. A carga da mola é facilmente ajustável com um seletor giratório. O curso da roda traseira é de 200mm.
Estilo
É no estilo que a Ténéré 700 se distingue bastante das concorrentes. Ela é muito mais uma moto de Rally que pode pegar a estrada do que o contrário. O perfil esguio e com poucos penduricalhos esclarece sua proposta à primeira vista. A carenagem com a bolha de acrílico praticamente vertical é projetada para proteger o piloto em altas velocidades mesmo conduzindo em pé.
Painel Yamaha Ténére 700
O guidão do tipo "fat bar" deixa a proposta ainda mais evidente enquanto o painel digital concentrando as informações em tela LCD lhe dá um gostinho de Dakar, mesmo que a sua aventura seja bem mais modesta. No cockpit foi reservado espaço para instalação de instrumentos adicionais, como um GPS ou leitor de planilhas, o popular road book.
Chama a atenção também o agressivo farol com quatro projetores de LED. Uma herança literal do protótipo T7. O tanque de combustível com capacidade para 16 litros permite uma autonomia ao redor de 350km. Reparem que ele cresce bastante para cima, mas permanece estreito em sua base, para interferir o mínimo na movimentação do piloto.
A escolha de rodas raiadas de 21 polegadas na frente e 18 atrás reforça ainda mais o espírito fora de estrada. A Yamaha equipou o modelo com freios Brembo, na frente um conjunto com disco duplo de 282mm e disco simples de 245mm atrás. O sistema é assistido por ABS, desligável se o condutor desejar.
Disponibilidade
Yamaha Ténéré 700 Ceramic Ice
Apesar de apresentada em sua versão "quase" final, a disponibilidade do modelo na Europa não é imediata. A previsão da Yamaha é que a Ténéré 700 chegue às mãos do consumidor no segundo semestre de 2019. A ficha técnica indica alguns detalhes ainda em finalização. Por exemplo os valores de cáster, trail e peso foram omitidos. As cores já foram anunciadas: Ceramic Ice, Competion White e Power Black. Qual é a mais bonita? Confira mais fotos e a ficha técnica abaixo.
Yamaha Ténéré 700
Yamaha Ténéré 700
Yamaha Ténéré 700 Power Black
Ficha Técnica Yamaha Ténéré 700
Tipo |
2-Cilindros 4 Tempos Refrigerado à água. DOHC,4 válvulas p/ cilindro |
Cilindrada |
689 cm³ |
Diâmetro x CUrso |
80.0 mm x 68.6mm |
Taxa de Complressão |
11.5 : 1 |
Potência Máxima |
73CV @ 9,000 rpm |
Torque Máximo |
68.0Nm @ 6,500rpm |
Lubrificação |
Bomba úmida |
Embreagem |
Muitidisco em banho de óleo |
Alimentação |
Injeção Eletrônica |
Ignição |
TCI |
Partida |
Elétrica |
Câmbio |
6 Marchas |
TransmissãoFInal |
Chain |
CO2 emission |
N/D |
Quadro |
Berço Duplo em Tubos de Aço |
Suspensão Dianteira |
Garfo Telescópido Invertido |
Curso |
210mm |
Caster |
N/A |
Trail |
N/A |
Suspensão traseira |
Braço Oscilantecom Links |
Curso |
200mm |
Freio Dianteiro |
HydraulicaDisco Duplo, Ø 282 mm |
Freio Traseiro |
HydraulicDisco, Ø 245 mm |
Assistência |
ABS |
Pneu dianteiro |
90/90 R21 M/C54V M+S - Pirelli Scorpion Rally STR |
Reartyre |
150/70 R18 M/C70V M+S -Pirelli Scorpion Rally STR |
Comprimento |
2,365 mm |
Largura |
915 mm |
Altura |
1,455 mm |
Alturado Assento |
880 mm |
Entreeixos |
1,590 mm |
Distância Livre do Solo |
240 mm |
Peso |
N/A |
Capacidadede Combustível |
16L |
Capacidadede Óleo |
N/A |
Padrão de Emissões |
EU4 |
Yamaha Ténéré 700
Yamaha Ténéré 700