X Fechar
foto

X Fechar
foto
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais
Clique e saiba mais


>Reportagens > Motos

Apresentação Yamaha Ténéré 700
Publicado em: 29/11/2018
Clique e saiba mais

Versão de produção do modelo foi apresentada no Salão de Milão
Redação MotoX.com.br: Lucidio Arruda - Fotos: Yamaha


Yamaha Ténéré 700

Após dois anos de exibição de modelos conceito, protótipos e ações de marketing ao redor do mundo, finalmente a versão de produção da Yamaha Ténéré 700 veio a público no Salão de Milão 2018. Para o modelo verdadeiramente aventureiro a fábrica resgatou o nome que surgiu em 1983 com a lendária XT600 Ténéré, em referência a região de mesmo nome no centro-sul do Deserto do Saara.

Com a Ténéré 700 a Yamaha incorpora o espírito aventureiro com uma motocicleta capaz de enfrentar grandes distâncias nas estradas e ao mesmo leve o bastante para não se acanhar longe do asfalto. O motor é um bi-cilíndrico  em linha com exatos 689cm3, que entrega 73 cv a 9000 rpm. Derivado da já conhecida MT-07 e podemos dizer que este é o único componente que a Yamaha tinha "na prateleira". Todo o restante da foi desenvolvido especificamente para a Ténéré 700.


Yamaha Ténére 700 Competition White

O quadro em aço com berço duplo foi projetado para oferecer um bom equilíbrio e maneabilidade tanto na estrada como na terra, com o cuidado de oferecer um posto de pilotagem bastante estreito para facilitar a movimentação do piloto.

As suspensões receberam atenção especial, com um garfo invertido de 43mm na dianteira, ajustável e que oferece 210mm de curso. Na traseira o amortecedor faz conjunto com um braço oscilante em alumínio, via links, como nas motos de cross e enduro. A carga da mola é facilmente ajustável com um seletor giratório. O curso da roda traseira é de 200mm.

Estilo

É no estilo que a Ténéré 700 se distingue bastante das concorrentes. Ela é muito mais uma moto de Rally que pode pegar a estrada do que o contrário. O perfil esguio e com poucos penduricalhos esclarece sua proposta à primeira vista. A carenagem com a bolha de acrílico praticamente vertical é projetada para proteger o piloto em altas velocidades mesmo conduzindo em pé.


Painel Yamaha Ténére 700

O guidão do tipo "fat bar" deixa a proposta ainda mais evidente enquanto o painel digital concentrando as informações em tela LCD lhe dá um gostinho de Dakar, mesmo que a sua aventura seja bem mais modesta. No cockpit foi reservado espaço para instalação de instrumentos adicionais, como um GPS ou leitor de planilhas, o popular road book.

Chama a atenção também o agressivo farol com quatro projetores de LED. Uma herança literal do protótipo T7. O tanque de combustível com capacidade para 16 litros permite uma autonomia ao redor de 350km. Reparem que ele cresce bastante para cima, mas permanece estreito em sua base, para interferir o mínimo na movimentação do piloto.



 

A escolha de rodas raiadas de 21 polegadas na frente e 18 atrás reforça ainda mais o espírito fora de estrada. A Yamaha equipou o modelo com freios Brembo, na frente um conjunto com disco duplo de 282mm e disco simples de 245mm atrás. O sistema é assistido por ABS, desligável se o condutor desejar.

Disponibilidade


Yamaha Ténéré 700 Ceramic Ice

Apesar de apresentada em sua versão "quase" final, a disponibilidade do modelo na Europa não é imediata. A previsão da Yamaha é que a Ténéré 700 chegue às mãos do consumidor no segundo semestre de 2019. A ficha técnica indica alguns detalhes ainda em finalização. Por exemplo os valores de cáster, trail e peso foram omitidos. As cores já foram anunciadas: Ceramic Ice, Competion White e Power Black. Qual é a mais bonita? Confira mais fotos e a ficha técnica abaixo.


Yamaha Ténéré 700


Yamaha Ténéré 700


Yamaha Ténéré 700 Power Black

Ficha Técnica Yamaha Ténéré 700

Ficha Técnica Ténéré 700
MOTOR
Tipo 2-Cilindros 4 Tempos Refrigerado à água. DOHC,4 válvulas p/ cilindro
Cilindrada 689 cm³
Diâmetro x CUrso 80.0 mm x 68.6mm
Taxa de Complressão 11.5 : 1
Potência Máxima 73CV @ 9,000 rpm
Torque Máximo 68.0Nm @ 6,500rpm
Lubrificação Bomba úmida
Embreagem Muitidisco em banho de óleo
Alimentação Injeção Eletrônica
Ignição TCI
Partida Elétrica
Câmbio 6 Marchas
TransmissãoFInal Chain
CO2 emission N/D
CHASSIS
Quadro Berço Duplo em Tubos de Aço
Suspensão Dianteira Garfo Telescópido Invertido
Curso 210mm
Caster N/A
Trail N/A
Suspensão traseira Braço Oscilantecom Links
Curso 200mm
Freio Dianteiro HydraulicaDisco Duplo, Ø 282 mm
Freio Traseiro HydraulicDisco, Ø 245 mm
Assistência ABS
Pneu dianteiro 90/90 R21 M/C54V M+S - Pirelli Scorpion Rally STR
Reartyre 150/70 R18 M/C70V M+S -Pirelli Scorpion Rally STR
DIMENSÔES
Comprimento 2,365 mm
Largura 915 mm
Altura 1,455 mm
Alturado Assento 880 mm
Entreeixos 1,590 mm
Distância Livre do Solo 240 mm
Peso N/A
Capacidadede Combustível 16L
Capacidadede Óleo N/A
EMISSÕES
Padrão de Emissões EU4


Yamaha Ténéré 700


Yamaha Ténéré 700








© 2000 - 2020 MotoX MX1 Internet